A Máscara de Apolo

A Máscara de Apolo Mary Renault

Resenhas - A máscara de Apolo

hobbitusille 30/04/2024

Salve, dioniso! salve, apolo!
Como devoto de apolo e muito próximo de dioniso, esse livro foi para mim como que um pequeno agrado de ambos os deuses

esse não foi meu primeiro contato com a autora, e eu já fiz uma resenha, do livro the last of the wine, falando sobre como eu gosto bastante da narrativa e escrita dela, apesar de ser muito crua e real. e aqui não foi diferente.

não quero soar repetitivo, mas em resumo, a antiga grécia, em especial atenas, não era um mar de rosas para se viver, especialmente se você fosse mulher. então sim, os personagens são misóginos, por vezes racistas, xenofobicos, e nisso eu incluo o protagonista. por mais que eu tenha amado ele e o desenvolvimento dele durante a vida, ele reflete sua época, então ele condiz com os valores de um homem privilegiado da época. só que tudo isso é feito de modo a se criticar, a causa desconforto. não é algo pra ser levado como normal, é pra ser desconfortável para nos lembrar de como isso, pra época, era algo cotidiano.

eu adorei o nico, adorei acompanhar a vida dele como ator, os nuances do teatro, gostei muito de como ele ficou ali meio envolvido com a politica e filosofia meio que sem querer. amei ver figuras históricas conhecidas, e, depois de ler the last of the wine (livro que se passa algumas décadas antes deste) senti até uma sensação de estar revendo "personagens" conhecidos kkkkk

o livro é bem parado em alguns momentos, mas como se trata de uma biografia (mesmo que fictícia), eu já esperava por isso. e mesmo assim, eu gostei muito do livro!

pra quem gosta de ficção histórica, sabe separar e entender contextos históricos diferentes e tem senso crítico afiado, eu super recomendo mary renault