A Arte do Século XX

A Arte do Século XX Rosemary Lambert

Resenhas - A Arte do Século XX

Paulo 25/09/2020

Superficialmente prazeroso
Explicações um pouco rasas sobre os movimentos e artistas e às vezes sobre as obras. Ficamos na dúvida quanto às diferenças sutis entre algumas vertentes. Algumas obras são retratadas no livro com cores, outras tantas não, mesmo quando se fala sobre a cor de uma dessas últimas. Questão de economia na impressão? Algumas obras também são mostradas mas não mencionadas no texto.
Apesar desse desnorteamento, é interessante essa rápida passagem pelas primeiras décadas do século passado, afinal, estamos de qualquer jeito vendo história, vendo arte, conhecendo personagens e entendendo algo sobre o que parece ininteligível em toda sua forma, pois esse caos visual é basicamente a essência da arte modernista do século XX.
Outra crítica a se fazer é que a autora só discute e analisa obras de um pequeno círculo europeu e dos EUA, uma outra coisa que são mencionadas para além dessas fronteiras é apenas para dizer que os artistas europeus e americanos se apropriaram delas para usá-las em suas obras.

MizukaYoshino 24/11/2022

O livro claramente tentar ser suscinto e explicar sobre cada estilo e vertente sem se aprofundar muito, o que não vejo problema algum.
Acho que o único porém que vi no livro foram em partes onde se explica a importância de certas cores e o que elas passavam, mas a imagem ilustrativa se encontrar em preto e branco.