Os Franceses

Os Franceses Ricardo Corrêa Coelho

Resenhas - Os Franceses

Tiago 26/07/2022

Um belo panorama sobre a França e os franceses
Já tinha lido Os Colombianos antes de uma viagem para a Colômbia, e a experiência foi bem legal. Ao mesmo tempo me preparou e me deixou ainda mais animado para o que me esperava.

Dessa vez decidi repetir a receita com Os Franceses. O livro oferece um olhar amplo sobre a França e seu povo do ponto de vista histórico, político, cultural, social e gastronômico.

Senti que o livro já merece uma edição revisada. Escrito nos anos 2000, já há novos acontecimentos e mudanças na sociedade francesa que merecem ser incluídos.

De qualquer forma, pode servir tanto como uma preparação para uma futura viagem, como pode ser uma forma de conhecer um pouco da França sem sair de casa.

Alexandre 22/08/2018

Muito interessante
Ricardo Corrêa Coelho consegue fazer um panorama interessante de vários aspectos do povo francês, sua história, cultura, gastronomia, educação, valores. Cheio de curiosidacur, o livro prende o leitor do início ao fim. Adorei e recomendo!

Larissa Benevides (Clã) 25/09/2017

Resenha: Os franceses
"Definitivamente, os franceses não são um povo insosso, assim como não é insossa a sua comida, nem apática a sua vida política e muito menos desprezível a sua colaboração para a filosofia, a ciência, a literatura e as artes."
Os Franceses é um livro da coleção Povos & Civilização da editora Contexto. Escrito por Ricardo Corrêa Coelho, cientista social, que foi casado com uma francesa e morou algum tempo na França.

O livro segue uma lógica cronológica onde é apresentado primeiramente a história da França, a "criação" do povo, a assimilação da primeira leva de imigrantes que ocorreu depois da primeira guerra, os casos não tão bons na segunda leva de imigrantes após a segunda guerra mundial. Tudo para que possamos entender como foi a formação desse povo.
"Os europeus, com seus muitos séculos de história, percebiam suas culturas e sociedades como matrizes prontas e acabadas a serem reproduzidas nas novas terras. Seu papel no mundo que se inaugurava com as grandes navegações e com o descobrimento da América seria o de levar a civilização aos selvagens por meio da colonização e da evangelização dos pagãos."
Além disso o autor traz toda a parte da evolução do governo e organização territorial do país, bem como o seu relacionamento com os países vizinhos que mostram boa parte dos valores e ideais desse povo.

Depois de passar pela história e entender o passado, o autor traz um pouco do cotidiano dos moradores e também da sua cultura e costumes.
"Esse gosto e inclinação dos franceses pelo belo levou alguns estudiosos do século XIX, como bem lembrou Zeldin, a definir a essência dos franceses como: a capacidade de se divertir de maneira particularmente completa, intelectual e sensualmente, de brincar com as ideias, de conversar de forma brilhante, gentil e espirituosa, de dissipar a tristeza por meio da arte, de aplicar a arte a todos os aspectos da vida, do sexo aos jardins, pois ser francês era ser, sobretudo, artificial."
A educação na França também é abordada mostrando como a preocupação que os governantes franceses vem apresentando no último século. Mostrando a estrutura do ensino no país e os sistemas universitários.

E como não poderia faltar, também temos a abordagem da arte na França. Um pouco parecido com os outros capítulos temos apresentação de alguns locais onde a arte pode ser apreciada e artistas franceses sempre trazendo sua história e influência. Locais como o museu do Louvre, o romancista Balzac, o pintor Claude Monet, entre outros.

É claro que um livro sobre os franceses não deixaria de fora a parte gastronômica, parte tão maravilhosa do local. No livro temos um capítulo inteiro abordando a parte gastronômica dos franceses e fechando com chave de ouro, nos traz três receitas clássicas: Carne à moda da Borgonha, Gratinado à moda de Dauphine e Peras ao vinho. (Ansiosa para testar cada uma delas, rsrs)

O livro tem uma capa linda e confesso que da estante parece até capa dura, rsrs. A diagramação está muito boa e as fotos ajudam na fixação do que aprendemos sobre o país. Realmente uma coleção para se ter na estante.

O autor utiliza uma excelente linguagem e com várias referências. Todas as áreas são bem explicadas, mostrando ao leitor onde os franceses foram influenciados por outras culturas e onde foram os influenciadores. Um livro de história que passa o conhecimento necessário de forma leve e tranquila.
Para aqueles que gostariam de saber mais da cultura francesa, porque gostam do país ou para aqueles que farão uma viagem e querem saber mais sobre estão indo.
"Entre todos os povos da Terra, os franceses são provavelmente os mais irrequietos e inconformados, sempre em busca da inovação e obstinados na sua convicção de que só as luzes da razão são fonte segura para o progresso social, científico e econômico da humanidade."

site: http://www.cladoslivros.com.br/2017/05/resenha-os-franceses-de-ricardo-correa.html

Larissa Benevides 04/07/2017

Resenha: Os franceses

luke 17/09/2011

Excelente !!!!!
Indispensável para todos que já viajaram ou ainda pretendem viajar para a França.

Além de ter uma escrita clara, objetiva e bastante agradável, o livro em vários aspectos, me fez rever alguns conceitos que tinha da cultura francesa, que sem dúvida alguma, pode ser considerada como uma das mais ricas do planeta.

O livro é uma maravilhosa aula de história, de cultura, de geografia, dos hábitos, da educação, da culinária, da relação que a França tem com seus vizinhos, da paixão pelo vinho e pelo queijo, e muito mais.

A cada página, um enorme deleite !!!!!!!!!!

Recomendo !!!!!!!!!!!

Letícia 21/09/2010

AMEI AMEI AMEI!!! Agora que ler toda a coleçao...