A Democracia na América

Resenhas - A Democracia na América

Gustavo.Borba 09/09/2020

A democracia mal retratada
#LivrosQueLi

A democracia na América, de Alexis de Tocqueville. Ed. Martins Fontes. Publicado em 1835, este extenso, exaustivo e deveras ingênuo livro relata as percepções do aristocrata francês Tocqueville sobre a democracia republicana instaurada nos Estados Unidos após a sua independência. O autor utiliza muito conhecimento de senso comum para tirar suas conclusões. Para ele, os Estados Unidos se constituem como uma das grandes maravilhas da Terra, por constituir um elemento único, quase utópico. A forma de se expressar é por meio de generalizações, retiradas de poucas experiências que o autor extrapolou para o conjunto do país. É bastante repetitivo, pouco conclusivo, pouco fundamentado em teoria social para realizar suas conclusões. Enfim, uma difícil e demorada leitura, a que me dediquei por desejar terminar uma etapa do projeto que assumi de ler livros relacionados à análise da democracia, frente aos inúmeros golpes que esse regime sofre continuamente em nosso triste país. Ainda há outros livros desse Projeto Democracia, que espero serem melhores do que este.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora
Sam 01/03/2023minha estante
se democracia para você é controle do estado sobre o individuo, então esse clássico não é para você.

Gabriel 08/05/2023

O autor propõe uma análise do sistema político estadunidense a partir de um prisma que se funda no ponto de vista das instituições europeias.
Num esquema de apresentação comparativo, percebe-se o tom elogioso, bem como as críticas levantadas. No entanto, deve-se realizar uma leitura crítica, em virtude dos preconceitos do autor.

Wanderreis 09/11/2013

Excertos
A edição que li não contém todo o texto, mas trechos selecionados (Abril Cultural - Os Pensadores - 1979)

JosA225 31/12/2023

A Democracia na América
Na minha opinião, essa semana obra deve ter sido encomendada pelo Ministério das Relações Exteriores. Como um francês que vai estudar o sistema prisional americano e em tão pouco tempo escreve esse tratado de democracia na América do Norte. Não tem lógica.