A anatomia de uma dor

A anatomia de uma dor C. S. Lewis

Resenhas - A anatomia de uma dor

Dominique13 18/04/2024

É o meu novo livro favorito do C. S. Lewis!
Nesse livro, C. S. Lewis me lembra Jó, o homem da história bíblica que perdeu tudo o que tinha e foi tomado por uma agonia mortal. Os questionamentos e crises existenciais lembram-me também os clamores do salmista Davi. Esse livro me fez perceber sobre como a Dor é um dos caminhos (se não, O caminho) que nos dirige ao coração de Deus de modo mais perfeito. Esse livro me fez entender também sobre o luto, a depressão e me fez enxergar sobre os meus próprios sentimentos (enquanto uma pessoa que também luta contra a depressão). Esse livro me fez conhecer mais sobre C. S. Lewis, não vê-lo mais como um grande escritor e intelectual que é, mas como uma pessoa real, que conseguiu extrair as melhores filosofias por meio do sofrer. Esse livro é perfeito!

Charilson 05/09/2023

C.S Lewis neste livro explica como foi passar pelo processo de luto após o falecimento de sua esposa... Como ele teve de superar a sua perda e como ela foi importante pra ele... Chegando a lembrar até das coisas mais insignificantes que após a sua ausência teve muito impacto na sua memória ?

recassara 29/07/2023

Cru, real, visceral e sincero. Tão belo quanto pode ser.
A anatomia de uma dor é um relato genuíno sobre o luto de C. S. Lewis que compreende todo o amargor, a crueza da morte e da perda de quem se ama ? e é tão belo quanto pode ser, nessas condições.
Acredito que todos aqueles que vivenciam o luto podem se identificar com seus escritos e encontrar neles algum tipo de conforto (ou desconforto, se necessário), independente de sua crença religiosa.
Acompanhar pela leitura o processo de luto de Lewis, a mim, trouxe ambos os sentimentos.
É interessante a perspectiva de que o luto é um marco inevitável e talvez, irreversível na vida de alguém. Amar alguém verdadeiramente implica na dor de sua perda, mesmo que não preparados para tal. E como pontuado pelo autor, nunca estamos preparados para nada, na realidade, até que o momento chega. O luto é inevitável para aqueles que amam. E talvez, quanto maior esse amor, maior a dor da perda.
Mas a perspectiva do luto a partir de um caráter irreversível é forte, e formidável. Tal como no mito de Prometeu, a águia sempre encontrava um fígado regenerado para esburacar, há de ter sempre algo a doer no enlutado. E por mais que se elabore o luto, das melhores formas possíveis, ele é um divisor de águas entre o que um dia fomos e o que somos agora.
Somos marcados pela perda, e isto só é possível, porque também fomos marcados pelo amor. Aceitar a morte é apenas mais uma de suas lições preciosas.

sollie 03/07/2023

Textos mergulhados na dor do luto e toda a sua reflexão
C. S. Lewis nos entrega a complexidade de uma mente quando está passando pelo luto, mas sua dor é tão sua como o ar que ele respirava, e assim como nossas próprias dores, por vezes vamos possuir as mesmas indagações que ele teve durante todo esse período. É algo íntimo, difícil pontuar e é bom para refletir sobre nós mesmos e o que está dentro de nós. Qual é o teu tipo de fé? Quais dores/perdas te levam a esse mesmo abismo que Lewis se encontrou? Que tipo de mar nós temos mergulhado?

Taiane24 17/02/2023

"Ninguém me disse que o luto se parecia tanto com o medo."
Lewis foi muito corajoso em expressar essas palavras em um livro. A dor de perder alguém que se tornou tão importante, fez ele questionar muitas coisas.

E mesmo nessa dor, ele coloca algumas questões e frases tão geniais. Ele consegue se expressar de maneira impecável. Conseguimos através da leitura sentir (nem que seja uma minúscula parte) o que ele sentiu.

* Este livro pode possuir alguns gatilhos por falar sobre o luto (algumas pessoas podem estar sensíveis sobre o assunto).

A seguir coloco alguns trechos que gostei:

"A ausência dela é como o céu, estendido sobre todas as coisas."

"Quando nada há em sua alma exceto um grito de socorro talvez seja o exato momento em que Deus não o pode atender: você é como o homem que se afoga e que não pode ser ajudado por tanto se debater. É possível que seus gritos repetidos o deixem surdo à voz que você esperava ouvir."

"Achei que havia confiado na corda até que se tornou importante saber se ela suportaria o meu peso. Agora que isso importa percebo que não confiava nela."

"...Ele não pode ser usado como uma estrada. Se você se aproxima dEle não como uma meta, mas como uma estrada, não como o fim, mas como um meio, você na verdade não está aproximando-se dEle."

"O amor e o conhecimento dEle não se distinguem um do outro, nem dEle próprio. Poderíamos até dizer que Ele vê porque ama, e portanto ama, embora veja."

Recomendo a leitura!

Caroline Dama 09/08/2022

Eu nunca perdi alguém próximo, então não poderia dizer com certeza sobre os sentimentos descritos pelo autor. Mas creio que qualquer um pode se identificar com os relatos.
Ele passa de um homem desesperado que duvida até mesmo da existência do próprio Deus, para alguém que encontrou refúgio no passar dos dias.

Você pode sentir a dor dele e ver o que ele estava pensando em cada momento. A leitura é muito interessante e me fez refletir não só sobre o luto, mas sobre a vida em si, como era de se esperar.

Duda 01/03/2022

O luto sofrido por Jack
Ao longo da leitura você consegue ter uma noção do quanto Jack ( C.S. LEWIS ) amava a sua esposa e o quanto a sua morte precoce, o fez sofrer. Eles se casaram por coviniencia, a sua esposa precisava se casar com um cidadão inglês para conseguir permanecer legalmente na Inglaterra com seus dois filhos, e com sua união descobrem um amor lindo porém curto. A dor que Jack sente e passa para seus leitores pelo livro,é quase palpável. Vemos um religioso tendo que enfrentar a morte de uma pessoa amável e tentar ter algum conforto com a ideia de para qual lugar a alma de sua amada esposa foi. ( pouco posso me concentrar em um livro sobre luto, quando minha total atenção está na Ucrânia, isso tirou parcialmente ou totalmente a minha concentração e foco, prejudicando a minha leitura por estar extremamente energética, quando dou 3 estrelas não quer dizer que o livro é ruim apenas que estive tão ansiosa com a guerra no leste europeu, que o livro mal conseguiu me prender )

Samara.Fernandes 08/01/2022

Guerra introspectiva
Ótimo livro sobre a guerra da alma de C.S.Lewis contra o luto, a depressão, e ,ao mesmo tempo tentando entender a origem do mal na vida dele.
Seria o mal permissão de Deus ou criação dEle.
Provar a dor e o sofrimento é bem diferente do que pensar nela como algo abstrato que apenas lemos nas Santas Escritutas.

Anne Ferreira 26/11/2021

Um relato de lewis
Esse livro foi extremamente doloroso de se ler. Pela fase que eu estava passando quando comecei a ler esse livro, eu me vi entendendo e me identificando com sensações que eu nao sabia descrever, que se eu nao estivesse sentindo, não faria o menor sentido ler aquelas coisas.
Você percebe pelo livro as sensações exatas que Lewis estava passando, você via a confusão de pensamentos e sentimentos, a contradição entre o que ele acreditava e o que ele estava sentindo e a guerra espiritual que ele passou quando a culpa e a saudade era tudo que lhe restava. Foi doloroso, mas foi incrível de se ler.
É uma leitura que só quem está passando ou passou pelo luto vai entender e realmente sentir o livro. É uma sensação de que alguém lhe entende, que alguém sabe colocar em palavras aquilo que você não consegue, mas sente.

Ibiata 14/06/2021

Breve resenha
A anatomia de uma dor- um luto em observação é o livro de C. S. Lewis que mais gera polêmica, principalmente entre os leitores cristãos, pois nesse livro Lewis faz muitos questionamentos sobre Deus, sua bondade e até mesmo o critica. O autor se revolta com Deus quando perde sua mulher e, para quem vive/viveu o luto recentemente se identifica com muitos dos sentimentos que ele descreve durante o livro.

@aprendilendo_ 30/05/2021

Resenha de A anatomia de uma dor
Publicado pela primeira vez em 1961 e escrito no período mais difícil da vida de C.S Lewis, influente autor cristão do séc. XX,” A Anatomia de uma dor, luto em observação”, é considerado um dos livros mais melancólicos de seu escritor e retrata o período dos primeiros meses após a perda de sua esposa.

Em primeiro plano, a motivo de contextualização, C.S Lewis casou-se tardiamente, aos 58 anos. No entanto, infelizmente, 4 anos após o matrimônio, sua esposa, Joy Davidman, faleceu em face de um câncer incurável. Nesse sentido, em um formato de cartas, acompanhamos os conflitos internos do escritor enquanto reflete sobre suas dores e “castelos de cartas”. Em adição, há de se ressaltar toda a profundidade das ponderações, bem como a sinceridade de Lewis em expor, realmente, todos os pensamentos, desde as dúvidas quanto a bondade de Deus, até as saudades dos momentos com sua esposa. Como consequência, tem-se um livro extremamente cortante, o qual traz não apenas um novo lado do famoso autor de Nárnia, como, igualmente, propõe ao leitor temas desafiadores e pertinentes.

“A Anatomia de uma dor, luto em observação”, é um livro essencial para aqueles com o intuito conhecer mais sobre a personalidade de C.S Lewis, mas, principalmente, para os em busca de uma reflexão profunda sobre os conflitos advindos do luto na vida de um cristão.

Nota:9,4
Instagram: @aprendilendo_

Olgashion 11/02/2021

C.S. Lewis fala sobre sua própria experiência de luto, como ele começa totalmente destruído e como ele se reergue ao final pensando como sua esposa se portava diante da vida

Pavozzo 31/01/2021

Meditando sobre a dor do luto
Uma pequena, mas sincera obra na qual Lewis faz reflexões sobre o sofrimento e sobre a sua fé - agora abalada pela morte recente de sua esposa.

Embora possua sim um teor de "desabafo", o autor questiona algumas crenças comuns e faz algumas analogias interessantes para tentar compreender a sua situação.

Como o próprio autor diz, essa é a "anatomia de UMA dor" - levando em conta que outras pessoas passarão por esta experiência de maneira diferente. O importante aqui é ressaltar que, não obstante tratar-se da experiência de UMA pessoa, nós estamos todos, como seres humanos, sujeitos à mesma condição: a de revoltar-se contra o mundo (ou Deus) quando desgraças acontecem conosco.

Paloma Lopes 21/01/2021

CS Lewis, de forma profunda, relata um pouco dos sofrimentos físicos e emocionais enfrentados por ele após a morte de sua esposa. Seu casamento foi curto (ela já estava acometida de câncer quando se casaram) e intenso, e a perda de sua esposa o colocou em um estado de profunda dor. E, assim como muitos salmistas, apresenta, de forma ousada, seu lamento, seus questionamentos, o abalo sofrido por sua fé.

"Ninguém me disse que o luto se parecia tanto com o medo. Não estou com medo, mas a sensação é a mesma. A mesma agitação no estômago, a mesma inquietação no estômago, a mesma inquietação, o bocejo, a boca seca."

"Nesse meio tempo, onde está Deus? Esse é um dis sintomas mais inquietantes. Quando você está feliz, muito feliz, não faz ideia de vir a necessitar dele [...]. Se se lembrar e voltar a ele com gratidão e louvor, você será - ou assim parece - recebido de braços abertos. Mas, volte-se para Ele quando estiver em grande necessidade, quando toda outra forma de amparo for inútil, e o que você encontrará? Uma porta fechada na sua cara, ao som do ferrolho sendo passado duas vezes do lado de dentro. Depois disso, silêncio.
[...]
Não qur eu esteja (suponho) correndo o risco de deixar de acreditar em Deus. O perigo real é o de vir acreditar em coisas horríveis sobre Ele"

Stanleyasr 24/12/2020

O que tem lá no porão da alma da pessoa em luto?
Esse, sem dúvidas, foi o livro mais emocionalmente pesado que já li.

É explícita a diferença de escrita do Lewis nesse livro. Ele não é aquele Lewis extremamente lógico, racional e divertido. Lemos aqui o que tem no porão da alma do Lewis no seu momento de maior dor. As palavras transparecem isso a cada parágrafo.

Nunca tive uma perda de alguém tão próximo mas, durante toda a leitura, estive me imaginando passando por isso. Que Deus me ajude...
?????