A anatomia de uma dor

A anatomia de uma dor C. S. Lewis

Resenhas - A anatomia de uma dor

Marinho 25/10/2018

Extremamente Corajoso...
CS Lewis com muita inteligência e sabedoria aborda um tema considerado por muitos, e a muito tempo algo totalmente pronto, acabado, intransponível: o luto. Levantando questionamentos válidos, e de forma a não confrontar ou afrontar a soberania de Deus, Lewis em seus relatos nos leva a compreender que embora por muitas vezes parecidas, nenhuma situação de luto é igual a outra, e que não podemos ter uma ideia apropriada de dor, se não a vivenciarmos de fato.
Diferente de suas outras obras, nessa podemos ver um Lewis por muitas vezes amargo, e que em certo ponto reconhece que tal dor não tinha o intuito de testar sua fé, mas de mostrar a visão que ele tinha de seu Criador.
Uma boa definição seria: incrivelmente corajoso.

Duda 01/03/2022

O luto sofrido por Jack
Ao longo da leitura você consegue ter uma noção do quanto Jack ( C.S. LEWIS ) amava a sua esposa e o quanto a sua morte precoce, o fez sofrer. Eles se casaram por coviniencia, a sua esposa precisava se casar com um cidadão inglês para conseguir permanecer legalmente na Inglaterra com seus dois filhos, e com sua união descobrem um amor lindo porém curto. A dor que Jack sente e passa para seus leitores pelo livro,é quase palpável. Vemos um religioso tendo que enfrentar a morte de uma pessoa amável e tentar ter algum conforto com a ideia de para qual lugar a alma de sua amada esposa foi. ( pouco posso me concentrar em um livro sobre luto, quando minha total atenção está na Ucrânia, isso tirou parcialmente ou totalmente a minha concentração e foco, prejudicando a minha leitura por estar extremamente energética, quando dou 3 estrelas não quer dizer que o livro é ruim apenas que estive tão ansiosa com a guerra no leste europeu, que o livro mal conseguiu me prender )

sollie 03/07/2023

Textos mergulhados na dor do luto e toda a sua reflexão
C. S. Lewis nos entrega a complexidade de uma mente quando está passando pelo luto, mas sua dor é tão sua como o ar que ele respirava, e assim como nossas próprias dores, por vezes vamos possuir as mesmas indagações que ele teve durante todo esse período. É algo íntimo, difícil pontuar e é bom para refletir sobre nós mesmos e o que está dentro de nós. Qual é o teu tipo de fé? Quais dores/perdas te levam a esse mesmo abismo que Lewis se encontrou? Que tipo de mar nós temos mergulhado?

Jess 18/06/2017

Profundo e triste ou profundamente triste
Talvez tenha sido um dos livros mais tristes que já li, talvez esteja entre os mais tristes que lerei. Nem sei quais foram as motivações que me fizeram iniciar a leitura, simplesmente senti o desejo e assim o fiz durante o dia quase todo. Valeu a pena! Pude ver muita beleza em meio à dor da perda que parece sempre intransponível e intransferível. Nunca perdi alguém tão próximo para sentir algo semelhante, mas fui atravessada por esse livro. É admirável a forma sincera e direta que ele narra toda a sua dor, um ato de bravura, sem dúvidas.

Eliel 04/03/2010

Escrevi uma resenha e publiquei neste link: http://www.elielvieira.org/2010/01/resenha-anatomia-de-uma-dor-c-s-lewis.html