O Estranho Mistério das Quartas-feiras

O Estranho Mistério das Quartas-feiras Julie Bourbeau

Resenhas - O Estranho Mistério das Quartas-Feiras

Raah Marx 15/10/2021

Um bom livro
O livro é muito intrigante, gostei bastante de conhecer o Max, o mistério em si prende bastante, mas não gostei do final, estava esperando uma resolução melhor. Achei meio precipitada, mas no geral, é um bom livro.

@APassional 12/05/2014

O Estranho Mistério das Quartas-feiras * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Max é um garoto inquieto, curioso e traquinas, que odeia ficar preso dentro de casa às quartas-feiras, quando os habitantes do vilarejo, que fica bem no meio da subida para o Monte Tibidabo, fecham suas portas e janelas, tampam as chaminés e todas as frestas de suas casas e comércios, para impedir a "Quarta-Feira" de entrar.

Ninguém sabe realmente o que é a "Quarta-Feira" mas todos a temem, pois quando uma delas consegue se infiltrar num ambiente, tudo começa a dar errado em volta e com as pessoas, como se fosse uma maré de azar beeem esquisita. Assados queimam, bolos e pneus murcham, cadarços amarram-se sozinhos, o sal toma o lugar do açúcar, coisas caem e quebram, pessoas se machucam, os eletrodomésticos queimam ou funcionam ao contrário, dentre outros "acidentes".

"Pedaços e partes, de qualquer coisa, despencavam sempre às quartas-feiras."

Só que Max continuamente desafia o perigo das quartas, espiando por uma fresta ou abrindo a porta dos fundos para o gato sair. Então, numa determinada quarta-feira, quando o garoto mais uma vez brinca com a sorte dele e de toda família, sua mãe perde a paciência e o deixa sair pra rua de vez, já que é isso o que ele mais deseja.

"Se gosta tanto da Quarta-Feira, pode ir lá fora brincar com ela!"

O que Max fará com a tão desejada liberdade?
O que tem lá fora? Ele estará preparado?
O que as "Quartas-Feiras" querem do Max?
O que Max deseja das "Quartas-Feiras"?

Max aproveita intensamente as primeiras 24 horas de liberdade mas, quando volta para casa, descobre que pegou uma "quarta-feirite", que se constitui numa onda gigante de má sorte contagiosa, somada à lenta e esquisita transformação do seu corpo.

"Uma sensação de horror quase o fez tombar ao chão enquanto se virava e dava voltas, para se observar de diferentes ângulos. (...) Sentou-se no chão do banheiro em choque. Se suas suspeitas se comprovassem, Max estava se tornando uma Quarta-Feira."

Por conta disso, Max é proibido de frequentar a escola. Todos se afastam dele, menos seu leal amigo Noah e a colega de turma Gemma Swift, que é editora do jornal da escola. Com a ajuda do insano parapsicólogo Dr.Conke Smoak, e do velho soldado de guerra reformado sr.Grimsrud com seu horroroso cachorro Quinta-Feira, Max tentará achar a cura para sua transformação e talvez livrar a cidade das "Quartas-Feiras" de uma vez por todas! Seria possível?

O Estranho Mistério das Quartas-feiras é uma história completa e bem construída, que mostra como a coragem e ousadia de um simples garoto, aliada à ajuda de seus leais amigos, pode ser capaz de mudar a rotina de uma cidade e a realidade dos seus habitantes.

A narrativa em terceira pessoa explora o vilarejo de Tibidabo e seus acontecimentos utilizando os olhos vívidos de Max, que é observador, questionador e reflexivo, mas também bastante prático. Ele está numa corrida contra o tempo, seu tom é urgente.

Julie Bourbeau utiliza-se de elementos da realidade fantástica para trabalhar, de forma simbólica, algumas das transformações ocorridas na adolescência, como o crescimento desordenado dos membros e cabeça em relação ao tronco, e o desenvolvimento da Identidade e seus questionamentos: "Quem eu sou?", "Quem eu deveria ser?", "Quem eu quero ser?". A autora também toca levemente no tema da psicocinese, que é a capacidade de mover objetos com a força da mente, um fenômeno paranormal muitas vezes associado à energia dos adolescentes.

Acredito que o público infantojuvenil irá se identificar com o protagonista Max em vários momentos, sofrer e torcer por ele e, quem sabe, encontrar pistas para a resolução de seus próprios conflitos. Por outro lado, o público adulto reconhecerá sensações, medos e sentimentos pelos quais já passou um dia. E os pais ou professores poderão apresentar a história às crianças, conversando sobre pontos importantes do enredo, aliando a leitura à aquisição de valores como união familiar, amizade e a capacidade de ser único dentro de um grupo social.

Uma obra cheia de sutilezas a serem percebidas e detalhes para vislumbrar, que poderá causar empatia nos adolescentes, identificação aos adultos e uma gostosa estranheza nas crianças, numa mistura de receio, curiosidade e surpresa.

Recomendo em qualquer dia da semana!
Beijos quartafeirísticos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 12/05/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/05/resenha-o-estranho-misterio-das-quartas.html

@ARaphaDoEqualize 15/05/2014

Resenha: O Estranho Mistério das Quartas-feiras
Eu recebi a missão da Editora Jangada e aceitei prontamente: ler o orginal do livro Quartas-feiras (título provisório da autora Julie Bourbeau. Terminei a leitura ontem e durante ela vários sentimentos me assaltaram, que eu comento mais a frente com vocês. O livro está previsto para ser lançado esse mês, mas a data pode ser mudada.

Confiram a sinopse e #vemcomigo descobrir o que aconteceu:

Morar na vila que Max Valentino Bernard (10 anos, aventureiro e cansado de ficar em casa preso às quartas-feiras) mora pode ter alguns pequenos contratempos: toda quarta-feira os moradores se trancam dentro de casa. Os motivos? É um ritual porque as quartas-feiras são amaldiçoadas e quando qualquer pessoa sai as ruas nos dias de quartas-feiras, incidentes e acidentes ocorrem, quem podem ser apenas tropeçar quando você está caminhando tranquilamente a situações mais bruscas, como ter chiclete colado nos cabelos (e daí para pior). Má sorte total e completa. Mas Max fica entediado em casa e não acha que isso realmente acontece, até porque o Sr. Grimsrud fica sentado no banquinho com o seu cachorro e nada nunca aconteceu com eles, ora essa. Por que euzinho tenho que ficar preso em casa? Então, numa quarta-feira aniversário do Max, ele bate o pé com seus pais e sai de casa. Faz tudo que tinha vontade e claro, as quartas-feiras não dão mole e vários incidentes acontecem. Só que o inesperado acontece: ele descobre o que é a quarta-feira - uma criatura estranha, que tem a cabeça muito grande, braços que quase arrastam pelo chão e tudo muito desproporcional. E amaldiçoado por ter saído em um dia de quarta-feira, Max começa a ser amaldiçoado não apenas naquele dias, mas todos os outros! Um típico caso de quarta-feirite! (Adorei a expressão!) Só que o pior é que ele percebe que algo estranho está acontecendo com ele, pois estranhamente percebe que fisicamente está parecido com as quartas-feiras!

Okay, eu tenho que falar para vocês que eu só vi a capa do livro agorinha mesmo em que estou escrevendo sobre as minhas impressões. E confesso também que eu achei que seria um livro mais sombrio, voltado prara o público adulto, principalmente por causa da sinopse. Mas é um livro infantojuvenil, que eu colocaria que seria voltado par ao público entre 8 à 13/14 anos, mas sem nenhum problema para aqueles mais velhos que desejarem ler. O Max é uma criança que ama os pais mas que também tem aqueles momentos que não entendem o porque de suas decisões e não consegue compreender porque todos de um vilarejo não enfretam e descobrem o que aconteceu. Sabe aquele sentimento de criança, que vai da inocência ao super herói, de não entender porque algo não foi feito e aquela vontade fácil de fazer tudo isso rapidamente e dar um jeito no mundo? É isso. O Max é assim e essas características foram pontos importantes para a construção do enredo.

O início é um pouco repetitivo, principalmente porque fala muito em 'quartas-feiras', como acontece a maldição e tal e por isso eu acabei lendo um pouco mais devagar e parecia que a história não fluía. Senti que essa dose repetitiva foi balanceada com as doses de humor e brincadeirinhas que a autora utiliza, entre o Max e seus pais, entre o Max e seus amigos, entre Max e o especialista que a mãe entra em contato para ajudá-lo.

Eu não consegui me envolver totalmente com o livro, principalmente por causa do bloqueio de pensar ser um livro adulto. Do meio para o final da história, quando o Max descobre como as quartas-feiras existem e que muitas delas não são tão legais quanto parecem, comecei a me interessar mais. Em alguns momentos eu estranhei as atitudes e relação pais e filhos que foram narradas e em outros momentos fiquei completamente encantada.

O procedimento era simples. Tinha que olhar fixamente para o menino e recitar três palavras curtas. Mas precisava olhar e dizê-las com intensidade - com sentimento e vontade, maldade e malícia. [...] Tudo estava como deveria ficar.

- Eu. Escolho. Você.

O bom aqui é que a autora fez uma brincadeira com as segundas-feiras, tão odiadas por todos. E as segundas-feiras aqui são as quartas-feiras, em que todo mundo está triste, cansado e pensando: 'caramba, amanhã começa a mesma rotina de novo!' Mas aqui, as quartas-feiras transformam as crianças nessas criaturinhas que gosta de pregar peça nos outros. Claro, não é só isso já que o desenvolvimento traz as respostas para os questionamentos e fluidez do texto. Pelo que eu li nas resenhas no Goodreads, o livro original é ilustrado *--------*

Fiquei curiosa para saber como eram os desenhos (na versão americana ela foi feita pelo Jason Beene) e pesquisando encontrei alguns que são lindos! O moço fez outras ilustrações e as minhas preferidas são as coloridas!

Um último comentário: Quinta-feira é o nome do cachorro do Sr. Grimsrud e confesso que fiquei ainda mais apaixonada, primeiro porque todo livro que tem cachorro eu já tenho corações saltando dos olhos e segundo porque ele é descrito como um cachorrinho de aparência feia, mas a coragem e o amor dele é o que se destaca na história, tornando - se assim umas das principais e importante passagens do livro. ♥

site: http://www.equalizedaleitura.com.br/2014/01/eu-li-quartas-feiras-de-julie-bourbeau.html

Soraya Felix 05/06/2014

Divertido e emocionante
Eu nunca comentei um livro infantil aqui no blog, mais por falta de oportunidade que outra coisa. Quando vi que a Editora Jangada estava lançando este livro com um nome que ficava entre o estranho e o bizarro decidi que era hora de resenhar algo assim. E não me decepcionei. E a história que li é mais ou menos assim:
A vida na Vila onde Max, um valente menino de 10 anos, é quase normal, exceto pelas quartas-feiras, dia em que a população se tranca em casa para evitar os problemas e desconfortos causados pelos acidentes que só ocorrem as quartas-feiras. Max, como todo menino, se cansa de ficar trancado em casa e desafia o dia, saindo em busca do mistério. Ele acaba descobrindo muito mais do que gostaria. As quartas-feiras são seres fedorentos, disformes (cabeça grande, corpo achatado e membros longos), com olhos prateados e, algumas delas com dentes afiados e um “ar” assustador.
Max pega então a tal da quarta-feirite e passa a enfrentar pequenos acidentes que ocorrem a sua volta durante o restante da semana. E não é só isso, o menino começa a se parecer cada vez mais com uma quarta-feira e descobre que foi escolhido para ser o Próximo, ou seja, o próximo a se transformar em uma quarta-feira. Para se livrar desta confusão, Max vai precisar da ajuda de seu fiel amigo Noah, de Gemma, a menina que quer ser jornalista, do Dr. Conkle-Smoak, um parapsicólogo medroso e estranho, e do Sr. Grimsrud, um veterano de guerra cujas quartas-feiras não o afetam. E não podemos nos esquecer da feiosa e valente quinta-feira, um cachorro que vive grudado no senhor Grimsrud.
O Estranho Mistério das Quartas-feiras, de Julie Bourbeau, é um livro que poderá ser lido tranquilamente por crianças entre 8 e 14 anos, mas que encantará a todas as idades. E, como todo bom livro infantil, a trama esta recheada de mensagens positivas.
Para começar, Julie Bourbeau nos leva a uma viagem pelo que é a vida de uma pessoa discriminada pela sociedade por ser diferente. Max é tratado no vilarejo como se tivesse uma doença contagiosa, que os habitantes chamam de quarta-feirite. Neste sentido, o isolamento e a tristeza de Max ficam evidentes em várias passagens da trama.
Por outro lado, a autora também nos chama para o contato entre os diferentes, o respeito que o garoto desenvolve pelas “quartas-feiras do bem” e como ele arriscará sua vida para que quartas-feiras inocentes não sofram pelas que são “do mal”.
Tem um outro ponto em O Estranho Mistério das Quartas-feiras que trata da força do pensamento. A “mente da mente” falada pelas quartas-feiras nada mais é que uma alegoria da força que nosso pensamento possui, e como pensamentos ruins podem causar acidentes e destruições. É muito emocionante ver como Max tenta controlar seus pensamentos para que coisas ruins não aconteçam.
Se você tiver mais de 14 é sempre bom lembrar que o livro foi escrito para crianças, e se repete algumas vezes sem que isso signifique inabilidade de escrita ou pobreza de linguagem. É uma técnica para auxiliar na leitura de quem ainda não construiu este hábito. Além disso, o humor da autora é delicioso. Começando pelo nome do cachorro “quinta-feira” e passando pelos terrores da terça e as críticas às segundas.
Além disso, têm cenas hilariantes como a que o parapsicólogo lambe uma parede para detectar o sobrenatural, a mãe do menino tentando se livrar dos dejetos dos passarinhos que insistem em cair em seu cabelo.
É difícil dizer o que gostei mais no livro, se foi a mensagem embutida, se é a capacidade da autora em nos deixar com medo e apreensivos com o que vai acontecer ou se é a incrível habilidade de nos transportar para um mundo imaginário que abandonamos há muitos anos, quando deixamos de ser crianças.
E por último deixo minha esperança por uma continuação, pois algumas perguntas ficaram no ar:
- O que as quartas-feiras fazem quando não é quarta-feira?
- O que realmente aconteceu com as garotas e o número um?
Tem mais uma pergunta, mas esta eu não posso fazer sem contar o final.
Alguém tem alguma ideia das respostas para elas???
RESENHA FEITA PARA O BLOG PROSA MÁGICA. NO LINK ABAIXO

site: http://prosamagica.blogspot.com.br/2014/06/o-estranho-misterio-das-quartas-feiras.html

Fernanda 21/06/2014

Resenha: O Estranho Mistério das Quartas-feiras
Resenha: “O estranho mistério das quartas-feiras” já indica no próprio título do livro que deve haver uma premissa repleta de mistérios, aventuras e contradições. Adoro livros assim, que já chamam a atenção para pequenos detalhes e o melhor é que a história – por ser voltada ao público infantojovem – é bem descontraída e de fácil entendimento. A obra ainda conta com pequenas ilustrações ao longo dos acontecimentos, incrementando as descrições e pontos de vista.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/06/resenha-o-estranho-misterio-das-quartas.html

Jung Angel 03/07/2014

E o que achei:
"O procedimento era simples. Tinha que olhar fixamente para o menino e recitar três palavras curtas. Mas precisava olhar e dizê-las com intensidade - com sentimento e vontade, maldade e malícia. Tudo estava como deveria ficar. Eu. Escolho. Você."

Sou apaixonada por livros infanto juvenis, me divirto muito, como também adoro mergulhar nessas histórias. É sempre prazerosamente ler um livro deste gênero, e quando você se depara com um que te conquiste, te encanta o prazer é maior ainda. Quando vi que a Editora Jangada estava lançando este livro, já o coloca a na minha lista de pedidos para resenha, pois o nome, sinopse e capa prenderam minha atenção e eu o desejei muito conhecer essas história.

Não sei se essas duas palavras serão suficientes para expressar o quanto a história me conquistou, mas acredito que elas expressaram um pouco do que a história foi para mim, divertida e emocionante. Para qualquer idade, para quem quer se divertir, para uma tarde gostosa com uma leitura empolgante, conheça "O Estranho Mistério das Quartas-feiras".

P.S: Se a resenha ainda não estiver online no blog, não se preocupem que logo será publicada. A resenha/opinião aqui no skoob é um resuminho da resenha completa que será ou já foi publicada no blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Bkunz 31/03/2021

Ahh hoje é quarta-feira rs
Esse interessante livro foi mais um que peguei como recomendação por aqui, e devido ao título curioso e chamativo, eu resolvi embarcar nessa viagem rs.
A primeiro momento, antes mesmo de ler, eu julguei o livro pelo título (essa é nova eu acho kk, mas faço isso com frequência). Criei a expectativa de que devido ao título curioso, o livro fosse fantasticamente viajado kk, com super descobertas e tal, além de quem poder ganhar sequências, porém não foi bem assim.
O enredo do livro é algo mais simples, contido, sem querer se aprofundar muito no "universo" criado, o que eu achei ruim por já estar esperando coisas grandiosas.
Mas no fim foi que percebi que o intuito é ser algo mais assim, casual, divertido sem complicar muito (talvez pelo público alvo também), pra ler sem preocupações. E quem sabe possa ganhar uma adaptação em um filme (seria legal), o que talvez não o faça ser um novo Coraline, mas mesmo assim com suas qualidades possa agradar a quem for ver e porque não a quem for ler tbm.

Jaque 19/02/2023

Releitura
Me surgiu a ideia de ler o livro depois de 8 anos que li, lembro de ter pensado em um final empolgante e arrepiante. Eu não estava errada, realmente muito divertido, um livro para ser lido em um único dia facilmente, apesar de ser para criança ainda tive um carinho enorme pelo Max, o final me pareceu surpreendente rápido, mas talvez eu só tenha lido rápido de mais. No geral o livro é ótimo para iniciantes na leitura, assim como eu era a 8 anos atrás.