Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@litera2023 16/04/2023

Necessário!
Um livro que aborda um tema tão recorrente, o bullying. Um tema que deveria ser comentado mais e onde as pessoas deveriam para pensar na gravidade dessa ação.

Samir.Ricardo 09/02/2023

Por que Indiana, João?
Li este durante o ensino médio, e resolvi reler hoje para tentar ter uma nova perspectiva da trama. Primeira vez que receio um livro, é realmente vi com outros olhos. Em 2015, eu dei 5 estrelas. Hoje caiu para 2,5. É um livro bom, com um tema importante a ser conversado: O bullying. Danilo tentou trazer de uma forma cômica (?) e talvez até um pouco dramática com a narração do protagonista, que baseado na minha segunda visita a essa história ficou repleto de diálogos razos e cenas que mudam rapidamente quase que sem desfecho algum. João Victor é um adolescente no Brasil durante o seu ensino médio. Magricela, nerd e fã do Indiana Jones, ele é filho de pais separados e sofre na escola sendo zoado por um cara popular, o Guilherme. A história se desenrola quando numa dessas tentativas do Guilherme agredi-lo, ele inesperadamente revida e isso toma uma proporção fora de controle com a ajuda da internet que impulsiona aquela cena, trazendo a tona esse mal que podemos dizer continua bem atual. Consegui me irritar com muitas falas ditas no livro, e principalmente do protagonista.

Estela111 16/01/2023

reflexão
cara esse livro é muito legal.
Ele estava guardado em casa e minha mãe falou para eu ler, e como estava entediada, resolvi ler.
Amei!! Ele trata sobre o bullying de uma forma que eu não tinha visto ainda, e foi muito interessante ver sobre tudo isso.
Uma boa leitura para adolescentes que nem eu! Leiam

letmln 05/04/2022

Por que Indiana, João?
"Por que Indiana, João?", uma ótima pergunta. João é o protagonista dessa história. Desde novo, sempre foi tímido e de certa forma vulneráve, e isso não mudou quando se mudou de BH pra SP. Guilherme, um colega de turma não muito simpático, fazia questão de deixar bem claro quem era o mais forte. Mas tudo mudou quando João, por pura coincidência, foi gravado justamente enquanto se defendia pela primeira vez. Milhares de pessoas, de vários estados, várias cidades, agora conheciam o Indiana João: o astro do anti-bullying. Mas é claro que com grande poderes vem grandes responsabilidades (frase clichê, mas acredite, funciona bastante nesse contexto), e agora Indy vai ter que lidar com as consequências das suas ações tanto nele mesmo, quanto em todos a sua volta.

Agora, menos formalmente, o que diabos eu achei desse livro? Um xuxuzinho (não tenho outra palavra pra descrever, perdoem-me o vocabulário de 1600). A leitura é bem flúida, o texto em si é bem tranquilo no quesito compreensão e é claro, a história não para. Uma hora você ama determinado personagem, outra hora você odeia, e do nada você ama de novo. Isso se aplica até o próprio protagostica que consegue ser bem insuportável as vezes (no off comemorei quando ele tomou um socão).

Afinal, recomendo ou não? Recomendo, mas não vá com as expectativas tão altas assim porque querendo ou não é um livro que se passa no ensino médio, e porque o protagonista é um homem, hétero, cis, branco (É MEME NÃO TENHO PRECONCEITO COM HÉTEROS). Enfim, é um livro gostosinho de ler e eu adorei (ainda não superou o meu preferido, mas tá nos top 20).

É isso, vou nessa ler mais um pouco KKKKK
Let.

05.04.22

GeoFrança 21/03/2022

Necessário e apaixonante
Danilo Leonardi soube me conquistar nesse livro, uma história leve e com muitos detalhes que até brinco... vale a pena fazer uma pequena serie de TV.
Por que Indiana, João? lembra muito da minha pré-adolescência e adolescência, passei por diversos momentos que são parecidos nesse livro e sei como o protagonista foi muito bem elaborado. A simplicidade da comunicação entre os personagens não é rasa e o livro tem de tudo para cativa e conquistar as pessoas.
Desejo muito que Danilo escreva mais livros, seu talento é real.

Mariana 04/01/2022

Enfrentando o bullying
O livro conta a história de João, personagem que sofria bullying na escola e que ao longo da trama, reflete sobre de que forma seria possível enfrentar essa situação: com diálogo, com violência, com vingança, considerando as implicações das humilhações no campo afetivo. Não é simples resolver essa questão, e o livro acaba mostrando isso. É necessária a união de toda uma rede composta por família, escola, colegas, mídia, entre outros. Foi uma leitura rápida e indico bastante, especialmente para adolescentes. Li uma resenha aqui que dizia sobre esse ser um livro para se ter lido antes, quando mais jovem, e concordo plenamente! Segue trecho interessante que destaquei:
"Posso não ser psicólogo nem professor, mas não vou deixar isso me impedir de fazer o que me cabe. Se eu posso influenciar pessoas para o bem, é isso que eu vou fazer. Se cada um fizesse a sua parte, tenho certeza de que o mundo seria um lugar muito melhor. Afinal, algumas pessoas são más com as outras simplesmente porque não entendem como afetam as pessoas ao redor".

Monique 31/10/2021

Nada mal
A literatura infanto juvenil pra mim se resume a livros que gostaria de ter lido na adolescência e livros maravilhosos que eu posso ler e reler em qualquer época, esse livro é um dos que gostaria de ter lido mais nova, porque provavelmente teria gostado mais.

Cássio Cipriano 11/10/2021

Temática legal, tem uma linguagem envolvente, prende o leitor, mas senti que os personagens amadureceram pouco.

Robert Alvees 03/08/2021

Leitura necessária...
Um livro com uma leitura simples, mas com um assunto muito importante: O Bullying.

?Posso não ser psicólogo nem professor, mas não vou deixar isso me impedir de fazer o que me cabe. Se eu posso influenciar pessoas para o bem, é isso que eu vou fazer. Se cada um fizesse a sua parte, tenho certeza de que o mundo seria um lugar muito melhor. Afinal, algumas pessoas são más com as outras simplesmente porque não entendem como afetam as pessoas ao redor.?

Bia 23/06/2021

Leitura interessante, fui sem esperar muita coisa e acabei gostando.

Duda 22/05/2021

Me surpreendi
Me surpreendi com o livro, comecei a ler por causa da escola e achei que iria ser mais um clichê sobre bullying e que tudo se resolveria magicamente, mas não mostrou todas as dificuldades das pessoas que sofrem bullying e teve um desenvolvimento otimo

Davi.Lima 25/08/2020

Valentões também caem
Que livro perfeito. faz tempo que não me empolgo tanto em um livro, eu consegui sentir a mesma raiva que o João sentia em muitos momentos tendo-eu que parar a minha leitura muitas vezes para respirar. O pequeno romance dele e da Júlia é muito bonitinho e no final só mostra que o destino quis que eles ficaram juntos e fiquei muito puto quando ele quase perdeu ela pela Raquel ( e mesmo eu gostando dela eu comemorei muito quando não deu certo entre eles ).

Ju 11/08/2020

Assim, eu não vi nada demais no livro. A história tinha uma ótima lição de moral, mas eu não me senti conectada com ele. O João conseguiu agir feito babaca algumas vezes, mas isso aí acontece pro personagem aprender que pode estar errado. Tirando isso foi legal, adorei a Ju e achei ela uma fofa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6