Uivo

Uivo Allen Ginsberg

Resenhas - Uivo

Omo Felipe de oxalá 26/03/2024

Qual a linha de encontro entre o podre e o belo? neste livro vocÊ encontra esta resposta, é tao fascinante e ao mesmo tempo te cansa pois tira seu folego, é um livro para ser degustado, tambem é um livro para quem tem cabeça forte, leia u=os beats nao seja eles, LINDO E MARAVILHOSO Porem perigoso nota mil

Callie 14/02/2024

CURIOSO
Cheguei com altas expectativas por ter sido banido em alguns países por um tempo, mas de seu modo, me soou agradável, uma leitura interessante

Eddie.blathanna 17/01/2024

Bom, mas não tão bom
Essa edição reúne os três primeiros livros do Alen Ginsberg, Uivo, Kaddish, e sanduíches de realidade. Enquanto que "Uivo" é genial, e "Sanduíches de realidade" é muito inspirado e singelo, "Kaddish" é uma completa bagunça. Você meio que espera isso de qualquer obra "Beat", mas aqui... De resto, é muito bom.

Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2023

Uivo tem o valor imensurável de ser uma obra-prima da literatura beatnik que desafia as convenções literárias, sociais e culturais de sua época
Uivo de Allen Ginsberg é uma obra-prima da literatura beatnik que desafia as convenções literárias, sociais e culturais de sua época. Publicado pela primeira vez em 1956, o poema é uma expressão visceral e apaixonada da contracultura e da rebeldia artística.

Ginsberg canaliza sua energia criativa e sua visão única do mundo em um poema extenso e profundo, onde explora temas como a alienação, a busca pela espiritualidade, a crítica à sociedade materialista e a sexualidade.

A estrutura do poema é não convencional, rompendo com as formas tradicionais de poesia. É marcado por um estilo livre, sem métrica ou rima, fluindo como um fluxo de consciência que captura a essência da experiência humana em toda a sua complexidade.

Uivo é uma obra que desafia as normas literárias e sociais de sua época, confrontando tabus e desafiando o conservadorismo da sociedade americana dos anos 1950. A linguagem direta e às vezes crua de Ginsberg foi um choque para muitos leitores da época, mas ao mesmo tempo, foi uma voz poderosa para uma geração que buscava uma expressão mais autêntica e verdadeira.

A influência de Uivo se estendeu para além da literatura, impactando movimentos sociais, políticos e culturais. O poema se tornou um marco da contracultura e uma peça fundamental na evolução da poesia moderna, influenciando inúmeros artistas e escritores posteriores.

Em resumo, Uivo de Allen Ginsberg é um testemunho eloquente da rebelião artística e do desejo de liberdade criativa. Sua intensidade emocional, crítica social contundente e inovação formal garantem seu lugar como um dos trabalhos mais significativos e revolucionários da literatura do século XX.

site: www.delivroemlivro.com.br

Isa 29/05/2023

Apenas alfas entendem
Não acredito que o ginsberg inventou o gay drogado maluco biruta metido a intelectual que não tem um tostão furado na carteira ??

Borchhardt 14/03/2023

Uma obra genial, com uma tradução tosca
Uivo é um poema incrível, mas Kaddish é o que realmente mexe com a alma. Não tenho palavras para explicar o que senti enquanto o lia. Foi uma experiência única.

Não dei as 5 estrelas porque a tradução não está boa. Esse tal Claudio Willer se acha tão bom que ousa fazer coisas da cabeça dele, cometendo blasfêmias irritantes e ainda as justificando nos comentários. Nós queremos tradução pura e simples, e não saber o que um tradutor brasileiro qualquer acha que significa!

À editora L&PM: Gostaria muito que a obra fosse relançada, mas com outro tradutor, que tenha humildade para entregar a obra como ela é.

A revisão, como sempre, está primorosa!

Guilherme 05/02/2023

Leitura de domingo
Normalmente, se tenho um domingo tranquilo, sem muito trabalho e sem compromissos, gosto de ler um livro curto de cabo a rabo, me ajuda a oxigenar minha cabeça e coneçar a segunda bem. Domingo passado foi o Benjamin, e esse decidi fazer uma releitura de um livro que li quando tinha uns 13 anos e que tava jogado aqui: Uivo.

Admito que minha memória dele era mais elogiosa do que minha opinião atual, o sentimento de liberdade que ele trazia era absurdo, a noção de que o mundo era maior do que a caixinha vivida por mim na época, mas a questão é que agora sou um adulto, e não acho que tem muito mais coisas que vou poder conhecer, então o sentimento é outro.

Mas ainda assim, este é um livro histórico, as linhas de América ainda emocionam qualquer pessoa, mas principalmente quem tem algum tipo de conexão com partidos e movimentos sociais de esquerda. O desespero e a falta de esperança se encontram em uma linda lírica bagunçada. Leiam, os que ainda são jovens, mas não consumam suas mentes com o Ginsberg.

Giovanavski 02/01/2023

"Uivo" se tornou o meu livro favorito da geração beat. Com várias referências de seus parceiros da época, contando os fatos vividos de seu cotidiano, com os vícios, prazeres e amarguras dele e de seis companheiros que se tornaram tão emblemáticas para a literatura.
Allen consegue nos transportar por meio dos seus versos, para a loucura da sua geração, a solidão tumultuada e a euforia das ruas que guiavam os seus passos.

juliana 08/09/2022

minha recomendação é a seguinte se vcs assim como eu leram esse livro na adolescência e estão com vontade de reler agr adultos, arrumem outra coisa pra fazer. vai ler outro livro. vai dormir. mexer no twitter. deixem esse livro somente na memória. pq na memória ele é de fato mt melhor

millwrft 14/04/2022

"A suave busca do crescimento, o gracioso desejo de existir das flores, meu quase êxtase de existir no meio delas."
Extremamente sincero e apaixonante! Os poemas são cheios de paixão e revolta... me emocionei muito no que ele dedica á sua mãe, a forma nua e crua que ele expõe a realidade de sua família em um momento tão delicado é de se admirar e de fato, se emocionar! A abertura com que lida com sua sexualidade é incrivel...
Enfim, amei

Felip_ 18/06/2021

Maria Bethânia da Poesia Americana
eu simplesmente amei. claro, alguns poemas são MUITO longos e você acaba perdendo o fio da meada no meio do texto, mas mesmo assim tem partes que são incríveis. É que eu também amo esse ambiente da geração beat e todo esse frenesi que os poemas do Ginsberg trazem sobre sexo, drogas, a vida, o inverso e tudo o mais de uma vez no mesmo verso.
UMA BIXA POETA INTENSA, ou seja, eu.

zimmerman1 04/11/2020

A profecia sodômica da América
Enquanto escrevo ocorrem nos EUA as eleições presidenciais marcadas pela velha idiotice bipartidária entre velhos imperialistas. Me sinto afetado pelas noções conservadoras da política mundial no século XXI, afetado pelos retrógados vigentes e pela massa que se acha uma elite em potencial.
Ginsberg foi o maldito dos malditos. Porque era isso que ele queria ser e foi isso que em sua perspicácia (talvez até mais que em sua audácia) conseguiu ser. Uma poesia que quer ser o turbilhão da alma existencial humana em seus devaneios de sexo e drogas, em sua cadência incerta, em seu lirismo inexistente e por isso tão presente. Um Uivo norte-americano na cara dos caretas.
Os EUA não estavam preparados para Ginsberg em sua época.
Os EUA não estão preparados para Ginsberg hoje.
Nós brasileiros temos nossos próprios uivos e nosso próprio leite pra jorrar marginal na cara dos caretas.
Mas Ginsberg ainda assim é uma deliciosa e libidinosa visão poética da ayuasca moderna.

Daniel 10/09/2018

Um Uivo que não para de ecoar
Allen Ginsberg foi dos maiores - se não o maior - nome da poesia norte - americana da segunda metade do século XX. Voz potente da Geração Beat, o grupo de jovens escritores e poetas desajustados que deu origem à Contracultura e influenciou gerações de hippies, revolucionários e inconformistas, a poesia de Ginsberg é um grito contra a sociedade repressora e paranóica do pós - guerra.
A coletânea reúne as principais obras do autor, Uivo, Kaddish e outros e poemas e Sanduíche de Realidade. A poesia de Allen Ginsberg é visceral, intensa, oscilando por vezes entre o lírico e o brutal. Tanto Uivo quando Kaddish são obras primas, onde se sente toda a força da poesia. O primeiro, um canto libertário potente e melancólico. O segundo, o retrato poético do drama da morte e da tragédia familiar.
Os versos de Uivo, longos e em tom coloquial, com forte influência de nomes como Walt Whitman, Maiakovski e Artaud, relatam o drama da juventude inconformista da década de 50, sufocada pelo macartismo, o terror atômico e a ilusão do sonho americano. Já em Kaddish, termo que designa um canto fúnebre judaico, Ginsberg descreve a difícil relação com a mãe com problemas mentais, a dor da impotência diante da doença e o alívio/desespero da morte. Ao final da coletânea, os poemas refletem as "experiências místicas" de Allen com o uso de alucinógenos, as loucuras na companhia de Jack Kerouac, William Burroughs e Neal Cassady, e a preocupação com os rumos da sociedade de seu tempo.
Uma obra prima da poesia norte americana do século XX.