Não Se Apega, Não

Não Se Apega, Não Isabela Freitas

Resenhas - Não Se Apega, Não

Kari 22/06/2014

"Cansei da cor desse cabelo"
Se você já está chegando próximo aos 30 anos, talvez "Não se apega, não" não seja para você. O tom "Capricho" dado tanto à narrativa, quanto aos acontecimentos em si, vão definitivamente dificultar qualquer identificação com a vida e a personalidade da protagonista, além de desmerecer boa parte dos conselhos românticos do livro.

Narrado em primeira pessoa, "Não se apega, não" conta a história de uma mulher de 22 anos que decide terminar um longo namoro. Isabela, a protagonista, mistura ficção e auto-ajuda, conforme desenrola uma história pouco relevante da sua vida, e filosofa, de forma superficial, sobre relacionamentos em geral.

O livro conta com uma ou outra sugestão valiosa (como a dos três homens mais importantes na vida de qualquer garota e as "20 regras do desapego"), mas, de uma forma geral, é excessivamente imaturo. O tempo todo esperamos atitudes rasas da personagem, como, sei lá, uma briga homérica com o pai sobre o intercambio na Europa, com uma batida de porta e choros no travesseiro em seguida (com direito a biquinhos, como a própria protagonista assume fazer).

Além do mais, incomoda bastante como Isabela perde tanto tempo com auto promoções (até a página 31, foram três descrições repetitivas sobre o próprio cabelo) e também com as inúmeras contradições apresentadas (como quando Isabela diz que se iludiu ao achar que podia "transformar" o cara, mas que tem orgulho em dizer que mudou a vida do indivíduo. ??). Mesmo sem ter *conseguido* terminar a leitura, arrisco a dizer que o livro deveria ter sido escrito apenas em forma de "auto ajuda" e não de narrativa, já que a segunda parte acaba desacreditando absurdamente a primeira.

A proposta principal do livro, a tal "lei do desapego", carece de algum senso discriminativo, pouco explorado pela autora. Temos a definição do princípio, "o desapego é saber se desprender de tudo aquilo que te retém, faz mal e sufoca", porém, da forma que é apresentado, corrobora com uma manifestação de egoísmo e falta de senso de cumplicidade.
Isabela passa algumas linhas tentando, sem sucesso, explicar melhor o fim do relacionamento, porém a parte da conversa com o parceiro, da co-participação e do companheirismo em tentarem arrumar o que não estava bom, foram deixadas de fora da história. Em uma breve passagem temos a personagem, ainda comprometida, aplicando algumas demonstrações de afeto que ela sozinha julgou necessárias, e (ordenando) pedindo que seu jeito de ser seja aceito praticamente sem mudanças, sem acordos e sem ressalvas. Isso é, vindo da mesma personagem que nutre esperanças de mudar ao menos uns dois cavalheiros só até a página 32.

A impressão que fica é aquela que ela mesma compara: "Cansei da cor desse cabelo". É o esperado para os dias atuais; não serve mais? Lixo. Consertar dá trabalho e exige um árduo trabalho em equipe, além de uma maturidade sequer explorada na vida de Isabela.
Thyale 30/06/2014minha estante
Arrasou na resenha. Você disse exatamente tudo. Peguei antipatia pela personagem e gostei mais do Pedro que por sinal ela disse que o mesmo tinha problemas familiares, mas ficou por isso mesmo... Vou morrer sem saber o que de fato aconteceu na vida do coitado. Hah O final foi broxante quando eu pensei que os dois iam pelo menos ficar juntos, mas não aconteceu. Esperei a todo momento um acontecimento marcante, mas ele não veio. :/

Camilla 19/07/2014minha estante
Queria muito ler o livro mas ..apos ver os comentários aqui ..desisti ..me parece que a autora tentou fazer um meio que plagio do livro Por que vc tem 30 anos e ainda não se casou ?
(Livro que por sinal se tornou meu livro de cabeceira e tem me ajudado muito) gostei muito da sua resenha.Se vc ainda não leu esse livro leia por que ele é ótimo em todos os sentidos.

Lucas Uriel 04/08/2014minha estante
Ainda bem que você citou no inicio da sua resenha "se você está perto dos 30". O público dela não é os adultos e sim os jovens. E você leu bem o livro? Soube realmente qual foi a proposta de leitura? Porque não parece... Ela deu a ideia de mudança durante toda a história, dando certeza de como é estar, do jeito que está hoje. Por favor, não seja tão crítica com uma autora que com o seu primeiro livro (que você julga contraditório), ser um dos mais vendidos do país e receber tantas críticas positivas.

Raquel 08/08/2014minha estante
Não terminou nem de ler o livro para estar dando. Minhas palavras são as do Luccas! O livro é ótimo e não foi escrito para agradar você com seus trinta e poucos anos! O livro está entre os 05 mais vendidos do Brasil e a tendência é só aumentar! #Aceita.

Vivi 10/08/2014minha estante
Não considero o livro um livro de autoajuda mas sim um livro infanto juvenil, pra passar o tempo, una leitura agradável. E pelo que entendi, não considerem a historia narrada no livro como vida real porque não é. Eu tenho 22 anos, ri, me diverti, não considero um dos melhores livros que já li, mas acho que o pessoal achou que fosse ser um livro de autoajuda e se frustrou.

BernardoM 13/08/2014minha estante
Nossa, voce conseguiu resumir meus sentimentos em relacao a esse tedio de livro. E da pra ver que quem gostou tende a ter a maturidade emocional de uma colher de sopa, ja que estao literalmente fazendo bullying com voce por nao ter gostado de algo que eles gostaram.

Chegando ao ponto de alguem dizer "por favor nao seja tao critica com a autora". Mas resenhas foram feitas para serem criticas...?

élle 01/09/2014minha estante
Boa resenha. A impressão que tive durante a leitura foi também a de uma moça confusa, com observações infantis e bastante contraditórias em relação a um assunto tão complexo. Dá a entender que ela julga possuir bagagem o suficiente para definir e orientar sobre algo que claramente não consegue entender ainda (e o faz de forma a servir de guia para relacionamentos). Foi mais um meio de impor sua opinião pessoal como uma espécie de verdade universal. E isso incomoda. Acredito que ela não estivesse pronta para esse trabalho.

Lorena 12/09/2014minha estante
Concordo com Lótus.
Admito que gosto bastante dos textos que a Isabela publica no blog, e comprei o livro achando que seria uma "coletânea" de seus contos (bons pra pensar) e não um livro de narrativa tão chatinha e cansativa. Diálogos infantis que me fizeram pensar por várias vezes: "sério que a Isabela Freitas dos textos do blog super legais que escreveu isso?". Xexelento, essa é a palavra. Terminei a leitura com várias marcações em frases legais e uma admiração pela edição. O livro é lindo, a capa, a diagramação, a cor... Mas o conteúdo deixou a desejar, e muito.
Uma pena. Talvez se um dia ela publicar os contos, seja melhor.

Caroline 16/09/2014minha estante
Concordo em gênero, número e grau com o que você disse. Já disseram aqui que o público não é para adultos e sim para jovens, mas eu tenho 18 anos e não me identifiquei nem um pouco. Esperava mais!
As partes de auto-ajuda até que são boas, mas a historinha é muito rasa, previsível, surreal e contraditória. A personagem se diz bem resolvida, mas toma atitudes infantis o tempo todo, trata os relacionamentos amorosos como coisas perecíveis que se são quebradas é melhor jogar fora.
Se fosse um livro de auto-ajuda para superar o fim de um relacionamento seria ótimo, mas como autora de ficção ela tem muito a amadurecer ainda.

Thami 30/09/2014minha estante
Concordo totalmente com você. Fora que parece que a narrativa é copiada da literatura estrangeira. Comprei o livro com a expectativa alta e me decepcionei muito. O livro não foge muito do que você possa ler no tumblr.

Melissa 04/10/2014minha estante
Se eu tivesse lido o que vc escreveu antes de comprar o livro nem teria perdido meu tempo!!! Você definiu muito bem o livro!!!!

Fernanda Fernandes 08/10/2014minha estante
Sendo praticamente uma biografia...
Eu até agora não entendi os agradecimentos, porque ela passou o livro todo se vangloriando sobre estar solteira e agradece ao namorado no fim do livro... oi!?

Rafaela 11/11/2014minha estante
Concordo totalmente. Nem consegui terminar o livro. Achei absurdamente imaturo. Enfim, não gostei mesmo. Se tivesse lido isso aqui antes, não teria comprado.

Lari 17/11/2014minha estante
Eu não poderia escrever melhor! Achei a proposta do livro de uma superficialidade extrema, e praticamente não consegui me identificar em nada com a personagem, aliás, apenas com o gosto musical dela haha

Juhgb 13/12/2014minha estante
Finalmente alguém que não gostou dessa bagaça assim como eu o/. Boa resenha

brenda.silva.11 13/12/2014minha estante
Nesse momento, sinto como se um peso tivesse sido tirado das minhas costas. Pensei que tinha sido a unica que não havia apreciado esta "obra de arte" que meio mundo esta adorando. Como falaram em um comentário abaixo Não se apega, não é um mimimi sem fim.

Cami 15/12/2014minha estante
Exato! Você tirou as palavras da minha cabeça...
Eu também não consegui terminar o livro. Gosto de um vocabulário mais complexo. Amo autores que sabem fazer jogos de palavras e dar brecha para um leque de possibilidades, não autores que, como a Isabela, escrevem como se estivessem escrevendo em um blog ou com uma amiga no facebook. E acho que é isso. Ela escreveu o livro sem notar que era realmente um livro. Escreveu como quem conta uma novidade sobre a vida dela no blog e esqueceu que o mundo não gira em torno dela e dos "namoricos" dela... Gosto de alguns posts do blog dela e acho que ela escreve umas frases geniais às vezes, mas o livro deixou a desejar. Não pela história, mas pela forma de escrever. Ela parece realmente uma garota indecisa, metida a madura e vivida, mas que na verdade mal sabe o que é o amor.

Sâmia 22/12/2014minha estante
Perfeita essa resenha!

Milthes 05/01/2015minha estante
Adorei a sua resenha. O livro foi uma eterna canseira, a autora se repetia muito e não dizia nada com nada.

Samuca 07/01/2015minha estante
Gente pelo amor, esse livro é muito ruim! Independente do público alvo dele! Acontece que a escrita é realmente muito fraca, ela se contradiz o tempo INTEIRO. Tenho 17 anos e digo que o livro não me desceu, ficou entalado na garganta! Toda vez que ela começava com aquelas situações amorosas ridículas que ela tentou construir durante o livro já me via com sono e me deparando com uma garota de 22 que age como se tivesse 12. O livro tinha tudo pra ser bom mas não foi. Curti algumas passagens, algumas reflexões mas a estória é fraca, superficial e só mostrou que a Bebela do livro é muito imatura e por Deus, quero acreditar que a Bebela "real" tenha um pingo de maturidade. FOI UM LIVRO EXTREMAMENTE COMERCIAL e eu quero entender o pq dá Intrínseca ter publicado ele com escritores brasileiros tão bons por ai! Freitas, reveja o seu livro, seus conceitos e vê se no segundo livro você concerta os milhares de erros que esse primeiro livro teve. E sobre ser o quinto livro nacional que mais vendeu e todo esse blá-blá-blá... Bom, não significa nada, já que mais da metade das pessoas que compraram o mesmo acompanham ela no seu blog. Lá no fundo, todo mundo sabe que ela falou o que o seu público alvo queria ouvir.

Chay 10/01/2015minha estante
Esse livro é HORROROSO! Ainda bem que eu não gastei nem um centavo com ele. Eu senti vergonha alheia, do tipo não acredito que estou perdendo meu tempo lendo esse livro. Toda vez que a narradora soltava uma "Qual é?", eu sentia espasmos. É um livro muito superficial e mal escrito. Nem parecia que eu estava lendo um livro, mas sim uma revista Capricho. A narradora e a personagem não em nenhuma maturidade emocional. Todos os personagem são muito rasos.

O pior são as partes em que a narradora fica se auto promovendo, listando os seus curos, educação, danças, aulas de música, descrições do cabelo, aparência etc etc. Eu tenho 23 anos e não tenho mais idade para ler um roteiro de Malhação. Para quem tem 12 ou 13 anos talvez seja interessante. Mas se você já passou dos 18, sério, não perca o seu tempo lendo uma bobagem dessas.

Bianca1554 18/01/2015minha estante
Rapaz,o pior do livro é o tal "sou uma menina bonita,pele alva,cabelos super escorridos" o tempo tooooooodoooooooo. Ok,Isabella,entendemos o quanto você é bonita. Além disso os outros personagens caem no senso comum. A nerd (Amanda) é uma japinha(ou chinesa,não lembro) que se veste meio de roqueira;Pedro tem um estilo bad boy,mas tem um bom coração,traços que classicamente conquistam a maioria das mulheres. Nem pensar para fazer personagens diferentes do senso comum a Isabella quis.

Mas,para ser justa,assumo que gostei de ALGUMAS reflexões sobre relacionamentos.

Priscila 20/01/2015minha estante
Abandonei o livro porque a cada linha antipatizava mais com a personagem. Profundidade de um pires.

Renata 22/02/2015minha estante
deveria ter lido sua resenha antes de comprar o livro, achei q só o começo seria aquela coisa chatinha... mas me senti lendo um livro de auto-ajuda muuuito ruim...

May 25/05/2015minha estante
Ia escrever minha resenha sobre esse livro aqui mas você falou por mim. Ótima resenha!

Bia 21/06/2015minha estante
"Se você já está chegando próximo aos 30 anos.." aos fãs da Isabella, lamento dizer que tenho 16 anos e tive a mesma visão que a Kari. O livro é fraco!

Gabi 13/12/2015minha estante
Sinceramente, eu achei que só eu tinha odiado o livro...
Comprei, confesso, pela modinha em que estava.. decidi ver qual era...
Só li até o final pq paguei por ele né.....
também achei chato, superficial.. 'mais do mesmo', não sei o pq desse BOOM dessa guria não........
pra ganhar um quadro no fantástico?????

Também fiquei querendo saber mais do pedro.... único personagem que gostei.....

outra coisa que me chamou atenção foi que li o livro em 3 dias, mesmo sendo chato foi rápido, achei a letra muito grande.... na verdade é um livro pequeno.....

Letícia Ferrarezi 19/01/2016minha estante
Certamente, você descreveu o que eu senti quando comecei a ler. Tenho 28 anos e pensei: "Isso não é pra mim!" Achei que o livro fosse sobre desapegos no geral, tratados de forma mais leve e menos adolescente. Achei imaturo. Acho que abandonarei. Fora que a narrativa da mocinha é cansativa.

Lis Faino 02/02/2016minha estante
Eu comecei a ler porque minha filha recebeu indicação pra ler e eu costumo acompanhar o que ela consome, até mesmo para conversarmos sobre o livro depois... mas depois dessa resenha vou indicar outra leitura pra ela. :)

Mayara 04/02/2016minha estante
Eu li esse livro todinho ontem e concordo em gênero número e grau com essa resenha, e sério você não perdeu nada em não terminar a leitura :)

Denise 24/02/2016minha estante
Pois é, estava com vontade de ler esse livro porque a sinopse sugeria outra coisa... bom, talvez seja realmente o apelo jovial, é uma coisa de horas a leitura; mas realmente recomendaria se fosse pra "passar o tempo" e olhe lá, não é todo mundo que aguentaria até o fim; gostei muito da diagramação e cores do livro (alguém acima citou) e de alguns dos fatos que grande parte de nós, quando adolescentes, já deve ter passado. O que mais me pegou mesmo foi a contradição da personagem ( também já citada a cima) e a linguagem muito pop; mas dá pra ler sim.

Lay 27/04/2016minha estante
Tive a mesma sensação e só tenho 16 anos, talvez que goste de histórias muito fora da realidade, com acontecimentos rasos e sem muitas alterações, possa desfrutar como um passatempo bom pra prender a atenção por um tempo, só isso.

Tati.Furtado 13/09/2016minha estante
Procurando algumas resenhas pra um artigo acabei vendo a sua e gostaria de dizer que seu senso critico me ajudou muito a perceber alguns pontos relacionados ao livro,desde já agradeço.Mas também que o fato de não lido o livro todo tornou sua opinião limitada com relação aquilo que foi tratado no livro,concordo que Isabela não passa comportamentos maduros mas vejo o personagem como uma tipificação daquilo que realmente somos no intimo e tentamos enconder das pessoas com uma falsa maturidade,uma verdade que parece boba é transformadora que pra quem não a conhece .No mais agradeço e sugiro mais flexibilidade ao ler livros,algumas coisas precisam ser sentidas pra depois serem compreendidas.

pribt 14/01/2017minha estante
Resenha perfeita... tenho mais de 30 anos e achei mesmo muito fraquinho....

Gabi 22/01/2017minha estante
Tenho 22 e não consegui passar da página 20.

Angélica Arias 19/05/2017minha estante
Eu comecei pelo segundo (e não tive problemas por isso, pois a história não é uma sequencia), e não gostei. Depois comprei o primeiro e me forcei a ler pra poder terminar o segundo. Não é um bom livro, é mais pra se distrair mesmo. Levando em conta de que estava lendo 2 ÓTIMOS livros antes dele, foi até meio injusto ler ele logo em seguida hahaha. Ela é muito imatura e a forma como ela narra que as pessoas tratam ela, eu acho muito ridícula. Não é o tipo de livro que eu me apego e fico triste quando acaba, mas dá pra ler e se divertir um pouco. E tenho 22 anos.

Karine 16/01/2020minha estante
Resenha perfeita, meu deuuuuuus!! Eu senti o mesmo lendo. As contradições na narrativa, que é infantil demais para acreditar que a personagem tem 22 anos. A Daenaerys em GOT começa os livros com 14 e tem muito mais cabeça e personalidade kkkk (sei que as histórias são totalmente diferentes, mas não tem problema ressaltar)

Bia 07/02/2020minha estante
Top maravilhoso esse livro ??

@juju.beekind 12/02/2020minha estante
Ai, me identifiquei com a parte do perto dos 30 haha. Tenho esse livro na estante há um tempo, confesso que dei uma desanimada de ler. Já não muito afim de perder meu tempo com essas estórias....

Cynthia49 04/05/2020minha estante
Análise perfeita

Fabricio 23/08/2020minha estante
Queria ter lido essa resenha antes, assim não teria perdido meu tempo.
Achei a personagem com uma superficialidade tão grande.
Deve ser o fato de eu estar beirando os 30 anos, mas fatos como tenho o cabelo loiro e liso demais (sério que isso é um problema?), uma personagem com 22 anos anos que não trabalha, e tem o cursinho de inglês (como uma das coisas mais chatas do dia).
É um livro extremamente fútil, que não tem uma personagem externamente complexa, realmente é um livro voltado para um público infanto-juvenil.

vidiana 24/10/2020minha estante
Não é preciso nem estar beirando aos 30 pra ter essa opinião, meu primeiro contato com esse livro foi quando eu tinha 11 anos e na época mesmo eu já odiei por tanta futilidade

Tatah 16/01/2021minha estante
Gente eu sou nova aqui como fasso pra ler

Maria.Luiza 07/04/2021minha estante
Como que faz para ler alguém p ler alguém pode me explicar por favor ?! ????

Priih.Santiago 24/06/2021minha estante
Você definiu tudo que eu sentia a respeito desse livro, e assim como você, nem consegui terminar a leitura de tão imatura e contraditória que é a história.

VitAria 13/12/2021minha estante
As pessoas não gostam desse livro pelo simples fato, de que ele conta a realidade de muita garotas de 22 anos. E as "futilidades" descritas no livros, não passam de coisas normais que se passam na cabeça de todos (todos) nessa idade, ou menos, ou mais. Sim. Mais. Porque o que conta o livro nada mais é do que uma crise, que essa mulher de 22 anos esta passado. E crises não tem idade. Na verdade esta na hora de parar com esse papo de "idade" porque na realidade, idade é apenas um número. Mulher e homens de 30 anos, podem ter os mesmo problemas de adolescentes de 16 anos. Como? Existe pais de 16, não? E temos que ter um pouco mais de empatia. Porque o que poder ser uma "futilidade" para você. Não é para o outro. Não minimize a dor do outro, só porque você não a sente, e acha que é drama, um imaturidade e futilidade.

Layenna 15/12/2022minha estante
Justamente? aos 25 já não me envolvi com a história. Vou terminar de ler por puro tok ficará os outros três na estante kkkkk

Raissa 22/07/2023minha estante
Li esse livro pela primeira vez com 16 anos e simplesmente me apaixonei, comprei logo os demais livros, ela é incrível e me ajudou muito, hj com 19 anos ainda sou apaixonada ?

Thais 08/07/2014

Um mimimi sem fim
Acho que como a maioria das pessoas que leram ou tem a intenção de ler esse livro sigo a Isabela no twitter e acompanho seu blog. De modo geral gosto dos texto dela. Sempre me passaram uma imagem e autoconfiança, uma mulher forte e com muito amor próprio, mas definitivamente não é essa Isabela que achamos nesse livro.
Talvez se você tem 15 anos ache esse livro um dos melhores do mundo, mas se for bem resolvida o suficiente as questões da personagem vão parecer rasas e superficiais. A isabela do livro muitas vezes se mostra insegura e tola. No começo do livro até achamos alguns conselhos realmente bons que se perdem numa historia fraca e contraditória.

Ao mesmo passo que Isabela fala que é uma pessoa que desapega fácil das coisas, ela conta historias de uma menina que sofre por tudo porque o ficante deu um bolo, porque o primo não presta, por o ex é um bacaca.
Custo a acreditar que a garota do livro tenha mesmo 22 anos, suas questões e sua postura são de uma adolescente em idade escolar. Muitas vezes me pareceu até uma garota mimada que não sabe em nada o que é desapego.
Os diálogos em sua maioria são forçados, assim como as história que a isabela conta como por exemplo a historia da amiga de infância Sara.
O único personagem que se salva sem duvida é o PEDRO.

Agora se você é uma menina que sonha em ser um princesa da disney, sonha viver um amor de comedia romântica e se intitula como "complicada e Perfeitinha" se joga nesse livro.
Juhgb 13/12/2014minha estante
Exatamente o que eu senti lendo esse livro, só comprei porque gosto de algumas frases dela no twitter, mas só. Muito clichê pro meu gosto. Gostei da resenha.

Dara 19/12/2014minha estante
Ótima resenha! Eu adorei o Pedro também! Achei a personagem muito mimada, ingênua, contraditória e confusa. Me desculpe, mas se eu - com meus 18 anos de idade - achei ela extremamente imatura, imagina alguém da idade dela! Inicialmente achei interessante o título e nunca tinha ouvido falar da autora. Entretanto após ter lido o livro todo (achei uma leitura bem fácil) concluí que o título é completamente contraditório com as atitudes da Isabela. Enfim, eu recomendo esse livro pra adolescentes que curtem ler Capricho e essas revistas teen.

Seny 03/09/2016minha estante
Como é bom saber que há pessoas no mundo que concordam comigo. Ótima resenha. Disse tudo o que eu penso.

luh 13/08/2022

Não se apega, não.
foi um livro razoável.
a personagem principal me irritou muito, mas até que tem uns ensinamentos bons.

Rafaelly 28/02/2023

Não se apega, não
Nesse livro ela retrata toda sua vida, seus fracassos e conquistas, e muito também sobre suas decepções amorosas. mas tudo começa ao terminar seu relacionamento de dois anos...

Esse livro me fez enchergar um outro mundo, me fez ver coisas que eu tinha deixado passar despercebido... bom o livro é ótimo para quem busca mais amor próprio, independência e etc... ele aborda muito sobre isso.
Evelin92 28/02/2023minha estante
Eu amo essa saga

Rafaelly 28/02/2023minha estante
Estou ansiosa para ler o próximo :)

Mari 28/02/2023minha estante
Eu amooo

whos.andre 28/02/2023minha estante
qual é a classificação indicativa?

Ana Paula Moreira 31/12/2023

Bem adolescente, mas verdadeiro
Eu devia ter lido esse livro na fase dos meus vinte e poucos anos, ia me ajudar muito. Acho que a autora Isabela Freitas contou história real e não fictícia. Tem muitas frases que realmente nos faz refletir de como somos bobas. Eu ri muito como a história é narrada e me identifiquei com o jeito divertido da Isabela. Considerei o jeito meio egocêntrico da personagem e a maneira como ela não evita entrar em confusão pra dar a nota no livro, porque isso acabou me irritando. Mas o livro compensa muito ser lido, ele nos coloca em cenários que muita pessoas acabam vivenciando e não sabem como lidar.

Mirela.Lima 09/04/2021

MDS esse livro!!!!!!!!! ele é tão gosto de ler. e foi por ele aonde eu conheci uma das bandas que eu mais gosto hoje ?~?. ele é divertido, aborda vários assuntos amoros...enfim, É ELE! ?
Maria Clara 09/04/2021minha estante
Toda essa saga é perfeitaaaa!! ???

Mirela.Lima 09/04/2021minha estante
É uma pena que eu só li esse :(

Maria Clara 09/04/2021minha estante
Corre pra ler os outrosss! Sério, é muito bom

Nara 29/12/2014

Entenda: Bestseller não é sinônimo de qualidade literária.
Comprei o livro pois estava muito bem comentado nos blogs literários e por que o tema me interessava atualmente. Mas, no geral, foi decepcionante.
Não funciona como autoajuda, pois os argumentos são bagunçados, se contradizem e rasos. Algumas frases interessantes saem aqui e ali, apenas. Não funciona como estória, pois também está bagunçada e a protagonista também se contradiz o tempo todo: passa parágrafos se descrevendo, acha um charme ser mandona, volúvel, dramática ao extremo e é super mimada, e ah! como me cansou esse ideal de princesa da Disney. A menina também tem 22 anos está há anos na faculdade e não grava o nome de um professor (não vejo motivo pra orgulho nisso), não tem ideia da carreira que está construindo e trata a faculdade como um aluno de ensino médio trata a escola. Algumas coisas são fora da realidade como a área de fumantes numa festa de escola. Ela teve ao longo da estória pelo menos três amigos de infância que em cada capítulo era considerado o mais marcante. Falta coerência também. Dou duas estrelas pelo belo trabalho de diagramação da Intríseca e por algumas passagens motivacionais interessantes. Estou colocando ele disponível para trocas.

Paraíso dos Livros 03/02/2021

Resenha | Não se apega não – Isabela Freitas – Livro 1

A protagonista Isabela sempre idealizou o príncipe encantado, criando grandes expectativas em cada um dos relacionamentos que já teve. Após o término com Gustavo, ela percebe como a relação tóxica que tinha com seu ex-namorado, atrapalhou a sua vida de diversas formas. Porém, sendo uma pessoa inteligente, determinada, observadora e extrovertida, que apesar das decepções que teve, sempre gostou de estar rodeada de amigos verdadeiros para contar, agora a solteira Isabela, busca dentro de si, as respostas que procura para ser feliz, aprendendo lições válidas durante sua busca pelo amor próprio.

Eu gostei bastante da escrita da Isabela Freitas, o livro apresenta um enrendo envolvente, parecendo ser um relato biográfico na própria autora, mas se trata de uma ficção misturada com algumas lições e fatos que a autora viveu. Isso torna o livro interessante, deixando a sensação que estamos lendo um diário com reflexões a serem exploradas.

O livro prioriza bastante a amizade, mostrando como é importante ter o suporte de quem realmente se importa conosco, durante os momentos difíceis, mas, por outro lado, deixa claro que o ato de desapegar daquilo que não acrescenta de maneira positiva é fundamental para ter uma vida saudável, seja fisicamente ou mentalmente.

Eu diria, que esse é um tipo de livro para quem procura melhorar a autoestima. O livro tem uma história leve, divertida e fluída, sendo possível lê-lo rapidamente e também contém muitas frases marcantes, que faz o leitor refletir sobre os fatos apresentados.

Acredito que há muitas situações citadas no livro que já aconteceram com muitas pessoas, então conseguimos nos colocar no lugar da protagonista diversas vezes, criando assim, um vínculo com a narrativa. Além disso, os personagens são muito cativantes, cada um a seu modo. E quem já leu essa história, sabe que tem um certo Pedro Miller que não dá para esquecer, né?

Termino essa resenha com uma frase que resume bem o livro, da página 221:

“O desapego não é indiferença, covardia ou desinteresse. O desapego é se libertar de tudo aquilo que faz mal e causa sofrimento. Desapegar é sinônimo de se libertar. Soltar as algemas. Colocar asas. Se permitir voar novamente. O desapego é a aceitação, é o desprendimento.”

malu 05/11/2021

sem graça
a personagem principal é uma chata, unica pessoa que salva ali é o pedro melhor amigo dela.
dá bons conselhos e me identifiquei bastante com ela, isso não é positivo pq odiei ela mas é inevitavel nao pensar essa desgraçada é igual a mim, heim.
nao aborda nada, achei meio raso. nao tem nenhum tipo de problema ou coisa do tipo é só ela putinha atras de romances pra nao ter que lidar com ela mesma.
rairai5 16/12/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu deus nunca concordei tanto com uma resenha pqp

Gabi Moreira 13/03/2023

Ruim
O livro parece que foi escrito por uma criança, a menina é muito dramática, achei o enredo bem fraco e não gostei

Karina 03/02/2021

Resenha | Não se apega não – Isabela Freitas – Livro 1

Termino essa resenha com uma frase que resume bem o livro, da página 221:

Aline.Silva 27/04/2020

Releitura
Relendo esse livro percebi o quando Isabela Freitas evoluiu em sua escrita e ensinamentos, esse primeiro livro pode ser rotulado até como ?infantil? perto do último da série, claro que tem conteúdo sobre amor próprio, mas nem se compara ao que ela prega hoje. Fico feliz por esse crescimento e isso só mostra que ela ainda pode evoluir mais e nos ensinar cada vez mais.

Toshiko.Pri 14/11/2022

Legal
Primeiramente, a capa dá a entender para que não nos apegar ao amor e às pessoas, mas o que o conteúdo do livro realmente quer transmitir é para não nos apegarmos ao passado, à sentimentos maus.
Que para amarmos o outro, devemos nos amar primeiro.
Superação, autoconhecimento, e a valorização de si.

O livro não fala exatamente, mas acredito que a autora misturou algumas experiências de sua vida com um pouco de ficção, pelo menos foi o que eu senti..rs

Traz bons ensinamentos, porém, não concordo com tudo o que a autora escreve. Pois temos valores diferentes.

Uma leitura bem fluída e gostosinha de ler.

Pam 12/12/2014

O título funciona como aviso pro livro.
Não sei nem como começar.
Eu segui o blog da Isabela durante algum tempo, mas o foco era muito só em relacionamentos e acabei dando unfollow. Vi a moça metida em alguns barracos pela internet e peguei uma certa implicância. Entrei mais algumas vezes no blog e continuei achando bem chatinho. Quando descobri que ela lançaria o livro, achei que seria um livro com dicas de relacionamentos para as mocinhas.

Antes fosse. Sentei outro dia na livraria, enquanto esperava um amigo, e resolvi conhecer o livro pra poder falar com propriedade. Abri numa página qualquer (um pouco antes da parte que ela encontra o primo, mais precisamente) livre de preconceito naquele momento. De verdade, tinha resolvido dar uma chance se o livro fosse bom. Me arrependi.

A parte da história é cheia de clichês utilizados provavelmente pra emocionar mocinhas e causar óbvia identificação, porque a cada parágrafo, eu só pensava "QUEM NUNCA?", os conselhos generalizam todas as pessoas e a "personagem" (eu espero que ela não seja assim de verdade) é extremamente birrenta e imatura pra alguém da idade dela. Não, idade não é parâmetro de maturidade, mas você imagina que uma pessoa quase formada na faculdade e com vários relacionamentos e experiências na vida não vá se comportar como uma mocinha de 15 anos inexperiente.

E o que dizer sobre os momentos NADA A VER em que ela começa com os conselhos ~auto ajuda~, como refletindo sobre amor próprio e confiança no meio de uma balada, ofuscando os acontecimentos do momento? Gente? Quem faz isso?

Supostamente, é narrada uma jornada de amadurecimento, que ocorre DO NADA, e deixa um gancho pra continuação (que vai rolar e eu espero que seja melhor) onde ela certamente terá um romance com o amigo dela. Mais clichê.

Teria sido melhor, na minha opinião, ou escrever um livro SÓ de auto ajuda, ou só de romance. Misturar os dois não foi uma boa ideia e eu ainda não sei PORQUE a Intrínseca publicou esse livro.

Duas estrelas, uma porque não tem erros gramaticais e outra porque eu sei que ela é iniciante.

Ariadne38 13/08/2014

Síndrome de Blair Waldorf
Sempre acompanhei os textos da Isabela no blog, alguns são muito bons, mas a maioria são tão fúteis que nem consigo terminar a leitura, e o mesmo aconteceu com esse livro.
Algumas reflexões são realmente válidas, mas em grande parte, o livro fracassa em seu principal objetivo, ao invés de uma personagem forte e determinada, encontramos uma personagem superficial e mimada, por exemplo.
Achei os diálogos forçados e o final péssimo. Quem tem 12, 13 anos, vai adorar o livro, mas pra mim, com 19, achei um pouco inútil, mas a leitura é válida para passar o tempo.