Não Se Apega, Não

Não Se Apega, Não Isabela Freitas

Resenhas - Não Se Apega, Não

JaninniS 08/05/2020

Abri a boca e falei "eu nunca vou ler esse livro".
E aqui estou eu acabei de ler e já quero ler o segundo.
Rebustine0 08/05/2020minha estante
Que surpresa boa gostar de um livro que não achava ser possível ?

Milena.Santos 04/01/2021

A Junção de Todos os Clássicos da Sessão da Tarde
A história segue um modelo clichê de romances - o que ao longo do livro deixa bem evidente a falta de criatividade e inovação na obra. Possui muitos esteriótipos de como a mulher é e como ela pensa - o que são bem infundados e bobos. Tem partes repetitivas e algumas inconsistências na narrativa, além de algumas problemáticas facilmente resolvidas.
Os personagens tem uma construção bem fraca e em muitos momentos a protagonista é muito aborrecível. Em ultimo, a parte sobre a perda que teve na infância foi inserida para que tivesse uma movimentada na história, pois o arco da personagem principal não teve uma significativa mudança.
Caso você seja um leitor que percorreu muitos livros vai perceber que esse não tem nenhuma personalidade ou algo inovador - além de dizer coisas obvias.
Bom, acho que seria uma boa recomendação para leitores iniciantes - talvez. Ou para pessoas mais jovens que ainda não vivenciaram muito de relacionamentos - mesmo que o livro tem algumas coisas bem problemáticas aos meus olhos.

ð°ðððð 15/07/2022

Sinceramente que livro incrível

"Querido cupido desejo que você morra atingido pela própria flecha"

Depois que eu li,mudei meus pensamentos em relação a pessoas e um pouco sobre o amor.

Você é uma pessoa indecisa?

Esse livro é pra você
Você não vai se arrepender de ler

Boa leitura!

mandy11a 10/09/2023

Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.

Marta 22/06/2020

Desapega, amiga
Isabela tem 22 anos, mora em Juíz de Fora, Minas Gerais, cursa a faculdade de Direito, namora o Gustavo e seus melhores amigos são Pedro e Amanda.
O livro retrata toda a vida de Isabela, seus fracassos e conquistas, e muito sobre suas decepções amorosa, mas tudo começa ao terminar seu namoro de dois anos com o cara que todos acreditavam ser um príncipe, mas as aparências enganam e nem todos são o que demonstram ser.
Após várias intromissões e questionamentos de suas amigas, ela resolve pensar no porquê de manter um relacionamento tão ruim por tanto tempo.
Tudo leva ao desapego, ela cria algumas regras básicas para deixar o Gustavo de vez. Mas nós sabemos que não mandamos no nosso tão teimoso coração.
A Isabela se dá super bem com sua família e seus amigos, no entanto, ela escuta muito seu melhor amigo, Pedro, é como se ele a conhecesse como a palma de sua mão. A amizade dos dois é tão intensa que nós realmente esperamos que ambos fiquem juntos, afinal, o amor pode nascer de grandes amizades, não é mesmo?!
Se gostou da resenha, siga o meu perfil literário: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/B9aAx-1Da8P/?utm_source=ig_web_copy_link

Aline 16/08/2015

Não me convenceu, não
Janela Literária apresenta a resenha de "Não se apega, não" da blogueira Isabela Freitas:

Er.... não sou muito fã de livros de auto-ajuda, aliás eu não tenho quase nenhum livro de auto-ajuda nessa vida (apesar de seguir os conselhos de alguns profissionais de vez em quando), porém, esse livro despertou minha atenção primeiro pelo título chamativo e segundo pela belíssima edição envolvida com muitas cores e um design espetacular (parabéns ao designer, de verdade).

Eu não sabia que a autora era blogueira e muito menos que ela era tão nova, só fui descobrir ao ver a foto da mesma na orelha da última página do livro, não que isso seja um fator importante.....ou talvez seja, enfim basicamente ele apresenta pra gente a história da Isabela que acaba de terminar um relacionamento. A premissa é muito básica: Isabela conta suas peripécias românticas, ao mesmo tempo que oferece conselhos preciosos que surgem da sua cabeça. É um misto de ficção (ou "ficação" rs) com auto-ajuda.

Fico com muito medo de fazer a resenha de um livro desses sem julgar a vida pessoal da autora já que ela se transformou no próprio personagem do livro. Quero tomar cuidado para não tentar ser muito cruel nas minhas colocações e até injusta com o estilo de vida dos mais favorecidos da sociedade (lê-se classe média), mas apesar de achar que a Isabela tem boas intenções, me pergunto se devo recrimina-la por ser piegas e fútil ou exalta-la por ser ela mesma e realista ao extremo, afinal a quantidade de garotas que são como ela não está no gibi, ao mesmo tempo, que não representa a esmagadora maioria. Isabela me pareceu pouco vivida e completamente fora dos padrões da maior parte da sociedade, ou seja, ela me parece ser da nata, a classe média alta que dá conselhos diferentes do que a maioria necessita.

O problema é que fazer a crítica de um livro é julgar o formato da narrativa e também o enredo e neste caso, a Isabela faz parte do mesmo. Não vou negar que muitos dos conselhos ditados pela Isabela são realmente bons e podemos dizer, até mesmo óbvios. Sei que ás vezes mesmo tudo sendo óbvio, só funciona se repetirmos ou estamparmos em algum papel, porém, a narrativa é demasiada simplória e creio que uma garota de 15 anos poderia ter essa mesma escrita. Certamente a autora quis ser ela mesma e ser sincera, o que podemos dar algum crédito, mas não elimina a pobreza de estrutura literária da obra.

Permitindo-me ser ousada agora e largando meu papel imparcial, preciso ressaltar que achei alguns absurdos neste livro inimagináveis que na minha cabeça, somente pessoas que têm tudo e são extremamente "bem de vida" conseguem enxergar a vida de forma tão pequena e fútil como li nessa narrativa (ok, sem generalizar, nem todos os "bem de vida" são fúteis"). Basicamente para resumir o que acabei de falar: a personagem ensina o desapego mas me parece insegura e recalcada em alguns momentos, senti ela ciumenta exageradamente e fiquei chocada com algumas passagens, como por exemplo, quando ela se revolta porque seu melhor amigo não estava mais na cola dela, afinal, o coitado estava namorando mas mesmo assim, ela deveria merecer atenção igual de quando ele estava solteiro.

Mas apesar de toda narrativa simples e piegas, me surpreendi com uma passagem que contava a história de uma amiga da Isabela, achei por incrível que pareça, simples mas bonita. O problema é que isso não convence muito, pois, você já está vacinado pela futilidade da protagonista e só acaba te convencendo de que ela contou essa história para te comover.

Essa resenha foi muito difícil de fazer, tive que tomar cuidado com minhas palavras mas infelizmente é realmente um livro extremamente comercial. Infelizmente fico triste em ver como a visão de muitos sobre o amor e sobre a vida é tão pequena e tão robotizada, além de simplória e infantil.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8
Sergio Carmach 24/08/2015minha estante
Ótima resenha! Infelizmente, a "literatura" comercial costuma navegar em águas rasas. Clichês, falta de ousadia, simploriedade e imaturidade são marcas clássicas dos autores que enchem o mercado com esse tipo de livro, pobre e ruim. Mas o povo compra...

Aline 27/08/2015minha estante
Pois é Sérgio, o povo compra e a mente empobrece....

Andy.Domingos 30/07/2020

O que seria dos começos se não existissem finais?
Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado.
Isabela é uma estudante de direito de 22 anos e que mora com seus pais em Juiz de Fora (MG). Uma garota um tanto carente já que sempre sonha em ter uma relação perfeita e devido a isso ela decide terminar seu longo relacionamento que não estava indo bem e começa uma vida de solteira que acaba se metendo em algumas ciladas.
Entretanto, ela tem dois melhores amigos para lhe ajudar, Pedro e Amanda que sempre buscam aconselhar melhor a amiga sonhadora.
Apesar desse livro me deixar a desejar em alguns pontos como por exemplo, a imaturidade da personagem, eu indico aos adolescentes que com certeza se divertirão com as experiências de vida da Isabela e também obter algumas lições de vida, principalmente sobre relacionamentos.

Carla 06/08/2014

Deixou a desejar..
Pensei que houvesse uma história, um enredo com personagens fictícios...mas na verdade é uma autobiografia.

Leitura adolescente, com momentos e questionamentos adolescentes..

Tudo bem, tem certas passagens que ri, lembrando de situações semelhantes.

Beira a autoajuda, sim, um ser humano deve se amar primeiro para depois ser amada, deve-se estar bem consigo mesma, e é possível viver solteira e feliz.

Isadora.Pohlmann 20/09/2020

Deprimente.
?Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal per-fei-to! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.
Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.?

Bom, lá vamos nós! Particularmente achei tanto a narrativa quanto a história contada bem infantis, me arrisco a dizer ate fúteis, a autora mostra certa imaturidade nos seus relatos, ela cita muitas frases prontas (como as leis do desapego) que ela simplesmente não segue na própria vida (pelo menos no que ela conta no livro), qualquer coisinha que acontece ela faz uma tempestade. Eu diria que é um livro mais pra adolescentes, com uns conselhos meio bobos, mas que talvez se encaixem melhor para pessoas mais novas.

Além disso, acredito que o tema do desapego poderia ter sido bem melhor trabalhado em um livro o qual o título remete justamente à isso. Sinceramente, quando terminei o livro tive vontade de fingir que nunca tinha lido, apagar das minhas memórias todos aqueles elementos que me fizeram sentir até um pouco de vergonha alheia por alguém ter publicado aquilo sobre si mesmo.

Mavi 22/03/2022

é um livro bem divertidinho de ser lido. a história é sobre superação, recomendo pra quem gosta de livros adolescentes, pq ele se trata disso. já passei por essa fase que foi contada no livro, então em alguns momentos eu me via nela, valeu a pena a leitura mesmo que não é algo que bate comigo nesse momento.

Maria 09/05/2022

Interessante
Gostei da escrita, e do fato de conter um humor leve mesmo quando a personagem narrava um drama de sua vida, escrita jovem e descontraída.

Suely.Fernandes 21/03/2022

Adolescência que fala...
Achei bem mi-mi-mi os diálogos e escrita. Muito de adolescente e sempre vivendo na crença e sonhos de infância, por acreditar em contos de fadas, príncipes encantados, princesas e finais felizes.
Apesar que mais pro final do livro, até estava me divertindo com as falas da personagem. Me senti lendo um script da novela Malhação!
Gostei também de como ela define o desapego, mesmo não concordando em tudo.

lyreadings 21/06/2021

Quase não consigo terminar!
21/06/2021
Vamos lá... Pra começar, faz mais ou menos um ano que comprei esse livro e só agora eu vim terminar de lê-lo. O que salva o livro é os conselhos sobre amor próprio e afins. Mas achei uma leitura muito arrastada e só consegui terminar de ler porque foquei real no objetivo. Sem contar também que acaba sendo bastante repetitivo muita coisa da história, e o final deixa a desejar muito.
Emmilly 22/01/2023minha estante
O 2 maravilhoso eu não li esse

Sara 26/06/2021

Uma leitura leve
uma leitura tranquila, gostosa, fluída, simples, os personagens são uns amores, a amizade da isa e do pedro é muito legal de se ver, a trama pesa um pouco do meio pro final com questão de parecer arrastada, é um livro divertido pra passar o tempo.

lady day 16/06/2021

Tirei uma estrela porque apesar de o livro ser ótimo, ele chega á ficar um pouco cansativo depois que entendemos a mensagem principal dele!
Tanto que li este livro á uns anos e realmente não pretendo dar sequência aos outros por que já entendi o que a escritora quis nos passar, e acho que se tornaria uma coisa exaustiva PARA O MEU PERFIL DE LEITORA dar continuidade...