Não Se Apega, Não

Veronica Mendes 26/08/2014

Fraco. Totalmente previsível.

Val 09/08/2020

Gostei
Livro que traz boas energias em momentos em que o coração está quebrado. Recomendo.

Marianna49 20/06/2023

Basicamente amei o livro
Um dos motivos de eu ter gostado tanto do livro é eu ter me identificando com a Isa, com a dificuldade dela com relacionamentos. Com esse livro vi que tudo tem o fim, mas não necessiaramente um fim ruim, apesar dos péssimos relacionamentos, esses relacionamentos é um aprendizado e contribui como a gente é hoje.

Aline Mari 07/09/2022

Leve e fluido
Nem de longe este seria um livro que me chamaria a atenção em outros tempos. Porém, para o momento que estava passando, uma amiga me indicou e, por mais que seja um super clichê misturado com auto-ajuda, ele realmente fez muito bem para mim e me ajudou a superar o momento com mais leveza. Para momentos em que é necessário desapegar para seguir em frente, recomendo este livro.

Luiza 14/12/2020

adorei!
Reafirmei e aprendi várias coisas com ele,principalmente sobre amor próprio,desapego e solitude. divertido demais

Nathblackheart 15/07/2014

Resenha Desapega
A cor da capa foi o que mais chamou minha atenção (e claro, a Sinopse) e aposto que a de muitos outros leitores também. Depois de pesquisar sobre, descobri que este livro estava sendo bem avaliado e saía de estoque com frequência, então precisei comprar um exemplar para colocar na minha estante.

Adorei a forma como a autora desenvolve a história. Me identifiquei muito com ela, pois apesar de ter 23 anos, parece uma garota de 18 anos com confusos e loucos pensamentos. Tão dramática quanto uma jovem dessa idade pode ser. Parecia até que eu estava lendo um diário, me tornando mais próxima da personagem a cada página que lia.

No início, Isabela conta sobre o término com o namorado Gustavo e ao decorrer do livro, outras histórias vão sendo narradas, como: a balada sertaneja, o reencontro com o primo, saídas com um vizinho e conversas com os amigos Amanda e Pedro. Uma mistura de comédia e drama, o "Filme da Isabela" (expressão citada no livro) poderia até virar realidade, porque se virasse... eu com certeza, assistiria.

Recomendo o livro para todos aqueles que querem se desapegar de algo ou alguém. Além de perceber que não estamos sozinhos, temos a inspiração para começar a remover da nossa vida toda e qualquer coisa que nos atrase, reprima e torne nosso coração pesado, então desapegue!

Tayná Coelho 28/07/2014

Muito bafafá pra pouco conteúdo
Nunca fui o tipo de pessoa que lê livros de autoajuda. Sei lá, nunca acreditei muito que as pessoas funcionam do mesmo jeito, que o que serve para um, vai servir para o outro. Mesmo assim resolvi ler esse livro, muito por conta do tanto de atenção que ele vinha recebendo, tanto na mídia quanto na internet. Eu devia ter permanecido quietinha no meu canto.

Não é que o livro seja de todo ruim, mas um livro de autoajuda, misturado com uma ficção bobinha que gira em torno de uma personagem fraca homônima à autora, mas que não é exatamente ela. A sensação que fiquei dessa escolha de colocar o nome do personagem, as características físicas e a idade iguais a da autora foi que ela quis contar uma história dela, mas tendo como fugir se alguém questionasse algum elemento descrito no texto. Sei lá, meio estranho

"É como se sentisse que essa pessoa não tem intelecto suficiente para conversar comigo."

O livro conta a história de uma garota, Isabela, que aos vinte e dois anos termina seu namoro de dois anos com um cara canalha que a tratava como lixo. A história vai e vem na linha do tempo da vida de Isabela, mostrando os relacionamentos anteriores, a forma como conheceu os amigos e como ela está lidando com o término. Paralelamente, a autora vai desenvolvendo a Teoria do Desapego. O livro me incomodou bastante por três motivos: o primeiro é que ela se propôs a escrever sobre desapego e isso não passou de um pequeno plano de fundo para a segunda coisa que me incomodou a história é boba demais, e a terceira coisa que me incomodou foi o excesso de autopromoção. Antes da página cinquenta ela já havia se descrito fisicamente umas cinco vezes, fora as frases como a citada aí em cima.

Mas nem tudo é terrível no livro (senão ele não teria ganho três estrelas). A autora tem algumas boas frases de autoajuda e, talvez, se ela tivesse ido apenas por esse caminho, tivesse dado mais certo. O problema todo é que ela vinha com uma teoria super forte, pra cima e aí a historinha que ela contava pra exemplificar nos mostrava o quão fraca e boba era a personagem principal.

"Nós devemos ter mais autoconfiança, isso é um dos requisitos básicos para o sucesso em um relacionamento."

Penso também que, talvez, se ela tivesse focado só na história também não teria sido tão desastroso. Ela não estaria se contradizendo e poderia dar um final melhor para a personagem, sem comprometer a parte de autoajuda do livro. Acho que deu pra notar, pelos comentários, que o erro foi misturar tudo.

O trabalho gráfico e a diagramação estão impecáveis, de verdade. O livro está visualmente lindo e isso é ponto pra Intrínseca, que sempre capricha nos livros.

Infos, fotos e links:

site: http://olhandoporai.com/2014/07/28/resenha-nao-se-apega-nao-isabela-freitas/

Mari 13/08/2022

Bem fluido.
Um romancezinho pra ler em períodos de ressaca. Leve, com reflexões sobre relacionamentos, desapego e amor próprio. ?

Cíntia 16/01/2021

Relendo
Não lembro quando foi a primeira vez que li, e não lembrava de tê-lo achado chatinho quando li anteriormente. Mas eu lembrava que tinha gostado. Tanto que comprei e li o segundo livro "Não se iluda, não".

Como comprei o terceiro e quarto livros, decidi reler os anteriores.

Bem, como eu disse, o início foi chatinho, acho que devido Isabela divagar demais, refletir demais e não contar uma história em si. O livro fica mais divertido quando ela conta os acontecimentos de relacionamentos anteriores e o porque de estar solteira.

Não é um livro que me prendeu, nem uma leitura apaixonante, mas no todo não é ruim. Talvez eu tenha gostado mais a primeira vez que li, por recém ter terminado um relacionamento. De qualquer maneira vou reler o segundo livro e ler os outros (porque sou muito curiosa para não lê-los).

Acredito que vale a pena ler, tem partes engraçadas e divertidas.

Paulinha 20/12/2021

Um livro bem diferente dos que estou acostumada.. demorei um pouco a me conectar.. na minha visão é tipo um auto-ajuda "gente como a gente".. kkkk.

manubarbs 15/09/2015

Não compra, não
Apesar de não ser de se jogar fora, se você estiver procurando algo mais consistente, não recomendo. A sensação de estar lendo uma revista Capricho ensinando a como superar o namoradinho da escola fica presente em todo o livro. Histórias fracas e não provocam catarse. Claro que há bons conselhos dados durante a leitura, porém, acho que se encaixaria melhora na área de literatura infanto-juvenil.

re.bekz 04/01/2023

Há muito tempo atrás eu li esse livro é simplesmente amei, não me recordo de muita coisa, mas a história na época me prendeu tanto que li ele rapidamente.

luluzinhxg 11/08/2021

RESENHA
Este livro passa vários ensinamentos, muito bom mesmo que às vezes eu me estressei com a protagonista kkkkk mas recomendo

Jessica 27/10/2014

Malhação 2.
Como esse livro estava recebendo criticas tao boas resolvi compra-lo para experimentar por mim mesma. Eu achei fraco, mamão com açúcar, sessão da tarde, malhação. Eu acho que a Isabela teve uma ideia muito boa na hora de fazer esse livro, tem muitas 'lições' que ela passa que acho que vão ajudar muitas meninas, mas é só isso. O livro em si é para menininhas, eu com 17 anos me considero jovem e eu achei o livro e a personagem ou autora (não sei) muito infantil. Eu fiquei surpresa quando descobri que ela tinha 22 anos. Há vários furos no livro, e eu achei a personagem irritante, parecia uma adolescente de 13 anos daquelas que leem capricho e fazem teste pra ver se beijam bem. Ei, nada contra eu já fui uma dessas pseudo-adolescentes, porém passei dessa fase e esperava mais de um livro que se dizia 'perfeito para jovens'. Não é perfeito. Por ser o primeiro livro dela até dou um desconto, eu gostei de varias partes. o negocio do desapego eh da hora e EI, eu também sou sagitariana, nascida um dia após nossa queria autora. Realmente sagitarianas gostam de aventura, de falar mais que a boca, são MUITO sinceras e blá blá blá. Mas eu acho que a personagem tem algum transtorno de personalidade, primeiro ela diz que tem amor próprio, mas em todos os momentos do livro ela precisa se auto afirmar falando sobre o cabelo loiro e escorrido, sobre como era branca e até é chamada de branquela.. Bem contraditório com o que ela quer passar com o livro. Mas talvez eu esteja apenas sendo critica demais. Não sei, o livro não me agradou e não me encantou, achei fraco e imaturo, mas se eu tivesse 13 anos eu iria amar, então amantes de malhação podem ir fundo, essa é a sua praia. Pessoas maiores de 16 anos, acho que vocês terão a mesma opinião que eu. 3 estrelas generosas.