Beautiful You

Beautiful You Chuck Palahniuk

Resenhas - Beautiful You

Paula 16/11/2014

Neste seu último romance, Chuck simplesmente ferra com a sua cabeça. É um livro puramente Chuck Palahniuk e para quem conhece o autor sabe o que isso quer dizer. Ele consegue provocar o leitor e em Beautiful You o autor vai ao extremo, como se estivesse cutucando uma ferida recente sem remorso durante toda a leitura.

Chuck é genial e aqui ele faz um trabalho incrível. Sim, Beautiful You é brutal, horripilante, mas ao mesmo tempo sensível. E como em seus outros trabalhos, aqui o autor faz uma sátira ao mundo atual, dessa vez voltando-se ao universo feminino (como fez em Clube da Luta, com o universo masculino). Tudo é exagerado e louco, mas esse é o estilo de Chuck, a sua forma de escancarar a realidade.

O livro está cheio de sexo, realmente cheio, afinal, trata do orgasmo feminino, mas é detalhado de forma tão clínica, mecânica, que é completamente broxante e essa é a ideia.

Penny, a protagonista, que logo na primeira cena é estuprada em um tribunal enquanto todos os presentes observam e não fazem nada, contribui para um enorme modelo anti-feminista e ela me lembrou muito da maioria das "mocinhas" dos livros atuais. No entanto, as "mocinhas" são inseridas num contexto romântico que acabam por "absolvê-las" de seus atos anti-feministas, enquanto Penny é inserida num contexto extremamente bizarro.

Em entrevista, Chuck disse que o título original do livro era Fifty Shades of the Twilight Cave Bear Wears Prada. E fica óbvio alguns aspectos desses títulos na história. Penny ascende como Andrea, seu visual melhora e várias marcas são citadas. A relação dela com Max e como ela se entrega a todas aquelas experiências sexuais esquisitas de forma tão passiva é bem parecia com a de Anastasia e Christian. Por fim, quando as mulheres com suas sacolinhas rosas já se tornaram zumbis elas não conseguem largar um tal "romance banal sobre vampiros".

Apesar de toda bizarrice, Beautiful You me deixou com um nó na garganta um pouquinho antes do final. É uma leitura que, com toda a carga grotesca, consegue balançar o leitor, sem deixar de ser extremamente assustador.

Para quem nunca leu nada do autor, NÃO comece por esse livro. Comece por algo leve, como Clube da Luta, um livro mais fácil de ser "digerido". Depois, se curtir a forma de escrita do autor, vá com calma e aventure-se por esse mundo insano e maravilho de Chuck Palahniuk.

site: http://electricbeans.blogspot.com.br/2014/11/beautiful-you.html

Tiago Lara 21/06/2015

Doidão
Acho que o Palaniuk errou na mão. A quantidade de bizarrices fantasiosas na história tornou-a um pouco trash.
Dá pra ver que ele escreveu esse livro só pra zoar, mas mesmo assim não gostei do resultado.