Morada das Lembranças

Morada das Lembranças Daniella Bauer




Resenhas - Morada das Lembranças


21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Tay 14/03/2015

Booktour Editora Biruta
Através dos olhos de uma menina inicialmente assustada, mas bastante corajosa, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio á Revolução Russa de 1917, viu-se obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido.
Durante a jornada, a menina percorre um caminho tortuoso para escapar da sina reservada aos filhos da revolução, enfrentando desconfortos inimagináveis que a levam a tecer um novo conhecimento acerca de si e do mundo. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta.
Mas, essa é a chave da Morada.
Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas.

Minha opinião: Achei o livro muito interessante, logo de inicio me remeteu ao livro "A Menina que Roubava Livros", uma história extremamente detalhada e linda...
A história se torna um pouco maçante no capitulo Travessia, onde travei um pouco, o restante vai fluindo perfeitamente, o livro é bem fácil de ler e entender.
O livro é lindo demais, as ilustrações, a biruta está de parabéns não encontrei nenhum erro de edição (o primeiro livro que li sem erros), os desenhos se encaixam em forma de cores na história.
De inicio acho que a história se perde referente a neta (da garotinha), onde só é mencionada no inicio e fim do livro.
A historia tem inicio meio e fim, seguem uma ordem de fatos, o que deixa mais fácil e evidente a compreensão e também o crescimento e evolução da personagem.
O sofrimento é constante e muito bem descrito no livro. A forma com que a dignidade dela é mantida, de criança a mulher, conseguimos perceber a força e coragem da personagem!
Confesso que esse gênero literário não é um dos meus preferidos, mas me apaixonei pela história, pela edição do livro.
Tanto a Daniella quanto a Editora Biruta estão de parabéns
Recomendo o livro para todos.
comentários(0)comente



Saleitura 20/02/2015

Moradas das Lembranças é um livro escrito pela autora Daniella Bauer e que nos foi cedido pela nossa parceira a Editora Biruta. Impossível não ficar maravilhado com a beleza de apresentação e ilustrações que enchem de vida e cores esta história que já são marca registrada da editora.

Morada das Lembranças é uma história da avó e neta que é contada através dos olhos de uma menina. “Uma delas viveu sua história com coragem e dignidade. A outra soube ESCUTAR COM O CORAÇÃO.”

Vamos conhecer a história de uma menina de sete anos que fugiu da Rússia na época da Revolução de 1917 junto com sua mãe e seu irmão ainda bebê. Momentos angustiantes em que crianças eram vistas como mais uma boca para comer. Sua mãe a escondeu entre suas saias até que chegassem a Polônia. "Nunca me esquecerei disso. Eu me tornara a segunda mala, o essencial".

Desembarcaram na estação de Trem onde sua mãe encontrou-se com Alexei - um amigo de infância- que mesmo correndo todos os riscos por ser judeu não deixou de ajudá-las arranjando uma casa para ficarem por alguns dias. A menina que é quem nos conta essa história descreve o que sentiu quando sua mãe soltou a faixa que a prendia ao seu corpo. O carinho e colo materno que recebera. "Ela me trouxe de volta à vida." E no aconchego desse lar ela se recorda dos momentos vividos com seus pais na Rússia, a dor pela morte do pai, os perigos que as mulheres enfrentavam na ilusão de receberem ajuda para fugir da miséria e acabarem sendo prostituídas. Partiriam logo rumo a América onde vivia sua avó Pérola.

Seguiram viagem de navio como fugitivos e mesmo já tendo passado mais de setenta anos ela se lembrava de todos os detalhes dessa travessia. Foram levados para um lugar chamado de terceira classe que cheirava mal e que nenhuma brisa dava o ar da graça. As pessoas podiam ser diferentes mas ali todos eram iguais. Todos fugiam "em busca de uma nova terra que pudesse acolher” suas esperanças. A viagem foi lenta e o tempo custava a passar. Muitos não conseguiram sobreviver à viagem sacrificante, mas enfim chegamos à terra firme.

A chegada ao Rio de Janeiro teve seus contratempos, mas com a chegada de sua avó junto com seu companheiro militar conseguiram ser liberadas. Tiveram que mudar seus primeiros nomes, aprender o idioma local e assim seguiram suas vidas. Só que sua mãe não teve a sorte que esperava. O que será que aconteceu? E ela que passou a se chamar Maria conseguiu se adaptar a nova vida? Tantos tropeços, lágrimas, solidão que acompanharam sua jornada. Com certeza os leitores vão se emocionar muito com essa história.

"Carregar muitas histórias sem contá-las, tendo muitas vidas que guardar, nos torna pessoas pesadas, por demasiado entristecidas."

Resenhado por Irene Moreira
http://www.skoob.com.br/atividades/post/user/54e6aea0584eb487798b4a23


site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/02/resenha-do-livro-morada-das-lembrancas.html
comentários(0)comente



Irene Moreira 20/02/2015

Moradas das Lembranças é um livro escrito pela autora Daniella Bauer e que nos foi cedido pela nossa parceira a Editora Biruta. Impossível não ficar maravilhado com a beleza de apresentação e ilustrações que enchem de vida e cores esta história que já são marca registrada da editora.

Morada das Lembranças é uma história da avó e neta que é contada através dos olhos de uma menina. “Uma delas viveu sua história com coragem e dignidade. A outra soube ESCUTAR COM O CORAÇÃO.”

Vamos conhecer a história de uma menina de sete anos que fugiu da Rússia na época da Revolução de 1917 junto com sua mãe e seu irmão ainda bebê. Momentos angustiantes em que crianças eram vistas como mais uma boca para comer. Sua mãe a escondeu entre suas saias até que chegassem a Polônia. "Nunca me esquecerei disso. Eu me tornara a segunda mala, o essencial".

Leiam a resenha completa no blog Saleta de Leitura
http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/02/resenha-do-livro-morada-das-lembrancas.html
comentários(0)comente



Thaisa 25/12/2014

Um livro tocante...
Essa é a primeira vez em que participo de um Book Tour e devo confessar que adorei a experiência, apesar de estar com uma mistura de sentimentos enorme. Ansiedade, alegria, mais ansiedade, surpresa e tristeza foram as sensações que experimentei no decorrer do período que levou da inscrição até a minha postagem do livro para o próximo participante.
Ansiedade para saber se fui selecionada. Alegria ao receber a confirmação da editora Biruta. Mais ansiedade na espera da chegada do livro. Surpresa com a chegada e com a leitura. Por fim a tristeza. Tristeza por não poder ficar com o livro, mas ao mesmo tempo feliz por o estar enviando para outra pessoa poder desfrutar da ótima leitura que é o Morada das Lembranças.
Me surpreendi com essa leitura. Apesar de abordar temas pesados, a autora conseguiu transmitir uma história tão triste de maneira leve, interessante e instigante para despertar a curiosidade no público alvo (o juvenil). Através das lembranças da protagonista, somos levados a conhecer as tragédias da Revolução Russa e a chegada das Polacas ao Brasil de uma maneira mais branda.
Leia a resenha completa no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/12/resenha-morada-das-lembrancas-de-daniella-bauer/
comentários(0)comente



Fêh Zenatto 30/09/2014

Resenha por Fêh Zenatto - Blog CoisaeTal
ASPECTOS FÍSICOS
A Editora Biruta tem uma grande quantidade de publicações infantis que, como a gente sabe, se tornam mais interessantes para as crianças se vêm associadas a figuras relacionadas com a história, tornando a experiência da leitura incrível. E acho fantástico como a editora não deixou de lado essa característica de fazer um projeto gráfico que valorizasse ainda mais a história também para os livros juvenis.
É o segundo livro da editora que tenha a oportunidade de ler e já posso afirmar que o cuidado que eles têm com as suas publicações é algo realmente admirável.

O livro é todo ilustrado com grafismos cujas cores variam conforme a história vai correndo, em horas mais tensas, as cores são mais escuras, em momentos esperançosos, as cores seguem o padrão alegre. Adorei!
As folhas são brancas e a diagramação do livro é diferente do que costumamos ver pois tem uma coluna lateralizada com uma margem central bem grande. As demais margens são boas e, muitas vezes, o texto varia com o grafismo da página.
A fonte é boa e o tamanho da letra é um pouco maior que o normal.
São 200 páginas e 10 capítulos sendo que cada um deles possui duas páginas com o título do capítulo e o grafismo com as cores correspondentes. Acho lindo!

HISTÓRIA
O livro segue a história de uma menina no início de sua infância até sua vida como uma mulher precocemente formada. Essa menina/mulher não tem nome mas nos conta sua história ao mesmo tempo em que a conta para sua neta.
Tudo começa quando nossa protagonista judia é obrigada a fugir da Rússia, seu país natal, junto com sua mãe e seu irmão ainda bebê após seu pai ser morto durante a Revolução Russa de 1917. Acompanhamos a difícil trajetória desses três personagens, as coisas a que são obrigados a abrir mão e a se acostumar.
Sua viagem começa partindo de sua casa com as poucas coisas que podem carregar para uma longa e extenuante viagem de trem até um abrigo provisório na casa de um amigo. Depois, na segunda parte da viagem, eles precisam pegar um navio - e enfrentar os desafios de sobreviver a ele - rumo ao Rio de Janeiro onde encontrariam a avó que há muito tempo os havia deixado.
É claro que os intermeios da história tornam tudo extremamente fascinante e cada etapa por que a menina vai passando, nos faz amadurecer junto com ela e também a entender seus pensamentos um pouco mais.

OPINIÃO
Assim como Batendo à Porta do Céu, Morada das Lembranças não gira em torno de um grande mistério ou suspense mas cada pedacinho da história acaba nos levando a conhecer essas pessoas que, de tão próximas que se tornam, nem precisam de um nome. No fim, acabamos nos sentindo como a própria neta que escuta as histórias de sua avó.

É quase palpável o crescimento e o amadurecimento da personagem principal; no início, ela se achava adulta por conseguir lavar sua própria calcinha e ao final descobre que precisamos de maturidade para abandonar velhos hábitos que nos fazem mal.
Eu guardei um carinho especial pela história por ter esse sentimento de verdade, de que podia ser com qualquer um. Além disso, acho interessante como a autora conseguiu anexar diversos elementos históricos de forma leve na história, seja pela Revolução Russa, seja pela imigração das polacas ao Brasil - aliás, gostei muito da explicação no final do livro sobre essa parte da história que eu realmente desconhecia.

Para mim, as melhores partes do livro foram as pautadas pela relação da protagonista com sua mãe. Achei a relação delas extremamente tocante e os sentimentos que nossa protagonista sente ao passar por situações difíceis realmente se tornaram os meus sentimentos.
Tudo no livro se baseia em moradas, que por mais permanentes que pareçam, são todas passageiras. E é incrível como a menina da história percebe e lida com esse desafio constante de adaptação e despedidas, guardando lembranças boas e ruins de cada lugar por onde ficou.
O livro tem uma leitura fácil, que flui rapidamente devido a diagramação, ao tamanho da fonte e a história que, por mais que possa tratar de temas pesados, consegue ser leve sem ser superficial. Acho essa habilidade incrível!

Daniella fez um ótimo trabalho em seu romance de estreia. Recentemente, vi na página do Facebook da Editora Biruta que a autora foi autografar o livro em uma escola e é exatamente assim que vejo o livro: como uma leitura ótima para despertar a curiosidade de estudantes sem ser agressivo demais mas, ao mesmo tempo, trazendo para a nossa realidade assuntos que podem parecer muito distantes.

No fim, Morada das Lembranças trata de uma história profunda e dolorosa mas que com os pensamentos de nossa protagonista se torna tocante e próxima. Nada menos que uma linda história!

site: http://www.blogcoisaetal.com/2014/09/moradadaslembrancasdaniellabauer.html
comentários(0)comente



Thaynara 03/08/2014

Olá pessoal, hoje trago a primeira resenha em parceria com a Editora Biruta. A resenha demorou bastante para sair já que li o livro na Maratona Eu Sou Doideira e mesmo não sendo tão profundo acabei ficando um pouquinho de Ressaca Literária com ele e acabei não fazendo a resenha. Então reli ele e foi mais leve dessa vez e agora enfim trouxe para vocês o que eu achei sobre o livro.

O livro inicia-se narrando por uma senhora mas que logo se transforma em uma menina para contar os fatos desde sua infância que foram bem sofridas. Ela que teve que sair da Rússia na época da Revolução juntamente com a mãe e o irmão pequeno e veio para o Brasil.

Nessa época ela sofre bastante principalmente pelas situações que começam a ocorrer no livro, principalmente em relação à sua mãe e irmão e todo o fardo dessa fuga para o país acaba sendo jogado sobre ela e a garota sofre bastante ainda mais pela idade que saiu de seus origens que já era possível ter um pouco mais de consciência dos fatos do que seu pequeno irmão




A narração é direcionada para o público alvo da Editora que é a classificação infanto-juvenil mas é impossível você não relacionar o livro juntamente com outras guerras que ocorreram no mundo e livros que se baseiam-se nelas como o Menino do Pijama Listrado, e mesmo o enredo sendo mais leve eu acabei sentindo bastante as emoções da garota.



Um livro que depende do muito do gosto literário do leitor, mas que é sem dúvida uma excelente leitura. A parte gráfica da Editora me surpreendeu com as ilustrações como podem ver nas fotos que são bastante presentes no livro .

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com/2014/08/resenha-morada-das-lembrancas.html
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 16 a 21
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR