A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das Espécies

Ivan 14/07/2022

A origem das espécies por meio da seleção natural
Charles Robert Darwin (1809-1882) nasceu em uma família próspera e culta. Seu pai era um médico respeitado. Em 1825, Darwin foi para Edimburgo estudar medicina, mas acabou desistindo. Em 1831, aos 22 anos, participou como naturalista de uma expedição ao redor do globo no navio Beagle. Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas e observou milhares de espécies vegetais e animais. Visitou lugares como as Ilhas Galápagos, Nova Zelândia e até o Brasil.

Durante a viagem do Beagle, Darwin percebeu que um mesmo animal apresentava características particulares, de uma região para outra. O mesmo ocorria em espécies de épocas diferentes, como demonstravam os fósseis. Embora bem claras para Darwin, as ideias evolucionistas eram apenas assunto para um círculo íntimo de amigos, pois se chocavam com a versão bíblica da criação e com a noção filosófica grega de formas ideais.

O evolucionismo, porém, já era uma corrente importante na biologia. Depois de conhecer o trabalho do seu amigo zoólogo Alfred Russell Wallace, que chegava a conclusões semelhantes, Darwin publicou, em 24 de novembro de 1859 o livro "A Origem das Espécies". As cópias da obra se esgotaram logo no primeiro dia de lançamento, e o mesmo aconteceu com as seis impressões seguintes.

O livro "A Origem das Espécies" é um clássico, que revolucionou a forma como o mundo passou a entender a evolução dos seres vivos, incluindo os seres humanos. A obra foi um avanço do saber científico, fornecendo ferramentas para entendermos as diferentes espécies que existem ou já existiram.

A obra é tão importante porque nela foram lançadas as bases da ‘Teoria da Evolução pela Seleção Natural’, com o conceito do desenvolvimento de todas as formas de vida por meio de um processo lento de seleção, no qual apenas os mais adaptados sobrevivem. Revolucionária para a época, essa teoria mudou a forma de entendermos o planeta e a natureza.

O livro se tornou um marco na história da Biologia, porque apresenta duas ideias essenciais. A primeira delas é a da evolução, ou seja, que todos os organismos descenderam de ancestrais comuns. A segunda é a seleção natural, o mecanismo responsável pela evolução, que age sobre a variação individual das espécies.

No livro, Darwin explica as bases da sua teoria da "Seleção Natural". Todos os seres vivos descendem de um ancestral comum e as diversas espécies surgiram através da acumulação lenta e gradual de pequenas modificações aleatórias, que, sendo benéficas ao indivíduo, dão a ele vantagens na luta pela sobrevivência e reprodução. Há uma luta natural das espécies para sobreviver, apesar de não terem consciência disso. De um lado, os mais aptos e adaptados ao meio deixam mais descendentes e, assim, ampliam a probabilidade de sobrevivência da sua espécie. De outro, os que não evoluem e enfrentam o risco de extinção. Portanto, a extinção de espécies ao longo das eras é uma característica natural.

Na natureza não há perfeição. Para Darwin, o mais apto consegue sobreviver, não o superior. Tudo é apenas a competição e a vantagem natural. Os que conseguem desenvolver traços físicos, instintos e habilidades que aumentem a chance de sobreviver, tenderão a permanecer vivos por mais tempo, e deixarão mais descendentes. Como consequência, as espécies evoluirão de forma gradual ao longo dos anos.

A evolução por seleção natural propõe pela primeira vez de forma explícita que todas as espécies estão sujeitas a este mecanismo, e faz com que a premissa de que os humanos tenham sido projetados por mecanismos sobrenaturais não seja mais necessária. Foi sem sombra de dúvidas uma grande quebra de paradigma na época, apesar de ser bem solidificada atualmente.

A maioria dos cientistas abraçou de imediato sua teoria, visto que resolvia inúmeros quebra-cabeças da ciência biológica. Contudo ela é contrária a tese criacionista, na qual cada ser já nasce "de maneira perfeita". Suas ideias encontraram fortes oponentes, desde cientistas até líderes religiosos, pois a teoria de Darwin ia contra quaisquer concepções da origem da vida segundo os preceitos teológicos vigentes na época.

Darwin foi influenciado pelos trabalhos de muitos outros estudiosos, entre eles o naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck e o economista inglês Thomas Malthus. No texto ele faz referência a vários deles. Embora outros naturalistas tivessem lidado com o tema desde o século 18, o livro de Darwin foi o primeiro a apresentar uma hipótese coerente e ‘testável’ sobre a diversificação dos seres vivos e suas adaptações.

Darwin apresenta não somente as pesquisas que o levaram a chegar a essas conclusões, mas também o que ele acredita serem seus pontos fracos. Ele trás argumentos que ao longo dos anos foram levantados sobre sua teoria e não tem medo de expor que nem tudo o que ele afirma está totalmente comprovado cientificamente.

Tenham em mente que é um livro escrito em 1859, e desde lá muitas pesquisas e descobertas foram feitas. Então nem tudo o que tem no livro se mostrou verdadeiro no decorrer do tempo. Por exemplo, Darwin não conseguiu explicar adequadamente como as características dos seres vivos são herdadas pelos descendentes, já que, na época, as leis da genética ainda estavam longe de serem descobertas.

É um livro com um conteúdo denso, profundo, específico, com vários termos e conceitos técnicos. Embora tenha sido escrito para o público geral e não para o acadêmico, facilita se você tiver conhecimentos prévios de biologia. Além disso, é uma leitura arrastada, cheia de repetições, com frases longas e pouco objetivas. Em resumo, é uma leitura difícil, que exige tempo e força de vontade. Não é para qualquer um, precisa ter interesse pelo tema.

Mesmo assim, "A Origem das Espécies" merece ser lido. Ele mostra que nós humanos não somos o centro do universo, mas sim apenas mais um ser vivo. É daqueles livros que serão sempre uma referência para entendermos a ciência em sua história e também a ciência de nosso tempo.

@vanessachrisostomo 03/06/2021

Paciência
Muita paciência pra ler esse livro. Muitos termos de difícil entendimento. Fala sobre seleção natural, desenvolvimento de espécies, possíveis mutações e evoluções. Não gostei.
rahhchan 03/06/2021minha estante
É porque o livro é baseado no que Charles Darwin escreveu a primeira vez com a teoria dele. É um livro realmente voltado pra quem é da área. Eu tenho essa versão e acho incrível, sou bióloga.

Léo 30/12/2022

Imagine o melhor professor que vc já teve, em qualquer matéria, agora imagina que essa pessoa capaz de te fazer compreender qualquer ponto escreveu um livro.
É assim que me senti lendo "A" origem das espécies. Darwin escreve a te convencer (com certeza), mas trazendo tantos exemplos. Exemplos bons, exemplos que vc nem imaginava e até de situações quotidianas (e faz até umas piadas às vezes).
Sem contar que nessa edição é possível entender o poir quê dele escrever exemplificando muito e minuciosamente cada ponto de vista de sua teoria...o tanto que ele foi massacrado por esse escrito fez com que corresse atrás de exemplos concretos e provasse por a+b que sua teoria vale a pena à comunidade científica, sim ela apresenta falhas, quais são essas falhas e pq ela são irrelevantes.
Ler esse livro tbm foi um marco pessoal. Tive muita vontade por muitos anos, mas não tinha maturidade. Aí consegui maturidade, mas não tempo. Então finalmente pude conhecer e conceber o tanto que é a teoria de Charles Darwin.

Lucas 16/05/2023

Um novo prisma, uma nova consciência.
É essa a vida que eu quero ter consciência de contemplar à minha volta, sempre que possível, amá-la como Darwin a amou.