Os Filhos da Rua Arbat

Os Filhos da Rua Arbat Anatoli Ribakov

Resenhas - Os Filhos Da Rua Arbat

GIPA_RJ 08/03/2017

Um livro marcante
Em 2011 assisti a dois documentários num festival que me apresentaram a este autor. Neles , Anatoli Ribakov contava tudo sobre os gulags e sua narrativa se intercalava com as imagens dos locais.
Meses depois , descobri que um amigo tinha este livro é pedi emprestado , mas ele recusou.
Em Janeiro , fiz nova tentativa e com isso consegui ler este livro esgotado no Brasil.
Olha , recomendo e muito esta leitura! Uma descrição impecável da sociedade soviética e suas mazelas , além daqueles estereótipos demonizantes que conhecemos. O livro não os desmente , mas esclarece.
Por exemplo , quando pensamos no exílio da Sibéria imaginamos pena de trabalhos força dos nos gulags , mas há a categoria dos depredados - condenados a apenas viver lá , se sustentar se virar.
Foi o caso de Sacha , personagem interessantíssimo , que se reinventou na medida do possível.
Ha 3 narrativas que se intercalam : a história de Sacha , as descrições da cúpula do partido onde se entra na mente de Stalin e é mesmo intrigante e as histórias envolvendo-nos filhos da rua Arbat -jovens do grupo de Sacha.
Descobri que é uma trilogia e desde já adoraria ler o restante.
Ribakov é amado e odiado -o acusam de "vira-casaca" por um dia ter sido escritor apoiador do partido.
O que sei é que merece todo o meu respeito e admiração.
GIPA_RJ 08/03/2017minha estante
Observação : queria dizer DEGREDADOS mas digitei errado.

GIPA_RJ 08/03/2017minha estante
null

Clea.Wanderley 11/09/2023minha estante
Olá. se ainda tiver interesse, o livro 35 e Outros Anos - o segundo da trilogia - pode ser encontrado na Estante Virtual.

eeemaria 20/01/2024

Um belo romance russo
Me imagino na Russia durante o governo de Stalin.

O livro é rico em detalhes e confabulações, extremamente criativo como o autor criou o enredo e a história de cada personagem. Ainda teve tempo para criticar o governo.

O romance dos dois é lindo de acompanhar e fica um gostinho de quero mais. Pretendo ler novamente.