Quem matou João Ninguém?

Quem matou João Ninguém? Zé Wellington

Resenhas - Quem matou João Ninguém?

Bruno 04/01/2017

Por que vale muito a pena ler.
Então temos uma HQ que homenageia super heróis, ambientada em uma favela no Brasil, que aborda a vida de jovens comuns e suas lutas para seguir vivendo, aceitando o que vier ou lutando como podem, para alcançar o próximo nascer do sol.
Tirando o fato de essa ser uma obra muito relevante/importante, existem elementos que tornam a leitura muito prazerosa. A exemplo das referencias, cada leitor tem seu próprio background e pode se familiarizar com um aspecto diferente da HQ, desde a Arte (que muda a cada "capitulo") passando por elementos que encontramos no dia a dia, e chegando nas referencias e citações a "coisas" da cultura pop.
A forma que a historia é contada, é um acerto e tanto. Passeamos pela vida dos 4 jovens e todos a sua volta, e percebemos que todos eles tomaram caminhos muito diferentes, e isso é mais que normal, porém, difícil de aceitar. É necessário um pouco de maturidade para um dia chegar a ver que a sua "verdade" não é universal, e que a vida de todos tem altos e baixos e todos estão "tentando" a sua própria maneira.
Nessa Graphic Novel, não seguimos um Herói perfeito, que vai salvar o dia, salvar seus amigos e etc. Em alguns momentos pode-se até questionar suas habilidades "salvadoras". É verdade também que no inicio o que ele mais quer é "se salvar".
Muitos e muitos elementos dessa historia são realmente bons. O espelhamento com a realidade, os tons de Drama, as dose de aventura/ação, as reviravoltas, as referencias, e é claro a grande indagação: "Quem Matou João ninguém?".

site: http://brunotrajano.blogspot.com.br/2016/12/dica-de-livrohqgraphicnovel-quem-matou.html

#PandS 22/11/2017

Resenha para o IG @pagesandseasons
Em uma favela brasileira, quatro amigos crescem entre os conflitos do tráfico de drogas, e acabam seguindo caminhos diferentes... .
[Você leitor notou alguma similaridade entre essa Graphic Novel e a atualidade em que o Brasil vive? Pois ao ler esse “boneco” recebido através da parceria do nosso ig com a @editoradraco, muitas cenas de jornais passaram pela minha cabeça, notícias de um canto do país onde quem manda é o rei do tráfico e quem tem juízo apenas obedece] .
Um violento assassinato desencadeia uma sequência de eventos que pode alterar o cotidiano da comunidade. E tudo pode mudar ainda mais, para o bem ou para o mal, quando entra em cena o “sujeito-homem”, um vigilante aprendendo que as regras do heroísmo no Brasil podem ser diferentes das que ele estava acostumado a ler nas histórias em quadrinhos.

Prestando homenagem ao legado dos super-heróis das HQs, Quem Matou João Ninguém? é uma graphic novel sobre amizade e traição criada por Zé Wellington e Wagner Nogueira, e ilustrada por Wagner de Souza, Cloves Rodrigues, Ed Silva, Alex Lei e Rob Lean. Este é um projeto apoiado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura. .

Repleto de referências, esse quadrinho retrata a favela nua e crua, com toda a perversidade e a briga de poder.
É narrado por 4 pessoas: João, Roberto, Nina e Sandrinho, e com o passar da trama o leitor vai reunindo as peças de um quebra-cabeça elaborado que revela a história da infância e amizade dos personagens.

A arte é revezada entre os 3 cartunistas de forma assertiva, pois como seus traços são diferentes acabam dando equilíbrio e consistência ao trabalho final. .

Essas são as nossas impressões sobre esse trabalho Nacional, esperamos que vocês possam conhecê-lo mais de perto.

Resenhado por: Elaine

site: https://www.instagram.com/p/BXQ1K3RFulj/?taken-by=pagesandseasons