Proposta Inconveniente

Proposta Inconveniente Meg Cabot

Resenhas - Proposta Inconveniente

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sam 13/07/2014

De verdade esperava bem mais desse livro afinal de contas é de uma das minhas autoras preferidas, porém, não foi bem assim, em minha opinião achei a estória toda um pouco maçante, repetitiva e ao casal principal faltou romantismo;Portanto perto de todo o resto que foi criado pela Patricia esse é certamente o livro que menos gostei de todos que já tive a oportunidade de ler;Uma pena mas essa é somente a minha opinião.
Silvana Barbosa 13/07/2014minha estante
Ainda não li este, mas os últimos romances desta autora achei meio repetitivos , como se ela tivesse pego os anteriores ,juntado tudo , sacolejado e tirado uns pedacinhos pra formar um novo .Uma pena , pois gosto da forma que ela escreve .

Sam 16/07/2014minha estante
Verdade Sil....não queria acreditar mas este foi meu maior desapontamento com um livro da Patricia até agora....Pena pois ela tem a receita perfeita do sucesso mas as vezes erra a mão.

Sandra 08/01/2015minha estante
Sam, concordo com vc. Cheguei a pensar em abandonar a leitura, mas acabei insistindo e no final acho que deu uma melhoradinha. Mas realmente, nada como os outros livros da autora como Aprendendo a Seduzir.

Mia Fernandes 15/08/2015minha estante
Também esperava mais dele... por ser histórico também. É o segundo histórico que eu não gosto. E olha que eu amo a Patrícia Cabot. Mas, nesse realmente faltou química nos protagonistas, mesmo com todas aquelas cenas sensuais. Ficou repetitivo, irritante e maçante. Uma pena :(

Itala 27/01/2016minha estante
Também acho que faltou romantismo pois ele só fala e demonstra que a ama quando eles estão fazendo sexo. O início prometia ser interessantes mas eu achei que aos poucos a personagem perdeu um pouco sua identidade e se transformou na pasta gosmenta que todas as personagens de romance se transformam quando são beijadas pelos amados... rs

Sol 23/02/2016minha estante
Concordo com você.

Carla Sol 14/01/2017

Amo amo amo essa autora nesse gênero literário!
Esse é o 5º romance de época que leio dessa autora e a cada leitura me encanto mais por sua escrita!

Normalmente, suas histórias, apesar de se passarem em outro século, são bem diferentes dos romances de época água com açucar que estou acostumada a ler, pois são extremante envolventes, o amor entre os personagens é bem construído e temos um cenário distinto da Inglaterra! A maior parte do enredo, no caso deste livro, se passa dentro de um navio.

Gosto da Patricia/Meg Cabot escrevendo nesse gênero literário justamente por causa da excentricidade de sua escrita, uma vez que esse já é o 3º livro que leio dela que não se passa necessariamente dentro da sociedade aristocrática, mas sim em outro cenário e isso faz com que a leitura seja mais interessante e diferente dos romances de época que estou habituada a ler.

Além disso, suas mocinhas tem sempre personalidades bem distintas entre um livro e outro e fogem do padrão imposto pela sociedade. Isso faz com que essa autora suba e muito no meu conceito, uma vez que a cada história que leio em seus livros me surpreendo mais e mais por sua criatividade e por não seguir sempre a mesma fórmula que normalmente algumas autoras seguem nesse gênero.

Esse livro, particularmente, me encantou justamente por não seguir a "fórmula padrão" para esse tipo de romance, por se passar em outro cenário, pela mocinha ser maravilhosamente excêntrica e pela história de amor ser muito bem construída, pois detesto aquela tipo de romance "olho e me apaixono instantaneamente" que muito acontece nesse tipo de leitura.

Em suma, me arrependi de neste momento ter pego um livro da Patricia Cabot, pois atualmente não posso ficar muito presa a uma leitura por circunstâncias momentâneas da vida e literalmente me danei, pois acabei me viciando e não conseguia parar de ler com facilidade!
Mari 14/01/2017minha estante
Ainda não li Patricia Cabot, é uma meta deste ano. Amo Meg como Meg e acredito que como Patricia não será diferente s2

Kelli 14/01/2017minha estante
Li dois livros da Patrícia Cabot e concordo com tudo que vc falou. Amo a narrativa leve, divertida e picante dela.

Dieila 14/01/2017minha estante
é muito bom os livros dessa autora

Mayse.Margarida 14/01/2017minha estante
Eu amo os livros da Patrícia Cabot Cabot??

Carla Sol 15/01/2017minha estante
Eu amei a escrita dela, gente! Vale muito a pena investir nas obras dessa autora!

Thaise 04/08/2018

Capitã Payton á vista, preparem-se marinheiros !!
Uma mulher de tempos atrás que quer ser capitã de seu navio e que fala palavrão e usa roupas de homem: Tem certeza que não ela não é uma viajante do tempo ? haha
Confesso que fiquei um pouco com medo desse livro pois o outro de Patricia Cabot não foi lá essas coisa, mas se tem uma coisa incrível, essa é ser surpreendida pela narrativa e pela história e que história, pois não somente é engraçado como também envolvente.
A mocinha (se é que posso chamar ela assim) é maravilhosa tem seus próprios pensamentos e sentimentos, não é influenciada pela sociedade e anseia pelo dia em que será comandante de um navio só seu (especificadamente o Constant ), ela ainda tem um sonho de que Connor Drake poderia reparar nela, não como uma criança mas como uma mulher.
Infelizmente quando ele finalmente repara é no dia anterior de seu casamento ( essa parte foi inconveniente, mas sabe como essas inconveniências são simplesmente para nos fazer gritar e falar: "Pelo amor, puxa essa garota e beija logo, e aproveita, se não for pedir muito, casa logo para não ter desculpa". Mas como se trata de uma história em que a mocinha não é conveniente é claro que teria um sequestro envolvendo seu amado e ela seria a cavaleira de cavalo branco kkkkk.
Posso dizer que não teve nenhum personagem em que não amei - tirando é claro os piratas ( eu secretamente gosto deles) - os irmãos são do tipo amorzinhos, protetores e devo dizer são realmente gatinhos, Connor é o que um capitão deve ser, ás vezes rude e ás vezes amoroso - gosto dos dois haha - amei realmente todos eles e a história por isso 5 estrelinhas para uma história que envolve piratas e marinheiros (a).
Fernando 04/08/2018minha estante
Queria conseguir escrever resenhas tão bem como você ! Parabéns, espero que continue escrevendo sempre !??

Thaise 04/08/2018minha estante
Muito Obrigada :D

Fernando 04/08/2018minha estante
Desculpa foi várias vezes o comentário rsrsrs !

Lu 29/06/2014

Eu já tive a minha fase Meg Cabot. Com o passar dos anos, comecei a gostar mais de seus livros para adultos, inclusive os romances históricos hot que ela escreve como Patricia Cabot. Deles, "A rosa do inverno" e "Retrato do meu Coração", que tratam da família Rawlings, continuam sendo os meus favoritos.

Comprei "Proposta Inconveniente" de forma impulsiva e quase automática. Só quando cheguei em casa é que eu percebi que a história girava em torno de piratas, navios... e minha mente foi diretamente para Jack Sparrow, duelos de espadas cuidadosamente coreografados e tesouros misteriosos.

Hummmm. Não. Você não vai encontrar isso aqui.

Se o que você está esperando é uma história de ação, o livro da Patricia não lhe dará isso. As poucas cenas são raras e rápidas e, devo dizer, não muito bem descritas. O foco da história está concentrado no contraste da criação meio selvagem de Payton e as regras rígidas da sociedade Vitoriana. E, é claro, em sua paixão pelo gatíssimo Capitão Drake.

Payton é uma boa protagonista. É fácil ficar o lado dela, e sentir empatia quando seu desejo de ser capitã de um navio é repetidamente negado por sua família. Ela é auêntica, corajosa e idealista. Como muitas das protagonistas criadas pela Meg. Por isso, é fácil esquecer Jack Sparrow e mergulhar em seu plano maluco de resgate. Nesse aspecto, a Patricia foi bem esperta: concentrou a maior parte dos acontecimentos na cela de Drake. Mas isso não importa: a narrativa envolvente e as cenas smoking hot protagonizadas pelos protagonistas farão com que você esquecça quaisquer queixas sobre a condução da história, desenvolvimento de personagens, etc.

É justamente nas últimas 50 páginas que o livro desanda: imagino que a autora tenha ficado sem ideias de como finalizar a história, e por isso, a história dá duas ou três reviravoltas totalmente desnecessárias. O final acaba sendo bonitinho, mas burocrático. Com gosto de filme velho da Sessão da Tarde.

Fica mais fácil ver defeitos na história quando a trama desanda assim, logo no final. Acho que é sempre algo decepcionante. É, sim, um livro divertido e envolvente... mas que não atinge todo o seu potencial, acho. Definitivamente, não é o melhor trabalho da Patricia Cabot. O que me frustra é que ele poderia ter sido, se ela tivesse tido coragem de ir um pouquinho além do arroz com feijão dos romances históricos hot.

Eu recomendo se o que você quer ler é um romance histórico hot levinho e sem grandes complicações na trama.
Aline Memória 02/09/2014minha estante
Todo livro que eu venho ver aqui ultimamente tem resenha sua, Lu! Que coincidência! haha
Eu, como uma boa fã de Patricia Cabot e piratas, aguardava ansiosamente pelo lançamento deste livro aqui no Brasil desde que vi que existia!
Só que como não estou mais acompanhando os lançamentos e nem ando mais com muito tempo pra ler (quase nada, nesse fim de faculdade), me surpreendi ao vê-lo em livraria, e logo comprei.
Assim que der um tempo, espero devorá-lo ;]

Lu 05/09/2014minha estante
Oi, Aline!

Não tenho certeza se isso é bom ou ruim! Hahahaha!

Enfim, é uma leitura leve e bastante hot. Mas ficou devendo no quesito "piratas". Depois me conte o que achou!

Rose 24/08/2023minha estante
Ah Lu, também me decepcionei, estava procurando algo no estilo A rosa do inverno ou Aprendendo a seduzir, mas nem se compara, fiquei decepcionada.

nathy 23/04/2016

Uma leitura despretensiosa, super agradável, encantadora e que com certeza vou lembrar com carinho e um sorriso bobo no rosto.
Estava a procura de um bom livro de romance que não tivesse grandes pretensões mais que mesmo assim me fizesse sentir aquela sensação de que a leitura apesar de simples, valeu a pena. O escolhido foi um de época, mais especificamente, Proposta Inconveniente da Patricia Cabot que foi lançado aqui no país pela Editora Record. Já adianto para você que me ler, o livro é maravilhoso na minha opinião; ele me fez lembrar o porquê os romances de banca me apaixonavam antes e me mostrou o porquê devo continuar investindo nesse tipo de leitura. O livro foi totalmente apaixonante, desde a maneira como a autora narrou à história aos próprios protagonistas.

Para quem não leu ou ainda não viu nada sobre o mesmo, Proposta Inconveniente conta a história de Payton uma jovem mulher que apesar de estar na idade de casar só deseja uma coisa na vida, além do lindo senhor Drake, comandar o seu próprio navio. Este fato aparentemente não é um problema, afinal, desde que ela se entende de gente ajuda os irmãos mais velhos nas expedições pelo ocidente. Acontece que os seus irmãos e o seu pai acreditam que ela já chegou numa idade em que teria que deixar isso de lado e que a mesma deveria se dedicar apenas a conseguir um marido, como uma boa dama de sociedade deveria fazer nos séculos XVIII e XVI.

O problema para Payton é que ela nunca viveu como uma dama "normal" da sociedade; com grandes influências das figuras masculinas que a cercavam, ela meio que se acostumou a agir como um menino- chegando até a se vestir como um, quando se encontrava em alto mar. Apesar disso, existia na Payton, uma gama de sensações bem femininas que exigiam para serem exploradas mais a fundo, e uma dessas sensações estava ligada diretamente ao Connor Drake, um amigo dos irmãos dela. O complicado é que aparentemente ele nunca a notou como mulher, sem falar que o mesmo estava de casamento marcado com outra mulher bem mais feminina e bonita do que ela.

Por essa pequena introdução não sei se dá para você se decidir se vai ou não embarcar na leitura, por isso procurei alguns pontos, nas opiniões de outras blogueiras, que falavam bem- e pude notar vários elogios- e também observei as críticas negativas que poderiam te fazer desistir antes mesmo de começar a ler o livro. Dessas últimas, vou debater mais sobre a forma de narrar da autora, as atitudes de alguns personagens e as (várias) cenas de sexo no livro.

Forma de narrar da autora: algumas pessoas criticaram à autora falando que ela acelerou algumas cenas e que por isso as situações se passavam bem rápido. Me desculpe quem pensou assim mas sinceramente, não consegui enxergar isso como um fator ruim e para mim não foi um problema, pelo contrário, acho que foi até bom pois o livro ganhou um ritmo que me deixou curiosa para saber o que ia acontecer a cada capitulo. É verdade que isso também se deu devido o uso de elementos considerados clichês, o que ao meu ver, também não foi um problema. Neste ponto eu faço uma ressalva, como podem esperar um enredo super elaborado sendo que a sinopse já mostra que a história é bem simples e que a própria autora (conhecida também como Meg Cabot, autora de livros super conhecidos voltados principalmente para os adolescentes ) sendo quem é, iria criar um enredo super original? Por favor, quem procura um livro assim aviso logo, procure outro, esse livro não tem essa finalidade.

Sobre as opiniões em relação as atitudes de alguns personagens: eu só posso concordar com os irmãos da Payton, eles tinham algumas atitudes que não condiziam em nada com as idades deles, às vezes, pareciam crianças que brigavam por qualquer besteira e em qualquer canto. Isso me incomodou um pouco, no entanto, eles não apareceram muito na trama então deu para relevar isso. Também li uma critica em relação à protagonista. Chegaram à afirmar que pela Payton estar descobrindo a sua feminilidade e sexualidade deveria ser mais recatada e tal e no entanto, ela se comportava de uma maneira libertina, como uma "profissional do sexo". Gente, como uma mulher que desde o início do livro mostra que não tem papas na língua, que fala palavras que não deveriam ser ditas por uma dama e que deseja manejar o seu próprio navio, vai ter vergonha ou vai ficar cheia de não me toques na hora de fazer sexo? A Payton é segura com o seu físico, ela sabe o que quer e isso foi uma das coisas que mais gostei nela e no livro. Ela podia até ser teimosa- o que até causou algumas confusões- mais ser libertina? Não acho.

E por último, as cenas de sexo: confesso que não esperava que o livro tivesse tantas, no entanto, isso não me desagradou, pelo contrário, eu achei as cenas maravilhosas, com certeza são os pontos fortes no livro. Não achei nada vulgar, foi mais para o sensual do que o sexual. Para quem já leu sabe do que estou falando; o sexo é uma coisa bem importante na história da Payton e do Drake, mas não é a história em si. Por isso fica o alerta, se você não gosta de livros que tenham a história um pouco mais apimentada, pode ser que Proposta Inconveniente não seja sua melhor opção.

Por fim, eu só posso convidar você que me ler a tirar suas próprias conclusões com relação à obra da Patricia Cabot. Que para mim foi uma leitura despretensiosa, super agradável, encantadora e que com certeza vou lembrar com carinho e um sorriso bobo no rosto. hehe

Espero que se você decidir ler, possa gostar também e quem sabe recomende a leitura à outras pessoas que gostam de livros de época ou até mesmo aquelas que não gostam. Eu só sei que essa pessoa que vos escreve recomenda e muitoooo. :)

site: http://ventoliterario.blogspot.com.br/2015/11/o-vento-me-disse36-proposta.html
Lu 18/05/2016minha estante
Só vim aqui para dizer que amei a resenha que vc escreveu sobre esse livro! Assino embaixo! Eu demorei mto para começar a ler os livros da Patricia e agora sou completamente apaixonada pela escrita dela. Posso dizer sem pestanejar que esse foi o meu favorito e infelizmente o último dela que eu tinha para ler :( tomara que ela lance mais!

nathy 12/06/2016minha estante
Oi Lu, obrigada pelos elogios. Confesso que ainda falta muitos livros dela para que essa pessoa que vos escreve conhecer. Realmente ela tem uma escrita maravilhosa e realmente foi uma grata surpresa. Você teria como me indicar um livro da autora que fosse bom (ou quase) tão bom como esse?

Joana 13/06/2014

PIRATAS, CARA, PIRATAS!
Eu já expliquei a tempos como funciona meu relacionamento cheio de expectativa e frustração com os romances históricos assinados pelo pseudônimo de Meg Cabot, e agora vou contar como funciona quando essas expectativas são alcançadas e o livro se torna algo muito FUCKING INCRÍVEL. Para entender tal efeito do livro na minha pessoa, foque nesse gif (que não é exatamente um gif). Este sou eu agora, eu sou este nesse momento. BUTIRAMPENDAU-IEU!

Proposta inconveniente, O MELHOR ROMANCE HISTÓRICO QUE CABOT JÁ ESCREVEU, conta sobre Payton, que foi criada praticamente em alto mar, pelo pai e irmãos mais velhos. Ela nunca teve muito contato com o mundo feminino, de fitas e anáguas, e por isso, sempre foi muito diferente das outras moças solteiras. Principalmente, muito diferente da srta. Whitby, noiva de Connor Drake, capitão de um dos barcos de seu pai, além de melhor amigo de seus irmãos. Paixão antiga de Payton também.

A sinopse já revela que Payton não é uma mocinha de romance histórico comum. Na verdade, comum é uma palavra que não se aplica à ela. Até seu irmão mais velho, Ross, casar com Georgianne, ela não tinha nenhuma influencia feminina na sua vida. Ela pragueja, usa calças, e quer um navio no seu aniversário de 19 anos. Ela é totalmente afrente da época, acreditando no feminismo, na sua capacidade de exercer função de marinheira, sendo simplesmente brilhante e irônica como toda protagonista, independente do gênero, deveria ser. Mas, né, é ainda melhor se tratando da Londres de 1830.

Esse livro é simplesmente a melhor coisa que Meg já escreveu como Patricia (e olha que sou apaixonada por Retrato do meu coração). O humor está mais afiado que nunca, a protagonista é tão ousada e sarcástica quanto suas personagens de young adults contemporâneos, e os irmãos de Payton tem os diálogos mais incríveis e realisticamente engraçados. Quando Drake está junto, então, nem se fala. Os cinco (seis quando Georgianne está junto) trocam farpas, piadas internas e falam ao mesmo tempo até que todos fiquem confusos. Mas o leitor não, ele não se perde - pois Cabot se encarregou de apenas diverti-lo, não tornar um jogo da copa do mundo com jogadores muito rápidos.

Admiro meu controle de não ter tocado nesse ponto até dado parágrafo. O elemento que ganhou, que fez diferente, que foi tão one of a kind que deveria ter sido o ponto alto da resenha, repetido desde o primeiro parágrafo. Vamos lá: esse é um romance histórico com *BUTIRAMPENDAU-DAU* piratas. PIRATAS, CARA, PIRATAS! Como a vida no mar é um elemento muito forte, e livros da autora normalmente tem um plot mais policial, dessa vez ela misturou com piratas. Sim, gente, os amigos do Hook. Piratas, saqueadores, caras maus. É TÃO AWESOME, tão único e inusitado.

Existem muitas coisas que fazem de Proposta inconveniente um livro pra lá de sensacional. Ele é diferente, em meio a tantos clichês que cercam o gênero, ele se destaca sendo extremamente divertido e bem escrito. O romance é maravilhoso e muito bem conduzido, se diferenciando pelo fato de Payton já começar a história apaixonada, e não o comum de só ter sentimentos depois. E, bem além, de lindo e bem humorados, TEM PIRATAS. Encerro meu caso. Você deve ler.

site: http://poderosasegirlies.blogspot.com.br/2014/06/proposta-inconveniente-patricia-cabot.html
Bianca232 03/07/2014minha estante
adorei!

Janise Martins 16/06/2019

Proposta Inconveniente
Sinceramente, a história é boa. Ruim é como ela foi contada, melhor, escrita. A escrita tornou a leitura cansativa, Patricia Cabot ficou em uma divagação interminável, num blá blá blá de tirar a paciência. Mesmo assim a história vale a pena, mas esteja preparado.
Payton foi criada pelo pai e três irmãos mais velhos e praticamente em um navio, logo, ela não era lá muito feminina. Por isso capitão Drake não percebeu que ela era apaixonada por ele, isso até a véspera do seu casamento (casamento dele).
E esse casamento rendeu. Mas a coisa não é tão simples, lógico. Payton sabia que o motivo do casamento não podia ser aquele que todos alegavam, ainda mais depois daquele momento que ela teve com Drake na véspera do casamento.
Na manhã do casamento Payton teve uma oportunidade de atrapalhar o evento. E dali em diante a coisa foi só ladeira abaixo. O que era para ser uma lua de mel se transformou em sequestro, cárcere privado, disfarce, luta (quase guerra com pirata, canhão...), revelações e revelações, também teve fuga, coragem, momentos altamente românticos. Muitas coisas para incrementar a história, se não fosse a escrita seria muito bom.
E foi isso aí!
Bjoo.

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2017/04/proposta-inconveniente.html
Cleide 16/06/2019minha estante
Faz tempo que enrolo pra ler esse livro....

Pérola 13/06/2022

Divertido
Esse livro é perfeito pra sair de uma ressaca literária. Me diverti bastante lendo, ele flui bem. Uma das minhas partes preferidas foram deles juntos na ilha ?
Debora.Patricia 17/04/2024minha estante
Falou em ilha já amo. Vou iniciar agora a leitura.

Aline Memória 19/09/2014

Se você quer piratas, procure outro livro...
Passei minha adolescência lendo os livros da Meg Cabot e, quando descobri seus livros como Patricia Cabot, comecei a ir atrás de todos, sendo o que mais me chamou a atenção este: basicamente por que sempre fui fascinada por histórias em navios, (com ou sem), piratas, etc...

Eu esperava uma aventura ou pelo menos uma história bem construída que unisse esses elementos, mas acabei me decepcionando com este livro, e esse não foi um dos únicos motivos.

A sacada da autora para inserir a protagonista - Payton - em um mundo tão masculino foi boa, mas o mocinho foi um desastre. O que Payton sente pelo capitão Drake eu entendo - tem toda aquela aura de primeiro amor, de crescer com o amigo dos irmãos -, mas não fica muito claro o sentimento que ele sente por ela. Pareceu algo simplesmente carnal, sexual, não só por ele ter "percebido" o que sentia por ela após ela finalmente se vestir como mulher, mas também por que toda vez que parecia que teria algum gesto de carinho entre os dois, tudo se encaminhava para o sexo... Sei que este é um dos pontos desse tipo de livro, mas o Drake era um cara experiente, não era nenhum adolescente sem experiência para sair por aí atacando a mulher como se fosse um animal... Assim, faltou sentimento entre os dois, além da atração sexual que a autora fez questão de ressaltar, em várias partes da história.

O romance mesmo, o sentimento entre os personagens, que a Meg/Patricia Cabot consegue construir tão bem, ficou totalmente de fora. A história também, e principalmente no final, parece que perdeu o foco. E o único pirata que aparece na história é tão inútil no desenrolar da mesma que até esqueci que ele existia. O final então, perde totalmente a noção, e transforma até mesmo a Payton, que era uma personagem inteligente, porém, impulsiva, em uma total idiota.

Outra coisa que me irritou foram as repetições em excesso, como quando se referiam à "nobre srta. Payton Dixon" (esse "nobre" era mesmo necessário em todo parágrafo?) ou a constante alusão aos "pequenos" seios da Payton. Já ficou bem claro o tamanho deles, achei desnecessária a quantidade de vezes em que isso foi frisado.

Sei que um livro não foi bom para mim quando o termino não pensando nos momentos bons, mas sim com raiva dos personagens e do rumo que a história tomou: foi exatamente o que ocorreu com este.

Adoro o toque de feminismo que a Cabot acrescenta em suas histórias, sendo suas heroínas sempre a frente de seu tempo, e isso é um dos (poucos) pontos positivos do livro.

Enfim, eu não recomendaria este livro da Patricia Cabot. Sei que muitos gostam dos livros da série Rawlings, mas para mim o melhor até agora é A Dama da Ilha (mesmo com sua capa horrível).
Itala 27/01/2016minha estante
Concordo. Não há demonstração de carinho do Drake sem ser no sexo. Até pra convencer ela a se casar ele tem que usar o sexo, não pode simplesmente se declarar pra ela. E o final foi muito decepcionante. Achei até que tinha mais porque... rs

Ju Zanotti 04/06/2014

Leve, divertido e cheio dos melhores elementos que se atribuem ao gênero
Payton foi criada junto com seus três irmãos, ela é uma alma livre que ama o mar, no entanto a época em que vive não é propensa para ideias como as dela. A frente de seu tempo Payton sonha em ser comandante de um navio, navegar os mares é sua maior paixão, talvez só não seja maior do que o amor que sente por Connor Drake. No entanto, Drake está prestes a se casar e a um passo de estar perdido para sempre para a jovem e espirituosa Payton. Não obstante, no último dia que antecede o casamento as coisas começam a mudar, Drake não se sente mais tão atraído com a ideia de subir ao altar e diante disso Payton fará o que estiver ao seu alcance para impedir a cerimônia, mesmo que ela ainda não saiba disso. A noiva do capitão não agrada em nada a Payton e levanta sérias suspeitas. Já não bastasse perder o amor de sua vida ela também descobre que o Constant, o navio que tem o sonho de comandar é o presente de casamento que seu pai dá ao jovem casal. Será que finalmente é chegada a hora de tomar uma atitude drástica e salvar seu amor de sofrer um terrível golpe que pode até mesmo levar a morte?

Ahhh!!! Os romances históricos (suspiro). Se existe algum tipo de gênero com uma pegada mais quente que eu me proponho a ler, e que não são os tão famigerados eróticos, estes são os históricos . Gosto bastante da ambientação e principalmente das mocinhas desse tipo de livro, que em sua maioria são fortes e muito a frente de seu tempo. No entanto, Proposta Inconveniente me soou como mais do mesmo. É claro que temos uma gama de elementos surpreendentes, mas em sua maioria o livro está permeado de clichês. O que me lembrou outro livro da autora em que ela assina como uma de suas personagens, quem aí está lembrado de Liberte meu Coração? Pois bem, talvez a única diferença básica é que Payton, a personagem principal de Proposta Inconveniente não nega o que sente ou foge do mocinho da narrativa.

No entanto, ela tem aquele atitude características desse tipo de livro, ou seja, uma mulher forte que torna-se submissa quando o assunto é o seu amado. Payton é exatamente isso, mas a sua construção é o que mais soou diferente neste livro, justamente por não tentar negar sua paixão. Dentre os outros personagens que chamam atenção temos os irmãos de Payton, eles trazem alegria a trama por serem homens totalmente "dependentes" da irmã, o mais interessante é a forma como os mesmos a tratam, não parecem se dar conta que a jovem não é mais uma criança ou que no mínimo é uma mulher, é como se ela fosse o quarto elemento masculino da família e me peguei rindo em boa parte das cenas em que eles aparecem. Outro que merece destaque é o viril capitão Connor Drake, as feministas podem me odiar por isso, mas até eu seria submissa nos braços daquele homem. Enfim, os personagens abrilhantam a trama e são muito bem construídos, cada um em sua personalidade, mantendo as características até o fim. O que não posso dizer é que gostei dos vilões da trama, talvez apenas a ardilosa Srta. Whitby tenha servido ao propósito, quanto ao núcleo de vilões masculinos, senti que ficaram apagados demais.

Porém, e aqui está a minha maior ressalva negativa, o final é totalmente o esperado, nada surpreendente. Não posso falar demais, pois vocês acabariam recebendo spoiler, mas quando me dei conta do que iria acontecer fiquei triste por não ser surpreendida. Outro ponto bastante clichê e que me incomodou, foi que Payton, apesar de toda a sua segurança e força de vontade era incapaz de perceber que o capitão a amava, dizendo que não poderia forçá-lo a certas decisões. Contudo a história é divertida e leve, li muito rápido e me vi gostando bastante dos personagens. Não posso dizer que é favorito ou que merecia as 4 estrelas que dei no skoob, talvez três e meia seria mais justo.

No entanto, o livro ganhou alguns pontos pela bela capa e também pela diagramação, a revisão e tradução também estão muito bem feitas. Só tenho a elogiar o excelente trabalho e carinho com os detalhes, os quais a Record dispensou para esta edição. Enfim, Proposta Inconveniente é um romance histórico leve, divertido e cheio dos melhores elementos que se atribuem ao gênero, mesmo em seus pontos negativos.

Vivi Martins 06/02/2024

O que dizer? Patrícia Cabot escreve livros muito gostosos de ler.
Tem ação, aventura, romance, um romance ousado e extremamente divertido e cheio de situações perigosas.
Os personagens são divertidos e encantadores.
Super recomendo.

Del | @nmundoliterario 15/07/2014

Um romance de época repleto de aventuras...
Todos sempre viram Payton como um "garoto", apesar de terem em mente que se tratava de uma menina. Órfã de mãe desde muito cedo, Payton foi criada pelo pai e seus três irmãos marinheiros. A jovem desde muito cedo aprendeu a navegar e a sobreviver nos mares hostis, sendo criada em um meio exclusivamente masculino teve seus sonhos e anseios direcionados a sua realidade cotidiana, o maior desejo de Payton é se tornar capitã de um dos navios mais velozes da frota de seu pai. Aos 19 anos no entanto seus irmão percebem a necessidade da jovem garota que costuma vestir calças, aprender a se portar na sociedade, visando um enlace matrimonial.

Para Payton a decisão dos irmãos de casa-la não poderia ter vindo em pior hora, com o homem que ama capitão Connor Drake, prestes a se casar com uma víbora da pior espécie, ter que abandonar os mares será um baque grande demais para Payton. Porém uma descoberta no dia do casamento do amado poderá mudar completamente o rumo da estória de Payton. Quando Payton descobre que o navio em que Connor seguia com a noiva foi atacado e que o rapaz foi feito refém em um navio pirata, ela se lança na tentativa desenfreada de resgatar o homem que tanto ama.

Não posso deixar de dizer que sou apaixonada por essa capa, desde a primeira vez que vi desejei loucamente esse livro na estante. Além da capa temos que convir que a proposta do livro é bem atraente não é mesmo? Um romance de época no qual a protagonista bem a frente do seu tempo não teme se aventurar pelos mares a bordo de um navio pirata. Na minha opinião é a receita completa para um bom livro. E quão grande foi minha felicidade ao constatar que sim, o livro é muito bom. Com uma estória viciante eu me vi completamente arrebata pelo enredo e pelos personagens.

Payton é uma personagem imensamente carismática, que me conquistou de imediado, com uma mente aguçada e uma língua afiada a garota pouco se importa com as regras da sociedade, acostumada a liberdade proporcionada por uma vida longe da corte Payton é um espírito livre dotada de uma coragem invejável e uma inocência admirável. Pela primeira vez me deparo com uma personagem realmente pura no pensar e no agir. Payton é impulsiva e apesar disso muito racional, com um força emocional imensa ela é sem sombra de dúvidas o coração do livro, bem como a luz da sua própria família, tendo sempre seus irmão mais velhos ao seu redor. Os irmãos de Payton certamente são meus personagens secundários favoritos, um trio de garotos grandes, levados e arteiros que possuem um grande coração e atraem confusões com uma frequência surpreendente. Já Connor Drake é um gentleman, como não amar esse homem, forte e destemido com um senso de moral elevadíssimo Connor é "o cara", apesar de ter estado em uma situação vulnerável (ao ser capturado por piratas) em nenhum momento demonstrou fraqueza.

Não esperava que o envolvimento dos dois teria um desenrolar tão íntimo, por assim dizer. O livro é narrado de forma divertida, mas também muito sensual e posso dizer que apesar de inocente e inexperiente Payton é muito instintiva e em meio as tentativas de salvar a vida de Connor ela descobre o quão íntimos um homem e uma mulher podem se tornar, sem pudor, nem qualquer reservas, Payton se deixa dominar por sensações e emoções. Connor apesar de apreensivo com tal envolvimento também não ousa resistir muito a essa nova situação dos dois. No fim das contas o livro poderia ser considerado como uma espécie de YA de época, se por acaso essa classificação existisse. A experiência foi muito positiva e o livro com certeza se tornou um dos meus favoritos. Com um enredo intrínseco e bem fundamentado, não deixou margens para questionamentos, nem pontas soltas. Com um desfecho lindo eu recomendo o livro para todos que curtem romance de época, com uma dose de YA.

site: http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/06/resenha-129-proposta-inconveniente.html

Psychobooks 21/07/2014

Classificado com 3,5 estrelas

- Enredo aka máaaa oeeee, bora de pirata, gente!

Meg Cabot enquanto Patricia Cabot é sempre um convite à leitura, gente. Pra quem gosta de romance histórico, Cabot enquanto Patricia é a escolha certa.
Em "Proposta Inconveniente", Cabot saiu um pouco do lugar comum e resolveu levar seu romance para alto-mar.

Payton é uma garota de 18 anos que cresceu no mar na companhia de seus 3 irmãos mais velhos, Ross, Raleigh e Hudson. E quando Cabot fala que "Payton cresceu no mar", significa que desde criança acompanha a família em suas viagens comerciais enfrentando piratas e se divertindo muito a bordo do navio.
Seu maior sonho é, ao fazer 19 anos, ser presenteada com o Cobalt, um veleiro da frota da família e ser então nomeada sua capitã. Isso e claro, o coração de Connor Drake, um dos capitães da frota de seu pai e melhor amigo da família.
Aí junta essa mulher independente com um capitão Drake que não está muito aí pra ela, já que a enxerga apenas como uma menininha e o casamento dele que se aproxima. Sim, Cabot não contente em fazer o protagonista mal reparar na mocinha do livro, ainda fez com que ele estivesse prestes a se casar. E agora, gente?

- Narrativa da Cabot aka onde a magia começa

O que mais gostei nesse livro foi os desdobramentos que Cabot deu à narrativa.
Cês já repararam como todos os romances históricos são, na verdade, fanfics de Jane Austen? Verdade, somem 2 + 2! Todos acontecem na sociedade londrina, todos têm um protagonista riquérrimo, cheio de amor pra dar e uma mocinha que tá ali, meio que sem querer muito, mas até que querendo... Enfim.

Cabot tirou Payton e Connor da sociedade e os jogou no mar, assim, bem literalmente mesmo. E o resulto foi bem divertido!

A narrativa é em terceira pessoa, com a visão ora acompanhando Drake e ora acompanhando Payton. A dinâmica dos dois é o maior problema de toda a história, mas vou falar em um tópico separado.

O que sempre me atrai na narrativa de Cabot é a forma como ela não desperdiça palavras, pensamentos e ações. Mas, vejam bem, é um grande "mas", dessa vez ela exagerou exatamente nesse tópico. Achei a escrita cansatia em inúmeros pontos, com os personagens repetindo pensamentos e ações inúmeras vezes e com várias inserções desnecessárias ao bom andamento da história.

- Agora chegou a hora de falar do romance... Eike me decepcionei

Uma coisa que NUNCA falta nos livros de Cabot é química entre os personagens. Até mesmo em "Mordida", o pior livro de Cabot que já li, há química entre os protagonistas.

Payton e Drake não me convenceram por um bom tempo. Drake passa muito rápido do estágio "te enxergo como uma irmã mais nova" para "meu deus, deusa do sexo, onde você estava escondida?". Ficou tudo muito forçado, sabem?

A forma como o romance se desenrolou também não me agradou muito, mas Cabot, sempre sendo Cabot (gente, quantas vezes já escrevi Cabot? Preciso contar!), consegue dar a volta por cima e acende a chama que antes parecia inexistente e aí o livro engrena novamente.

- Concluindo a resenha e/ou Vale a pena, Alba?

Não dá pra errar lendo Cabot enquanto Patricia. Apesar dos problemas apontados, a leitura corre superbem e é divertida. A mudança de ambiente também foi bem-vinda. A única coisa que fiquei na dúvida foi quanto ao nome e a "Proposta Inconveniente". Não sei onde se encaixa... E não falo isso por terem sido poucas...

Recomendo a leitura.

"Essa, todavia, não era uma dessas ocasiões. Porque Deus - aquele mesmo que levara sua mãe embora quando ela nasceu e depois a amaldiçoara mais ainda permitindo que ela se tornasse adulta quase sem ter seios - ouvira suas preces."
Página 201

site: www.psychobooks.com.br

Diego 26/07/2014

C. Aguiar 27/07/2014

Confesso que eu esperava muito mais desse livro!
A jovem Payton vai completar 19 anos e como todos os homens da família Dixon recebem um navio ao completar essa idade (para comandar o mesmo), a jovem está com a ideia fixa na cabeça que também irá receber um, e que esse será o mais rápido da frota.
Porém não é isso que seus irmãos tem em mente! Payton tem que arrumar um bom marido e deixar de ter essa ideia que pode comandar um navio, mas vamos descobrir uma Payton bem determinada no decorrer dessa história, afinal só porque são seus irmãos não quer dizer que sabem o que é melhor para ela.
Nossa história começa com Payton ajudando os irmãos a arrumar-se para a festa que vai acontecer antes do casamento de Connor Drake por quem é completamente apaixonada, mas como é que ela irá conquistar o capitão Connor quando ele está prestes a casar-se no dia seguinte (com uma mulher odiosa diga-se de passagem)? Após algumas confusões na festa e um encontro noturno os dois finalmente estão cara a cara com o sentimento um do outro e isso só deixa Connor mais confuso, afinal ele viu Payton crescer e ele não pode fazer "coisas" com a irmãzinha dos seus melhores amigos.
O livro chegou a ser um pouco maçante para mim e Payton é um pouco orgulhosa (e chata) e acha que tudo tem que ser do jeito dela, mas também os irmãos não ficam atrás então no meio da leitura eu estava de saco cheio dessas briguinhas infantis que os irmãos dela ficam fazendo o livro todo, sem contar que ninguém dá um pouco de crédito para ela porque ela é mulher... tem que fazer outras coisas e não ficar pensando em navegar e viver lutando com piratas, e blá blá blá.
O livro tem uma pitada de ação interessante e cenas explicitas de sexo que para mim foram um pouco brochantes, acho que deve-se ao fato de ser um livro de época e o pessoal meio que ficavam "escandalizado" com tudo então é basicamente "tudo muito novo" para uma garota fazer certas coisas, mas enfim foi um livro que eu achei bom no começo, mas depois me venceu no cansaço.
Não achei nenhum erro na história e a diagramação é simples, mas legal.
Apesar de ter o "final feliz" a história para mim poderia ter sido melhor.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6