Instituição para Jovens Prodígios: A Traição

Instituição para Jovens Prodígios: A Traição L. L. Alves

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Traição

Marcela.Messias 17/04/2020

História envolvente
Autora escreve muito bem, ansiosa para ler o próximo...

MILA 15/09/2014

O livro começa a todo vapor, o ritmo é rápido e contagiantes e a cada surpresa era "Humm, eu não acredito nisso!", quase tive um ataque de nervos e o legal é que na maioria das vezes eu corria para o Facebook e falava com a Luene, expus minhas surpresas, minhas dúvidas e minhas alegrias, tudo que senti ao ler o livro eu passei para ela e isso é mágico, quando você um livro e este se torna seu favorito, poder conversar com o autor é tudo de bom e acho que isto é recíproco.

Ao ler IJP: A Traição já sabendo de antemão o que eu iria sentir não amenizou os sentimentos, porque quando você conhece a narrativa da autora, você já sabe mais ou menos o que esperar e é muito bom quando o autor consegue te surpreender.

Lara está apaixonada por Hugh, mais ele é um cara difícil, busca sempre fugir de seus sentimentos por Lara por mais que se sinta atraído, ai o leitor fica na torcida para o beijo acontecer e quando acontece, nossa que emoção, sei que parei tudo e fui falar com a Luene sobre o beijo, sobre como me senti ao ler aquela passagem, sobre como foi lindo e perfeito.

A Resenha completa vc encontra no Blog:

Helaina 30/01/2015

Mistério, suspense e romance!
Sabe aquele livro que você só vai ler mais um capítulo e simplesmente não consegue parar de ler? É exatamente o caso de Instituição Para Jovens Prodígios - A traição. Somando a curiosidade que eu estava para saber a continuação da história de Instituição Para Jovens Prodígios - A Seleção à maneira como a autora escreve, foram alguns dias lendo madrugada à dentro.

Nesse livro começamos a descobrir que esse sonho de estudar em uma instituição internacional pode acabar se transformando em um pesadelo com todos os mistérios cercam a famosa instituição.

Conhecemos um pouco mais sobre a personagem principal dessa história, Lara Müller. Ela está confusa e não sabe em quem confiar e é até um pouco inocente demais. Ela reconhece agora o quanto afastou as pessoas e tentou se comportar de maneira independente, o que para mim talvez seja o que a deixou assim tão inocente. Ao tentar ser autossuficiente, ela acabou não interagindo com as pessoas o suficiente para aprender como ler nas entrelinhas do comportamento delas e assim agir de acordo para conseguir o que quer, ou para não ser enganada.

“Sempre fizera tudo sozinha. Odiava trabalhos em grupo. Sua autossuficiência afugentara a todos. Era insuportável ficar ao lado de uma “sabe-tudo” metida. Ninguém queria sua companhia, nunca quisera”.

Na verdade não é só ela que fica sem saber em quem confiar. Nós também somos envolvidos e ficamos cada vez mais em dúvida. Na verdade, mesmo depois de terminar a leitura ainda não me sei por convencida de quem está contra quem. Acho que ainda teremos surpresas por aí.

“Você não tem nenhum segredo? Alguma coisa que nunca contou para ninguém ou que você tenta esconder até de você mesma? Um segredo capaz de fazê-la mentir, mesmo para aqueles que mais ama, porque assim é melhor, mais fácil, mais seguro?”

Em IJP - A Traição a trama vai ficando mais séria e realmente temos medo do que pode acontecer com Lara e todos os outros estudantes da instituição. Porque os jovens foram escolhidos, e para que? O que eles tem de tão especial e para que serão usados? Eu se estivesse no lugar da Lara já teria marcado uma hora com o Reitor para fazer essas perguntas. (Não sei se ele iria me atender). Desde o princípio, Ilo parece ser um grande vilão, mas e se a intenção dele é usar o potencial dos jovens para um bem maior (duvido muito disso, mas vai saber).

Resenha completa no blog: Mente Hipercriativa

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2015/01/resenha-instituicao-para-jovens.html

"Ana Paula" 25/02/2015

"Sabia o suficiente e reagiria. Dali para frente seriam eles as marionetes daquele jogo sádico. Pagariam por tudo.
Lara faria com que pagassem."

Sentiram a pegada neh? Pois é! E foi assim o livro todo! IJP - A Traição trás suspense e mistério do início ao fim. No primeiro livro, A Seleção, o livro ficou um pouco cansativo para mim. Talvez seja por causa de ser o primeiro livro de uma série e a autora tenha que explicar como gira o mundo que ela criou. Mas do meio do livro em diante, senti a mesma pegada deste livro e gente, que enredo mais fantástico!

Lara descobriu muita coisa no primeiro livro, a Instituição não é apenas uma escola para jovens super inteligentes, ela também guarda segredos e junto com seus amigos, Lara tentará descobrir e impedir o que quer que Ilo, o reitor da Instituição esteja tramando.

Mas não será tão fácil quanto a garota pensa. Mesmo se fazendo de forte, Lara tem suas recaídas, e para piorar a situação, descobre que está perdidamente apaixonada por Hugh. Seu corpo também está mudando, seus poderes, crescendo, e ela não sabe como usá-los e confesso que suas tentativas me fizeram rir demais! Lara é uma personagem muito simples. Ela cresceu com essa simplicidade, sua família lhe ensinou tudo o que ela sabe. É muito bom você pegar um livro assim, que o personagem não muda só porque é especial. Ela continua sendo a mesma Lara de sempre, estudiosa, inteligente, ingenua, teimosa, amorosa... Uma personagem maravilhosa, que me conquistou muito mais neste livro do que no primeiro!

"Não havia explicação plausível para o que estava acontecendo e Lara acreditava, no fundo, que tinha pirado. Não havia outra resposta para o que estava acontecendo, para que, do nada, seus quatro sentidos começassem a se aguçar ou para que pessoas desconhecidas começassem a ameaçá-la."

Os personagens secundários continuam fazendo a diferença na série, Irene com seu jeito amigável e sinceridade que fazem o leitor adorá-la sem pensar duas vezes. Hugh conquistou milhares de fãs com seus incríveis olhos azuis, mas a mim ele não engana, não gosto dele, fim! rsrsrsrsrrsrs Patrick, esse grandão carismático, só consegue me deixar mais encantada por ele, mesmo com suas mancadas (cof, cof), ele consegue ser um fofo! Akira perdeu um pouco do destaque que tinha, creio que a autora tenha feito isso intencionalmente, mas espero que ele volte no próximo livro!
Há muita ação no livro, o leitor não tem tempo de tentar descobrir algo que acontece mais coisas. Confesso que sou boa em deduzir as coisas, mas neste livro, Luene me pegou de jeito, fiquei o livro inteiro jurando que tal personagem seria "O Traidor", mas no fim, tomei um tombo enorme! E olha que os motivos estavam ali no livro, escondidos, mas ali! Eu só percebi, depois que o mistério foi revelado. Bem, uma parte dele neh? Porque olha, vou surtar se não ler o próximo livro logo!

Lara também manteve pouco contato com sua família e com Lucas no Rio. Até entendo, pois apesar das coisas acontecerem tão rapidamente, ela também estava estudando, isso foi muito legal, porque a autora não focou somente no relacionamento de Lara com Hugh, ou nos poderes dela que estavam crescendo, a autora continuou narrando sua vida escolar, seus pensamentos sobre a família e sobre Lucas!
Ha Lucas... eu sou fã deste personagem.... as poucas palavras que ele disse a Lara durante o livro me deixaram com o coração apertado e desejando desesperadamente uma segunda chance para os dois....

"- Eu nunca fui suficiente pra você, eu sei. Você, diferente de todos que já conheci, é capaz de fazer qualquer coisa sozinha. É autossuficiente, essa é a palavra. Mas o que você precisa entender, Lara - disse, aumentando seu tom de voz ligeiramente. - É que você não está sozinha! Você tem sua família, amigos, pessoas que se importam com você." - Lucas

A narrativa continua em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Lara, mas neste volume, temos uma surpresa (dentre tantas que quase me fizeram ter um infarto, enfim...), o reitor tem uma parte narrada sob seu ponto de vista! Isso mesmo! Vamos conhecer um pouco mais sobre este homem misterioso e alguns de seus comparsas!
Como é ebook, a diagramação é simples, com capítulos numerados e pequenos. Encontrei poucos erros de revisão, o que não prejudicou minha leitura. A capa é linda! Condiz perfeitamente com o enredo do livro!

Sem mais, super indico a leitura, tenho certeza que vocês vão se apaixonar pelo enredo e pelos personagens. Luene os construiu muito bem e vão fazer o leitor se identificar com eles e querer conhecê-los cada vez mais. E outra, é um livro nacional gente! Olha só que maravilha! Um enredo incrível, que tem fantasia, mistério, suspense e família! Uma leitura prazerosa, que honra os princípios de uma jovem sonhadora, que luta para chegar a ser alguém! Uma história para todas as idades, principalmente para os jovens, pois traz conceitos esquecidos pela nossa sociedade. Leiam! Tenho certeza que vocês não vão se arrepender!

"Em um mundo cheio de ódio e guerra, as pessoas boas sempre partiam primeiro, sua mente parecia um caos de pensamentos e emoção. Deixando apenas um buraco aberto no peito daqueles que as amavam e sentiriam sua falta."

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/02/resenha-instituicao-para-jovens.html#.VO29mvnF9Ig

Ellen.Pedrini 11/06/2022

Presa a leitura
Agora no segundo livro as coisas começaram a mudar a Lara está se preparando para conhecer seu futuro e mesmo com a decepção que teve não tem medo de encarar o que a espera.

Poliana 11/10/2016

A Traição é o segundo livro da série Instituição Para Jovens Prodígios da autora L. L. Alves, e sim, é maravilhoso igual todos os outros livros dela. Particularmente, este segundo livro foi o mais revoltante de toda a série para mim pois tem um personagem que adoro muito que (pausa dramática para a risada maléfica da autora) morre.

Neste segundo livro Irene, melhor amiga/colega de quarto de Lara, descobre sobre as habilidades de Hugh (o bonitão inglês que passou em primeiro lugar no teste para a instituição que Lara ama e tem um rolo, e que eu sinceramente não vou com a cara - é um personagem que simplesmente detesto). Irene descobre também, por meio de Lara, que a instituição planeja algo mas as garotas não sabem o que.

L. L. Alves não quis facilitar e trouxe para o livro, adversidades para dificultar a vida das meninas. Lara começa a se sentir mal e fica dias de cama. Perde aulas e acontecimentos importantes, que só serão descobertos no terceiro livro da série.

Com a amiga ao seu lado, Lara descobre que também tem habilidades. Os sentidos aguçados melhoraram dando a garota agilidade e velocidade. Apesar disso, Lara ainda não conseguiu se transformar em um animal como Hugh e outros alunos (os quais ela descobre).

Nesse meio tempo, alguém (um prodígio) invade os sonhos de Lara e a chama pela palavra achoti (do hebraico, irmã). O prodígio não se revela, de modo que não temos como descobrir quem é o prodígio. A unica coisa que posso falar é que esse prodígio é um amor e eu realmente adorei ele! *-*

Acontecimentos não acabam e, para minha revolta, L. L. Alves faz com que Hugh peça Lara definitivamente em namoro. O pedido teve direto a música e cena romântica na floresta que ficava dentro do território da instituição. (Lindo! SQN - pra mim pelo menos. Odeio o Hugh lembra?).

Em um certo ponto, (após uma tragédia que citei no começo desta resenha) Lara foge da instituição. Ou melhor, ela tenta. A fuga se torna um grande fracasso e grandes revelações (que me satisfizeram muito) foram feitas.

L. L. Alves foi ainda mais fantástica na sequencia do livro 1 e me prendeu a cada palavra. Definitivamente é uma série que vale a pena ser lida e vivenciada.

site: http://paginasdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2016/10/a-traicao-serie-instituicao-para-jovens.html

Leticia.Perdida 01/08/2017

Confira a resenha COMPLETA no blog: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/2017/08/resenha-ijp-a-traicao.html
A Traição é o segundo livro da trilogia Instituição Para Jovens Prodígios, como diz o subtítulo, traição é algo que não vai faltar.

O livro começa onde terminou o primeiro, com grandes descobertas feitas por Lara, e bom, sinceramente não sei por onde começar essa resenha, eu sou completamente apaixonada nessa trilogia, e fazer resenha de um livro que você ama particularmente é difícil.

Entretanto vou tentar não falar muito do enredo em si para não soltar spoilers desse ou do outro volume. Lara após as descobertas no final do primeiro livro começa a ficar cansada da Instituição, quer saber o que está realmente acontecendo no local onde estuda. Por que reunir os jovens mais inteligentes do mundo em um só lugar? Qual a finalidade disso?

“[...] Isso não aconteceria novamente. Sabia o suficiente e reagiria. Dali para frente seriam eles as marionetes daquele jogo sádico. Pagariam por tudo. Lara faria com que pagassem.”

Temos Lara e Hugh cada vez mais próximos, mas ela não consegue entender muito bem qual é a dele, sempre se aproximando e se afastando com tanta facilidade. Tirando o ‘romance’ Lara faz ainda mais amizades nesse livro e claro, fortaleze as que já tinha, tornando tudo muito acolhedor para ela e para nós leitores.

site: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/

Nu e As 1001 Nuccias 08/02/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
*Resenhista: Nuccia De Cicco (fotos e citações extras no link do blog)

Terminamos o livro 1 sabendo que a IJP não era bem o que todos pensavam. O problema agora é: o que fazer com estas informações?

A primeira coisa que Lara decide fazer é arranjar aliados. Assim, corre para contar tudo à sua amiga brasileira Irene. Tudo mesmo, incluindo as habilidades do seu quase-futuro-namorado Hugh.

A partir daí, amizades se formam, laços se estreitam. Lara, Hugh, Irene e Patrick parecem formar o quarteto divertido da escola. Ao ponto de algumas amizades crescem, algumas inimizades também. Cassandra odeia Lara com todas as suas forças e não deixa de mostrar isso toda vez que encontra com ela. Lara não entende a inimizade de Robert, namorado de Cassandra. Por que ele detesta a garota se ela nada fez a ele?

Tudo isso é pouco para a mente de Lara, pois coisas novas e absurdas começam a acontecer, como, por exemplo, novas comunicações mentais, dessa vez com um corvo.

Lara tenta com afinco aproveitar as aulas. Até Kung fu decidiu fazer! As doidices da instituição que não a deixam em paz. Irene e Patrick engatam em um romance, enquanto que Hugh não se decide se fica ou não com Lara, cada hora parece ser um rapaz diferente.

"Os dedos gelados do garoto tocaram seu rosto demoradamente, fazendo-a estremecer. Quando apenas alguns centímetros separavam seus rostos, Hugh suspirou tristemente e disse, um leve sorriso torto em seus lábios: - Sou todo seu, amor."

Daí... Lara pega uma gripe forte, com uma febre enlouquecedora que a deixa de cama por vários dias e... acorda com certas melhorias em seu corpo. Sua miopia some, seus reflexos tornam-se ágeis.

Mas os segredos... a Instituição e seus alunos estão lotados de segredos, segredos "saindo pelo ladrão". Segredos "pra tu, pra tua avó, pra tua vaca" (Ah, Mushu é dez!)... Aos poucos estes segredos são revelados e o título do livro fica muito bem esclarecido! Se eu contar, estrago a leitura de geral. Então... leiam!

Estou cada vez mais encantada com a história toda. Há mais mistérios e suspense, mais reviravoltas. A Lu consegue nos fazer imergir nesse mundo fantástico adolescente sem que fiquemos irritados com as atitudes. Aliás, de irritante não tem nada, Lara é mito perspicaz, só tem a tendência de confiar demais nas pessoas.

Você nunca na sua vida espera por aquele final, aquelas revelações! E com tanta revelação, você acha que já sabe de tudo e se estrepa lindamente. Ninguém sabe de nada!

"(...) não pode me prender aqui. Você vai perceber, uma hora ou outra, que eu não quero jogar esse jogo. Não sou uma peça do seu tabuleiro, qualquer que seja eu plano... Eu não vou segui-lo. Eu não serei um peão. Adeus, reitor."

O livro é narrado em terceira pessoa, quase todo sob o ponto de vista da protagonista. É uma leitura intrigante, divertida que tem ação e aventura. Realidade e fantasia se misturam na dose certa e nós ficamos loucos querendo mais.

Para quem curte fantasia juvenil e uma leitura que nos faz viajar e nos intriga, o livro e a saga inteira são perfeitos! Leiam, leiam, leiam!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2018/02/resenha-livro-traicao-ijp-2-de-l-l-alves.html

Elane.Magre 07/02/2020

O livro para mim deu uma pequena melhorada, esse segundo livro fluiu melhor. Tomara que o terceiro seja pelo menos desse jeito, há que ele é bem maior.

Nicole 16/07/2021

Meu Deus
Essa saga é maravilhosa. Assim como o primeiro livro, eu não consegui parar de ler por um minuto, não parei de ler até chegar no final do livro. Estou doida pra começar o próximo.