O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Hugo9527 21/04/2024

Excelente livro, muito fluída a escrita. A história também é empolgante contendo reviravoltas.

O enredo principal é muito bom e envolvente

calebsrodrigues 15/04/2024

Robôs, Robôs e robôs
Essa segunda obra da série dos Robôs é boa demais. Leitura rápida, envolvente e muito intrigante. Podemos notar um desenvolvimento do pensamento de Baley quanto aos mundos siderais e seu desejo por saber mais e mais sobre eles. Mais uma vez, Asimov se preocupa bastante em mostrar ao leitor o plano de fundo de suas histórias, com reflexões do nível "Quem somos e para onde vamos?"

Bcvc 06/04/2024

Sol desvelado
Gostei! Achei o livro melhor que o primeiro da série. Que sociedade bem bolada q o Asimov criou em Solaria ??

Gonçalves 03/04/2024

O livro é mt bom até chegar no inicio do final, quando parece q ele n sabe mt bem como terminar sua obra e acaba so fazendo com q o detetive descubra o misterio, como se uma lampada tivesse ascendido em cima de sua cabeça, mas genial como tudo acaba se encaixando super bem no final do misterio.
Vini Laux 03/04/2024minha estante
asimov com preguiça de elaborar um final mais impactante kkkkkk

JR 31/03/2024

Como não gostar?
Uma boa continuação. O protagonista teve uma boa evolução com as experiências do primeiro livro. Me incomodaram as diversas síncopes, que mais pareciam uma facilitação, mas tudo bem. Na parte da ficção científica é bastante curioso o autor associar a vida digital (dos hologramas) com a falta de sensibilidade da sociedade. Hoje está claro que isso realmente existe nas bolhas de instas, tiktoks e afins.

Frederico.Andrade 26/03/2024

O segundo livro da trilogia "Robôs" de Isac Asimov me agradou tanto quanto o primeiro. Foi bem interessante acompanhar o investigador e parceiro robô em outro ambiente foi bem interessante.

Glauber Castro 24/03/2024

Não me empolguei muito no início da história, mas aos poucos fui ficando curioso. Infelizmente, o fim me deixou decepcionado, esperei por algo diferente.

Vini Laux 19/03/2024

Primeiro Asimov que leio e tive uma boa primeira impressão. Creio ter começado pelo caminho não convencional de leituras dele, já que esse é o segundo livro de uma saga composto por quatro. Porém, não me atrapalhou durante a leitura do Sol Desvelado. Em suma, o texto não academicista ou difícil, muito fácil entendimento, o ambiente é intrigante (os personagens não tanto, com exceção do protagonista) e o mistério é curioso. Não acertei a resolução e achei um pouco sem fora da curva ela, não era bem o que eu esperava e não fez tanto sentido. Mas não é ruim, só é diferente. Vale a pena ler, li em menos de uma semana tranquilamente.

MiriA.Lopes 13/03/2024

Um dos meus livros favoritos do Asimov
É impressionante como o Asimov consegui sempre se superar e superar nossas expectativas.
Estou amando a saga dos robôs.
Daneel meu personagem preferido.
O livro é fluido e a leitura é rápido. Aqui temos um novo assassinato desta vez em Solaria e Elijah é mandado pra investigar o crime e Daneel é novamente escolhido para ser seu parceiro de investigação.

Patcha 13/03/2024

As Loucas Aventuras do Distanciamento Social
Mais uma aventura do nosso detetive carrancudo favorito! Dessa vez ele é enviado para um planeta distante da Terra, no qual as pessoas vivem a quilômetros de distância de qualquer indivíduo. De alguma forma, um deles foi assassinado, e nosso querido Elijah precisa descobrir como.

Esse livro conseguiu ser ainda mais criativo que o anterior, propondo uma sociedade inteiramente diferente da nossa (e da de Elijah), e todos os problemas que poderia enfrentar. Eu adorei a forma que o protagonista encontrou de contornar as diferenças culturais, principalmente a ideia de que ninguém pode se ver pessoalmente.
Aqui também vemos um desenvolvimento maior da relação entre Elijah e seu parceiro robô, Daneel. É legal ver como o preconceito do protagonista vai aos poucos sendo quebrado, conforme os dois convivem e, eventualmente, acabam se ajudando.

Sobre o mistério em si, é fascinante! Para quem gosta de histórias no estilo Agatha Christie, mas quer ler algo diferente dos livros de detetive habituais, recomendo fortemente a leitura.

Tiago.Evangelista 10/03/2024

Asimov era mesmo um gênio
Não adianta, Asimov era mesmo um Gênio do seu estilo literário. Produziu muito e com estrema qualidade.

Esse é apenas mais um extraordinário exemplo da sua obra.

Renato 26/02/2024

Assimov na liderança
Como sempre, Assimov nos prende com uma história instigante e profunda. A dupla não nos deixa ficar sem remoer novas teorias.

Eduarda.Souza 26/02/2024

Por uma Terra sem paredes
Eu sou apaixonada por investigações policiais e recentemente descobri um apreço grande por ficção científica. Penso que essa narrativa conseguiu reunir tudo que gosto num livro só. O suspense da investigação, os dramas pessoais, realidades distópicas e inúmeras reflexões sobre cultura. É um livro que te faz pensar enquanto te entretém e te deixa igual um detetive tentando solucionar o caso antes dos capítulos finais (no caso dessa narrativa não foi muito difícil, mas ao meu ver, duvido que este era o ponto de qualquer forma).

Rodrigo801 18/02/2024

Atemporal
Maravilhoso. O livro tem o assassinato como motivação inicial, mas Asimov explora o humano de maneira atemporal.
Sugiro que é indispensável ler o primeiro livro antes deste. As cavernas de aço.

Juca.Caiado 14/02/2024

O egoísmo em níveis máximos.
Uma metáfora soberba para o aumento do narcisismo no desenvolvimento máximo das telecomunicações, em O Sol Desvelado, Asimov retrata uma cultura humana extraplanetária implodindo em seu próprio egoísmo, enquanto na Terra uma humanidade divorciada da natureza em suas Cavernas de Aço, segue sua própria trajetória de isolamento nas multidões aglomeradas. A trama policial na atmosfera das sociedades com robôs é palco para a intensa percepção de tudo aquilo que fazemos no automático, autômatos que nos tornamos em nosso ensimesmamento.
A luz ofuscante de uma estrela qualquer na galáxia desperta no detetive Elijah Bailey a percepção da cegueira em que vivem os homens imersos na tecnologia robótica, a separação das emoções e da arte pelo desenvolvimento superior da técnica, a reprodução por eugenia, e a escolha majoritária da cultura em detrimento da natureza humana são temas punjentes desse livro expoente da ficção científica.