O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Frederico.Andrade 26/03/2024

O segundo livro da trilogia "Robôs" de Isac Asimov me agradou tanto quanto o primeiro. Foi bem interessante acompanhar o investigador e parceiro robô em outro ambiente foi bem interessante.

Glauber Castro 24/03/2024

Não me empolguei muito no início da história, mas aos poucos fui ficando curioso. Infelizmente, o fim me deixou decepcionado, esperei por algo diferente.

Vini Laux 19/03/2024

Primeiro Asimov que leio e tive uma boa primeira impressão. Creio ter começado pelo caminho não convencional de leituras dele, já que esse é o segundo livro de uma saga composto por quatro. Porém, não me atrapalhou durante a leitura do Sol Desvelado. Em suma, o texto não academicista ou difícil, muito fácil entendimento, o ambiente é intrigante (os personagens não tanto, com exceção do protagonista) e o mistério é curioso. Não acertei a resolução e achei um pouco sem fora da curva ela, não era bem o que eu esperava e não fez tanto sentido. Mas não é ruim, só é diferente. Vale a pena ler, li em menos de uma semana tranquilamente.

MiriA.Lopes 13/03/2024

Um dos meus livros favoritos do Asimov
É impressionante como o Asimov consegui sempre se superar e superar nossas expectativas.
Estou amando a saga dos robôs.
Daneel meu personagem preferido.
O livro é fluido e a leitura é rápido. Aqui temos um novo assassinato desta vez em Solaria e Elijah é mandado pra investigar o crime e Daneel é novamente escolhido para ser seu parceiro de investigação.

Patcha 13/03/2024

As Loucas Aventuras do Distanciamento Social
Mais uma aventura do nosso detetive carrancudo favorito! Dessa vez ele é enviado para um planeta distante da Terra, no qual as pessoas vivem a quilômetros de distância de qualquer indivíduo. De alguma forma, um deles foi assassinado, e nosso querido Elijah precisa descobrir como.

Esse livro conseguiu ser ainda mais criativo que o anterior, propondo uma sociedade inteiramente diferente da nossa (e da de Elijah), e todos os problemas que poderia enfrentar. Eu adorei a forma que o protagonista encontrou de contornar as diferenças culturais, principalmente a ideia de que ninguém pode se ver pessoalmente.
Aqui também vemos um desenvolvimento maior da relação entre Elijah e seu parceiro robô, Daneel. É legal ver como o preconceito do protagonista vai aos poucos sendo quebrado, conforme os dois convivem e, eventualmente, acabam se ajudando.

Sobre o mistério em si, é fascinante! Para quem gosta de histórias no estilo Agatha Christie, mas quer ler algo diferente dos livros de detetive habituais, recomendo fortemente a leitura.

Tiago.Evangelista 10/03/2024

Asimov era mesmo um gênio
Não adianta, Asimov era mesmo um Gênio do seu estilo literário. Produziu muito e com estrema qualidade.

Esse é apenas mais um extraordinário exemplo da sua obra.

Renato 26/02/2024

Assimov na liderança
Como sempre, Assimov nos prende com uma história instigante e profunda. A dupla não nos deixa ficar sem remoer novas teorias.

Eduarda.Souza 26/02/2024

Por uma Terra sem paredes
Eu sou apaixonada por investigações policiais e recentemente descobri um apreço grande por ficção científica. Penso que essa narrativa conseguiu reunir tudo que gosto num livro só. O suspense da investigação, os dramas pessoais, realidades distópicas e inúmeras reflexões sobre cultura. É um livro que te faz pensar enquanto te entretém e te deixa igual um detetive tentando solucionar o caso antes dos capítulos finais (no caso dessa narrativa não foi muito difícil, mas ao meu ver, duvido que este era o ponto de qualquer forma).

Rodrigo801 18/02/2024

Atemporal
Maravilhoso. O livro tem o assassinato como motivação inicial, mas Asimov explora o humano de maneira atemporal.
Sugiro que é indispensável ler o primeiro livro antes deste. As cavernas de aço.

Juca.Caiado 14/02/2024

O egoísmo em níveis máximos.
Uma metáfora soberba para o aumento do narcisismo no desenvolvimento máximo das telecomunicações, em O Sol Desvelado, Asimov retrata uma cultura humana extraplanetária implodindo em seu próprio egoísmo, enquanto na Terra uma humanidade divorciada da natureza em suas Cavernas de Aço, segue sua própria trajetória de isolamento nas multidões aglomeradas. A trama policial na atmosfera das sociedades com robôs é palco para a intensa percepção de tudo aquilo que fazemos no automático, autômatos que nos tornamos em nosso ensimesmamento.
A luz ofuscante de uma estrela qualquer na galáxia desperta no detetive Elijah Bailey a percepção da cegueira em que vivem os homens imersos na tecnologia robótica, a separação das emoções e da arte pelo desenvolvimento superior da técnica, a reprodução por eugenia, e a escolha majoritária da cultura em detrimento da natureza humana são temas punjentes desse livro expoente da ficção científica.

Bella 02/02/2024

Mais uma vez o mestre Asimov mandou bem nessa mistura de sci fi com policial, gêneros que eu particularmente amo. A continuação de cavernas de aço continua com o bom ritmo. O plot não é tão imprevisível, mas tem uma boa construção, a gente só sabe o que realmente aconteceu até ler o final. Ansiosa para ler o próximo título dessa série.

Ketlin 22/01/2024

A mente que se expande jamais retorna ao tamanho original
Depois de ler o primeiro volume da Série dos Robôs, fiquei muito interessada em continuar acompanhando as aventuras do detetive Elijah Baley e de seu parceiro nada convencional, Daneel Olivaw. Em "O Sol Desvelado", o autor faz isso muito bem, nos levando ainda a explorar pelos Mundos Siderais, que não foram tão detalhados no primeiro livro da saga.

O enigma da investigação e o enredo geral são bem interessantes, mas acredito que o seu desdobramento até o final ficou em segundo plano e, pra mim, deixou a desejar um pouquinho.

Um dos pontos altos dessa leitura é a demonstração do contraste cultural entre duas sociedades humanas que se desenvolveram em planetas distintos. A forma como o autor abordou essas diferenças e construiu os diálogos foi até um alívio cômico em vários momentos.

Pra finalizar, foi destaque do livro pra mim a maneira como os personagens lidam com suas limitações e medos. Enquanto alguns sequer cogitam que seja possível superá-los, outros os enfrentam mesmo com receio, se desafiam e, quando ultrapassam suas próprias barreiras, se transformam.

É, pelo jeito eu vou ler muito mais Asimov esse ano! ?
Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Asmov parece ser incrível, espero ler em breve. Bela resenha

Ketlin 22/01/2024minha estante
Inclusive essa série dos robôs é um ótimo começo! Amei "As Cavernas de Aço"

Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Eu pensei que seria uma boa começar por fundação, mas vou anotar seu conselho.

Adriana Naves 22/01/2024minha estante
Fundação é mais complicado, eu comecei pela série dos Robôs e foi incrível, gostei muito.

Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Eu entendo, faz sentido. Vou em busca desse em breve, mas desse ano não passa ??

Ketlin 22/01/2024minha estante
Senti a mesma coisa que vc, Adriana! Fundação é ótimo também, mas é melhor ainda quando já estamos nos habituando com esse universo de outros mundos.

Léo 22/01/2024minha estante
Ótima resenha, gostei.
Só li o primeiro dessa série ano passado, é muito bom. Recomendo ler O Fim da Eternidade que é livro único.

Ketlin 22/01/2024minha estante
Oi, Léo! Eu acabei começando a ler Asimov justamente por "O fim da eternidade". Tenho resenha dele aqui no Skoob também, se vc quiser dar uma olhada

Silas Jr 07/01/2024

MUITO BOM
Asimov entrega outra obra prima de romance policial envolvendo galáxias e robôs. As discussões sociológicas nesse aqui estão além do primeiro e assim, pensando muito sobre tudo! Que livro!!!!!

Gabriel.Sacramento 03/01/2024

Final esplendoroso de uma aventura policial robótica
Adoro livros que começam bem e que terminam bem. ?O Sol Desvelado? termina de uma forma que não esquecerei tão cedo. É um desfecho poético, que diz muito sobre por que a ficção científica é tão importante.

O livro é de fato melhor do que o primeiro volume da saga dos robôs(Cavernas de Aço). Quando li Cavernas, achei um tanto simplório demais e fiquei na dúvida se voltaria para a saga. Agora, tendo lido esse segundo volume, tenho certeza de quero devorar os outros dois.

Livro 1 do Projeto Asimov 2024. O projeto consiste basicamente em ler todos os volumes que ainda não li das grandes sagas do mestre.

1/7