O Sol Desvelado

O Sol Desvelado Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Henrique.Alves 14/08/2020

Fabuloso
Asimov, Não decepciona! Nessa continuação de "as cavernas de aço " a história se passa em outro planeta mas a atmosfera de suspense, ficção e critica social continua presente.

Wedson 12/08/2020

E o universo vai crescendo
Muito interessante ver como a mente do Asimov vai trabalhando pra criar sempre histórias mais complexas, culminando na ótima saga fundação. Até parece que esses outros trabalhos servem como inspiração crescente.

Isa 31/07/2020

Continuando a saga dos robôs
O livro é bom, dinâmico, tem um mistério que se manteve incógnito até o seu final, mais ainda sim, prefiro o primeiro livro.

Asimoverse 26/07/2020

O Sol Desvelado - 1957 por: @asimoverse
O Sol Desvelado, (segundo romance da série Robôs) é uma prova viva de que se pode escrever uma história de detetive num futuro que não só será interessante, mas também profundo na forma como os melhores livros de ficção científica são. Uma mistura de ficção científica e crime não é algo que todos possam usar, mas Asimov faz com que pareça fácil. Assim como no livro anterior, a parte do mistério do assassinato foi excepcionalmente bem escrita.

A diferença entre siderais e terráqueos é frequentemente contrastada neste romance. A estrutura econômica e social de dois planetas diferentes (Terra e Solaris) são examinadas. Por exemplo, os seres humanos que vivem na Terra vivem no subsolo e, como consequência, sofrem com o que parece ser agorafobia aguda. Quando nosso detetive da Terra é convocado para resolver um caso de assassinato em Solaris, ele não vai lá apenas como detetive, mas como um representante da Terra. Ele tem mais em mente do que apenas descobrir um assassinato - e não apenas porque ele precisa descobrir a sociedade humana dramaticamente diferente existente no Solaris, mas porque o futuro dos terráqueos e siderais pode depender disso.

O exame do que significa ser um robô e não humano é uma grande parte deste romance também, com longos embates sobre as leis da robótica. O livro aborda todo o potencial da primeira lei, com todos seus desdobramentos e como alguém que conseguisse entender a isso, conseguiria manipular os robôs para fazer o que desejasse, até matar humanos!

site: https://www.instagram.com/asimoverse/

Bruno 25/07/2020

Que livro meus amigos !!!
Poucas sequências conseguem superar seus antecessores, e esse livro é um deles. Só tenho a dizer que quem não gostou tanto do final das cavernas de aço, como eu, pode ficar tranquilo que em o sol desvelado o final é de uma qualidade imensa, assim como o livro por inteiro.

Ari 04/07/2020

Além da racionalidade
Em "O sol desvelado", livro sequencial de "As cavernas de aço", um assassinato insolúvel baliza a trama com muitos plot twists e acaloradas discussões envolvendo "as leis da robótica", a lógica mecânica e a intuição humana. Nesse livro a balança da justiça pesa para o lado humano, visto que em "As cavernas de aço" os robôs estavam em foco.

Temas como inseminação "in vitro", distanciamento social, contatos holográficos e viagens espaciais são abrangidos nesse novo mundo de Solaria, no qual se desenrola a investigação em que Baley e R. Daneel Olivaw prestam-se a desvendar.

É um ótimo enredo que, mesmo tendo sido escrito em 1956, traz abordagens científicas que são palco para infindáveis debates até os dias atuais, vale muito a pena!
Duchesse 05/07/2020minha estante
Qual o primeiro livro dessa série? "As cavernas de aço"?

Ari 05/07/2020minha estante
Seguindo o encadeamento de Azimov, o primeiro livro, para se ter uma maior compreensão do contexto, é Eu, Robô. Ele é a origem de tudo. Após ele, sim, As Cavernas de Aço.

Neto 02/07/2020

Continuação de Às Cavernas de Aço, livro maravilhoso, recomendo a todos, principalmente entusiastas da ficção científica.

Matheus.Felipe 25/06/2020

Sobre investigação e confrontar o medo
Esse é um livro de investigação policial? e ficção científica. A trama é super instigante e vai apresentando os fatos e deixando pistas de uma maneira muito sutil e inteligente. Mas além disso, o verdadeiro diferencial dessa história está no comentário sobre a raça humana e em como deixamos nossos maiores temores definirem nossa sociedade.
Vale a pena demais a leitura!

Thiago.Araujo 15/06/2020

Simples e eficiente
Quando a expectativa é alta corremos alguns riscos. Pra mim Asimov sempre correrá esse risco. Um mestre não pode ser subestimando jamais. Mas Sol Desvelado provou ser só um pouco mais do que ele sabe.

Boa escrita, ritmo fluido, livro curto e rápido, mas sem aquele plot de explodir a cabeça, mais para uma receita simples e eficiente de sucesso, mas que não agrega tanto ao coração.

Mesmo assim os robôs de Asimov nunca perdem seu encanto e seu universo é de cair o queixo de complexidade. O final deixou aquele gostinho de potencial de crescimento forte, que espero que se cumpra na próxima aventura de Bailey. Ah, e Daneel não pode ficar de fora, claro!
Tatta 15/06/2020minha estante
uma dúvida! p ler este livro é preciso ter lido ?eu, robô? ou apenas ?cavernas de aço??

melhor, você recomenda alguma ordem de leitura?

Thiago.Araujo 15/06/2020minha estante
Pra contextualizar, melhor ter lido o Cavernas de Aço. Já que é uma sequência. Já O Eu, Robô não precisa. É claro que ajuda a entender o universo, mas não precisa.

Tatta 15/06/2020minha estante
entendi!! valeeeeuuu

Beto | @beto_anderson 07/06/2020

Um bom romance policial
Esse não supera o primeiro livro da série - As cavernas de aço - contudo continua tendo uma linguagem simples e uma narrativa interessante. Há também um pouco mais de discussões sobre a questão do homem, do robô e do futuro do planeta. O desfecho da investigação policial também surpreende em certo ponto.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Rodrigo Digão 25/05/2020

Muito bom, o autor continua apresentando seu universo de forma paulatina, construindo de forma sólida e plausível com toque genial através da solução de um assassinato, cheio de reviravoltas, que final.

Vicente 22/05/2020

Excelente
Excelente romance, Asimov volta a encantar o leitor com sua visão fascinante do futuro. E une brilhantemente ficção científica e trama policial. A estória desse segundo livro é ainda tão bem elaborada quanto no primeiro romance da série, As cavernas de aço. Quando você começa não consegue largar até descobrir o final da estória.

Kléver 22/05/2020

Conhecendo novos mundos
Já não tenho mais palavras para tecer elogios a esse autor.

O Sol Desvelado nos leva ao mais jovem planeta colonizado, Solaria.

As interações sociais desse livro são muito interessantes e o desfecho incrível.

Caio Timbó 20/05/2020

O choque do diferente
Se você quando encontra uma nova cultura já fica se sentindo estranho, fora do ninho, imagina isso em outro mundo?