The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Bella 02/02/2024

Mais uma vez o mestre Asimov mandou bem nessa mistura de sci fi com policial, gêneros que eu particularmente amo. A continuação de cavernas de aço continua com o bom ritmo. O plot não é tão imprevisível, mas tem uma boa construção, a gente só sabe o que realmente aconteceu até ler o final. Ansiosa para ler o próximo título dessa série.

Ketlin 22/01/2024

A mente que se expande jamais retorna ao tamanho original
Depois de ler o primeiro volume da Série dos Robôs, fiquei muito interessada em continuar acompanhando as aventuras do detetive Elijah Baley e de seu parceiro nada convencional, Daneel Olivaw. Em "O Sol Desvelado", o autor faz isso muito bem, nos levando ainda a explorar pelos Mundos Siderais, que não foram tão detalhados no primeiro livro da saga.

O enigma da investigação e o enredo geral são bem interessantes, mas acredito que o seu desdobramento até o final ficou em segundo plano e, pra mim, deixou a desejar um pouquinho.

Um dos pontos altos dessa leitura é a demonstração do contraste cultural entre duas sociedades humanas que se desenvolveram em planetas distintos. A forma como o autor abordou essas diferenças e construiu os diálogos foi até um alívio cômico em vários momentos.

Pra finalizar, foi destaque do livro pra mim a maneira como os personagens lidam com suas limitações e medos. Enquanto alguns sequer cogitam que seja possível superá-los, outros os enfrentam mesmo com receio, se desafiam e, quando ultrapassam suas próprias barreiras, se transformam.

É, pelo jeito eu vou ler muito mais Asimov esse ano! ?
Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Asmov parece ser incrível, espero ler em breve. Bela resenha

Ketlin 22/01/2024minha estante
Inclusive essa série dos robôs é um ótimo começo! Amei "As Cavernas de Aço"

Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Eu pensei que seria uma boa começar por fundação, mas vou anotar seu conselho.

Adriana Naves 22/01/2024minha estante
Fundação é mais complicado, eu comecei pela série dos Robôs e foi incrível, gostei muito.

Gabriel.Nunes 22/01/2024minha estante
Eu entendo, faz sentido. Vou em busca desse em breve, mas desse ano não passa ??

Ketlin 22/01/2024minha estante
Senti a mesma coisa que vc, Adriana! Fundação é ótimo também, mas é melhor ainda quando já estamos nos habituando com esse universo de outros mundos.

Léo 22/01/2024minha estante
Ótima resenha, gostei.
Só li o primeiro dessa série ano passado, é muito bom. Recomendo ler O Fim da Eternidade que é livro único.

Ketlin 22/01/2024minha estante
Oi, Léo! Eu acabei começando a ler Asimov justamente por "O fim da eternidade". Tenho resenha dele aqui no Skoob também, se vc quiser dar uma olhada

Silas Jr 07/01/2024

MUITO BOM
Asimov entrega outra obra prima de romance policial envolvendo galáxias e robôs. As discussões sociológicas nesse aqui estão além do primeiro e assim, pensando muito sobre tudo! Que livro!!!!!

Gabriel.Sacramento 03/01/2024

Final esplendoroso de uma aventura policial robótica
Adoro livros que começam bem e que terminam bem. ?O Sol Desvelado? termina de uma forma que não esquecerei tão cedo. É um desfecho poético, que diz muito sobre por que a ficção científica é tão importante.

O livro é de fato melhor do que o primeiro volume da saga dos robôs(Cavernas de Aço). Quando li Cavernas, achei um tanto simplório demais e fiquei na dúvida se voltaria para a saga. Agora, tendo lido esse segundo volume, tenho certeza de quero devorar os outros dois.

Livro 1 do Projeto Asimov 2024. O projeto consiste basicamente em ler todos os volumes que ainda não li das grandes sagas do mestre.

1/7

Clauber 30/12/2023

Um romance policial no melhor sentido
A continuação da história de Elijah Baley, iniciada em "Cavernas de Aço". Neste livro, Baley é chamado para resolver um assassinato em Solaria, um dos planetas colonizados. Asimov tece uma trama magistral que explora não apenas os mistérios policiais, mas também questões profundas sobre a convivência entre humanos e robôs, isolamento social e os desafios de sociedades futurísticas. Com sua maestria, Asimov oferece uma visão cativante e provocativa do futuro, mantendo o leitor intrigado até a última página.

Gabriela3043 13/12/2023

Impossível não ler até o fim
Eu gostei demais desse livro da Saga dos Robôs, de longe é melhor que o primeiro da série e tem muito mais profundidade no aspecto policial.

A única coisa que me deixa intrigada é a relação do Asimov com mulheres. Sei que estamos falando de um outro tempo mas a relevância de falarmos sobre representações femininas nao caricatas no mundo sci-fi é um assunto discutido há muito tempo.

O jeito que as mulheres são subjugadas e colocadas em situações de subrepresentação me incomoda muito. Me impediu de ficar presa no enigma principal? Nem de longe! Mas é algo que chama atenção de quem faz uma leitura um pouco mais crítica.

O desfecho me soou muito mais interessante e reflexivo que o do primeiro livro, onde a história se encerrava de um jeito muito abrupto. No fim de o Sol Desvelado tem uma infinidade de possibilidade de novas histórias e isso é muito legal das histórias do Asimov, ainda mais porque sabemos de como ele seguiu evoluindo seus mundos.

Com certeza lerei o terceiro livro! Ansiosa para encontrar Bayley e Daneel de novo :)

Jackson 12/12/2023

Gostei bastante da história e da nova premissa de desvendar um novo mistério, mas agora em outro planeta. Aprendemos bem mais sobre os robôs com cérebro positrônico e descobrimos que as Leis da Robótica tem lá suas falhas.

Vania.Cristina 29/11/2023

Robôs, mistério, fobias e tabus
Dois gêneros deliciosos misturados na mesma narrativa: mistério policial e ficção científica. Esse é o segundo livro da série e trás os mesmos protagonistas: Elijah Baley, o detetive terráqueo e Daneel Olivaw, o robô humanóide, detetive do planeta Aurora. Nessa segunda história, Elijah está à vontade com Daneel, já confia nele, e é uma pessoa mais aberta a evoluir como indivíduo. Só que agora Elijah vai enfrentar um desafio muito maior, e será obrigado novamente a se desconstruir, saindo totalmente da sua zona de conforto. Ele será convocado a trabalhar na solução de um crime que aconteceu no planeta Solaria. Os terráqueos vivem a muito tempo nos subsolos do planeta Terra e tem aversão à ideia da imensidão da superfície, do ar livre, e à ideia da conquista espacial. São avessos também aos humanos siderais, aqueles que há muitos anos deixaram a Terra para colonizar novos planetas. Os siderais, por sua vez, consideram os terráqueos inferiores, primitivos e até mesmo sujos, contaminados com vírus e bactérias. O livro fala muito de fobias, cada sociedade tem uma e a entende como normal, confortável. Os terráqueos têm fobia de espaços abertos, os siderais de contaminação. Elijah se vê, então, sendo obrigado a viajar para outro mundo, onde vai ser confrontado com seus medos e preconceitos, e com os medos e preconceitos dos outros. Em Solaria ele irá reencontrar Daneel, e juntos vão se deparar com uma sociedade humana que está levando seus medos a extremos perigosos. Os solarianos têm aversão ao contato físico, que encaram como tabu, e adotam o contato virtual como prática social. Nem os filhos crescem com os pais. Como numa sociedade assim uma pessoa pode ter sido assassinada? Sem vizinhos próximos, sem nenhum tipo de relacionamento presencial, tendo por perto apenas um exército de robôs serviçais... e a esposa da vítima. O sexo no casamento é a única relação tolerada, e mesmo assim, evitada ao máximo. As casas são espaços enormes, onde as pessoas passam a maior parte do tempo, mas os casais mal se encontram no dia a dia. Em Solaria não há diferentes classes sociais, todos são privilegiados e vivem com o máximo conforto. Então, o óbvio a concluir é que a assassina só pode ter sido a esposa, a única pessoa suficientemente próxima, mas não há motivo evidente e nem a arma do crime foi encontrada. Cabe a Elijah entender como funciona esse mundo, tão diferente do dele, superar o senso comum, e desvendar um crime. No processo, superar seus próprios medos, seus preconceitos e aprender mais sobre si mesmo.
Silvia Cristina 29/11/2023minha estante
Que legal ler sua resenha, vou querer ler com certeza .

Vania.Cristina 30/11/2023minha estante
Acho que você vai gostar, Silvia.

Brujo 30/11/2023minha estante
Excelente resenha, Vânia !

Vania.Cristina 30/11/2023minha estante
Obrigada Sidney!

Gsilvaaa 18/11/2023

Bom, porém...
Vamos la, seria impossível nao comparar e achar semelhante o enredo dessa história com as cavernas de aço. Eu como um leitor que está voltando para o hábito da leitura daria 5 estrelas porém além da história ser muito parecida com o início da saga dos robôs eu achei que ela sofre do mesmo mal, a correria em resolver toda a investigação em 1 único capítulo e encerrar a história. Isso pra mim é o único ponto negativo.
Fora isso eu acho um excelente livro, assimov tem uma escrita extremamente "lisa" e que nao deixa o leitor em nenhum momento procurando significado para acontecimentos ou termos da robótica. Acho uma continuação muito boa e é muito bom trabalhar com essa situação de cultura planetária extremamente oposta ao que vivemos no nosso mundo.
Se você tem dúvidas eu super indico a leitura. Por favor enquanto vou pausar a saga pra nao ter uma ressaca mais ate janeiro vou dar continuidade.

Elvis 16/09/2023

Que salto meus amigos
Ja posso dizer que é meu autor favorito da vida e um dos gênios do gênero de ficção. Como esse homem conseguiu ser tão visionário quase 70 anos atrás? Prevendo todas as questões que a humanidade passa e passará junto a sua criação tecnológica.

A gente continua seguindo a duplinha em mais um caso de investigação (onde nesse livro foi bem mais desenvolvido a parte policial) e além disso, todos os questionamentos sociológicos e filosóficos que surgem na relação entre os humanos e seus robôs.

Primeiro favorito da tetralogia e ainda preciso ler mais dois. Ansioso desde já.

Lora_Bee 05/09/2023

O universo do Asimov continua crescendo
Mais um livro do universo do Asimov finalizado. Eu começo a gostar mais das obras dele, mas não me conquistam. Se ?Fundação? tem uma inspiração na história da civilização romana, aqui parece a história de Esparta, mas levada ao extremo. Conforme os livros vão avançando e o universo dele vai sendo não necessariamente expandido, mas explicado, acho que as histórias vão se tornando mais interessantes. Eu gostei do final desse livro, e acho que abre discussões interessantes pro restante da série dos robôs. Fiquei curiosa para saber sobre a relação entre o Elijah e a esposa dele nos próximos livros, já que esse né. Abre umas brechas ali. Eu acho que o mistério desse livro (a série de robôs é de romance policial) é mais interessante que o primeiro. O que eu gosto é que as investigações abrem espaço para expandir a história e explicar ainda mais sobre como nós chegamos no ponto inicial de Fundação.

Crislane 28/08/2023

Coleção
Estou amando essa coleção do Isaac Asimov, é leve e prazerosa. Nos deixa curiosos, e a parte da sociedade me encanta. Indico!

toricarvl 19/08/2023

Um dos melhores livros de ficção científica que já li até agora. Tudo MUITO bem desenvolvido, o andamento da investigação foi excepcional - me senti uma Sherlock fazendo teorias.

Único detalhe que poderia ser melhor é quem seria o assassino. Fiz várias teorias e o final não foi decepcionante, mas poderia ser melhor.

Com certeza vale a pena ler os próximos livros.