The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023

Superou as expectativas
Nossa que crescente foi esse livro!
Ver o Elijah e o Daneel juntos de novo foi muito bom , embora a participação do dannel me pareceu mais fraca neste livro e o destaque maior ficou com Elijah e sua fobia de lugares abertos.
A história levantou questões interessantes sobre as 3 leis da robótica e como elas podem ser "burladas" por alguém experiente.
A parte policial foi muito mais elaborada aqui e me pegou de jeito com um final incrível!!!
Me deixou com hype imenso pra conhecer Aurora e o destino dos humanos na terra.
Eles vão deixar o útero afinal ??
lio 10/07/2023minha estante
se você gostou desse, acho que vai amar o próximo (não terminei ainda, mas já promete ser meu favorito da saga).

Roberto.Vasconcelos 10/07/2023minha estante
Tenho certeza disso. Mal posso esperar...

Carla 16/06/2023

Baley parece que evoluiu 100% fo primeiro livro para esse. No primeiro parecia pura sorte, mas aqui ele mostrou que é esperto mesmo. Obrigada Asimov por existir.

pedrolucasmr 12/06/2023

Não tão bom quanto o primeiro, mas divertido
É uma leitura divertida, a conclusão é bem satisfatória e Asimoov trás alguns questionamentos filosóficos e lógicos bem legais. Achei o meio do livro um pouco arrastado, ele parece correr um pouco em círculos. Achei Cavernas de Aço um pouco mais impactante e fluído. No geral, uma leitura que vale bastante a pena.

Marcelo.Castro 29/05/2023

Mediano
Temos aqui o segundo volume da série Robôs e o retorno da dupla de detetives humano e robô, para investigar mais um assassinato de um Sideral, mas, dessa vez, fora do planeta Terra. A história como um todo é boa, mas sem ser extraordinária em nenhum aspecto. A tensão entre a dupla é um pouco menor nesse livro (sem estar totalmente desaparecida, contudo). A insistência em retomar à agorafobia do humano, principalmente no começo do livro, chega a ser irritante. As diferenças sociológicas entre a Terra e Solaria são interessantes, e não deixam de trazer uma reflexão sobre o que nos torna humanos e o que viabiliza nossa evolução enquanto espécie. Por fim, o mistério por trás do assassinato é satisfatório. Uma boa história, ainda que não marcante, ainda assim recomendada para quem curte ficção científica e história de detetive/mistério.

Emerson 21/05/2023

Meu preferido até o momento
"Sol Desvelado", de Isaac Asimov, destaca a vitalidade do contato humano para a sociedade.

Com uma trama envolvente, o livro ressalta a importância das interações humanas, reforçando a necessidade de conexões significativas e colaborativas.

Uma obra cativante que nos faz refletir sobre nossa interdependência social.

rafa_._cardoso 12/05/2023

Bom, mas o primeiro é melhor
O Sol desvelado é uma sequência de As Cavernas de Aço e se passa de forma parecida com o primeiro livro. Na terra não houve grandes avanços em relação ao primeiro livro e dessa vez o assassinato que o detetive Elijah Baley precisa resolver não aconteceu na terra, mas em Solaria, um dos mundos siderais e o mais avançado na robótica.

O que de novo nesse livro é acompanharmos o Baley enfrentando seus medos, como espaço aberto e, principalmente, o planeta Solaria e suas peculiaridades e diferenças culturais, no entanto, a investigação em si fica mais em segundo plano aqui, com o início de um romance.

Vale a leitura, mas gostei mais do primeiro, não sei se pela novidade ou por ter lido os dois na sequência.

pedro villar 11/05/2023

Uma evolução em relação ao primeiro da série, especialmente na parte policial da história.

E continua sendo muito interessante a forma como as bases para esse mundo vão sendo aos poucos apresentadas e complexificadas a cada livro lido.

Cristiane 09/05/2023

Fica bom a partir dos 60%
Gosto muito da escrita do Asimov, mas diferente do primeiro livro da série ?As cavernas de aço? achei esse livro arrastado desnecessariamente.

Pra mim, o mais interessante foi a questão social do planeta Solaria, e a relação entre humanos e robôs. As três leis da robótica continuam me fascinando.

Não gostei de como o mistério foi resolvido, e sinceramente não me importei com nenhum dos personagens. Até o R. Daneel, que tinha amado antes, não gostei neste livro.

No mais, pretendo continuar a série dos robôs.

giovana456 08/05/2023

O Sol Desvelado
Um livro de começo morno mas que depois se apresenta numa narrativa muito mais ágil e interessante do que em As Cavernas de Aço.
Um livro que causa um certo desespero ao se analisar que várias características "negativas" já estão em curso na sociedade atual.

Steffani5 12/04/2023

Empolgante e viciante
Nesse livro, temos a continuação do universo construído por Isaac na saga dos Robô e para mim a narrativa continua viciante, empolgante e surpreendente.

Acho incrível a forma como o autor escreve de maneira que o leitor é tão surpreendido quando os demais personagens da história. Não consegui nesse livro, nem no primeiro, "matar" a investigação antes que o próprio Elijah desvendasse o mistério.

A história é muito boa, bem amarrada aos princípios e regras do universo criado pelo Isaac.
Adorei ver a evolução do Elijah e estou empolgada para as próximas.

Apenas tirei meia estrela porque demorei um pouco mais pra engatar do que o primeiro livro, o caso demorou um pouco para "me pegar".

Messyo 30/03/2023

Mistério desvelado
O tamanho reduzido deste livro em comparação com o anterior se dá por um ritmo de narrativa mais intenso, porém agradável e nada cansativo. O autor se superou e eu não poderia estar mais empolgado com a próxima edição.

Lucas1429 26/03/2023

As Estrelas são para os homens
Leitura maravilhosa, fluida, bem escrita e viciante. o bom doutor nunca decepciona, e nesse caso não é diferente, tão bom quanto as cavernas de aço, eu diria que até melhor. Ansioso pra ler a continuação da seite dos robôs.

Rogerio39 24/03/2023

Sol Desvelado
O Sol Desvelado é um livro incrível, a forma como o autor conduz o história e descreve os personagens enriquece e traz mais detalhes a história. A forma que Elijah conduz a investigação até chegar ao desfecho óbvio porém pouco provável e a motivação para fazê-lo arruma bem a história.
Mais uma obra incrível de Isaac Asimov.

Edvaldo Neto 22/03/2023

Isaac Asimov desvela o sol em um clássico da ficção científica
O Sol Desvelado é uma obra-prima da ficção científica escrita por Isaac Asimov. A história gira em torno de um planeta exótico, Solaria, que limita sua população humana a 20 mil habitantes. Onde os humanos vivem em vastas propriedades individuais atendidas por uma legião de robôs, no entanto, eles praticamente eliminaram o contato interpessoal, limitando-o a projeções holográficas. E mesmo assim, um brutal assassinato acontece. Através da investigação de dois personagens queridos, Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, Asimov apresenta uma trama inteligente e envolvente.

Com uma prosa ágil e objetiva, Asimov apresenta uma história intrigante, repleta de reviravoltas e surpresas. Ele dá continuidade a construção de um universo vasto e complexo, repleto de personagens memoráveis e situações emocionantes. O livro é uma verdadeira obra-prima da ficção científica, que combina elementos de aventura, suspense e drama. Ele é um dos melhores trabalhos de Asimov, e certamente deve ser lido por todos aqueles que amam a ficção científica.