A Mão de Celina

A Mão de Celina Jeremias Soares

Resenhas - A Mão de Celina

Leitor Sagaz 07/07/2014

Será que aqueles que morrem podem voltar?
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Este é o primeiro livro que leio da parceria com a editora Os Dez Melhores, já que é de costume dizer que a primeira impressão é a que fica, lhes digo que gostei muito do trabalho deles, a capa e a diagramação do livro ficaram ótimas!

Mas entrando na história, vocês irão conhecer o casal Edu e Celina, sabe aquele casal que você bate o olho e pode afirmar: Ali será para sempre! É isso que Edu e Celina representavam, até que uma doença terrível veio a tirar a vida de Celina.

Edu passou 5 anos de luto, seus planos estagnaram, ele simplesmente vivia no automático, não fazia mais nada por prazer. Mas tudo muda quando em uma situação surreal Edu conhece Jana, uma garota de beleza única e com lindos cabelos roxos.

O livro narra a história de Edu e Jana no presente, mas conta a história vivida por Edu e Celina e é claro que não poderia faltar a história de Jana. Esta mescla entre passado e presente é muito boa para entendermos todo o conceito da história, saber como surgiram os laços.

Após conhecer Jana, Edu resolve que chegou a hora de viver, chega de ficar apenas vegetando. Jana conseguiu reascender o fogo da vida dentro de Edu, e posso dizer que essa relação com certeza salvou a vida dos dois.

O problema surge quando o casal finalmente resolve passar a noite no apartamento de Edu, é nessa hora que o fantasma de Celina começa a demonstrar sua presença, primeiro com sussurros no ouvido de Edu e depois ligando o rádio justamente na música preferida de Celina, Edu não consegue se concentrar em sua parceira, o fantasma simplesmente não irá deixar rolar.

Neste hora nos perguntamos: Será que está relação vai suportar ter que lidar com um fantasma? Isso vocês terão que descobrir lendo o livro.

Tirando a parte sobrenatural, várias das situações apresentadas no livro são perfeitamente pertinentes, poderiam acontecer na vida real (se é que algo não seja baseado em acontecimentos reais).

A Mão de Celina é um livro que nos mostra as nuances da vida, traça um romance bem apegado a nossa realidade, nada muito meloso. A questão sobrenatural ficou muito bem inserida na obra, todo o contexto se encaixou perfeitamente.

Não vou me aprofundar na história, os detalhes vocês precisam conhecer ao ler o livro, posso garantir que vocês irão gostar do trio Celina - Edu - Jana, e com certeza irão se emocionar com a história deles, porque devo confessar que em determinadas cenas me deu um nó na garganta e a lágrima quase escorreu, quem me conhece sabe que sou bem duro quanto a esses sentimentos, mas o livro consegue mexer com a gente e ainda mais porque conheço pessoas que enfrentaram situação parecida com a história de Jana.

O final do livro é muito bom, deu para encaixar as peças do quebra cabeças e ver que era realmente ali que as coisas deveriam chegar.

Quero agradecer pela parceria com a editora e também ao escritor Jeremias Soares por ter escrito uma obra como essa, bem estruturada e empolgante. Então é isso ai, espero que vocês tenham gostado da resenha e não deixem de ler este livro, um abraço em todos e até a próxima.

Diego de França

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/07/resenha-mao-de-celina-jeremias-soares.html

Gabrielle 28/07/2014

ABCD dos Livros
"- Você tem medo da morte?"
Quando perdemos alguém que amamos, perdemos o chão, e dói tanto em nossas almas, que parece um sofrimento sem fim, que nós iremos morrer com ela.
E foi exatamente isso que estava acontecendo com Eduardo, ou simplesmente Edu.
Ele estava em um luto a mais de 5 anos, e a dor parecia que nunca ia passar. Uma dor que o consumia. Não tinha mais vida. Perdeu o emprego, já não comia como antigamente, não sorria, não encontrava nenhuma razão para sair de seu quarto. Sua vida tinha chegado ao fim.
Celina, sua namorada, *ou ex*, tinha falecido. Celina morreu de câncer, um tumor no cérebro.
Ela era uma menina doce, carinhosa, e tinha os cabelos dourados. Parecia ter saído de um conto de fadas. Então, por que uma coisa tão ruim aconteceu com uma pessoa tão boa?

" - Sempre achamos que as coisas ruins nunca vão acontecer com as pessoas que amamos."

Cansado de sua vida de luto, Edu decide que é hora de acabar com aquele sentimento. Perdeu 5 anos dentro de um quarto trancado, já não tinha razões para viver.
Porém, alguém o impediu de fazer esta loucura. Celina? Não. Janaína, ou simplesmente Jana.

Ela que estava ali pelo simples acaso, salvara a vida de Edu.
Após se encararem, Edu percebeu que aquela garota que o salvara era o oposto de Celina. Era muito bonita, contudo era totalmente diferente. Além de fumante, Jana tinha cabelos roxos, piercings, usava roupas nada afeminadas. Mas para ele já não fazia muita diferença, já que ela salvara sua vida. E isso mudou radicalmente toda a sua vida.
Edu encerrou seus dias de luto. Recolheu todas as fotos de Celina que tinha espalhado em sua casa e guardou em uma caixa, foi atrás de um novo emprego, voltou a sair com seus amigos, a comer mais e a sorrir mais também. E claro, se apaixonou novamente, por Jana.
Apesar de ser simpática, Jana não falava muito. Não era de sorrir muito também. Não contava nada pessoal. Será que escondia segredos? Segredos que a traumatizaram tanto que nem sequer falava?

Com o tempo passando, eles começaram a se ver constantemente e Edu achou que deveria leva-la para seu apartamento, para passarem a noite juntos. Porém alguma coisa muito estranha começou a acontecer. Luzes piscando, frases no espelho do banheiro, som ligando sozinho e justamente na música que eram deles. Foi quando Edu se tocou! Celina estava assombrando aquele apartamento. Mas por que? 5 anos já tinham se passado. Ela não desejava a felicidade dele? Além de ciumes, Celina tinha algum objetivo por estar assombrando aquele lugar?
Apesar de muitos segredos, os dois se gostavam muito. Será que essas assombrações de Celina, seria forte o suficiente para acabar com aquele namoro?

Sei exatamente o que é perder alguém que amamos, ficamos sem chão. Parece que o mundo conspira contra nós. Ficamos tristes e desalmados. Perdi recentemente alguém que eu amei muito, mas infelizmente ele se foi. Mas, se realmente existir algo superior entre nós, espero que meu avó esteja descansando em paz.
Eu quis que o primeiro livro do desafio fosse esse, por que fala exatamente da morte, e de certa forma me ajudou a ficar mais tranquila.
O livro é escrito em forma de um diário, onde o Eduardo escreve. E além dele escrever o que está acontecendo, fala sobre a vida da Jana e da Celina. E confesso que fiquei muito emocionada com a história da Janaína. Ela foi a personagem mais forte do livro, e tudo o que aconteceu na vida dela a fez com que fosse uma menina diferente e calada, sofri junto com ela.
Esse livro, sem intenção alguma, acabou indo parar na minha lista de favoritos. Eu adorei o final e confesso que terminei o livro 2:00 da manhã chorando muito. Ele me prendeu tanto que passei duas noites sem dormi, somente lendo ele.
Uma coisa que me incomodou um pouco no livro foram suas folhas brancas, mas só. Não achei nenhum erro nas palavras.
Esse foi o primeiro livro que li da editora Os Dez Melhores e ela está de parabéns. Realmente, uma nota 10* HAHA.

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/07/resenha-mao-de-celina-nacional.html

Gisa 16/11/2014

Um dos melhores do ano
Já no começo da história conhecemos Edu, 5 anos depois da morte de Celina. Apesar de fazer algum tempo, que Celina morreu, Edu, não consegue superar essa perda. Ele desistiu de ter uma vida social, trabalha apenas pelo sustento e nunca mais conheceu ninguém.
Para ele, não há outra saída. Sem Celina, ele não quer a vida. E então decide se matar.

"...Sempre considerei Celina a minha maior conquista..."

Mas quando ele vai pular do edifício, algo o interrompe. E é o beijo de uma mulher que ele nem mesmo conhecia. A mulher de cabelos roxos é Jana, uma mulher de personalidade forte, que consegue convencê-lo a desistir daquela loucura.

" -Se quisesse mesmo se matar, teria ido de primeira. -afirmou a voz com uma dose de sarcasmo. -Sentou aí com muita cautela.
-Eu não tenho experiência com suicídios..."

"-A vida não conspira sempre a nosso favor. Precisamos competir com ela algumas vezes. A maioria dos suicidas joga a vida fora por causa de adversidades reversíveis. "

Não é todo dia que somos salvos de um suicídio por um beijo, e claro que não podia ser diferente, Edu e Jana acabam se envolvendo.
Edu está muito feliz com o namoro. Voltou a viver, mudou de emprego, voltou a se arrumar. E Jana, também passou a se cuidar mais. Mas quem não parece estar nada feliz com essa mudança na vida de Edu é Celina.
Um espírito pode interferir na vida de uma pessoa? O que faz alguém voltar da morte para a vida?

O livro é dividido em três partes. Em uma delas, nós conhecemos a história em seu tempo real e é Edu quem conta.

"-Eu não quero uma namorada. -respondi, levando minha boca ao encontro da sua. -Mas desejo você agora, sem dúvida alguma. "

Em uma parte conhecemos a história de Celina e na outra, a história de Jana.

"Quando o primeiro beijo surgiu, experimentei o instante mais delicioso da minha vida.(...) O segundo beijo foi o segundo instante mais delicioso da minha vida."

O Jeremias está de parabéns, por criar uma obra que te prende do começo ao fim. Não me apeguei a nenhum personagem, mas me apeguei muito a história. Queria saber o que estava acontecendo, onde tudo aquilo ia parar.
Porque a cada instante, alguma coisa muda e você que já tinha certeza do fim da história, acaba descobrindo que vem mais coisa por aí.
A Celina é uma incógnita. Edu fala dela como se ela fosse a pessoa mais maravilhosa do mundo, mas a gente sabe que não é exatamente assim. Mas eu o entendo, pois quando amamos uma pessoa, ela é sempre a coisa mais maravilhosa do mundo para a gente.
E a Jana, eu gostava dela até uma parte da história. Mas aí eu percebi que ela faz mais drama do que tem.
E o Edu é normal. =D

O livro não chega a ser terror. É mais um suspense, um mistério e um romance com um triângulo amoroso bem fora do normal. O fim é lindo, mas eu torcia para que ..... (não posso falar ou vai ser spoiller. Leia e vamos trocar figurinhas.)
Só teve uma coisa que não gostei. Mas gente eu sou muito chata crítica. Em algumas cenas, Edu, relata algumas cenas de sexo (nada demais galera, não é um livro hot, muito longe disso); mas ele fala que deitaram e fizeram amor, e enlouqueceram e essas coisas. Então teve nessas partes, alguns comentários que me incomodaram um pouquinho

" ...ela gostou, mas a dor foi inevitável..."
Confesso que isso magoou meu ego feminino; mas não é nada que atrapalhe a leitura. Na verdade, esse é um dos melhores livros que eu li atualmente.
Mas como eu prezo pela sinceridade absoluta aqui, eu tive que falar isso. Meninas que sentirem o ego doer um pouquinho, assim como eu, perdoem o Edu, ele é só um pobre homem. kkkkk. Desculpa meninos, vocês sabem que eu amo vocês.

Mas é uma história que está mais do que indicada. Foi muito bem escrita, bem ambientada, é detalhada sem ser chata e te deixa com um gosto de quero mais.

Parabéns ao autor que é gaúcho (assim como eu) e a Editora que está começando, mas promete ótimos trabalhos.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2014/11/a-mao-de-celina-jeremias-soares.html#comment-form

Sofia Trindade 01/04/2015

Muito Bom!
A mão de Celina é um livro muito bem feito que merece mais reconhecimento entre os leitores.
No começo do livro me senti um pouco perdida, porque não estava acostumada com a divisão do livro, então até encaixar as pecinhas na minha cabeça me desanimei um pouco com a leitura.
Mas quanto mais fui lendo, mais fui me acostumando e a leitura foi ganhando um "gás" maravilhoso.
O que eu mais gostei no livro, foi que o autor aproveitou o espaço em que ele vive e criou sua história. Isso tira aquele clichê dos livros serem desenvolvidos na Inglaterra, Estados Unidos, etc.
A parte que considero o pico da leitura, é quando o livro começa a se encaixar e melhor ainda, a vida dos personagens são interligadas. Isso pra mim ficou maravilhoso. Porque é ótimo você está lendo um livro e em determinada parte um personagem era amigo do outro, que namorou um outro e por ai vai (isso é só um exemplo não acontece no livro).
O final é bem leve e não é aquele final que você fica pensando e tentando entender o livro.
Foi uma leitura muito agradável e eu me joguei na experiencia de vida dos personagens.
Com certeza está na minha listinha de livros brasileiros perfeitos.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mao-de-celina.html

Ana Lopes 13/05/2015

Uma leitura deliciosa que vai te fazer virar a noite!
A capa do livro foi a primeira coisa que me chamou a atenção, depois veio a sinopse e então algumas resenhas pra lá de positivas pela blogosfera literária. E como eu sou uma eterna fã do gênero não poderia deixar de conhecer A Mão de Celina. Então aqui vai a minha opinião sobre o livro...

A primeira coisa que eu gostaria de citar é: O sobrenatural não é tão presente assim logo de início. Para aqueles que ainda não pegaram gosto pela coisa, podem ficar calminhos aí, porque a narrativa não vai começar com altas doses de sobrenatural. Na verdade tudo tem início com a narrativa de Edu sobre o tempo que passou ao lado de Celina antes de ela ser vitimada pelo câncer. Ele conta como tudo aconteceu e esclarece ao leitor as suas mais profundas angústias, para então culminar em uma tentativa de suicídio. E é aí que ele conhece Jana.

Eu achei que o autor foi muito feliz em criar a personalidade dela. A começar pela maneira como ela se veste , seu jeito de falar e até mesmo sua forma de enxergar o mundo e as pessoas a sua volta...
Ela não é aquele tipo de mocinha que precisa ser salva, bem na verdade já foi, mas a maneira como ela superou todas as adversidades da vida fez dela a minha personagem favorita no livro! Ela é carismática e cheia de vida, sabe o que quer e luta por isso.

Só que às vezes na vida acontecem coisas que fogem do nosso controle, e foi o que aconteceu com Jana quando Celina resolveu se tornar parte de sua vida . Celina foi, no meu ponto de vista, a personagem mais complicada de se compreender! E eu já explico o por quê.

A princípio ela parece tipo aqueles encostos de que muita gente fala. Fica ali, só observando, movendo pequenos objetos pra assustar o casal apaixonado. Liga um som aqui, parte um aquário ali, e assim vai... Até que em um determinado dia ela resolve se comunicar através da escrita em um espelho, e nesse momento, ela é aterrorizante! Sério, eu tive medo dela nesse ponto da trama. Só que no final do livro acontece uma reviravolta e você não consegue definir se ama ou odeia a personagem. Eu ainda estou em dúvida.

Edu é um outro enigma pra minha cabecinha solucionar. Logo de cara eu me apaixonei por ele! Sua forma de pensar, seu jeitinho charmoso de ser... e é claro que o fato de ele ser o narrador da história faz com que a gente se apegue mais ainda, não é verdade?
Pois bem, esse nosso romance durou todo o livro, mas tiveram momentos em que eu tive raiva dele. Isso aconteceu quando ele quis justificar algumas atitudes de Celina e ir contra Jana ( tipo: OI?!?). Tudo bem que ela foi alguém muito especial na vida dele e a forma como ela morreu foi terrível, mas Jana estava ali do lado dele e Celina estava morta! Não tem como engolir isso, mas para o bem do nosso relacionamento (eu e Edu *-*) a ficha caiu e ele percebeu que estava agindo feito um babaca e conseguiu se redimir, comigo e com a Jana.

Mas acho que chega de falar dos personagens né! Acho que cansei vocês com essa resenha enooorme . Juro que tentei me controlar, mas não deu.

Quanto a diagramação eu não tenho muito a dizer pois meu livro era em e-book, mas lá o trabalho estava muito bem feito. Pra narrativa do autor e diálogos eu dou nota 10! A capa condiz exatamente com o conteúdo e na minha opinião isso é imprescindível, também contou pontos pra minha avaliação final. A construção dos personagens e da trama no geral me agradou muito. O autor soube dosar bem todas as emoções e atitudes dos personagens, deixando assim, a trama leve e descontraída até mesmo nos momentos mais dramáticos. O suspense e o terror se fazem presentes em curtas doses, mas são o suficiente pra dar aquela chacoalhada na leitura.

site: http://bloganalogia.blogspot.com.br/