Marcos606 11/05/2023
"O poder político é o direito de fazer leis com penas de morte e, consequentemente, todas as penas menores, para a regulamentação e preservação da propriedade, e de empregar a força da Comunidade, na execução de tais leis e na defesa da Comunidade de danos estrangeiros, e tudo isso apenas para o bem comum."
A definição de poder político de Locke tem uma dimensão moral imediata. É um “direito” de fazer leis e aplicá-las para “o bem público”. Poder para Locke nunca significa simplesmente “capacidade”, mas sempre “capacidade moralmente sancionada”. A moral permeia todo o arranjo da sociedade, e é esse fato, que torna a sociedade legítima.
A descrição de Locke da sociedade política é baseada em uma consideração hipotética da condição humana antes do início da vida comunitária. Nesse “estado da natureza”, os humanos são totalmente livres. Mas essa liberdade não é um estado de licenciosidade completa, porque está dentro dos limites da lei da natureza. É um estado de igualdade, que é em si um elemento central da explicação de Locke. Não há hierarquia natural entre os humanos. Cada pessoa é naturalmente livre e igual sob a lei da natureza, sujeita apenas à vontade do “infinitamente sábio Criador”. Cada pessoa, além disso, é obrigada a fazer cumprir, bem como a obedecer esta lei. É esse dever que dá aos seres humanos o direito de punir os infratores. Mas em tal estado de natureza, é óbvio que colocar o direito de punir nas mãos de cada um pode levar à injustiça e à violência. Isso pode ser remediado se os humanos firmarem um contrato entre si para reconhecer, de comum acordo, um governo civil com o poder de fazer cumprir a lei da natureza entre os cidadãos desse estado. Embora qualquer contrato seja legítimo desde que não infrinja a lei da natureza, muitas vezes acontece que um contrato só pode ser executado se houver alguma autoridade humana superior para exigir o seu cumprimento. É uma função primordial da sociedade estabelecer a estrutura em que os contratos legítimos, livremente celebrados, possam ser executados, um estado de coisas muito mais difícil de garantir no estado de natureza e fora da sociedade civil.
Antes de discutir a criação da sociedade política em maiores detalhes, Locke fornece um longo relato de sua noção de propriedade, que é de importância central para sua teoria política. Cada pessoa, de acordo com Locke, tem propriedade sobre sua própria pessoa – isto é, cada pessoa é literalmente dona de seu próprio corpo. Outras pessoas não podem usar o corpo de uma pessoa para qualquer finalidade sem sua permissão. Mas pode-se adquirir propriedade além do próprio corpo através do trabalho. Ao misturar seu trabalho com objetos do mundo, adquire-se o direito aos frutos desse trabalho. Se o trabalho de alguém transforma um campo árido em plantações ou uma pilha de madeira em uma casa, então o valioso produto desse trabalho, as colheitas ou a casa, torna-se propriedade de alguém.
Claramente, cada pessoa tem direito a tanto do produto de seu trabalho quanto necessita para sobreviver. Mas, de acordo com Locke, no estado de natureza não se tem o direito de acumular excedentes de produção – deve-se compartilhá-los com os menos afortunados. Deus “deu o mundo aos homens em comum… para fazer uso da melhor vantagem da vida e conveniência”. A introdução do dinheiro, embora mudasse radicalmente a base econômica da sociedade, foi em si um desenvolvimento contingente, pois o dinheiro não tem valor intrínseco, mas depende, para sua utilidade, apenas da convenção.
Locke retorna à sociedade política no capítulo VIII do segundo tratado. Na comunidade criada pelo contrato social, deve prevalecer a vontade da maioria, sujeita à lei da natureza. O corpo legislativo é central, mas não pode criar leis que violem a lei da natureza, porque a aplicação da lei natural relativa à vida, liberdade e propriedade é a lógica de todo o sistema. As leis devem ser aplicadas equitativamente a todos os cidadãos e não favorecer interesses setoriais particulares.
A legislatura pode, com o acordo da maioria, impor os impostos necessários para cumprir os objetivos do estado - incluindo, é claro, sua defesa. Se o poder executivo não fornecer as condições sob as quais o povo possa gozar de seus direitos de acordo com a lei natural, então o povo tem o direito de removê-lo, pela força, se necessário. Assim, a revolução, in extremis, é permissível – como Locke obviamente pensava que era em 1688.
O significado da visão de Locke da sociedade política dificilmente pode ser exagerado. Sua integração do individualismo dentro da estrutura da lei da natureza e seu relato das origens e limites da autoridade legítima do governo inspiraram a Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776).