Mulheres Guerreiras

Mulheres Guerreiras Fátima Castelo Branco

Resenhas - Mulheres Guerreiras

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Mulheres guerreiras
Fátima é uma mulher guerreira, sempre lutou pelo que quis, ajudou a família desde mais nova, e em um período de sua vida conheceu Dona Guiomar, uma senhora que com experiência e muitas opiniões sobre a vida, acabou se tornando um exemplo, uma mestra para Fátima. Assim, a escritora decide criar esse livro para passar todos os conhecimentos de Guiomar para o mundo, assim como para homenagear essa mulher forte e decidida.

Auto-ajuda não é muito meu estilo de leitura, e talvez por isso não esteja acostumada com o estilo de escrita, o narrador-escritor falando diretamente com o leitor. Fátima nos conta suas experiências de vida, e também de Dona Guiomar, fazendo com que o leitor crie uma reflexão sobre as situações do dia-a-dia, e aprenda com essas experiências.

Tive uma dificuldade de ler porque Fátima não tem uma linha temporal para escrever, ela vai e volta no assunto, de forma que as informações não são dadas imediatamente, as perguntas são respondidas de forma não linear, o que me deixou ansiosa. Outro fator foi que eu fiquei com tanta vontade de saber mais sobre Dona Guiomar, que me pareceu que o livro não foi o suficiente! Haha!

A leitura é interessante porque é um livro curto, e eu sou totalmente a favor de aprender com os erros dos outros. Como não sou público-alvo, ainda sou mais a favor de aprender com esses erros enquanto tomamos um chá, mas para quem gosta, acredito que seja uma boa leitura!

Bi Faria 11/10/2016

Capa linda! E esse livro é especial, favorito de 2016 e para a vida toda. Principalmente por eu ter tido a chance de conhecer uma mulher guerreira, de coração bom, que lutou por toda a sua vida, que passou por momentos difíceis, numa época onde o negro sofria abusos, e venceu. E deixou seus ensinamentos para nós. Fátima Rosalina nos apresenta Vó Guiomar, sua mestra, nascida em 1919, e intercala sua vida com a dela, com grandes ensinamentos. E o que a Vó Guiomar viveu, presenciou e mesmo assim deu a volta por cima, é de um ensinamento muito significativo (queria ter a honra de sentar e conversar com ela), é uma guerreira que não abaixa a cabeça, que busca por seus sonhos. E todas nós devemos ter esse espírito e vontade de lutar, de crescer e de sermos verdadeiramente felizes. E o que eu sinto nesse momento, depois de ler essa belíssima obra? Gratidão @frcastelobranco. Obrigada pela oportunidade, me emocionou, a vida está precisando de mais Fátima e Guiomar em todos os cantos. Ah, eu já comecei a minha lista com 5 coisas que mais me dão prazer, depois te envio um e-mail contando (coisa difícil, estou refletindo). "Sinto saudade das tradições, sinto falta das coisas simples e angelicais de minha época, dos tempos das avós. Sinto saudade da inocência, do respeito, da gratidão, da troca sem interesse, das brincadeiras e dos namoros!" "As tradições são importantes porque nos alimentam de convicções essenciais que nos ajudam muito no trajeto do longo caminho." "Descobri que a minha fé me leva onde eu quiser, que o amor para ser amor não pode ser egoísta e que a esperança, assim como a motivação é o combustível da vida humana na terra." "Você tem que se apaixonar sempre! ...Que possa fazer seu coração sorrir."

Felipe Saraiça 10/03/2016

Mulheres guerreiras
Mulheres guerreiras, apesar do nome, não é um livro voltado somente para o público feminino. O livro, segundo a própria autora, é feito para todos aqueles que passam por momentoa difíceis, sejam eles grandes ou pequenos, e os enfrentam como verdadeiros guerreiros.
Com 146 páginas o livro, apesar de pequeno, tem conteúdo variado. A autora, que é formada em jornalismo, soube narrar cada assunto de forma casual, tranquila, deixando o leitor com a sensação de que está tendo uma conversa agradável que, quando chega ao final, deixa a sensação de querer ouvir mais.
Escrito em homenagem a dona Guiomar - uma senhora que tinha 94 anos quando a história começou a ser escrita- o livro mostra detalhes de sua vida, suas aventuras, e faz com que o leitor encontre muito de si ou de algum conhecido, em cada novo capítulo.
A simplicidade de dona Guiomar é algo encantador: Suas frases, suas fases e suas lutas. Cada nova conquista trás para o leitor a proximidade com essa senhora negra e mulher, que lutou contra o futuro pré-definido da época e conquistou seus sonhos.

Cecília 01/02/2016

Resenha: Mulheres Resenhas
Em Mulheres Guerreiras a autora Fátima Rosalina Castelo Branco nos conta sua própria história, sempre se colocando em paralelo à sua mestra, dona Guiomar. Ou Vó Guiomar, como ela costuma chamar. É impossível não se emocionar com algumas passagens, principalmente quando é citada a época da escravidão em nosso país ou nos momentos em que conhecemos mais a história da dona Guiomar, que é um exemplo de pessoa.

Sou uma leitora apegada à ficção, então esse livro foi muito diferente para mim. Mas não de uma maneira negativa, porque o adorei. A sensação que eu tinha, a cada página virada, era a de trocar confidências com a autora. O modo como ela expõe tão abertamente suas dificuldades, conquistas e história de vida me fez achar que estava falando diretamente comigo.

A narrativa é cheia de passagens marcantes. Algumas delas eu levarei para a vida, porque, além de inspiradoras, dão coragem para batalhar por nossos sonhos, mas sempre mantendo o pé no chão e reconhecendo nossas limitações.

“O tamanho de seu cansaço deve ser igual ao tamanho de seu sonho, viu?”

Dividido em capítulos, onde cada um tem um título que remete ao que será abordado, a sensação é de estar lendo um diário que foi dado por alguém que depositou confiança no leitor. Embora seja classificado como autoajuda, acredito que o livro está mais para um relato inspirador. A autora parece tão genuína em relatar a sua vida, que se torna impossível não absorver seus conselhos e querer praticá-los.

Os temas dos capítulos vão da fé aos sonhos, de forma que o leitor reflete suas próprias atitudes a cada página virada. A forma como os assuntos são narrados e o imediato paralelo que a autora traça com as suas experiências, garante a identificação entre o leitor com a autora, já que é inevitável pensar e enfrentar, ao longo da vida, na maioria dos assuntos abordados.

“E a fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos na ideia ou fonte de transmissão.”

Por conta da divisão em capítulos curtos e o tom de conversa, a narrativa é bastante agradável. Eu me peguei querendo saber mais da vida dela e da dona Guiomar, para aprender com as experiências das duas. O trabalho da editora está fantástico, a capa muito bonita e na última página é dito que o próximo livro talvez seja um romance. Só sei que independente do gênero que for, quero ler. Tenho certeza que a Fátima Rosalina ainda tem muita coisa boa para compartilhar com o mundo.

site: www.nemteconto.org

Patrick Rosário 27/11/2015

(Corujando nos Livros) Resenha: Mulheres Guerreiras - Fátima R. Castelo Branco
Mulheres Guerreiras é um livro baseado em fatos da vida real, um autoajuda com uma linguagem limpa e moderna. Histórias de mulheres guerreiras, relato de lutas e conquistas que fazem deste livro, uma obra motivacional e inspiradora.

Na narração da autora, conhecemos a história da dona Guiomar, mulher que nasceu no início do século XX, ou seja, após a abolição no Brasil, sua infância sempre foi muito árdua. Preconceito, ausência de emprego, falta de moradia e educação regiam aquela sociedade naquele período, pois ela descendia de escravos. Mas, com garra, independência e uma vontade de vencer ímpar, formou-se em Pedagogia e tornou-se uma professora com histórias incríveis, uma delas é ter lecionado na fazenda Fontoura (Fazenda do dono do Biotônico Fontoura) e ter conhecido de forma cômica o próprio Monteiro Lobato.

Dona Guiomar é avó do ex-marido da autora e tornou-se uma "mestra" para ela, assim Fátima a titula, e denomina-se sua "seguidora".

A autora durante a sua juventude, viajava para a chácara de dona Guiomar para ouvir suas belas histórias de vida e pensamentos de sabedoria.

"Eu não tinha carro, nem máquina de lavar, nem todas as facilidades dos dias de hoje, o que eu tinha era vontade de prosear com dona Guiomar e desfrutar de momentos que valeram grande parte de minha juventude."
Fátima R. Castelo Branco
Página 18

A partir daí, vamos viajando em um mar de palavras, pensamentos e histórias motivadoras da autora. Abordagens incríveis sobre superação, luta, sonhos, conquistas, entre outros, todos baseados na vida real de alguma delas.

Apesar da opressão do mundo, do negativismo de algumas pessoas e das crises, as mulheres guerreiras sempre estão de cabeça erguida e lutam por seus objetivos, elaboram seus projetos e guerreiam para realizá-los.
Para tornar-se uma mulher guerreira, é necessário você tomar posse do seu potencial e trazer à existência a força de vontade.
Nunca é tarde para sonhar, pois o céu ainda é azul, há esperança! Trabalhe e conquiste, não fique de braços cruzados.

"Para mim, mulher boa tem que ser guerreira.
Aquela mulher que arregaça as mangas e não fica esperando ninguém para escrever sua própria história. Independente, trabalha cedo, vai à luta sofre, chora, mas não se deixa levar pelas circunstâncias da vida, pois ela faz a vida entrar nas circunstâncias dela."
Fátima R. Castelo Branco
Página 42

Apesar do livro ser direcionado especificamente para mulheres, eu como um bom homem apaixonado por mulheres, super amei a obra escrita por Fátima. As histórias de vida me ensinaram muito, me motivaram bastante.
O livro é rico em conteúdo e muito plano, pois ele até te oferece uma dicas para rever o que te dá prazer e consequentemente trabalhar neles, gerando felicidade natural. Te faz enxergar algumas situações da vida com olhares diferentes.
Chorei em algumas situações neste livro, por que possuo uma carga emotiva muito elevada (kk) e gargalhei em outras situações. Foi uma experiência incrível!
Foi muito legal, também, quando eu iniciei a leitura e de alguma forma me veio a cabeça o famoso e querido Augusto Cury, aí minutos depois o mesmo é citado pela autora na leitura, quase caí da cama, fiquei meio em choque pela previsão (kk).
Digamos que Fátima R. Castelo Branco é o nosso Augusto Cury, versão feminina e brasileira. (kk) o/
Enfim, o livro é magnífico e um verdadeiro tesouro de motivação e lição, tanto para as mulheres, quanto para os homens. Super recomendo.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/

C_R 04/10/2015

Esse livro não é meu gênero preferido de leitura.
É um livro de memórias, com muitos valores morais, não gosto de livros assim, é obvio que cada um tem sua opinião e respeito todas, mas não sou obrigada a concordar.
A autora narra suas experiencias de vida, mas o eixo principal do livro é sua amizade com uma senhora, descendente de escravos, chamada Guiomar. Pelo olhos da autora, dona Guiomar é uma mulher guerreira sim, mas também muito sábia e através do relato da autora, essa personagem acaba se tornando cativante aos nossos olhos. Pela pessoa que é, pela vida que viveu e pelas coisas que aprendeu com a vida. Dona Guiomar me conquistou, com seu estilo de vida simples, mas com uma sabedoria que não se aprende com os livros, mas sim a vida e com as adversidades que ela apresenta, superando sempre que possível, da forma que a necessidade exige,
A autora também aborda vários temas como família, religião, cultura, tradições e valores morais, sempre a partir da experiencia de vida dela.
O livro é curto, mas achei um pouco massante e repetitivo.
Para quem gosta de livros de relatos pessoais, vai achar interessante.

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Fátima 12/04/2017minha estante
Engraçado que você fez este comentário aqui em 04/10/2015 e o site http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/2015/10/resenha-mulheres-guerreiras.html copiou e colou esse mesmo comentário agora em 17/02/2017. Muito estranho isso!
O site não assina como pessoa, mas vou fazer este mesmo comentário lá. Obrigada!

Kammy Krysthin 02/08/2015

Resenha #23 - Mulheres Guerreiras de Fátima Rosalina Castelo Branco
O que te faz feliz? É uma pergunta simples não é, mas a resposta é complicada.
Mulheres Guerreiras aborda o fato de encontrar em si mesma a guerreira de sua própria vida, Fátima escreveu seus ideais e ensinamentos que aprendeu com Dona Guiomar, a sua mestra da vida.
Conhecemos Dona Guiomar, negra e nascida poucos anos após o final da escravatura, em 1919, essa senhora agora com 95 anos foi e é a mestra que auxiliou Fátima em toda sua vida, temos pequenos detalhes ao qual é contado de sua vida, como casamento, filhos e como está atualmente, a autora conta como é conviver com a senhora e passamos a admirar ainda mais Dona Guiomar pelos olhos da Fátima, eu mesma fiquei encantada pela
a história de vida da professora Guiomar, hoje aposentada vive com sua filha e recebe frequentes visitas da Fá.
Não foi fácil ser o que é hoje, ter essa realização pessoal, ser feliz, realmente feliz, Fátima mostrou uma coragem e força que toda mulher tem, mas que tem medo de arriscar e se aventurar no desconhecido procurando sua própria felicidade, eu mesmo jovem tenho tantos desejos e desafios que tenho medo de enfrentar, mas ler este livro me mostrou que nada é impossível se não lutar por ele, Fátima se tornou uma mestra para o meu futuro desconhecido, e por isso tenho que agradecer a ela que me fez derramar lágrimas no final do livro, mostrar que ser uma mulher guerreira é orgulho de ser feliz e realizada.

site: http://k-secretmagic.blogspot.com.br/2015/08/resenha-23-mulheres-guerreiras-de.html

Tenda dos Livros 08/03/2015

Mulheres Guerreiras, Fátima Rosalina Castelo Branco
Mulheres Guerreiras é o tipo de livro que conquista antes de começar a leitura, sabe quando você simpatiza com uma obra? Foi exatamente isso.

A história já começa com uma introdução maravilhosa, que nos mostra uma perpectiva sobre o momento de criação do livro.

Fátima nos apresenta a uma pessoa muito especial pra ela e que com o decorrer da leitura se torna especial pra quem lê, a dona Guiomar, que com 94 anos ainda contagia todos ao seu redor com sua sabedoria.
A cada página a autora nos faz mergulhar mais em sua linda história de amizade com dona Guiomar e todos os frutos que essa relação poderia ter.

O que mais encanta é a verdade com que é transmitida cada palavra, cada conselho, cada aprendizado. "Mulheres Guerreiras" ultrapassa o conceito de auto-ajuda, não tem nada a ver com fórmulas prontas em livros feitos exclusivamente para vender, trata-se de um livro sobre a vida, em sua singela simplicidade.
Quando descobrimos a fortaleza que é dona Guiomar e que podemos ser assim também, passamos a entender o real sentido do título, guerrear é viver a cada dia com sabedoria para, inclusive, levantar quando cair.

“Você nunca verá uma guerreira ser paisagem de sua própria vida, nem moldura de sua existencia. Ela imprime na realidade todo o seu potencial e este potencial nada mais é do que a sua verdadeira expressão de talento. Isso é mulher guerreira!"
A forma como a autora dialoga com o leitor é perfeita, a narrativa acontece como uma conversa entre velhos amigos. E no fim do livro é isso que nos tornamos.
A diagramação e revisão ortográfica estão impecáveis.
Indico esse livro para todos, homens, mulheres, jovens e idosos.

Daiana Ayalla

site: http://www.tendadoslivros.com.br/2015/03/resenha-livro-mulheres-guerreiras.html

QgdLer 09/01/2015

Resenha Blog - Quem gosta de ler
SBRE O LIVRO:
Além da sua excepcional escrita, que falarei daqui apouco, eu fiquei meio pasmo com a idéia de Dona Guiomar a protagonista principal do livro, ter 94 anos hoje em dia, tipo hoje em dia as pessoas no Brasil vivem em média 72 anos.
Agora sim, vamos falar sobre a escrita e a história. Fá que é a escritora desse livro conseguiu fazer um trabalho incrível, não sei se outras pessoas conseguiriam fazer igual, mesmo não estando junto dela deu para perceber que ela descreveu a história com perfeição, eu vi a história passando na minha cabeça, como Dona Guiomar era uma Guerreira, ela superou toda a dificuldade que teve quando criança e se tornou uma incrível mulher.
Mesmo esse livro não sendo do tipo que eu gosto, eu o adorei. Ele é um livro bastante diferente, não sei quantos outros livros parecidos existem, mas eu nunca vi outro.
A Fá abordou os temas Juventude, Motivação, Medos e tantos outros. Quando eu comecei a ler eu pensei que se tratava de um livro de auto-ajuda o pior gênero de leitura para mim, e pensei que seria uma das leituras mais dolorosas que iria ter, mas não foi bem assim, eu comecei a ler 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 páginas, e ai eu comecei a perceber que aquela leitura dolorosa que pensava que ia ter se transformou em uma das mais magníficas que já tive.

SOBRE A EDIÇÃO:
A capa é um pouco mais escura do que essa da imagem, mas isso é apenas um detalhe, continua sendo maravilhosamente bonita. Rsrs. O livro tem capa dura (maleável) e folhas amareladas, isso sem contar o incrível detalhe no canto superior de cada início de capítulo.

SOBRE A AUTORA:
Não tem o que dizer sobre ela, só que ela foi incrivelmente fofa comigo, adorei a Fá!!!

site: http://www.quemgostadeler.com/2014/12/resenhas-2-mulheres-guerreiras.html

Everything but the books 23/12/2014

Confesso a vocês que autoajuda nunca foi meu forte. Há pessoas que amam esse gênero, que preferem ele ao romance, mas nunca foi meu caso. Nada contra, que fique bem claro! Só uma questão de escolha, mesmo…
Mas apesar do livro ser classificado como tal, na minha opinião, não merece esse conceito. O termo autoajuda o limita muito, deixando de ser aproveitado por muitas pessoas, que assim como eu, não são fãs desse gênero.

Eu já havia lido sobre ele, e como disse, por ser classificado como autoajuda, não me chamou tanta atenção no primeiro momento, apesar de ficar curiosa quanto ao seu conteúdo. Então, uma oportunidade me chamou de volta a ele e após trocas de e-mail e uma conversa muito interessante com a autora, a curiosidade me venceu e eu já estava a ponto de largar tudo para enfim descobrir os segredos do livro.

Abro um parentese aqui, para dizer que muito da curiosidade se deu ao fato da simpatia da Fátima. Extremamente agradável, nossas conversas foram deixando de ser formais, e ao final, parecia que eu estava conversando com uma grande amiga. ♥

Como disse antes, o livro não é autoajuda, talvez se encaixe no perfil de motivação, mas eu diria que é uma troca de experiências, com histórias da própria autora e da mulher guerreira que inspirou o livro, chamada de Mestra, Dona Guiomar!

Com uma escrita leve, de fácil entendimento e divertida em determinados momentos, vamos conhecendo histórias de vida das duas, que nos emocionam e nos fazem pensar em nossas próprias vidas. As memórias citadas, às vezes pareciam ser minhas, e eu me pegava refletindo em coisas que eu havia feito ou planejo fazer…

“…não existe piscar de olhos, tem que ter vontade, determinação e atitude.”

Divididas em capítulos, Fátima nos conta um pouco sobre suas aventuras e as de Dona Guiomar, que mesmo tendo tudo na vida para desistir, se esforçou, e mostrou ser uma guerreira, e nos motiva a seguir nossos sonhos, nos presenteando com dicas valiosas sobre dinheiro, metas, amores, fé e a nunca desistir dos nossos sonhos, independente das dificuldades. Nos mostrando que toda mulher é guerreira à sua forma.

“Para mim, mulher boa tem que ser guerreira. Aquela mulher que arregaça as mangas e não fica esperando ninguém para escrever sua própria história. Independente, trabalha cedo, vai à luta, sofre, chora, mas não se deixa levar pelas circunstâncias da vida, pois ela faz a vida entrar nas circunstâncias dela.”

Um livro diferente, com experiências verdadeiras, que nos emocionam e nos fazem dar oportunidades aos sonhos que estavam guardados na gaveta… Super indico, não somente para as mulheres, mas acredito que todos os homens deveriam ler também! ;)

Para ler a resenha toda, acesse o blog.

site: http://blogeverythingbutthebooks.com/2014/12/23/resenha-mulheres-guerreiras-de-fatima-rosalina-castelo-branco-sorteio/

Lê Golz 10/12/2014

Resenha - Mulheres Guerreiras
Este livro é um recente lançamento da Editora Pandorga, e sempre tive vontade de lê-lo. Fiquei feliz com a oportunidade de poder ler, em parceria com a autora. E posso dizer que o livro me surpreendeu muito!

O livro é narrado pelo ponto de vista da própria autora, que coloca todos seus pensamentos e emoções nas páginas, afim de nos passar um pouco sobre a vida e como vivê-la da melhor maneira que for possível. De fato é um tanto diferente de histórias fictícias que geralmente trago para o blog, pois se trata da vida real!!

"São mulheres de atitude que recheiam suas vidas com dinamismo e energia positiva. Voce nunca verá uma guerreira ser paisagem de sua própria vida, nem moldura de sua existencia. Ela imprime na realidade todo o seu potencial e este potencial nada mais é do que a sua verdadeira expressão de talento. Isso é mulher guerreira!" (p. 40)

A maior inspiração de Fátima na vida, foi uma mulher a quem ela considera sua mestra, D. Guiomar. Ela enfatiza muitos pontos da vida dela, contando o quanto essa mulher, que hoje tem 94 anos, enfrentou na vida, sem deixar-se abater pelos obstáculos e sofrimentos que surgem ao longo dos anos.

Pela convivência com essa mulher, e suas histórias, ela envolve o leitor com vários fatos que ocorrem em nossa vida. Decisões que devemos tomar, caminhos certos ou errados a seguir. E como tudo isso influencia em nossa felicidade. É certo, que todo ser humano deseja ser feliz, ninguém nega isso. Mas o que ela mostra, é que nem sempre sabemos o que realmente queremos, e muitas vezes nem percebemos que não somos felizes.

Fátima e D. Guiomar viveram praticamente uma vida inteira juntas, sendo mais que grandes amigas, pois há algo mais em suas almas que as ligam. Com toda a experiencia vivida, e ensinamentos de D. Guiomar, a autora nos leva a uma viagem para refletirmos sobre a vida, nossos verdadeiros desejos, e o que nós leva ao que realmente queremos, ser feliz!

"O amor egoísta exige a presença, o amor de alma sabe que a grandeza e a verdade espiritual nunca deixarão de existir." (p. 60)

A diagramação não poderia estar mais perfeita, com detalhes em cada início de capítulo. As folhas são amareladas e as letras com um tamanho confortável. Tenho que parabenizar a editora também pela publicação, pois a capa também está linda, e condiz perfeitamente com o conteúdo.

Adorei o livro, e geralmente costumo me dar bem com leituras assim. Até confesso, que o livro veio em momento certeiro, pois ultimamente venho pensando em muitas coisas que a autora aborda no livro. São tantas atribuições no dia-a-dia que não paramos para pensar em nosso interior, em nossos sentimentos e o que estamos fazendo da vida. Com certeza alguma coisa mudou dentro de mim, com a leitura desse livro.

Mulheres guerreiras é um verdadeiro ensinamento sobra a vida, através de experiencias reais de mulheres que lutam por aquilo que desejam, sem precisar derrubar ninguém, e pelo contrário, sempre buscando ajudar alguém próximo, a também sentir a verdadeira felicidade. Um livro nacional, que posso dizer que vale a pena! E você o que te faz feliz?

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2014/11/resenha-premiada-mulheres-guerreiras.html

Marcos Pinto 05/12/2014

Ótimo livro
Mulheres Guerreiras foi um livro que me ganhou, inicialmente, pela capa e pelo título que são bem chamativos. Após ler uma resenha, imaginei que fosse um livro de crônicas sobre a luta de mulheres na sociedade. Não são crônicas; na verdade, é um livro de memórias. E, confesso, que me surpreendi com o gênero.

A autora inicia o livro falando sobre sua amizade com Guiomar, uma senhora de 94 anos que, mesmo enfrentando muitas dificuldades, venceu na vida. Essa doce senhora superou a escravidão, a não inclusão na sociedade e a tristeza. Com tantas provações, adquiriu sabedoria e muita experiência.

Fátima afirma na obra que escreve em homenagem a Guiomar, sua mestra, para demonstrar os ensinamentos que teve com ela. Porém, de um certo momento em diante, percebemos que não é só a sábia senhora que tem a ensinar; a autora também começa a fazer suas considerações e relatar tudo que a vida lhe ensinou.

“Digamos que a rebeldia seja uma característica inerente, sim, a toda juventude, pois se trata de um momento de nossa vida em que buscamos avidamente por todas as coisas que satisfaçam nossas necessidades imediatas, e a juventude nos permite arriscar e enfrentar as consequências que atitudes rebeldes tatuam irrevogavelmente em nossa experiência de vida” (p 16).

Há quem vá classificar o livro como autoajuda. A princípio, eu também o faria. Porém, percebi uma particularidade na obra que me surpreendeu: a autora, em nenhum momento, nos diz que devemos fazer isso ou aquilo. Ela relata suas experiências, nos mostra a sabedoria de Guiomar e para por aí. Ao leitor resta relacionar tal conhecimento com sua vida e aplicá-lo ou não.

Uma particularidade que me agradou bastante foi a diversidade de temas que a autora conseguiu elencar no livro: família, superação, religião, política... Fátima fala de um tudo um pouco, compartilhando suas visões e o que a vida lhe ensinou na prática. Obviamente há pontos que não concordei com a autora, mas é exatamente isso que faz o livro ainda melhor. Afinal, é enxergando as opiniões opostas que podemos formar as nossas com mais consistência.

Não obstante, o livro ainda possui uma escrita fluida e que parece muito mais com uma conversa. O leitor se sente ao lado da autora enquanto ela compartilha suas opiniões. Isso, associado a uma diagramação linda e confortável e a um número reduzido de páginas, faz com que a leitura seja rápida. É possível ler toda a obra em algumas horas.

“Mulheres Guerreiras atuam sempre com intensidade, buscado o campo das realizações e ampliando horizontes. Manifestam seus pensamentos e práticas, angariando os melhores resultados possíveis” (p. 40).

Para quem quer se afastar um pouco dos enredos fantásticos, Mulheres Guerreiras é uma excelente pedida. Aliás, uma conversa franca e algumas opiniões, mesmo contrárias as suas, é mais do que necessário de vez em quando. Leia com a mente aberta; dona Guiomar tem muito a te ensinar.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mulheres-guerreiras.html

Karina 25/11/2014

Autora: Fátima Rosalina Castelo Branco
Editora: Pandorga
Páginas: 147

Sinopse
Mulheres guerreiras são tantas... as que saem para trabalhar fora, as que ficam e cuidam da casa e dos filhos, as que estudam, a semianalfabetas, pois não tiveram tantas oportunidades, as cheias de filhos e as que não tem nenhum, mas dão tanto amor aos filhos do coração, seus ou não!
As mães, as esposas, as filhas, as sogras, as noras, as cunhadas, as avós, as bisas, as irmãs e acima de tudo as irmãs-amigas... senão de sangue, de consideração, apoio, carinho, apego e paixão.
Não importa! Todos tem uma guerreira em sua vida! Quem é a sua?
Quem ficou ao seu lado, ensinou direcionou, ajudou e teve toda paciência na hora que você mais precisou?
Quem é a sua mulher guerreira?
Talvez seja você mesmo!!! Quem sabe?

OPINIÃO DELA:

Eu amei o livro de cara! Aliás, de capa, rs! De nome, de tudo... Como boa feminista fiquei muito curiosa para saber do que se tratava o livro. E não, não fala necessariamente de feminismo, não é um livro teórico. Mas com certeza vai mostrar para muita gente que as mulheres não são o “sexo frágil”!

Mulheres Guerreiras é um livro forte. Não digo isso pela história narrada, mas pela escrita da autora. É impossível não notar pelo jeito e pelas palavras que a autora é daquelas mulheres que não espera por nada, que vai atrás de tudo que quer sem pestanejar. A Fátima é muito objetiva e organiza suas ideias muito bem.

Claro que a história contada também é forte, já que homenageia uma mulher que já passou por tantas situações difíceis em sua vida: a Dona Guiomar. Mas a autora consegue levar a narrativa com leveza e descontração.

O livro conta a trajetória de amizade da autora com esta mulher chamada Guiomar de nada menos que 94 anos de idade e o quanto seus ensinamentos a ajudaram em todos os momentos de sua vida. Conforme Fátima conta sua história, conta também como Dona Guiomar a influenciou positivamente nas decisões. Mesmo nos períodos de medo e incerteza da juventude, ela sempre teve sua mestra em mente e tudo se tornou mais fácil. A autora chega a dizer muitas vezes que elas têm uma ligação de alma mesmo, não é uma amizade comum e isso é muito bonito de se ler!

Fiquei pensando sobre o gênero do livro e de início poderia classificá-lo como autoajuda, mas no decorrer da narrativa percebe-se que a autora não diz o que temos que fazer para que as coisas fiquem bem. Na verdade ela conta sua história e cabe a nós decidirmos se concordamos ou não com o que foi dito e selecionar aquilo que podemos acrescentar em nossas vidas a partir dos ensinamentos de Dona Guiomar.

Vale colocar aqui que Dona Guiomar viveu o terror da escravidão e tem em mente lembranças de que ser negro significava ser inferior. Ou seja, nossa heroína é mulher e negra. Com certeza foi humilhada por opressores muitas vezes, mas ainda conseguiu superar seus medos e vencer na vida, servindo de exemplo para a autora deste livro. Não é para qualquer um! Já sou fã de Dona Guiomar...

O livro é bem diferente, não consigo realmente definir um gênero específico para ele. Gostei muito da leitura e passei a admirar muito a autora Fátima tanto pelo gesto de carinho em homenagear sua mestra, quanto pela sua história e o modo como ela lidou e lida com tudo que acontece em sua vida. Guardei muitos ensinamentos do livro para mim e neste momento de mudança, particularmente, o livro teve um significado muito especial, carregado de energia positiva. Acho que eu só gostaria que o livro tivesse mais páginas mesmo! Recomendadíssimo.

Quotes que mais gostei:

“Voce nunca verá uma guerreira ser paisagem de sua própria vida, nem moldura de sua existencia. Ela imprime na realidade todo o seu potencial e este potencial nada mais é do que a sua verdadeira expressão de talento. Isso é mulher guerreira!"

site: http://livrofagia.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mulheres-guerreiras.html

Aliscia Wendt 20/10/2014

Mulheres Guerreiras
Um livro que homenageia uma mulher tão guerreira como Dona Guiomar, escrito por outra mulher tão guerreira como Fátima Rosalina Castelo Branco, para todos os homens e mulheres, guerreiros e guerreiras desse Brasil não poderia passar sem uma resenha feita com todo carinho pelo blog Resenhando a Arte!
O livro Mulheres Guerreiras deixou de ser apenas uma homenagem a Dona Guiomar logo nas primeiras páginas e passou a ser, além disso, um livro cheio de lições de vida de pessoas que com muita luta conquistaram seus objetivos; um livro que nos mostra os mais variados lados dos mais diferentes assuntos, fazendo-nos pensar sobre nossa opinião a respeito de cada um, modificando-a ou então fortalecendo-a ainda mais, pois como deixa claro a própria autora, a intenção dela não é, em momento algum, dizer-nos o que é certo ou o que é errado, mas apenas passar a opinião dela sobre determinado assunto.
Seria impossível passar aqui todas as minhas impressões sobre essa obra literária tão rica, por isso convido a todos a ler a resenha no meu blog e, principalmente, a ler o livro!

site: http://resenhandoaarte.blogspot.com.br/2014/10/resenha-mulheres-guerreiras.html