Evelina

Evelina Fanny Burney

Resenhas - Evelina

CLARA DANIELA 17/03/2024

Evelina - Frances Burney
O livro Evelina foi escrito em 1778 pela romancista inglesa, Frances Burney (1752-1840). Está foi uma das escritoras que influenciou as obras da autora Jane Austen. O livro é narrado através de cartas da protagonista Evelina, filha não reconhecida de um aristocrata londrino.
O enredo reflete a formalidade da sociedade burguesa londrina, através dos olhos inocentes e espontâneos de uma jovem que desconhece os costumes da aristocracia do século XVIII.

Luccal1 07/03/2024

Parece que faltam partes do livro, a carta apareceu do nada, ela foi pra Bath por doença do nada. Ate o volume 1 eu tava amando muito era bem caricato comos e fosse Jane Austen com esteroides, faz sentido ela ter se inspirado nesse livro. Todos os personagens eram demais demais os estereótipos o que eu amei. Vale a pena só pelo macaco mordendo o cara e pela corrida de idosas eu rachei muito kkkkkk. Mas a passagem pro segundo volume me perdeu um pouco, é confusa, o irmão dela surge do nada, o ponto principal do pai que renegou ela é pouco explorado, enfim, esperava bem mais mas ruim não é.

CITAÇÕES

portanto fico aflita de ser mal pensada por ele, posto que, de que estima deveríamos ser ambiciosas, se não daquela que mais mereça nossa própria?

?eis outra impolidez de vocês Ingleses, de ficar falando de coisas como essa; em Paris ninguém nunca diz nada sobre religião, não mais que sobre política.? ?Ora então,? respondeu ele, ?é um sinal de que eles cuidam de suas almas como cuidam de seu país! Então podem um e o outro irem para junto de Belzebu.?

Meu caro Senhor, não parece que o dinheiro tenha valor ou serviço, já que aqueles que o possuem, desperdiçam- no em uma maneira tão infinitamente absurda?

Por minha parte, que o diabo me leve se eu algum dia desejar ouvir uma palavra de sentido vindo de uma mulher tanto quanto eu viva!

Kris28 29/06/2023

Esse livro é muito bom, lembra um pouco Orgulho e Preconceito, tem até uma cena em que um conde chama a Evelina de pobre ksksksks.
Kris28 30/06/2023minha estante
O estilo do livro é bem parecido com Lady Susan tbm

Dri 16/05/2023

Uma heroína de seu tempo
Romance epistolar que conta as desventuras da jovem órfã Evelina, que foi criada no interior por um sábio e bondoso guardião. Ao passar uma temporada em Londres, Evelina descobre que sua beleza e inexperiência são imãs para inúmeros problemas. Em meio à perseguição de vários homens, Evelina se comporta como a típica heroína do Romantismo do século XVIII: se sente ofendida mas é incapaz de se defender e em último caso, chora. Esse comportamento se repetiu em grande parte da história e me incomodou muito. Com o quase perfeito Lorde Orville ela sempre se comportou atrapalhadamente e nas poucas chances de se explicar e esclarecer as coisas, se calava. Excelente chance de conhecer a escrita de Frances Burney e de agradecer aos céus pela situação das mulheres nos tempos atuais, apesar de todas as dificuldades que ainda enfrentamos.

CAcera3 26/01/2023

Delícia de livro!
O que é ser uma jovem mulher em pleno século XVIII. Sobre este tema gira a narrativa do livro Evelina da escritora francesa Frances Burney.
Em formato epistolar temos nesse romance publicado em 1778 uma jovem dama chamada Evelina que tem um histórico familiar muito trágico. Descobriremos sua condição através de cartas de outros personagens da história.
Em determinado momento é proposto a essa jovem uma visita a uns amigos de seu tutor, o revendo Mr Villars. A partir dessa visita a família decide ir para Londres e convencem Evelina a ir com eles com a permissão do seu querido pai do coração.
A jovem então é introduzida na sociedade inglesa com os passeios, bailes e reuniões. Porém, moça humilde e recatada do interior, Evelina não foi treinada para a corte e estreia nela cometendo algumas gafes. Mas o pior de tudo é que a sua ingenuidade e pureza não são valorizadas, mas antes são motivos de chacota e oportunismo por parte de muitos ?cavalheiros?, com raras exceções.
O livro é muito engraçado em alguns pontos, tem muitas reflexões fortes a respeito da condição da mulher do século XVIII e um retrato bem crítico do homem daquela época. Há passagens em que os assédios que a Evelina sofre chegam a nós dar muita raiva e alguns chegam a nos deixar temerosos pela sua integridade física. O que a autora faz é pintar um retrato dos ????cavalheiros???? daquela sociedade e como eles se comportavam. Frances Burney com esse livro basicamente nos apresenta esses personagens e diz: ?Olha aqui, é esse tipo de ?gentleman? que nós temos, é esse tipo de homem que nós mulheres somos obrigadas a suportar e esses tipos de comentários e comportamentos a que somos impostas! Isso está correto??
É preciso se transportar para essa época tão remota (antes mesmo da própria Jane Austen) para poder ver a potência que esse livro tem, ainda mais sendo escrito por uma dama da alta sociedade.
Evelina é um livro delicioso e que traz consigo grande aprendizado.

Instagram @maecomlivros

Gabi 30/12/2022

Confesso que comecei a ler Evelina só porque soube que era uma das influências de Jane Austen. Histórias narradas em cartas muitas vezes demoram de me envolver, e foi o que acabou acontecendo aqui. A história é interessante, mas de um modo geral não me cativou tanto.

Jenni.Castro 29/11/2022

Eu comecei a leitura com grande expectativa e terminei sem animação alguma.
Evelina é uma personagem tão ingênua, mas tão ingênua que chega a ser chato demais.
Gosto de personagens inocentes, mas Evelina é ao extremo, ela não vê a maldade que o povo faz, chega a ser uma leitura muito cansativa. Temos até vontade de entrar no livro e dizer: Moça, não é assim.
Enfim, pelo menos ela teve um final feliz. Achei digno dela.
Não estou muito animada pra ler os outros livros da autora não.

Luiza 02/03/2022

Uma inspiração para Jane Austen
Que livro bom! A melhor leitura deste ano até agora.
Evelina vai amadurecendo ao longo do romance. Há personagens amáveis, detestáveis e caricatas. Bom pretexto para a história, e algumas reviravoltas. O livro 3 é impossível de largar.
Achei os costumes interessantes, trata-se de uma época pre-vitoriana, também anterior à revolução francesa, foi algo novo para mim. Também gostei muito de observar as críticas da autora sobre como as mulheres eram vistas na época, elas permeiam todo o romance.

Hester1 30/01/2022

Não gostei. Pena! Pois gosto muito da autora. O livro é lento e sonífero. É interessante o estilo, pois não há diálogos, somente cartas trocadas entre os personagens. Acho que por isso é moroso.

Nat 18/08/2021

Evelina é uma jovem adotada pelo reverendo Mr. Villars de Dorsetshire, interior da Inglaterra, desde que sua mãe morreu após ser enganada e abandonada por um homem. Quando Evelina está prestes a fazer 18 anos, uma carta de Lady Howard para o reverendo inicia uma série de acontecimentos que irão revelar a jovem um novo mundo de divertimentos e responsabilidades, ao mesmo tempo em que uma parente que ela nunca conheceu resolve aparecer para reclamar sua guarda.

Um livro que eu comprei logo que a Pedrazul lançou e guardei. Foi uma das primeiras opções para esse desafio, e eu confesso que li, guardei de novo, e só peguei para recomeçar a leitura depois que tinha acabado quase todas as leituras desse mês, porque achei a história meio arrastada. Não pelo modo epistolar como o livro foi escrito, mas porque a história só começa a se desenvolver mesmo depois da página 30, quando eu comecei a me divertir mais durante a leitura. Um romance que satiriza a sociedade em que está inserida, valeu cada minuto.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/08/evelina-frances-burney-dllc-2021.html

_bbrcam 23/06/2021

apaixonadinhaaaaa
que prato cheio p as fofoqueiras de plantão! amo que as pessoas contavam tudo por carta e passavam as fofocas todas. amei esse livro! foi divertidissimo. eu passei um nervoso p dar tudo certo p evelina e, no fim, consegui ver essa mocinha feliz e bem cuidada.

Frank 25/05/2021

Evelina é o romance de estreia de Frances Burney, uma das autoras consideradas como inspiração para Jane Austen. O romance conta a história da órfã Evelina, que fora rejeitada pelo pai rico e criada no interior. Evelina então viaja para Londres e começa a se inserir na alta sociedade da época Georgiana.

Dani 02/02/2021

Amei!
É o primeiro livro que leio nesse formato, epistolar. No começo achei um pouco estranho, mas depois acostumei. Teve momentos que fiquei meio perdida, alguns personagens apareciam sem apresentação e eu ficava com a sensação que tinha pulado alguma parte sem querer, mas no geral gostei muito do livro. Me simpatizei com o Lord Orville, mesmo com a dificuldade que a Evelina tinha em esclarecer os mal-entendidos, ele enxergava o caráter dela sem ela precisar ficar se explicando.

Carol 09/01/2021

Impressões da Carol
Lido: Evelina {Inglaterra, 1778}
Autora: Frances Burney {1752-1840}
Tradução: Gabriela Alcoforado
Editora: Pedrazul
388p.

#1001livrosparalerantesdemorrer

Por que ler Frances Burney ainda hoje? A autora, extremamente popular na virada do século XVIII para o XIX, influenciou nomes como William Thackeray, Dr. Samuel Johnson e Jane Austen. É de um trecho do livro "Cecilia", que Austen tirou o título "Orgulho e Preconceito", por exemplo.

Após sua morte, como sói acontecer a autoras mulheres, a obra ficcional de Burney foi ignorada pelo cânone oficial. No entanto, seus diários - abarcando o período de 1768 a 1840 - continuaram a ser lidos pela crítica especializada, o que atesta Burney como uma fonte histórica valiosa.

São estas capacidades de descrição e de observação aliadas a um poder de sátira e ironia da autora, o fino do fino, que faz a leitura de "Evelina ou A história da entrada de uma jovem dama no mundo" ser tão interessante e divertida.

Evelina, uma jovem de origem "obscura", cresce no interior da Inglaterra, educada pelo reverendo Mr. Villars. À convite dos Mirvan, ela os acompanha numa viagem a Londres, onde irá conhecer parentes distantes e alguns pretendentes, além de passar por diversas situações inusitadas, devido à ingenuidade e ao desconhecimento de etiqueta.

Frances Burney é uma crítica afiada do duplo padrão moral vigente à época, evidenciando a dicotomia entre a virtude e a aparência de virtude. À Londres cosmopolita, mais vale a falsidade do que a franqueza; mais vale o discurso do que os atos.

Evelina, sem sobrenome nem dote, é tratada com desdém e negligência por vários personagens da trama. Para ela, sem a proteção da classe social, a beleza é uma grande infortúnio e fonte de vulnerabilidade.

O livro, escrito em forma de cartas, tem um humor bem mais escrachado que os de Austen. Personagens como o Capitão Mirvan - "por George!!!" - e Madame Durval me fizeram gargalhar. Não há sutilezas.

Fãs de Austen irão apreciar o casal protagonista e seus equívocos e mal-entendidos devido à introspecção. Fãs de uma boa comédia de costumes têm aqui um prato cheio.
Túlio 10/01/2021minha estante
Excelente resenha ?

Geovanats 20/10/2020

É um clássico
Como eu já disse, é muito difícil escrever sobre um clássico da literatura, mas, para meu gosto pessoal, não alcançou minhas expectativas. Gosto e muito dos clássicos ingleses do período, mas esse não me deu tanto prazer na leitura.
Achei a história contada de maneira muito óbvia, sem sutileza, e os personagens que deveriam ter sido divertidos, para mim foram grosseiros e maldosos. Não acho divertido que nossa heroína tenha sido humilhada, negligenciada, de maneira tão grosseira por quase todos os personagens, o livro inteiro. Em razão dos personagens serem praticamente caricaturas, não pude me envolver de verdade com nenhum deles, embora tenha sentido simpatia pelos protagonistas.
Na leitura fica evidente que Burney influenciou Jane Austen, pois claramente vemos elementos no livro que mais tarde inspiraram uma das minhas autoras preferidas. Mas, na minha humilde opinião de simples apreciadora de leitura, o aprendiz superou o mestre, pois Austen desenvolveu histórias com uma delicadeza, sutileza, que nos apaixonamos, sofremos, entendemos, ficamos felizes e tristes junto com os personagens mesmo depois de terminar o livro. E isso tudo em textos repletos de sátira e crítica social. Não é a toa que Mr. Darcy é praticamente sinônimo de alma gêmea, metade da laranja, o número um, amor da minha vida, até hoje na Inglaterra.
Enfim, embora não seja do meu gosto pessoal, a leitura do livro valeu a pena com certeza.