Uma Escolha Imperfeita

Uma Escolha Imperfeita Louise Doughty

Resenhas - Uma Escolha Imperfeita

Hobbit 08/08/2023

É uma leitura lenta e por vezes, me lembra um estudo de caso. Mesmo assim, é bem interessante e tem uma história intrigante, com personagens reais e complexos.

Ursula.Laila 16/11/2022

História interessante, porém maçante
A história da mulher de meia idade que se envolve num caso extra conjugal "diferentão" toma bastante tempo do leitor construindo essa relação assim como a natureza da protagonista.

Isso não me incomoda, mas pra mim o problema do livro é tomar muito tempo com descrições e divagações repetitivas e algumas que não levam a lugar nenhum. Vários momentos na leitura eu me peguei pensando; a editora não pensou em cortar isso ou aquilo?

Outro problema, em vários capítulos a protagonista antecipa para o leitor situações importantes que irão acontecer lá na frente, o elemento surpresa vai se perdendo.Você vai lendo já tendo o vislumbre do que vai acontecer, e quando chega nesse momento não tem impacto algum. Se tivesse algum contraponto para balancear a informação prévia, ok, mas isso não acontece.

SPOILER
_
Sabemos desde o início que a protagonista e seu amante estão sendo julgados por um assassinato, o amante matou o estuprador da protagonista, mas o júri, público e advogados acreditam que os 2 eram apenas amigos. Porém, a defesa do amante expôs o caso dos dois no julgamento pegando a protagonista de surpresa. Quando esse momento retorna no final do livro, que seria o clímax, eu realmente acreditei que teria uma reviravolta, que a protagonista sabendo que seu amante não valia nada, iria se manter firme na mentira e ferraria assim com a defesa do amante. Afinal, eles não tinham evidências do caso, era apenas a advogada falando coisas, mas o que aconteceu? Como era esperado a protagonista teve um ataque e confirmou tudo.

Yvonne a protagonista sempre foi uma personagem passiva, sempre aceitou as situações de sua vida.
Aceitou o caso do marido, acha normal o filho com trastorno bipolar ficar meses sem dar notícia, acha normal ( apesar de alguns questionamentos) ter caso com um cara que ela vê esporadicamente pra transar em lugares públicos, entre várias outras coisas. Dessa forma, eu entendo a postura dela quando foi forçada a admitir o caso com o assassino do homem que a estuprou no tribunal sem tentar outra alternativa, mas se tivesse tido um revertério melhoraria muito a obra. O livro se manteve morno do início ao fim, pra não dizer quase frio.

Senti falta de várias coisas no desenvolvimento da história, como por ex a reação das pessoas que trabalhavam com Yvonne quando o crime veio a tona, ainda mais que muitos também conheciam o estuprador.
Senti falta do amante ter sido interrogado no julgamento. E tempo teria se o livro não gastasse páginas e páginas descrevendo todo ritual que acontece antes do juíz entrar no tribunal a cada dia do julgamento.

E mais um detalhe, não engoli Guy o marido ter apagado do computador os arquivos que Yvonne escrevia relatando o caso e a perícia da polícia não ter descoberto. A parte do estuprador descobriram tudo, inclusive que ele tinha hackedo o e-mail de Yvonne, mas uma pasta jogada fora, não iam? Podre.

Enfim, como já disse, o livro tem uma história boa, mas que perde tempo com situações desnecessárias e deixa de lado outras coisas que poderiam engrandecer a obra.

Magnólia 31/03/2022

Ruim..
A proposta é boa e poderia ser bem desenvolvida, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Levei 15 dias pra ler ele (nos meus padrões é muitoo, leio 1 livro a cada 2 dias +-) mas ele é tão chato, denso e cansativo que não consegui fluir

fefe_messias 26/04/2021

Narrativa lenta
O livro tem a narrativa lenta, o que me deixou um pouco entediada. É uma leitura morna do início até a metade, quando então os fatos começam a convergir. O ápice da história vale pelo livro inteiro.

Jahyne 21/03/2021

Leitura arrastada..
A história demora pra ficar interessante e, somente depois da metade é que o livro me despertou interesse.

Final bacana e bem amarrado, mas o que ficou marcado foi a narrativa pesada e maçante... achei bem chatinho de ler.

Allan Tancredo 04/02/2020

As escolha que fazemos na vida
O livro é bom, tem algumas partes empolgantes, mas muitas vezes divaga e se alonga muito em coisas desnecessárias...

Karina.Agra 17/06/2018

Maravilhoso!!!
Estou chocada com esse livro, é muito bom, do começo ao fim... não conseguia parar de ler pois tinha necessidade de saber como tudo ía se desenrolar...
A autora conseguiu contar a história de uma forma muito real, impossível não se imaginar no papel da personagem principal, a Yvonne, uma conceituada geneticista, de meia idade, com um casamento morno, conhecendo um homem que faz sua vida ter emoção e aí... tudo se desenrola, muitas, muitas coisas acontecem... e nos faz refletir sobre nossas escolhas, nossas satisfações e anseios na vida.
Não deixem de ler! Thriller paicológico dos bons!!!

Rose.Agra 09/01/2018

Desconcertante
Maravilhoso! Há tempos não lia um livro tão bom. Viajei mesmo. Me senti na pele da personagem principal (e narradora). O livro é bem pé no chão, do jeito que eu gosto. Difícil imaginar que uma pessoa tão centrada e inteligente tomaria as atitudes que tomou. Enfim, quando fazemos uma escolha imperfeita, temos que pagar por ela.

Viviane 21/08/2016

Punk !
Uma porrada no estômago esse livro! Esfrega a hipocrisia e a loucura na nossa cara.
O começo parece confuso. Mas, garanto que quando você começa a entender a história não vai parar.
O livro é dividido em três partes: o início que nos deixa confusos.
O meio: que nos situa na história e explica o início.
O fim: impactante, cruel e triste.
Recomendo.

Nana 16/07/2014

Um excelente thriller psicológico!!
A autora nos apresenta Yvone, uma mulher de meia idade, com carreira definida, marido, filhos adultos e que por um impulso inexplicável (que pode acontecer com qualquer um) se envolve com um outro homem e isso a leva a consequências inesperadas.
Uma escrita inteligente que me fez ficar totalmente envolvida com a personagem e mesmo não concordando com as atitudes dela, em nenhum momento a julguei, pelo contrário, tentei entender as suas razões.
A narração em primeira pessoa é tão bem descrita e tão real, que puxa o leitor para dentro da trama.
O livro inicia com uma cena no tribunal onde não sabemos o que está sendo julgado. Em seguida Yvone vai narrando todos os acontecimentos que a levaram até lá e desvendando os mistérios.

Com certeza foi uma leitura super interessante, daquelas pra ficar na memória por muito tempo!

Portal Caneca 18/06/2014

Uma Escolha Imperfeita
O início do livro é um pouco confuso, demanda uma leitura com atenção pois não segue uma linha cronológica. Os pensamentos de Yvonne vão e voltam, hora ela está no presente – no tribunal -, hora ela está no passado. Na verdade toda a história está focada na visão e pensamentos de Yvonne. Isso contribui para que nós, leitores, criemos uma imagem particular dessa narradora personagem a ponto de criarmos um laço com suas angústias e frustrações.

Confira a resenha completa:

site: http://portalcaneca.com.br/resenha-uma-escolha-imperfeita/