Wintergirls

Wintergirls Laurie Halse Anderson

Resenhas - Wintergirls

bruno 10/08/2023

I am thawing
Lia e Cassie se conheceram quando Lia se mudou para seu bairro e desde então se aproximaram e começaram a dividir tudo, sonhos, experiências e traumas. Em decorrência a um acontecimento que não revelado ela se afastam. No dia de sua morte, Cassie liga pra Lia 33 vezes e não obtém resposta e desde então essa acontecimento assombra Lia.

Gostei bastante desse livro, achei que a autora abordou esse tema com bastante responsabilidade e conseguiu mostrar o que eu passa na cabeça de uma pessoa anoréxica, por conta disso achei uma experiência super imersiva e cheia de gatilhos. Simpatizei bastante com a Lia e torcia para que ela conseguisse sair dessa situação.

O único ponto que não gostei foi o motivo para as 33 ligações, achei muito bobo e frustrante, pra ela ligar 33 vezes eu esperei ser uma coisa impactante, porém quando eu descobri só me fez raiva kkkkk.
skuser02844 10/08/2023minha estante
-vocé venceu! ??????

WalterGoncalves 11/08/2023minha estante
Kkk É isso que mata o leitor de raiva kkk

bruno 13/08/2023minha estante
aí gi, como pode essa ter sido a nossa melhor buddy read

bruno 13/08/2023minha estante
demais, Walter!!!!!! fiquei morrendo de raiva

Ana 25/02/2020

Triste realidade
Infelizmente o livro aborda um assunto bem delicado na vida de muitas adolescente. Não faltou conteúdo para abordar o tema.
A autora soube mesmo captar o cerne da doença e suas consequências

Carol 09/02/2011

Tendo lido os dois, dá para perceber a evolução na escrita da Laurie Halse Anderson. Speak, sendo ótimo do jeito que está, é bem mais simples que Wintergirls. Tem aqueles que diriam que os textos repetidos no livro são "enchessão de lingüiça" (gente que ama implicar), mas o livro é narrado por uma garota carregando uma culpa enorme! Quando você se sente culpado por algo aquilo não fica 24hrs por dia na sua cabeça? Exatamente assim que a Lia está.

"Lia and Cassie were best friends, wintergirls frozen in matchstick bodies."

O livro começa com uma notícia: Cassie está morta. E nessa mesma noite, ela havia feito 33 ligações para Lia. E Lia agora carrega a culpa pelo o que aconteceu.

...body found in a motel room, alone...

Lia e Cassie eram amigas desde pequenas e acabam desenvolvendo distúrbios alimentares diferentes, por motivos diferentes.

Cassie, por causa da pressão dos pais, desenvolve bulimia e morre por isso - ruptura do esôfago, por forçar o vomito repetidas vezes durante anos.

she called me thirty-three times.

Uma crítica sobre a história: em certo ponto, elas apostam quem pode ser a garota mais magra da escola.

Lia desenvolve anorexia e seus pais culpam Cassie por isso.

i didn't answer.

Wintergirls é um livro cansativo. Apesar de ter gostado da história, não fiquei satisfeita com o final. Depois de sofrer tanto junto com a personagem, eu não tive um suspiro de alívio no final.

Se você gosta de drama e acredita que a viagem vale mais que o destino, leia Wintergirls.

Mais resenhas em http://tragicaquimera.blogspot.com/

Malu 01/07/2021

No começo a narrativa é meio lenta e confusa, o que de certa forma é compreensível por conta da protagonista.
Esse livro despedaça totalmente seu coração, é agoniante, triste e com MUITOS gatilhos.
Lia é uma personagem muito real e bem escrita, a autora não teve ?papas na língua? para descrever cenas totalmente nauseantes e sentimentos inimagináveis.
Gostei do livro em geral, é muito necessário mas não foi uma leitura prazerosa.

Fransuerda 04/05/2023

Gatilho
Leitura dura, angustiante e que não recomendaria para menores ou pessoas com gatilhos em transtornos alimentares, depressão, automutilação. .. a escrita da autora é fluída, fácil mas os temas tratados são bem sérios requer responsabilidade em ler.

emi 05/10/2022

wintergirls
como alguém que sofre de um transtorno alimentar, é muito gratificante ler uma obra que retrata isso de forma realística, demonstrando as reais dificuldades que as pessoas que sofrem com isso passam todos os dias.
esse não é o primeiro livro da Laurie que eu leio, mas eu admiro muito o trabalho que ela tem de pesquisar minuciosamente sobre os transtornos e traumas que ela quer retratar, de forma que eles são mostrados como são de verdade no ponto de vista de alguém que sofre, não no ponto de vista de terceiros, alguém de fora. e é isso que ela faz brilhantemente em wintergirls, eu amei.
o livro é incrível, a história flui super bem e a Lia é um amor, desejo tudo do melhor pra ela, uma coisa é que esse livro trata assuntos pesados demais de forma muito realista, o que pode ser um gatilho enorme para algumas pessoas, por isso, não diria que é um livro que eu recomendaria pra alguém, mas ainda assim é uma leitura que vale a pena seu tempo.

Brenda.Pasa 09/03/2023

Livro com muitos gatilhos
Esse livro me trouxe uma perspectiva muito real e dura dos transtornos alimentares
acho que a era tiktok nos acostumou a associar essa realidade a estética, trazendo a discussão para um lugar mais "fútil e condenado por muitos, a leitura me lembrou o quão mais complexa é essa relação.
o quanto ela parte de transtornos ja existentes em vez de os originar. o quanto esse sistema se retroalimenta. a relação entre o desejo de Lia de nao estar viva e a sua anorexia, não ser uma garota real, mas uma "wintergirl, estar entre os dois mundos.
gosto muito da escrita que reflete o fluxo de consciência perturbado de Lia. que o principal objetivo nao seja contar uma história linear, coerente e factual, mas contar como a personagem a experiencia.