Calêndula

Calêndula Bruno Pacheco

Resenhas - Calêndula

Alokadabea 15/05/2016

Eu não tenho certeza se consigo formular uma opinião não comprometida pela emoção que tive ao ler esse livro durante uma madrugada enquanto ele era apenas folhas impressas e com uma encadernação feita no bazar da esquina.
Definitivamente é um livro tocante e quem te remete aos pensamentos mais sensíveis que você pode ter. Você pensa sobre as dores e os pesos que as pessoas próximas carregam. É encantador !

Lê Vieira 23/07/2014

Dois jovens que se conhecem durante as férias e se apaixonam. Sei que você já viu isso em outros livros e filmes, mas acredite, o relacionamento e as superações que envolvem os dois adolescente não possuem nada de clichê. Ignore o fato deles serem jovens, pois não haverá aquela melação excessiva, nem aquelas crises de identidade que ameaçam os relacionamentos comuns dos livros.

O livro é narrado pelo protagonista, que já se encontra idoso e decide contar a história do seu grande amor. A princípio, admito, estava achando que o "negócio" não ia render, estava tudo se encaminhando para que o livro fosse apenas mais um romance entre tantos outros que já li, mas o autor usou um elemento surpresa que ainda me deixa pasma, pois em momento algum eu havia imaginado que seria introduzido à história.

Bianca, ou Calêndula como é popularmente conhecida na cidade, desperta os mais puros sentimentos em Guilherme. Algo que até então nenhum dos dois havia sentido ou imaginado que seria possível, porém Calêndula tem um grande segredo que apenas o seu grande amor não sabe. Não vou revelar o mistério, pois perderá toda a graça para os novos leitores e quero que todos sintam-se surpreendidos como eu, mas preciso deixar claro que este segredo irá além de "animar" a leitura como será o fato principal para o desenrolar dos acontecimentos.

Queria poder falar mais sobre a obra, mas sinto que qualquer informação extra que eu der vai acabar revelando algo importante e isso pode quebrar um pouco o encanto. Posso pelo menos adiantar que tenho certeza de que você não leu muitos livros como este. A obra foi muito bem escrita, de forma que as poucas páginas consigam transmitir tudo que seja necessário ao leitor. Com certeza é um livro para ser lido em um dia, pois além de curto, a narrativa segue em um ritmo envolvente e nem nota-se o tempo passar.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/07/resenha-calendula-bruno-pacheco.html

Jess 17/07/2014

Este é um livro pequeno com pouco mais de 100 páginas, que pode ser lido em apenas um dia, além disto, a forma a qual Bruno escreve é simples e deliciosa de desfrutar, o leitor nem ao menos sente o tempo passando, quando menos se espera o livro já está finalizado.

- # -

Guilherme, um rapaz de 17 anos de classe média alta, vai passar as férias na Serra, na fazenda que a família tem, o que Guilherme não esperava era que aquelas férias iriam trazer para ele o que o rapaz nunca teve: um amor verdadeiro.

Um certo dia o jovem decide ir a praça encontrar seu amigo Beto, neste meio tempo ele acaba esbarrando em uma linda menina, porém por ser tímido, o rapaz não se aproxima, apenas a olha de longe. Mas isto não durou por muito tempo, pois Beto acaba o arrastando para apresentá-lo a uma garota, que por ironia do destino era amiga de Bianca, a linda menina a qual ele observava, desde momento em diante os dois acabam criando uma bela amizade e com o decorrer do enredo vai crescendo até transformar-se em algo a mais, porém Bianca, ou se preferi; Calêndula, esconde um segredo que pode mudar completamente a forma de Guilherme a olhar.

- # -

O livro é realmente bom, eu nunca esperei que o segredo de Calêndula fosse aquele. Bruno Pacheco conseguiu me surpreender. O único ponto negativo que encontrei foi que os personagens mesmo tendo 16/17 anos muitas vezes agiam como crianças e isto me incomodou bastante, essa personalidade infantil às vezes tornava a cena forçada. Apesar disto, gostei muito de Calêndula, tanto que recebeu 4 estrelas.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=8031

Raiany 04/07/2014

Eu sou muito suspeita pra falar, porque acompanhei essa trajetoria e sei bem o quanto esse menino e talentoso.

Adorei o livro(mesmo nao sendo muito meu genero) e como uma das primeiras leitoras, nao poderia deixar de te parabenizar pelo misterio no final, espero que seja sucesso esse e os outros que estao por vir.

Beijos