O Réu e o Rei

O Réu e o Rei Paulo Cesar de Araújo

Resenhas - O Réu e o Rei

Raony 27/12/2014

Em 2006 eu tinha 16 anos e embora já gostasse de ler, ainda não tinha recursos financeiros para comprar meus próprios livros e por isso não acompanhava o mercado editorial e seus lançamentos. Por causa disso perdi uma chance histórica, comprar o livro "Roberto Carlos em detalhes". Não que eu seja fã do cantor, muito pelo contrário, mas porque logo depois tal livro seria proibido. Eu teria em mãos então um triste souvenir da repressão e atraso brasileiro (que poderia valer um dinheirão mais pra frente).

Além disso, tudo leva a crer que teria também boa literatura em mãos. Digo isso pela leitura de "O Réu e o Rei", de Paulo César de Araújo, mesmo autor da biografia. Lançado agora em 2014, quando eu já acompanho os lançamentos editoriais e garimpo livros interessantes. Voltei-me para esse livro por conta das críticas positivas e curioso pela forma que a história seria contada. Achei que teria mais interesse na parte do processo e seu andamento, mas estava enganado. O relato do processo de pesquisa, a relação do autor com a música de Roberto Carlos roubam a cena no início da leitura. É bem escrito, é amável. Mesmo esse trechos cuidadosamente escolhidos do entrecruzamento das biografias do réu e do rei já mostram a qualidade que devem estar contido no livro proibido.

A parte da pesquisa me tocou de modo especial, por ser eu também um pesquisador da área de Humanas em formação. O empenho e a seriedade com que a pesquisa foi forjada são inspiradores. O livro dá uma caída na parte do processo, pois está envoltas em tecnicidades jurídicas (aaaah, o direito, essa área tão enfadonha, tão torpe e tão importante), mas se recupera na discussão em torno do grupo "Procure Saber" e o debate sobre as biografia não autorizadas.

Saí do livro gostando menos ainda do Roberto Carlos, fã do PC Araújo, refletindo sobre a questão da liberdade de expressão versus direito a privacidade e inspirado enquanto pesquisador. É um ótimo saldo.

Jardel Maximiliano 05/05/2015

A História do Livro Proibido
Assim como o autor também cresci embalado pelas músicas do Roberto Carlos. Lembro dos discos de vinil que minha mãe colecionava e deixava em cima do guarda roupas para evitar acidentes. Me vi nas passagens do livro em que o autor retrata sua infância e de como todos os anos tínhamos novos lançamentos de sucessos do Rei. Foi com grande surpresa que vi o lançamento de uma biografia do Roberto Carlos e fiquei espantado em saber que ela estava sendo alvo de uma campanha de proibição levantada pelo RC. Na época não tinha recursos para comprar o livro e quando ele foi recolhido, pensei que nunca mais teria noticias dele. Quase tudo que está no livro foi novidade para mim, os pormenores do processo, as intransigências, a manipulação da justiça e como o poder influência nos julgamentos. Chorei com o autor ao perceber o quanto o trabalho dele foi deixado de lado e ao perceber que 16 anos de muita pesquisa e entusiasmo hoje em dia estão impedidos de serem disponibilizados ao grande público. Obviamente que inúmeras alternativas existem e no Réu e o Rei o Paulo César faz questão de apontar as versões digitais que existem do livro e de como ele é comercializado fora do país sem problema nenhum. Li boa parte do livro em um fôlego só, mas diminui o ritmo na parte dos julgamentos por dois motivos: Os termos e os autos dos processos ficam um pouco massantes e por saber que até hoje o livro é proibido. Li estas partes sabendo que apesar de todos os esforços do Paulo César, sua obra ainda esta censurada.
Como é dito no livro, em algum momento este livro será liberado. Em algum momento os depósitos em que os livros confiscados estão serão abertos e poderemos ter nossa edição. Fico cá na torcida e esperando para ter o autógrafo do Paulo César nos três livros (Este, o Proibido e o "Eu não sou cachorro não"). Deixo cá meus votos de que isso aconteça logo e que o Autor saiba que hoje eu estou bem mais interessado no Réu, do que no rei.

site: http://wescribe.co/t/o-reu-e-o-rei

Caroline1091 04/09/2015

Me Surpreendeu
Confesso que fiquei com um pé atrás quando ganhei este livro. Nunca gostei de Roberto Carlos (e depois de ler acho que gosto ainda menos), então achei que o livro não iria atrair minha atenção. Porém como leitora apaixonada resolvi começar a ler e ver no que dava.

Fique surpreendida!

O livro narra a trajetória do autor Paulo Cesar de Araujo desde sua infância até o motivo que o fez querer escrever uma biografia (aquela proibida) de Roberto Carlos, não é o livro sobre o Roberto, mas sobre a história de Paulo Cesar.
Eu, como jornalista, simplesmente amei o livro, a forma como ele conseguiu marcar entrevistas com grandes nomes da nossa música popular, todos os empecilhos que sofreu e a forma como nunca desistiu mostra bem o que nós jornalistas temos que enfrentar diariamente.
Uma narrativa cativante, que prende sua atenção e faz com que você não queira parar de ler!
Parabéns ao autor, e eu espero realmente que um dia ele consiga que a biografia que ele lutou e se empenhou tanto para escrever seja liberada.

Gustota 05/07/2020

Uma história inacreditável
O Réu e o Rei é um livro sobre um livro. Eu conheci o Paulo César Araújo pelo incrível trabalho de resgate da cultura popular que ele fez sobre o brega no livro "Eu não sou cachorro não". Fã inveterado de Roberto Carlos, autor que moldou seu caráter, ele escreveu a polêmica biografia "Roberto Carlos em Detalhes", talvez o livro mais (desnecessariamente) polêmico das últimas décadas no Brasil. A censura por parte de Roberto Carlos causou um rebuliço tão grande que agitou e polarizou todo setor intelectual e cultural em torno do autor.
Derrotado na censura, Paulo César Araújo escreve essa espécie de meta-livro sobre o processo de criação da obra e seu tira-teima.
Esse livro pode ser dividido em três partes: a primeira narra a infância e adolescência pobre do autor na Bahia e sua íntima relação com a obra do astro Roberto Carlos. Paulo César Araújo faz um paralelo entre toda sua trajetória e a discografia do Rei até o astro virar um medalhão da Globo e ele virar um jornalista e pesquisador especializado em música. O meio do livro narra a construção da biografia e todo o penoso processo de censura pelo qual a obra passou. Roberto Carlos, herói máximo do Paulo César Araújo é reforçado na narrativa como uma figura extremamente excêntrica e desejosa do anonimato pessoal, mesmo sendo um dos maiores astros da música popular brasileira. Essa parte mostra todo processo de polarização da imprensa, artistas e intelectuais em torno da liberdade de expressão. A terceira parte do livro mostra a articulação do "Procure Saber", grupo composto pelos medalhões da MPB em torno da causa da proibição de biografias não-oficiais. Aqui o autor sugere que todo movimento em torno do controle da imagem e a campanha que esses artistas (a maioria censurada na ditadura) em torno de seus nomes enquanto marcas é movimentado muito mais em torno de retornos monetários. Haveria um interesse dos artistas de faturar uma "boquinha" em torno das biografias e uso de suas imagens.
Algo que eu gostei muito no livro foi ver como um "outsider" no mundinho fechado dos grandes artistas é tratado, desde uma curiosíssima amizade do autor com o recluso João Gilberto até ataques e desmontes de figuras da estatura de um Caetano, Gil e Chico Buarque. Um livro excelente pra se pensar sobre a liberdade de imprensa e os sutis mecanismos de "corte" de grandes e talentosos artistas.

mans 21/03/2023

Entre o rancor e a memória
Já explico o título: não dá para negar que, ao escrever esse livro, Paulo César estava mergulhado em rancor. Chateado, bravo, triste. E isso é absolutamente perceptível no livro, que não permite em momento algum que o leitor esqueça a sacanagem que o Roberto Carlos fez. Sempre que possível, reforça atitudes contraditórias, erros de opinião, equívocos. Não tem medo de bater no rei.

Por outro lado, O Réu e o Rei não é só um livro pra desabafar ? se fosse, seria terrivelmente ruim. Pelo contrário: sendo quem é, Paulo César mostra como dá pra aprender com esses erros cometidos (não só por Roberto, mas depois também, em menor grau, por Chico, Gil e Caetano com a tenebrosa Paula Lavigne).

Mostra que a luta pelo direito à informação e o direito da liberdade de expressão é árdua no nosso país, ainda mais em tempos de fake news ? algo que ganhou força só anos depois da publicação do livro. Nos faz pensar, refletir, se emocionar. E, apesar das repetições exageradas, é um baita livro que me deixou sedento para ler Roberto Carlos em Detalhes.

carlosfelipe.bragapinto 11/08/2015

...
Que soco. Ainda estou ar. Somos todos humanos.

Silvio Almeida 12/10/2015

Um erro que se revelou um acerto para nossa história
Este livro relata a história da biografia proibida de Roberto Carlos escrita pelo historiador Paulo Cesar Araujo que gerou repercussões a nível mundial sobre a questão da liberdade de expressão e do direito a privacidade, virando matéria de estudo no campo do Direito.

O livro basicamente divide-se em 3 partes: a primeira contando a relação entre a vida do autor e a música, especialmente Roberto Carlos, levando ele a partir de suas inclinações a formar-se simultaneamente em Comunicação e História. A segunda parte relata o embate jurídico entre o autor, a editora e Roberto Carlos.

Por fim, a terceira parte narra os desdobramentos provocados por esta proibição, que repercutiu de maneira inesperada na mídia, no Congresso Nacional, no STF e até no exterior.

A bem da verdade, em momento algum, Roberto Carlos conseguiu explicar claramente porque proibiu a excelente obra "Roberto Carlos em Detalhes", mas isso até parece um capricho do destino que usou o rei da nossa música popular brasileira para que houvesse um avanço neste assunto, pois outros livros foram proibidos e nunca houve repercussão suficiente para que mudassem as leis a respeito da liberdade de expressão.

Em 2014 foi aprovada na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que protege a publicação de biografias não-autorizadas, o qual espera aprovação do Senado e a sanção da Presidência da República.

Deve-se entender que a obra proibida era um livro histórico e não um livro de fofocas sobre a intimidade do artista como pode-se pensar a princípio.

Outro ponto bastante louvável, foi o apoio do PT que foi autor do Projeto de Lei que libera a publicação de biografias não autorizadas, enquanto que movimentos de "direita" fizeram pressão para não aprovar este projeto. Logo o PT que se vê envolvido em tantos escândalos abre uma porta para ser alvo também de escritos que poderão não lhe ser favoráveis, enquanto setores tradicionais brigam para que apenas a sua visão tenha vez.

Por outro lado, um ponto triste, é notar o quanto a nossa justiça e Governo são diferentes no que tange ao tratamento ao cidadãos comuns e as pessoas com algum destaque em nossa sociedade.

Pelos relatos do livro, creio que Roberto Carlos agiu assim motivado pela má-fé de pessoas que o cercam e até talvez por contratos que tenha feito, mas que ele não pode revelar, pois o livro proibido engrandece a figura de Roberto Carlos como um personagem importantíssimo da história do Brasil da década de 60 em diante

Em resumo, o rei Roberto Carlos sem querer beneficiou ao nosso país no tocante a liberdade de expressão e a documentação de nossa história e o autor do livro e também fã do rei foi beneficiado com esta proibição, pois obteve uma projeção que certamente não conseguiria caso o livro tivesse sido liberado pelo rei.

São as lutas da vida que destacam os mais nobres guerreiros.

site: Roberto Carlos, biografia, biografias,

Nina Victor 01/02/2016

Paulo Cesar Araújo narra o antes, o durante e o depois da proibição de seu livro Roberto Carlos em Detalhes. Fã do cantor, desde a infância, o autor fez uma minuciosa pesquisa ao longo de mais de dez anos, inclusive entrevistando e registrando em vídeo e/ou aúdio artistas do mais alto valor, contemporâneos do biografado. Durante anos a fio ele tentou obter uma entrevista com Roberto Carlos, tendo sido "cozinhado em fogo brando" continuamente. Por fim quando lançou a biografia, foi atacado ferozmente pelo assim chamado "Rei". Os detalhes de uma das audiências é de deixar qualquer um revoltado, quando aparentemente o favorecimento a Roberto Carlos foi descarado. O livro também fala sobre o grupo Procure Saber que tinha como membros Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros, além do próprio Roberto Carlos. Resumindo era um grupo de artistas se articulando politicamente a favor da censura prévia às biografias. Embora eu tenha acompanhado esses acontecimentos através da imprensa na época em que ocorreram, as minúcias são bem piores. Um ótimo livro contando um história de arrepiar os cabelos de indignação.

site: http://viliouvi.blogspot.com.br/2015/02/o-reu-e-o-rei-minha-historia-com.html

adjalina.menezes 27/07/2021

Paulo César de Araújo pegou sua história de decepção com o seu ídolo e transformou nesse livro maravilhoso.
O Réu e o Rei despertou minha curiosidade pouco tempo depois de seu lançamento em 2014, comprei mas logo foi ficando no fundo da estante cedendo lugar para a imensa lista de não lidos.
Agora em 2021 resolvi trazê-lo para meu desafio de leitura, ao tempo em que me alegrava com as páginas um arrependimento pelo tempo perdido...
O trabalho do historiador é simplesmente incrível narrando todo seu processo criativo, com as passagens de sua história de vida na infância e todo o calvário da censura do livro. Só merece elogios...
Ao pesquisar sobre Paulo César de Araújo atualmente me deparo com a notícia do relançamento da biografia, surpreendente.
Resolvi garantir logo o meu exemplar na pré-venda, e estou no aguardo.

Antonio Maluco 06/02/2024

Biografia
O livro conta histórias de vários personagens que foram entrevistado para a Biografia do Roberto Carlos e histórias do autor com o Rei Roberto Carlos na sua vida pessoal e profissional e amorosa