O Nobre Deputado

O Nobre Deputado Márlon Reis

Resenhas - O Nobre Deputado

Vínia 06/03/2023

Resenha : O nobre Deputado
Cara, com esse livro percebi coisas que já sabia mas que não me atentava.
A parte que mais me pegou foi o oferecimento de "mimos" em partes para a população ( como apenas um sapato, uma panela de pressão sem tampa, uma bicicleta sem rodas etc ), onde, após a eleição do candidato conseguem a próxima parte.
O que move o sistema político brasileiro é o interesse individual, mas a maioria de nossa população não tem o senso ( para não dizer que fazem desuso do cérebro ) de perceber que TODOS vão para o buraco assim que o carrasco que nós colocamos lá subir para a prefeitura, Câmara dos Deputados ou ao Palácio do Planalto.
OBS: Esse livro que tenho é autografado pelo próprio Márlon Reis, muito obrigada! :)

bia monteiro 05/02/2023

"O problema é que a realidade não é tão boa quanto a lei."
Muito bom. Um livro realmente necessário, deveria ser uma leitura obrigatória pra todo brasileiro. Para todos terem consciência do que realmente é a política no Brasil.

Já tinha conhecimento de algumas coisas abordadas no livro, mas ele me mostrou muitas outras que me fizeram enxergar nosso sistema do jeito que ele realmente funciona e entender melhor ele. Fixou mais o que eu já tinha em mente: políticos são farinha do mesmo saco.

Achei muito criativo o jeito que o autor achou de abordar o assunto do livro, com a narração de um debutado fictício, mas que representa todos os ladrõ... ops, políticos do Brasil.

Enfim, recomendo demais. Um ótimo livro pra quem tá querendo começar a entender mais sobre política.

JRT 11/04/2022

Um trabalho imperfeito (é claro), porém necessário. O autor, Juiz Eleitoral no Maranhão, oferece uma visão didática e esclarecedora da corrupção política e administrativa que perpassa os poderes legislativo e executivo, o mercado de obras e serviços, e o próprio processo eleitoral.

O narrador do livro é o fictício deputado Cândido Peçanha, que, com variados exemplos - aparentemente colhidos da "vida real" -, relata ao leitor os mecanismos nada republicanos pelos quais ele e outros "colegas" de carreira política se elegem e se perpetuam no poder, e também o alto preço que aceitam pagar por isso.

Embora peque pela generalização, a obra mostra "por dentro" práticas arraigadas de corrupção eleitoral e administrativa, chamando a atenção para os seus impactos - que não são meramente financeiros, mas também afetam, por exemplo, os serviços públicos e, o que é mais grave, distorcem ou desvirtuam o próprio regime democrático-representativo.

O que se revela, ao final, é um sistema político viciado, carente de reformulação e atravessado, de cabo a rabo, pelo clientelismo e pela privatização da autoridade pública.

Destacam-se, como vetores dessa corrupção generalizada (que não é individual, mas do próprio sistema político e eleitoral), o financiamento privado de campanha, as emendas parlamentares individuais, as "promessas" de obras públicas pontuais, os convênios com entidades "pilantrópicas", as fraudes licitatórias, cartéis empresariais e conluios, a agiotagem eleitoral, a compra de "apoios", o loteamento de cargos e a distribuição de "favores", além da compra de votos (propriamente dita) e de outras formas de "endividamento", chantagem e coação (que operam tanto sobre os eleitores quanto sobre os próprios "políticos" profissionais).

Um mérito importante do livro é colocar em evidência os vários atores que intervém no processo de reprodução desse sistema viciado: não deixa de fora o papel desempenhado na sua corrupção por empresários (especialmente empreiteiros), banqueiros, agiotas, forças policiais (que fazem as vezes de "capangas"), lobistas (individuais,de setores patronais ou empresas específicas), funcionários comissionados "acomodados" por motivos eleitorais, conselheiros de contas, prefeitos e falsos "líderes comunitários", além de expor a (ir)responsabilidade do próprio eleitor, cooptado pela cultura do favor e seduzido pelas promessas de benefícios particulares (para si, para sua família ou mesmo para a sua "localidade" ou setor econômico). Lições valiosas: "doações" empresariais (ou empréstimos bancários) em campanhas sempre visam lucro, e a "compra de votos" não conhece limitações de classe social.

Mesmo sem tocar diretamente nesses temas, a obra aponta para a importância de salvaguardas institucionais como o financiamento público de campanha (até porque, como o autor demonstra, o dinheiro envolvido nas campanhas quase sempre é público, ainda que por vias transversas), o fortalecimento dos partidos políticos e a reformulação das coligações eleitorais, e, mais amplamente, de uma reforma profunda do sistema eleitoral - que aliás, há poucos anos, por meramente sugerida, acabou contribuindo decisivamente para a deposição ilegal de uma mandatária presidencial, o que mostra o tamanho do problema a ser enfrentado.

Parafraseando o Coronel Nascimento, do filme "Tropa de Elite II": "o sistema é f*da".

Raphael Milão 25/07/2021

O livro só demonstra coisas que a grande maioria já sabia, só acaba revelando com maiores detalhes, essa é a parte mais interessante.

Lia 06/12/2020

Sinceramente, livro obrigatório a todos os cidadãos brasileiros. Este livro traz toda a sujeira por trás das eleições e mostra como tudo acontece bem embaixo dos nossos olhos.

Odemilson 29/10/2020

Um mergulho na desagradável política do Bananil
No sentido da relevância, trata-se de um livro de mérito, fundamental para quem deseja entender as particularidades dos aspectos mais macunaímicos da política brasileira.

É um livro bem curto, aparenta ter se originado de uma reportagem que ganhou volume a ponto de não caber mais em uma mídia menor. Ao mesmo tempo, passa a sensação de que podia ter mais carne nos ossos para render um livro mais substancial. O assunto básico do livro certamente teria espaço para desdobramentos. Entretanto, embora curto e um pouco corrido em certos momentos, a obra não deixa a sensação de estar faltando algo, apenas de que certos aspectos da política rasteira não tiveram toda a atenção que mereciam. Porém, talvez uma exposição mais demorada aos vapores fétidos do pântano político tupiniquim pudesse causar danos aos leitores mais sensíveis, sendo assim, talvez tenha sido melhor do jeito que ficou, mesmo.

Em alguns momentos, o tom jornalístico parece um pouco apressado, e o assunto pode ser um tanto refratário para alguns, mas aqueles que sentem fascínio por conhecer as entranhas de certos assuntos não tão abordados certamente vão encontrar bastante material para pensar (e se indignar) por aqui.

(@jr__barboza) 20/04/2019

54.O Nobre Deputado - Márlon Reis (2014)
Ninguém neste país quer saber do coletivo, todo mundo só quer saber do seu nariz, e aí abre campo para um sistema viciado e corrupto mas antes de chamar o político de corrupto o cidadão tinha que olhar no espelho, ninguém tem moral para cobrar ninguém neste país.

Katia Rodrigues 29/04/2017

Dinheiro, poder e vaidade
O livro é escrito em primeira pessoa a partir do ponto de vista de um deputado fictício, o nobre deputado Cândido Peçanha. Logo no começo do livro, o deputado deixa bem claro que não é funcionário do povo e sim funcionário do seu partido, prestando, assim, serviços à nação. Peçanha afirma que deve obediência a sua liderança partidária.

Em sua lógica, essa visão de que o político é representante do povo, sendo eleito para assegurar os interesses do povo está equivocada e apenas serve para bajular as pessoas que supostamente o elegeram. O deputado afirma que seu trabalho é pautado por interesses, assim como qualquer outro: "Represento os interesses do povo em diversos níveis: meu país, meu Estado, minha cidade, meus amigos, minha família, meus interesses próprios. Nessa ordem crescente", argumenta Peçanha.

O capítulo "O político, um incompreendido", esclarece que o voto das pessoas comuns que tentam escolher candidatos baseados em critérios racionais, não é relevante no final, pois, no Brasil, quem ganha a eleição é quem tem mais dinheiro. "O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema". Todos os políticos eleitos foram aqueles que conseguiram mais dinheiro para a campanha, consequentemente compraram mais votos. Em resumo, a política é movida por três elementos: dinheiro, poder e vaidade.

Lili 23/11/2016

O nobre deputado
Livro muito interessante, que mostra a maneira nojenta com que a política é exercida no país. Acho importante entender o modus operandi dos nossos parlamentares, mas ao mesmo tempo aviso que a descrença no país aumenta exponencialmente com a leitura. Qual é a chance de que um dia as coisas mudem, se quem dita todas as regras são eles mesmos? E mais ainda, se eles nunca terão crise de consciência, já que acham que está tudo certo e que todas as "recompensas" que eles se dão são merecidas?

Apesar de ser uma leitura de embrulhar o estômago, eu recomendo. Todo brasileiro deveria ler. Para ver que enquanto nos digladiamos nessa luta idiota de "direita" versus "esquerda", nossos representantes estão se lixando para qualquer ideologia. Apenas querem ter o poder enquanto puderem e em seguida passarem para algum escolhido.

@jorn_lima 01/10/2016

Leitura obrigatória para todos os brasileiros!
É impressionante - e revoltante - como Márlon em "O nobre deputado" relata "como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira". Didaticamente ele narra o funcionamento dos trâmites. O livro tem linguagem clara e acessível.

Para os mais esclarecidos sobre política, que apenas suspeitavam ou afirmavam sem muitos argumentos podem conhecer na obra os pormenores de como é definido os cargos políticos, e não é quando você aperta o botão verde da urna eletrônica.

O autor é um dos relatores da Lei da Ficha Limpa e doutor em Sociologia Jurídica. ⁣ ⁣⁣ ⁣
A obra é uma das mais polêmica do autor e tem nota máxima na Livraria Saraiva. ⁣ ⁣
⁣ “O nobre deputado” é dividido em duas partes: a primeira, explica de onde vem o dinheiro, na segunda é revelado como os políticos conseguem converter esse dinheiro em votos. ⁣Recomendo a leitura!

Américo 10/09/2016

A política brasileira nua e crua
Este livro deveria ser lido por todo o brasileiro, pois é um daqueles livros que, como "Casa Grande e Senzala" e "O Povo Brasileiro", consegue explicar de maneira bem peculiar o comportamento do brasileiro - nesse caso específico, o comportamento do político e em parte dos eleitores.

Carlos.Magalhães 09/09/2016

Leitura obrigatória para todos os brasileiros, a fim de entenderem como verdadeiramente funciona a política em nosso país.
Muitas das práticas ali reveladas, se não sabíamos da existência, pelo menos descobfiavamos, e o autor, de uma forma bem clara e sintética, utilizando de um personagem fictício, nos apresenta com os mínimos detalhes, sem nenhum pudor, as engrenagens da política brasileira.

bisphool 21/06/2016

Qualquer semelhança com a realidade é...verdade!
Ma'rlon Reis não poderia ser mais claro. Com uma linguagem simples, ele consegue traçar o perfil desde a concepção até a perpetuação de um político no Brasil. Seu livro nos traz uma visão um tanto cômica (se não fosse verdade) sobre como agem nossos nobres representates ao galgarem o cargo público, como eles fazem para fazer caixa dois, como bolam os esquemas de propina, quem são seus cúmplices, quanto é o valor a ser pago, como é feita a distribuição do dinheiro, quam ganha mais na corrupção, onde estáo os maiores ganhos, como obter apoio dos colegas corruptos e se caso tudo der errado, como fazer para tentar se livrar, dentre outras informações colhidas ao longo de anos de pesquisa e entrevistas fornecidas por nada menos que os própios polícos corruptos como diz na introdução do livro. Porém, o livro foi montado de uma forma fictícia porque, como afirma o própio autor, não poderia relatar os fatos nem tão pouco citar os nomes por questões diversas que ao longo da história o leitor poderá comprovar por si mesmo. Este livro e todo seu conteudo deveria ser distribuido nas escolas públicas do ensino médio como parte obrigatória de leitura sobre sociologia política, afim de orientar e alertar todo jovem sobre onde estamos e aonde vamos parar se continuarmos atolados nessa lama negra da corrupção que está entranhada no Barsil desde os tempos do império piorando a cada dia.
Registro aqui meus agradecimmentos ao meritissímo juíz eleitoral Ma'rlon Reis pelo seu trabalho neste livro e também por sua atuação constatante no combate a corrupção política, que dentre outros feitos, originaram a lei da "ficha limpa". Valeu, espero o próximo!

Ps. qualquer erro, tanto ortagráfico, de contexto e/ou de informação, por favor não deixem de avisar.

site: http://www.marlonreis.net/

Magno.Macedo 06/02/2016

Bom e bem interessante
Bom livro agente vive falando que político e ladrão mais não entendemos muito bem como funciona esse livro mostra isso, esse livro e realmente bom

Talita 05/09/2015

Muito bom,explica detalhadamente a politica e suas questões, para que possamos entender o que acontece por "trás".