Quadrivium

Quadrivium John Martineau

Resenhas - Quadrivium

Romeu Felix 29/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"Quadrivium - As Quatro Artes Liberais Clássicas da Aritmética, da Geometria, da Música e da Cosmologia", escrito por John Martineau e publicado em 2014, é um livro que explora as disciplinas do quadrivium, um conjunto de estudos matemáticos e científicos fundamentais na tradição clássica. Nesta obra, o autor apresenta uma visão abrangente dessas quatro artes liberais, destacando sua importância histórica e sua relevância contemporânea.

Resumo do conteúdo:
O livro está organizado em quatro seções, cada uma dedicada a uma das artes liberais do quadrivium: aritmética, geometria, música e cosmologia. Cada seção aborda conceitos fundamentais, métodos de estudo e aplicações práticas dessas disciplinas.

Parte 1: Aritmética
Nesta seção, o autor explora os princípios básicos da aritmética, incluindo números, operações matemáticas, proporção e progressão. Ele apresenta diferentes sistemas numéricos, como o decimal e o binário, além de discutir aplicações da aritmética na vida cotidiana.

Parte 2: Geometria
Martineau aborda a geometria como a arte da medida e da forma. Ele explora conceitos geométricos fundamentais, como pontos, linhas, ângulos e figuras, além de abordar tópicos avançados, como a geometria sagrada e a geometria fractal.

Parte 3: Música
Nesta seção, o autor explora a relação entre a matemática e a música. Ele discute a harmonia, a melodia, a escala musical e a relação entre os intervalos musicais. Martineau explora a aplicação dos princípios musicais na composição e na apreciação da música.

Parte 4: Cosmologia
Na última seção, o autor investiga a relação entre a matemática e a compreensão do universo. Ele explora tópicos como o movimento dos corpos celestes, os ciclos naturais e a geometria do cosmos. Martineau destaca a importância da cosmologia como uma disciplina que conecta a matemática e a filosofia.

Conclusão:
"Quadrivium - As Quatro Artes Liberais Clássicas da Aritmética, da Geometria, da Música e da Cosmologia" de John Martineau, publicado em 2014, é um livro abrangente que explora as disciplinas fundamentais do quadrivium. Com 416 páginas e escrito em português, o autor apresenta uma visão panorâmica da aritmética, geometria, música e cosmologia, destacando sua importância na tradição clássica e sua aplicação contemporânea. Cada seção do livro aborda conceitos fundamentais, métodos de estudo e aplicações práticas dessas disciplinas, proporcionando ao leitor uma compreensão mais profunda da interconexão entre matemática, ciência, arte e filosofia. "Quadrivium" é uma leitura recomendada para aqueles interessados em explorar as raízes intelectuais da cultura ocidental e em expandir seu conhecimento nas áreas da aritmética, geometria, música e cosmologia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marion 09/06/2022

Um mundo de coisas interessantes
A academia de Platão já dizia: ?Que nenhum ignorante em geometria entre aqui?. Dito isso o livro tem todas as curiosidades de geometria , música , aritmética e cosmologia.

Mariah 06/05/2021

𝒬𝓊𝒶𝒹𝓇𝒾𝓋𝒾𝓊𝓂, um recorte artístico da matemática
Pelo menos (eu) não aprendi nada a mais com o livro, mas sim fui admirada por artes geométricas incríveis e dados históricos pontuais ensinados para o público de uma maneira nova. De fato, não sabia da associação dos conhecimentos que eu já tive acesso com coisas tão simples e - ao mesmo tempo - completamente não óbvias, (surpreendentemente).
Mesmo com o volume do livro, demorei menos de duas horas lendo, cabe ao leitor saber filtrar e tirar um proveito produtivo daquela massa. Nesse meio tempo, ainda consegui fazer um resumo da obra inteira, junto das melhores artes dele. Caso tenham preguiça de ler, só mandar uma mensagem na dm.

Pedro 14/12/2020

Para quem quer se aprofundar
Certas coisas que aprendemos na escola, não fazem total sentido quando escutamos os professores, muitas vezes apenas admitimos que é daquele jeito. A leitura do Quadrivium abre muitas portas! Explica o passado e abre frentes para estudos futuros. A idade das ?trevas?, de trevas não tinha nada...