Marcovaldo

Marcovaldo Italo Calvino

Resenhas - Marcovaldo

Malu 11/07/2020

Queria mais
Eu leria com tranquilidade 500 páginas de Marcovaldo mas o livro tem pouco mais de 140. O personagem é cativante e em todos os contos o humor de Italo Calvino aparece. Com certeza um dos preferidos que li essa ano

Gabriel 14/06/2020

O que me conquista neste livro é, além do método descritivo de Ítalo Calvino, o fato de ele conseguir transformar em fastástico histórias corriqueiras sobre uma família que não é burguesa ou cheia de privilégios, mas sim uma família pobre, cujo pai trabalha em uma simples firma, a qual nunca se especifica o que faz. No dia-a-dia dessas pessoas que vivem com pouco que se desenrolam os contos, que inclusive Calvino consegue encontrar humor, mesmo que por muitas vezes se deva ao fato de Marcovaldo nunca conseguir fazer as coisas conforme seu planejamento.

Joana.Garfunkel 07/10/2016

Querido Marcovaldo
Maravilhoso, como sempre. Os livros do Calvino são construções lógicas, brilhantes. Nesse caso, especificamente, o personagem é tão sublime - no modo como é porta-voz de uma questão contemporânea, inclusive - que desde que eu li esse livro, senti que ganhei um amigo. Me relaciono com Marcovaldo no meu cotidiano. Ele anda comigo por onde vou, imagino-o em diversas situações na cidade, me vejo nele.

Gustavo 19/10/2015

“O prazer de ver tudo de um outro lado”
Vinte contos formam “Marcovaldo” ou “As estações na cidade” (Companhia das Letras : 2013). Entre primaveras, verões, outonos e invernos, o protagonista Marcovaldo sonha com a natureza remanente na cidade. É prazeroso e divertido conhecer as reflexões e aventuras desse carregador humilde e cheio de filhos. Os contos possuem uma estrutura narrativa comum: “no meio da cidade, Marcovaldo 1) procura o revelar-se das estações nas alterações atmosféricas e nos mínimos sinais de vida animal e vegetal, 2) sonha a volta a um estado de natureza, 3) enfrenta uma decepção inevitável” (p.139). A desarmonia do personagem com a cidade é exposta de maneira simples e apesar das decepções e misérias de sua vida, Marcovaldo crê e busca “um mundo feito à sua medida” (p.140).

malafaia 24/08/2009

Maravilhoso
Tristeza, beleza e imaginação em combinação perfeita. Maravilhoso, ingênuo e emocionante.