Marcovaldo

Marcovaldo Italo Calvino

Resenhas - Marcovaldo

Victor108 09/04/2024

Livro horrível. Li quando tinha 11 anos, pq a professora de geografia pediu para lermos. Não recomendo para ninguém. Muito chato, a história é muito lenta e muito descritiva. O desenrolar da história é péssimo pq a história do personagem principal é só descritiva do lugar e do clima onde ele mora.

Gabi Gibim 17/03/2024

Um livro para ler aos poucos
Marcovaldo ou as estações do ano é um livro que dá vontade de ler aos poucos, para poder aproveitar cada paisagem e cada situação surreal (mas tão real), narrada em seus vinte capítulos. Os capítulos são independentes entre si, mas têm uma estrutura parecida e contam com praticamente os mesmos personagens.
O narrador apresenta cenas da vida de uma personagem muito singular, que é Marcovaldo e os membros de sua numerosa família, vivendo em uma cidade toda voltada para o "progresso" - do produtivismo e do consumismo - , na qual ele se esforça para sobreviver e "dançar a dança", digamos assim, mas de um modo meio desajustado.

Parece que enquanto a cidade volta os seus olhos para o progresso, os de Marcovaldo está sempre desviando sua atenção para uma natureza que brota aqui e acolá e que, como ele, inventa um jeito próprio de existir.

Gesielle.Gruttner 05/02/2024

Um escapismo ao dia a dia repetitivo e mecânico.
Marcovaldo enxerga, de forma quixotesca, a beleza escondida no cotidiano. Livrinho simples, pequeno, porém carregado de significados.

celiabowen 03/10/2023

Gostei muito do livro! achei os contos bem divertidos e cativantes.
eu te entendo, Marcovaldo, também sou desesperada atrás de natureza em meio a esse mar de concreto

André Vedder 28/08/2023

Aventuras na cidade grande
Temos aqui um compilado de pequenos contos ou até mesmo de fábulas modernas, que giram todas em torno do personagem que dá nome ao livro.
Marcovaldo é um pobre trabalhador, pai de seis filhos, que vive na cidade mas possui uma cabeça voltada para a natureza, ou no caso em questão, na falta de natureza no meio urbano que lhe cerca.
Cada história contada pelo autor remete sempre a uma estação do ano e em geral suas narrativas são recheadas de bom humor e aventura. Não faltam também críticas a questões que envolvem o crescimento acelerado das grandes cidades.
Por fim, Marcovaldo é uma leitura leve, fluída e hilária. Perfeito para se ler após um livro "pesado", ou complexo, em que o leitor só quer se divertir.

"Esse Marcovaldo tinha um olho pouco adequado para a vida da cidade: avisos, semáforos, vitrines, letreiros luminosos, cartazes, por mais estudados que fossem para atrair a atenção, jamais detinham seu olhar, que parecia perder-se nas areias do deserto. Já uma folha amarelando num ramo, uma pena que se deixasse prender numa telha não lhe escapavam nunca: não havia mosca no dorso de um cavalo, buraco de cupim numa mesa, casca de figo se desfazendo na calçada que Marcovaldo não observasse e comentasse, descobrindo as mudanças da estação, seus desejos mais íntimos e as misérias da existência."

Rodrigo.Macedo 30/06/2023

Crítica ao modo de vida nas grandes cidades
Durante a leitura foi possível perceber durante as diversas divagações do personagem, a crítica implícita ao modo de vida da cidade. Em alguns momentos as descrições e pensamentos de Marcovaldo chegam a ser poéticas. Existe um apelo cômico/trágico nos contos que dão um charme especial para o livro.

Pedro 24/06/2023

Esse livro que superficialmente parece simples, esconde muitas críticas a sociedade e ao sistema em que vivemos. Marcovaldo é uma personagem muito cômica e ao mesmo tempo trágica, porém, sempre esperando pelo melhor e indo atrás disso. "O jardim dos gatos obstinados" foi uma grata surpresa e se tornou um dos meus contos favoritos! Dei boas risadas com essa leitura e também fiquei com um aperto no coração em vários momentos, é uma obra deliciosa e extremamente atual do Italo Calvino!!

Paula1735 07/04/2022

Marcovaldo
Trata-se de um livro muito bem escrito que relata a realidade de um homem trabalhador da classe baixa. Mesmo no meio de uma situação difícil, o autor conseguiu construir um contraste de simplicidade quase infantil. A intercalação entre os marcos das estações foi outras coisa que me deixou fascinada, cada conto acontece em concordância com seu espaço de tempo. Recomendo fortemente a todos que desejam sair um pouquinho da sua vida cotidiana e olhá-la com o olhar de outra pessoa totalmente diferente.
??????

Vicente 25/03/2022

Divertidíssimo
Marcovaldo é um livro pouco conhecido de Italo Calvino, porém um dos mais divertidos do autor. O autor através de 20 pequenos contos conta a vida de Marcovaldo, um sujeito humilde e muito atrapalhado. Uma leitura divertidíssima!

Luiza 23/06/2021

Bom o livro é do tipo clássico, não é o que eu sou muito chegada, eu daria menos estrelas, mas a história é bem escrita, o livro conta a vida de um homen que na maioria das histórias do livro de ferra nas situações, eu sabia que o livro não seria um dos melhores só pela capa, mas comecei a ler, algumas histórias são mais legais que as outras, se você esta começando a praticar leitura aconselho a não ler esse livro ou se vc tiver entre 12 a 15 e não goste muito de clássicos, aconselho a não ler também porque, vc vai achar enjoativo e perderá o gosto por leitura, Lembrando que isso é só a minha opinião!!

Cristina Huang 08/05/2021

Melancólico
Esse livro foi escrito há muitos anos então a realidade da época é muito diferente da atual. Narra a história do Marcovaldo(personagem principal) e sua vida em uma cidade industrial. A narrativa é cômica no início, mas ao longo dos capítulos se torna melancólico quando passa a entender a vida de gente como ele.
O livro mostra a situação de Marcovaldo que é um trabalhador simples em uma fábrica como qualquer outra, mas que não se desanima com a vida. É sempre positivo em relação a tudo.
Fiquei meio triste para falar a verdade, principalmente por ver a inocência dos filhos deles em uma sociedade cruel e que logo descobrem isso.
Recomendo a leitura, apesar de não ser muito do que leio normalmente.

Jéssica 22/04/2021

Uma baita surpresa!
Italo Calvino reúne contos de uma personagem de nome Marcovaldo e as suas desventuras ao longo das estações do ano na cidade.

Marcovaldo é um moço sensível e atrapalhado. Ele é atento ás manifestações de natureza na cidade ao mesmo tempo em que é alheio a técnica e as informações humanas; de alma sensível, poética, melancólica e engraçada.

Que espelho o Calvino me deu! Neste quadrado preto da capa pude me ver refletir.

O cenário é uma cidade que não tem nome; uma fábrica que também não tem nome: são todas as cidades e todas as fábricas do nosso mundo.

O mais incrível dessa história é que Marcovaldo não é homem do campo: é homem da cidade e que mesmo assim a estranha enquanto experiência de vida.

A minha impressão é de um livro doce de fundo amargo, ou seja, uma fábula moderna poética e de divagação cômico-melancólica realista.

Preciso dizer que o favoritei para vida!
@jessicalivros

EduardoCDias 25/08/2020

Divertidíssimo
Uma família pobre na cidade grande. Marcovaldo, o chefe da família com quatro filhos só tem olhos para a natureza dentro da cidade. Definido como histórias em prosa com uma dinâmica de quadrinhos no posfácio, o livro é ágil, gostoso de ler e muito cômico. Nunca havia lido nada do Calvino e me apaixonei.

Dênis 21/07/2020

Entre o natural e o construído
Marcovaldo é um homem ingênuo e cheio de inocência, seu olhar sobre a cidade é bastante peculiar. Busca pelo natural em meio a um espaço totalmente construído. Cheio de comédia, mas rimos "de nervoso" em razão das diversas contradições que fazem de nosso riso um objeto de reflexão.

Malu 11/07/2020

Queria mais
Eu leria com tranquilidade 500 páginas de Marcovaldo mas o livro tem pouco mais de 140. O personagem é cativante e em todos os contos o humor de Italo Calvino aparece. Com certeza um dos preferidos que li essa ano