Os espiões

Os espiões Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Os Espiões

Mari 09/02/2024

Por mais que eu goste do Verissimo, ache a escrita excelente, leve e divertida, achei essa história uma grande bobajada, além de chatinha.

Giulia143 16/01/2024

Uma leitura gostosa e divertida, bem no estilo do Luis Fernando verissimo. Adoro os livros dele por conta disso, são simples, leves e rápidos de ler. A história tem seu Q de mistério mas o ponto alto do livro é ver até onde o protagonista e seus amigos de bar vão pra solucionar esse mistério. A história é rechada de elementos que o autor adora usar que que já vimos em várias histórias dele. O que pra mim não é um problema. Se tornou, a muito tempo, minha leitura de conforto.

Cris 01/01/2024

LFV sempre desafiando a criatividade
Luis Fernando Verissimo tem uma escrita leve, divertida e espirituosa, que sempre proporciona boas risadas com personagens excêntricos e, ao mesmo tempo, realistas. Uma mistura de erudição com o popular. Leitura fluída e dinâmica. Cada frase é uma sacada criativa e inteligente.

Cássia 11/10/2023

Um choque de realidade seco até demais
A história de um cara simples, com uma vida medíocre, que pensou ver mais do que realmente existia e acabou se afundando na própria esperança. Tudo acabou de forma tão rápida e seca que nem deu pra absorver direito. No final, quem diabos era Ariadne de verdade? Uma mera copiadora? Uma apreciadora de livros baratos e nada mais? É triste pensar que nosso Dionísio nunca chegou nem perto de ter o que desejava, mesmo que esses desejos fossem uma piada por si só, extrapolando tudo. No final foi tudo um sonho estranho que terminou pior do que começou, uma aventura sem final decente. Apenas decadência e perda.

le padula 17/09/2023

Chatinho
Diferente do resto das pessoas que leram esse livro, a escrita não me pegou, não me engajou e eu quis que acabasse logo a cada momento, mas o que me deixou lendo foi o meu interesse pelo fechamento da trama
mas o fechamento foi COMPLETAMENTE decepcionante, pior do que qualquer um poderia imaginar, inexplicável como podem ter feito isso
só não dei menos estrelas pq tem umas pegadas engracadinhas

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Os Espiões, de Luis Fernando Verissimo
Olá, Guardiões da Leitura ? Tudo bem? O resumo de hoje é do livro Os Espiões, do autor Luis Fernando Verissimo. ?

? A vida trabalhando numa editora, que está ganhando fama lentamente, não é muito interessante. Até que um cara, que lê textos para ver se podem ser publicados ou não, recebe uma carta peculiar e bem surpreendente.

? As cartas, diferente dos demais textos de poemas chatos, histórias repetitivas, autores buscando remuneração, são completamente fora do comum das normas de escrita. Apresentam erros ortográficos, vírgulas inexistentes e uma florzinha no lugar do pingo do i no nome Ariadne, a autora dos textos.

? Intrigados, os amigos que trabalham na editora resolveram investigar as cartas de Ariadne, porque, segundo ela, estava passando por problemas em sua casa e assim que terminasse de escrever, se mataria.

? Com muito investimento, viagens, preocupações, a investigação prosseguiu indo até Frondosa, cidade onde Ariadne mora. E lá, descobriram que as cartas não passaram de poemas escritos pela romancista Sylvia Plath. Ariadne morreu dias depois.

? E assim, a vida dos amigos que trabalham na editora voltou ao normal, o jeito entediante de sempre. E com certeza aprenderam a desconfiar das histórias que o povo conta.

Yolanda3 15/08/2023

Livro muito bom de ler, é engraçado e envolvente. Mas apesar disso, o final decepciona não entregando nem metade da expectativa que o leitor cria no decorrer da leitura.

deboradonascimento 19/07/2023

Operation Theseus
Que Veríssimo é um gigante da literatura brasileira contemporânea não podemos negar!

Este é o segundo romance dos 6 (que ainda lerei) escritos pelo querido veríssimo, que leio. Aqui ele também foi genial! Não tanto quando em "O Jardim do Diabo", mas foi genial!

A narrativa gira em torno do protagonista que não tem o seu nome revelado. Ele trabalha numa editora fazendo a edição e revisão dos manuscritos que chegam lá. Sempre arrogante nas devolutivas. Porém, isso muda quando ele recebe um manuscrito junto com uma carta da autora, informando que livro é uma "carta suicida". Apesar dos erros gramaticais, o protagonista se interessa pela história, e começa uma investigação, junto com os seus amigos, para descobrir quem é a autora e salvá-la antes que ela se suicide.

A escrita do Veríssimo é ótima! Essa obra é uma mistura de humor com suspense, no entanto, não me deixou tão envolvida quanto no primeiro romance. Algumas informações ficaram soltas durante a história, e já chegando no final do livro, dá a entender que o autor quis concluí-lo logo, com pressa, e não colocou mais detalhes que poderiam enriquecer esse romance.

Ainda assim, é um ótimo livro, mesmo que com falta de informações que seriam muito úteis. Recomendo!

Tecio Ricardo 30/06/2023

Impressionante quando LFV decide criar uma história simples, objetiva e direta, só sai coisa boa.

Em Os Espiões, essa questão foi posta em prática e saiu um livro agradável, maravilhoso e com o bom humor característico do autor que acabou criando uma história absurda de boa.

Livro tão bom que se duvidar numa sentada a pessoa lê rapidinho.

Recomendo muito a leitura. ????

Daniel.Duarte 13/06/2023

Leitura em um tardezinha
Acho que a primeira coisa que posso dizer sobre está leitura é; prepare-se para rir até não aguentar mais e depois ficar um pouco abatido pelo desfecho.

"Os espiões" e uma obra alegre e divertida que nos prende do início ao fim. Porém o final, como pode se esperar de qualquer comédia, e inimaginável. Não que isto seja ruim, na verdade e o que faz a história ser boa!

Luis Veríssimo trás em seu livro personagens carismáticos e comuns. E como qualquer pessoa comum, procuramos algo mas exitante e alegre em nossas vidas!

Com isto em mente, temos logo no início o mistério criado por um livro que chegar para o editor de uma editora, e todo o desenrolar através das páginas deste livro e das deduções do mesmo. O desenrolar é engraçado do início ao fim, sendo um livro curto e prazeroso.

ekatherinah 24/04/2023

O 1° de muitos livros do Veríssimo que lerei, certeza
Uma história curta engraçada e absurda. Minha primeira vez lendo Luis Fernando Veríssimo e foi por recomendação de um colega em grupo de lc que me convenceu dizendo "é muito engraçado". E não posso discordar. É tão absurda que não tem como não rir. Ainda adiciona um elemento de mitologia grega pelo qual tenho aberta fascinação...não tem como não me conquistar. Senti que rolaram umas farpas (ou talvez só seja a realidade?) ao mercado editorial através da insatisfação do protagonista o que eu sempre acho interessante e aqui veio com boas doses de humor. Confesso que fiquei um pouco confusa e estranhei a descrição da "sogra escura" e não sei o que pensar sobre. Espero fazer releitura desse livro em algum momento, certeza.

Maylla2 26/02/2023

O livro é engraçado e a história é boa até seus 85%, mas achei que o final foi apressado e poderia ter sido melhor desenvolvido.

SuperCaruso 10/02/2023

Veríssimo, só que romance!
Em Os Espiões contamos com a exímia habilidade de escrita de Luis Fernando Veríssimo estendida para um romance de 144 páginas. Dessa forma, não precisamos nos despedir dos personagens que ele nos apresenta em 2 ou 3 páginas, podendo conviver com eles o livro inteiro e acompanhá-los em uma improbabilíssima aventura.
Os personagens são carismáticos, a trama é instigante e a escrita é deliciosa, leve e cheia de humor, mesmo te prendendo no thriller.
Tem dois ou três capítulos mais pro final que o livro dá uma desaceleradinha, mas é um daqueles de se devorar, ao mesmo tempo querendo chegar o final e ao mesmo tempo querendo que ele não acabe nunca.
Gostei muito, recomendo.
A história é de um editor frustrado que descobre uma trama de assassinato numa cidade do interior em um dos livros enviados para ele publicar.