Uma Luz  no Fim do Túnel

Uma Luz no Fim do Túnel Ganymédes José

Resenhas - Uma Luz no Fim do Túnel

1 | 2 | 3 | 4

Aline R. 06/08/2010

É uma peça de propaganda
Propaganda anti-drogas. Sabe, como as campanhas de governos e entidades civis? Só que mil vezes mais competente. É fria, crua, dura, direta. Li aos 13 anos. Atravessei a adolescência com aquela mensagem gravada sob a pele. Coincidência ou não, os colegas de escola com os quais convivi e que lidavam com "as paradas" nem se deram ao trabalho de me oferecer nada.

Foi muito importante para a minha formação. Parece até caretice, mas nos tempos em que vivemos hoje, não hesito em agradecer ao autor, onde ele estiver, e de recomendar aos pais que deixem um exemplar ao alcance de seus filhos.

Ingrid Faria 09/01/2015minha estante
Li há mais ou menos dois anos atrás (também com 13 anos) e posso dizer que eu concordo com você. Esse livro me deu outra mente.

Lucileia.Emiliano 04/05/2020minha estante
Perfeita sua visão ???

Souza 27/12/2021minha estante
Eu li faz uns 10 anos...e a mensagem que o livro passa está gravada em minha mente até hoje. E o legal que a história se passa em Curitiba, cidade em que moro...

Ariane 24/02/2023minha estante
Também li por volta dessa idade, acho que mais jovem ainda. Me deixava surpresa e boquiaberta, mas eu li várias vezes.

Mari.Gabs 15/11/2021

sempre existirá uma luz no fim do túnel
O livro escrito por Ganymédes José representa a dura realidade que muitos sofrem no dia a dia. Possui gatilhos: drogas, gravidez na adolescência, morte, roubo, etc. Capítulos curtos, livro curto. Sempre existirá uma luz no fim do túnel, seja ela a morte ou a liberdade. Esse livro mostra as causas e consequências que o consumo de drogas causa.

Aline.Rodrigues 24/05/2021

Todo jovem deveria ler
Se eu sempre tive nojo de drogas esse livro aqui me ajudou até medo,nojo,ranço e pavor de drogas.Pois através desse livro eu pude ver o quanto isso destrói uma vida,uma família e uma sociedade.
As pessoas acham que usando drogas podem fugir dos seus problemas,da sua miséria,mas na verdade estão se afundando cada vez mais no fundo do poço.
Os personagens em si,são insuportáveis os dois,não gostei de nenhum.Mas o aviso que o autor deixou pra mim como leitora me marcou muito.
Espero agora como mãe ter o sucesso e êxito de Manter os meus dois filhos longe,a quilômetros de distância desse mundo das drogas,e acho que livros como esses vai me ajudar.

Eli 26/09/2022

O dilema ético que todo mundo adora
Desde o início eu estava esperando o plot, teve? Vários, um livro curto que retrata a realidade da classe pobre do Brasil, onde os personagem principais, cansados da pobreza, se envolvem com algo que só tem um caminho, a morte. O livro fala muito sobre os viciados em drogas, a situação e o destino de cada um, e o final?????
Sim ou não? Ele só tem direito a uma escolha.

Mario.Gean 03/04/2021

Uma trama impactante e assombrosa como a realidade.
O livro narra a história de Érica e Lúcio, dois jovens pobres que acabam tomando decisões erradas na vida. Os dois acabam entrando no mundo das drogas e violência e se vêem diante de uma realidade assombrosa. Onde só a força de vontade e a esperança deles são capazes de mudar suas vidas.

Um livro duro de ler por conta de algumas cenas mas com uma escrita sensacional e precisa, que toca na ferida do real.

Um forte protesto em relação a realidade de muitos jovens brasileiros, onde o próprio autor disse que não gostaria de ter sido obrigado a escrevê-lo, mas que foi preciso e necessário.

Rei 24/05/2021

Este livro salva vidas
A história central da trama mostra como as drogas podem arruinar uma vida que tinha tudo para dar certo. Mostra os enlaces e consequencias do uso de drogas, usando uma abordagem direta ao mesmo tempo sem exposições desnecessárias, nem vulgaridades e nem detalhes de uso, pode e deve ser lido por um adolescente em seus 12 anos tranquilamente, o que é raro quando se aborda um assunto tão grave e pesado. Leia.
Rei 20/07/2021minha estante
Meu amigo Wellington me catou este livro :)

Ingrid 04/06/2021

A dura realidade das drogas
Comecei a ler este livro quando tinha 13 anos e por algum motivo parei na metade. Agora, muitos anos depois, resolvi pegar para ler novamente.

Ele relata a triste história de uma pessoa que cai no mundo das drogas, mostra a visão de quem usa, as dores de quem está ao lado e os riscos de levar outras pessoas para o mesmo caminho.

Livro rapidinho de ler e muito bom para os adolescentes entenderem que não vale a pena experimentar droga... ninguém entra nessa pensando que cairá nessa vida, mas o risco e grande.

Kadu 04/03/2013

Um Alerta
Um livro que todo jovem, dos oito aos oitenta anos, deveria ler.
Esse livro me marcou bastante por varios motivos. Primeiro pela historia extremamente dramatica e verdadeira, que serve como alerta pra todo mundo que tem ou não em sua familia pessoas que tenham se envolvido com drogas.
Marcou tambem pelo belo modo como o autor resolveu contar a origem de uma cidade pela qual eu tenho grande estima, que é Curitiba, capital do Paraná e por fim, me marcou profundamente, pois foi no seu prefácio que tomei conhecimento da morte do autor, que foi um dos meus escritores favoritos desde a minha infância.
Débora 20/06/2020minha estante
Ganymédes também é um dos meus escritores favoritos, amados....escrita muito sensível. ;)

Queilinha 20/02/2020

Releitura...
Li esse livro a primeira vez quando tinha 13 anos. A linguagem para a minha atual idade não é tão forte como foi quando era adolescente.
O livro apesar de já ter bastante tempo, é um relato de algo que até hoje acontece.
A droga nunca deixou de ser um tema e uma realidade no mundo.
Acredito que todo adolescente deve ler esse livro. No fim das contas, a escolha sempre vai ser dele seguir por um caminho ou or outro, mas, informação nunca é demais, e diferente das campanhas feitas pelo governo ou por instituições, o livro traz uma abordagem seria com uma história marcante e envolvente, uma leitura que te choca.

Juliana Santip 28/05/2020

|Lido por Juliana |

Em ''Uma luz no fim do túnel'' conhecemos os jovens Lúcio e Érica. Ambos pobres, com uma vida sem luxos ou supérfluos.

Érica, é uma menina sonhadora que adora escrever em seu diário. Seu grupo de amigos tem a condição financeira melhor do que a sua família e ela vive de birra com a mãe por causa disso.

O grupo de amigos da menina fuma e ela decide começar a fumar também, com apenas 14 anos.

Lúcio andava em más companhias e decidiu que queria entrar para o bando do Gás, que vendia drogas, um moço que Lúcio idolatrava por achar que Gás era descolado.

Lúcio começou a fazer uns serviços para Gás, mas também arrumou um emprego formal para que sua mãe não desconfiasse dos serviços sujos que ele estava fazendo e de seu vicio.

Érica e Lúcio se conhecem e começam a namorar. E infelizmente, a história desse romance não tem um final feliz por causa do vício dos dois...

Li quando era mais nova, mas já tinha noção dos danos causados pelas drogas nas vidas das pessoas. Não só na vida dos dependentes, mas na vida de suas famílias.

Recomendo que os jovens façam essa leitura que é praticamente um relato real do que acontece com as pessoas que acabam se viciando em drogas já que o autor fez estudo de campo visitando diversas casas de recuperação e entrevistou ex-usuários de drogas junto com seu amigo psicólogo Carlos T. Grzybowski.

Infelizmente, o autor faleceu antes do lançamento do livro, mas a publicação está aí e continua tão atual que deve ser compartilhada. Leia!

site: https://www.instagram.com/estantedoapartamento/

analu 20/07/2021

esse livro é perfeito. li ele quando era mais nova e me alertou demais sobre todo o envolvimento com as drogas

Kádila 22/12/2020

Um assunto importante com uma "história" voltada ao público jovem. São dois personagens centrais, Érica e Júlio que acabam se conhecendo e vivendo as amarguras de serem dependentes das drogas.

Amanda Arthur 23/11/2010

. A história desse livro, infelismente é a dura realidade. Uma realidade cruel. A vida de dois adolescentes, que pode parecer que a vida deles está tão longe de nosso cotidiano, mas ao ler, percebemos que a vida deles, e de outros milhares de adolescentes como Lúcio e Érica, pode estar interligadas as nossas de alguma maneira.
Uma história triste e violenta. Triste, pelo caminho que eles decidiram seguir. Violenta, pelas frustações e do desespero desse caminho...

Talvez, esse caminho foi escolhido por falta de oportunidade do conhecimento. Mas se avaliarmos bem a nossa sociedade, oportunidade é o que não falta... o que falta é a força de vontade do ser humano que está em falta em milhares deles. E, mesmo sendo cruel, esses caminhos seguiram à um mesmo destino: a morte. História que nos faz pensar em tudo que temos, em tudo que queremos, o que exigimos de nossa família, e nos faz perceber, que o amor que temos da família, é algo que não devemos subestimar, muito menos trocar por coisa alguma...

" Um texto-verdade que o Autor gostaria de não ter sido obrigado a escrever"

Pomper 23/04/2020

Eficiente
Um livro de leitura simples porem objetiva, essencial para os jovens.

Mariana 03/08/2014minha estante
De que livro você está falando? Não tem um André na história e sim O LÚCIO, A menina MORRE! Ele foi por que quis na clinica e eles nunca se separaram...

1 | 2 | 3 | 4