Lição de Kafka

Lição de Kafka Modesto Carone

Resenhas - Lição de Kafka

Ana 28/02/2022

Kafka é inesgotável....
Esse livro publicado em 2009 é composto por 14 ensaios sobre a obra de Kafka. Dentre os críticos estão Adorno, Benjamim, Carpeaux, Modesto Carone, que é considerado o maior estudioso de kafka no Brasil, entre outros. É um ótimo acréscimo para o entendimento desse autor tão importante e visceral.
É interessante analisar que Kafka apesar de nos apresentar situações estranhas e absurdas nas suas obras, é considerado por muitos estudiosos um autor realista."...Em Kafka não é o monstruoso que choca, mas sim a naturalidade que é apresentado. Essa maneira desumana de descrever o desumano talvez seja para o escritor a única adequada, uma vez que ela não tende a humanizar o desumano."
Existem diversas perspectivas de interpretação da obra desse autor. A sociológica, a psicanalítica, a existencialista, a humanista, a teológica, a política, entre outras... E todas elas são interessantes e ricas. Kafka é inesgotável....

Frankcimarks 05/03/2018

Respeito aos tradutores
A poesia é o que se perde na tradução.
Essa citação contida no livro me fez refletir o quanto é complexo o ofício do tradutor. O Carone de maneira simples me mostrou o quanto nos esquecemos de valorizar esses profissionais. Leitura agradável e de facil compreensão. Ensina sobre Kafka e sua obra, bem como reflete a dificuldade de se traduzir. Recomendo.