Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Gabriel 24/07/2022

5 Fatos Sobre Eternidade Por Um Fio
Li a Trilogia lá em 2014, ano em que Eternidade Por Um Fio foi lançado. Lembro que na época fiquei triste com o fim da saga, de tão apegado ao romance fiquei . Hoje, 8 anos depois, tomei coragem e devorei os 3 calhamaço em 90 dias . Abaixo, faço algumas constatações:

1 MENOS ROMANCE. MAIS HISTÓRIA

É o livro mais politizado. Por isso, Follet apresenta grandes diálogos sobre as tensões políticas da época . O romance fica por conta dos personagens Walli Franck e Dave Williams, bem menos que os dois primeiros volumes.

2 PERSONAGENS SEM CARISMA

Se nos primeiros volumes tínhamos: Ethel, Maud, Walter, Carla e Volodya. Essa nova geração não emplaca: mesquinhos, egoístas e chatos. Nenhum personagem te envolve a ponto de se emocionar com eles .

3 COMEÇO ELETRIZANTE, MAS PERDE O GÁS

As primeiras 500 páginas são alucinantes, a segunda metade o ritmo cai e isso fica evidente como ponto negativo.

4 FICÇÃO EXAGERADA

Follet caprichou na ficção, mas , algumas situações ficaram forçadas . TODOS os personagens obtém sucesso .

5 ACONTECIMENTOS IGNORADOS

Follet ignora alguns acontecimentos históricos que poderiam ganhar destaque. Ex : Desastre de Crenobyl e Revolta da França em 68

Fabiana 16/07/2022

Fim
Confesso que vou sentir muita falta dessas famílias acompanhar o desenrolar das gerações foi incrível, história e emoção como o autor sempre entrega tão bem, vale muito a pena dar uma oportunidade pra essa tricologia, uma aula de história melhorada hehe.

juliagarcia_ 16/07/2022

Uma leitura arrebatadora
Seguindo um ritmo de leitura alucinante e delicioso, Ken Follett não deixou nada a desejar em eternidade por um fio. O volume final da trilogia o século faz justiça e deixa o sentimento agridoce no leitor que termina a leitura ansiando por mais, mas compreende que -como tudo que é bom na vida- precisa ter um fim. E que fim! Follett não deixa pontas soltas e dá a todos os personagens da complexa trama finais coerentes.
Termino minha leitura com sentimentos muito conflitantes, ainda que todos positivos. Foi maravilhoso acompanhar os personagens e suas famílias por tantas gerações.
Ken consegue impor um ritmo em sua escrita que faz com que a leitura flua como um rio, ainda que todas as tramas políticas do romance sejam extremamente complexas.
Li as últimas páginas tomada por um sentimento de nostalgia e de esperança. O epílogo me pegou desprevenida -da melhor forma possível- e me deixou totalmente estarrecida.
Uma leitura definitivamente arrebatadora, daquelas que deixa o leitor de boca aberta ao final da leitura.
Uma das melhores leituras do ano, extremamente recomendado!

Renata Rezende 22/05/2022

Surpreendente!
A trilogia é incrível.
O 3° livro não me cativou tanto na parte dos EUA, mas conseguiu me fascinar no restante.
Vou seguir lendo Ken Follett. Grande surpresa descobrir esse autor. Adorei.

esmp 13/04/2022

Maior livro que li
Depois de 3 anos lendo essa série, pq os livros são tão grandes que li um por ano, finalmente cheguei ao fim.

Para quem gosta do contexto das Guerras Mundias esse livro é maravilhoso, para quem não gosta, também, pois a trama das famílias ao longo dos anos é muito bem trabalhada e explicada.

Estou satisfeitíssima com o desfecho, não poderia ter sido melhor!

Vitória 01/04/2022

O mais fraco da trilogia
Esse é o último livro da trilogia o século e, de todos os três, foi o que menos me agradou. Ainda é um livro excelente, mas é inegável que os outros são superiores. Já tinha falado aqui, nos comentários sobre essa trilogia, que eu sentia que o Ken Follett usava uma espécie de fórmula nas suas histórias, e que isso de forma alguma prejudicava a minha experiência, porque eu gostava dessa forma que ele encontrou de conduzir as narrativas. Aqui, pela primeira vez, senti que ele fugiu um pouco disso, e talvez tenha sido esse o motivo que me fez não gostar tanto desse livro.
É notável que a carga dramática desse livro é menor que a dos outros. Acho que isso tem a ver com o fato de nessa história não acontecer uma guerra com conflito direto, afinal, estamos falando da guerra fria. Talvez como consequência disso, eu acabei não me apegando tanto aos personagens. Eles passavam sim por momentos difíceis, mas nada comparado ao que eu vi nos outros livros, tanto que não cheguei a chorar durante essa leitura.
O desenvolvimento dos personagens foi outro problema pra mim. Senti que o autor focou mais nos fatos históricos do que na vida dos protagonistas. Isso chegou a acontecer também nas outras histórias, mas aqui se manteve por um tempo maior. Claro que posso citar personagens aqui que me marcaram, como é o caso de Rebecca, Walli, Dimka, Tanya e Vasili. Mesmo assim, acho que esses não são personagens que vão me marcar durante um longo período de tempo, como aconteceu com Maud, Walter, Carla e Werner, dos livros anteriores. Talvez o fato de não ter um casal com um romance forte aqui também tenha prejudicado a minha experiência, já que os personagens que destaquei de queda de gigantes e inverno do mundo estavam todos envolvidos em uma trama assim. Essa é, de fato, uma parte importante da história pra mim.
Mesmo com tudo o que apontei aqui, o Ken Follett ainda entrega um livro excelente. Eu amo como ele consegue fazer com que eu fique apreensiva a respeito de fatos que aconteceram há mais de 50 anos, mesmo eu sabendo, historicamente, o que aconteceria a seguir. Também posso dizer que esse livro vale a leitura só pelo desfecho que temos dos personagens principais de queda de gigantes, e de alguns dos protagonistas de inverno do mundo. Ver a Ethel e o Fitz finalmente fazendo as pazes foi importante demais pra mim. E a cena em que o Fitz vai ao enterro da Maud e confessa como estava arrependido por não ter procurado a irmã antes mexeu demais comigo.
Só tenho um pouco de medo com o que o autor pretende fazer daqui pra frente, mesmo esse sendo, em teoria, o último livro da trilogia. Esse foi, de longe, o final mais aberto de todos os livros que li do Ken. Fico pensando se o autor não vai querer retornar com esses personagens, ou com os descendentes deles, pra contar histórias que se passam no nosso século. Só espero que isso não aconteça. Se esse livro tivesse mantido o nível dos outros, talvez eu estivesse ansiosa pra que isso acontecesse, mas agora não estou mais.

Jessica1248 14/03/2022

Ken Follett é um dos meus escritores prediletos do gênero ficção histórica, o cara manja dos paranauê. Ele fez eu sair do "odeio história" para "amo história". É incrível como consegui aprender muito lenda essa trilogia e com esse último não foi diferente.

Eu não sabia nada sobre a Guerra Fria (ou não me recordava das aulas da escola kkkkkk). E como sempre, ele leva seus personagens que estão de lados opostos a se encontrarem de alguma forma. Amo que todos os personagens estão centrados em algo importante da história. Desde um jornalista até um integrante de banda.

Foi abordado sobre os EUA, o Vietnã, a luta pelos direitos civis dos negros, o muro de Berlim, o comunismo na URSS, os atentados ao presidente dos EUA e do Martin Luther King.

Foi uma leitura enriquecedora, recomendo muitíssimo. Ken sabe escrever de forma clara e que não fica maçante.

Silvia 09/03/2022

Leitura obrigatória para amantes de bons livros
Essa trilogia diria que é uma leitura obrigatória para amantes de bons livros. Neste terceiro e ultimo volume, as famílias se deparam com os grandes acontecimentos do séc XX, como a construção do muro de Berlim, por exemplo.

luca 07/03/2022

a melhor trilogia que eu ja li e os 2 primeiros com certeza entram nos meus livros favoritos da vida. nao consegui me apegar tanto a esses personagens e foi o que eu mais demorei pra ler, mas mesmo assim é um livro incrivel e uma aula de historia absurda que nem os outros 2

dieizon 07/03/2022

Excelente
Numa continuação das lutas das próximas gerações das famílias dos personagens dos dois primeiros volumes, vemos os desdobramentos políticos que desencadearam desde a guerra fria até a queda do regime comunista.

Taty 06/03/2022

A melhor trilogia já lida
Mais uma vez, Follet mistura realidade com fantasia e o resultado é a melhor trilogia de todos os tempos.
No primeiro livro, é abordada a Primeira Guerra Mundial. No segundo, a Segunda Guerra.
Neste, a Guerra Fria, Construção e queda do Muro de Berlim, a segregação Racial e a luta de King para combater essa desigualdade, os Kennedy... enfim, relata todos esses acontecimentos históricos com bastante detalhamento e fatos.

Simplesmente amei ler, recomendo e vou reler!!!!

Dan Lazarini 19/02/2022

Esse foi o que mais demorei pra terminar.
Nesse estamos acompanhando a terceira geração dos personagens apresentados no primeiro volume , porém esta geração achei mais difícil de me conectar e por isso a leitura pra mim foi mas arrastada.
Foi bom acompanhar e ver uma boa conclusão e um fio de esperança para alguns personagens que se tornaram queridos.
Mas acho que a primeira geração foi a que mais me apeguei e conseguir ter empatia é uma conexão que me vez me apegar mais

fabio.orlandini 05/02/2022

Extasiado
Acho que essa trilogia deveria ser liga por todo mundo. Não apenas pela grandeza da obra, mas também pela aula de história e política que temos com ela. Talvez nesse último livro os personagens tenham ficado um pouco menores em detrimento dos fatos, mas isso não diminuiu em nada a grandeza da obra.