Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

sonia 07/10/2014

como um americano vê o século XX
Depois de 2 ótimos livros, a trilogia enfraquece.
É um livro cheio de detalhes sobre fatos do século XX envolvendo a Guerra Fria e toda essa maluquice comunista, intervenções americanas indevidas na Ásia e em Cuba etc
Porém, se excelente como fonte de informação sobre a política global, o quesito personagem ficou muito fraco, meio que forçado todos os netos da primeira geração da trilogia virarem artistas famosos e ocuparem cargos importantes. As historinhas dos jovens ficaram muito evidentemente atreladas à necessidade de se ter um personagem naquele lugar e naquela hora, muito troca-troca de casais, uma superficialidade que não tem muita lógica mesmo em se tratando de geração hippie.

Fiquei um pouco cansada e pulei umas páginas sobre Luther King, Kennedy e Nixon - vivi tudo isso, li muito sobre eles por anos, então não era novidade, ao contrário dos 2 primeiros livros, que me esclareceram muitos fatos que estavam desfalcados em meu conhecimento.

Lianny 09/10/2014minha estante
Pra mim, os melhores momentos do livro foram aqueles protagonizados pelas primeiras gerações, a maioria das historinhas da nova geração foi bem "tanto faz", e a da Rebecca muito mal aproveitada.

LuliFiedler 20/10/2014minha estante
Fiquei com a mesma impressão do livro. A ideia do "amor livre" foi abarcada como uma coisa aceitável por quase todos os personagens, numa espécie de quebra cultural. Fiquei pensando se a intenção do Follet não era mostrar os personagens mais reprimidos (como Walli e Rebecca) se enebriando com a liberdade do ocidente, mas foi tão pouco ou mau trabalhado que isso foi uma conclusão otimista da minha parte. No geral achei os personagens muito superficiais, não sei até que ponto Follet não foi pressionado pelo prazo da editora. Decepcione-me bastante com esse livro. Por acaso, ele chegou a mencionar Erik, irmão de Carla que estava entusiasmado com o regime soviético? Achei que ele seria um importante ponto de contradição para a família Ulrich, mas não lembro nem de ter sido mencionado.

Márcia Naur 11/02/2018minha estante
Gostei do seu comentário.

Valério 28/01/2015

Guerra e literatura frias
O último volume da trilogia "O século" não possui um único foco, como no caso dos dois primeiros volumes (Primeira Guerra Mundial, no caso de "Queda de gigantes" e segunda guerra mundial, no caso de "Inverno no mundo"). Mas gira em torno da Chamada "Guerra fria", que consistia numa competição armamentista dos EUA contra URSS e que colocava o mundo todo de cabelos em pé sob a ameaça constante de um apocalipse nuclear a ser detonado a qualquer minuto, como tema central. E da luta pelos direitos civis norte-americanos, talvez até com mais foco, em muitos momentos.
Não há dúvidas da importância destes dois assuntos para a humanidade. Especialmente na Guerra Fria e no fim do comunismo.
Contudo, em relevância histórica e consequências para a humanidade (inclusive com relação ao número de vidas ceifadas), sequer chegam perto da grandiosidade trágica das duas grandes guerras.
Assim, a impressão que se passa é que o autor quis embarcar de carona no sucesso dos dois primeiros volumes e prolongar as suas estrondosas vendas.
Não que o terceiro volume seja ruim, mas está aquém dos outros dois volumes.
Há também um esforço do autor por demonstrar a falácia do comunismo.
E, principalmente, um erro de julgamento fatal: Ao final do livro, com a queda do muro de Berlim e o abandono da tirania moscovita face às demais nações comunistas europeias, o autor considerou que o comunismo estava liquidado. Certamente ele desconhece os rumos que o comunismo/socialismo vem tomando, dessa vez tendo como foco as nações sul americanas.
O terror nos ronda perigosamente e vem tendo sucesso no domínio da América no hemisfério abaixo do Equador.
Os personagens também não possuem a grandeza dos personagens dos dois primeiros volumes.
Além disso, as gerações anteriores são praticamente apagadas da história, com modestas participações.
À exceção, talvez, de Ethel.
Se leu os dois primeiros, vale a pena ler o terceiro. Mas não precisa se descabelar se não o fizer. A melhor parte do caminho você já terá trilhado quando chegar até aqui.
Peregrina 02/02/2015minha estante
Concordo plenamente na questão do comunismo e nos personagens! Ele, de fato, abandonou o comunismo como se com a simples queda do muro já significasse seu fim imediato. Erro terrível. E nenhum personagem conseguiu minha afeição como os dos primeiros dois volumes e as primeiras gerações ficaram bem de lado mesmo...

Valério 24/08/2015minha estante
Enza, bom ter uma confirmação da minha percepção.

Anna.Rebeca 18/01/2016minha estante
Tive a impressão que conforme mais as gerações passavam , mais fútil ficavam (principalmente entre os ingleses e estadunidenses.)
O melhor livro é realmente o primeiro .
Gastou muito tempo na década de 60, mas as demais ficaram muito curtas e fragmentadas .

Natália Holanda 13/09/2023

Livro bom que arremata bem a história dos 2 anteriores, mas que poderia ter explorado um pouco mais os personagens da 2ª geração e não ter criado tantos novos e pouco desenvolvidos.

Max 04/12/2022

Bom,porém deixa a desejar.
Eternidade por um fio é o terceiro livro da saga. Com base nos temas gigantescos e extremamente importantes na história mundial,Eternidade por um fio foi aquele que teve o maior desafio para Ken Follett. Pois Queda de Gigantes e Inverno do Mundo, tiveram como base,temas fortes que foram as 2 grandes guerras mundiais. Em Eternidade por um fio,o tema principal ficou em cima da Guerra Fria,uma guerra mundial que "quase" aconteceu. Ken Follett faz questão nesse terceiro livro,de nós levar para os bastidores do conflito entre Capitalismo x Socialismo,talvez por ser um livro mais voltado ao jogo político entre as duas potências,ele tenha tido algumas partes extremamente lentas. Para enriquecer e seguras as pontas das quase 1100 páginas do livro,Ken Follett criou diversos personagens,diversas histórias paralelas que aconteciam em meio a todos os eventos. O grande problema de Eternidade por um fio,é que Follett não soube desenvolver a história de todos os personagens de maneira equivalente. Alguns tiveram momentos marcantes,outros tiveram momentos pouco interessantes,e alguns foram deixados de lado grande parte do livro,para serem recuperados lá na frente,de maneira rápida e pouco trabalhada. A sensação que fica é que muitos personagens,se não tivessem sido colocados na história pouca coisa realmente mudaria. Destaque apenas para alguns personagens como George,Rebecca e Dinka,que realmente viveram eventos de muita importância histórica e suas participaçoes na saga são de extrema relevância. Follet tmb erra em ignorar alguns eventos absolutamente importantes no período,como por exemplo,o desastre nuclear em Chernobyl. Também dá uma pincelada tão rápida e com tão poucas páginas que a sensação é que sequer teve importância,como a Guerra do Vietnã,o fim da União Soviética e a queda do muro de Berlin,que também é relatado mais ao fundo,apenas nas páginas finais. Não entendi o fato de grande parte do livro,falar sobre a banda e o rock and roll do Plum Nellie,banda de Dave e Willie. Se queria falar de rock and roll e importância histórica,pq não falar então do festival de Woodstock? Enfim,o livro e bom nem só de críticas negativas vive Eternidade por um fio,tem partes históricas relevantes como a morte de Kennedy,o início do muro de Berlin,a crise de mísseis de Cuba,Martin Luther King e o fim da cortina de ferro. Mais ainda sim,é o livro mais fraco da trilogia,ainda bem que A Queda de Gigantes e Inverno do Mundo,mostraram todo o potencial de Follett e se tornaram 2 das maiores obras do autor e do século. Todos os personagens são eternos e ficamos orfãos de todos os incríveis momentos que essa trilogia nos proporcionou.Por fim Eternidade por um fio é Bom,mais poderia ser muito melhor.

Leonardo 28/11/2020

Livro perfeito!
Ótimo livro para marcar o encerramento da trilogia O Século.

Sabri 19/09/2022

GENIAL
Meu Deus que história maravilhosa. Nesse livro em que as guerras são ?menos sangrentas? Ken Follet se supera, pois consegue nos prender da mesma maneira. Chorei tanto do meio pro final que desidratei. Que linda foi essa saga. Queria esquecer pra começar tudo de novo. Maravilhoso!!

Bella 12/04/2021

A leitura foi realmente uma eternidade rs,
Uma triologia fantástica, e Eternidade por um fio, foi comovente, mostrando toda esperança e luta.
Difícil falar do que cada personagem lutou e venceu, o fantástico é ver como as histórias deles foram interligadas. Adorei!

Carlos531 19/03/2024

Espectador in loco dos fatos.
Hoje terminei um livro que demorei para começar a ler, pois não queria que acabasse. Li o último livro da trilogia O século, de Ken Follet. Os fatos históricos narrados pela vida de cinco famílias de diferentes países que passam por gerações desde 1908 a 2008. O livro III não dá trégua. Apenar de ser longo, pouco mais de 1000 páginas, é tesão o tempo todo. A guerra fria é palco dessa obra. Alguns fatos como: crise mísseis, segregação racial, eleições americanas, morte de Jhon Kennedy, Luther King, Bobby Kennedy, Espionagem americana, tensão na URSS para manter o comunismo, guerra do Vietnã, amor livre, ascensão dos músicos e artistas e o primeiro presidente negro americano. Que livro, meus caros. Estamos vivendo a guerra fria 2.0 atualmente. Senti falta de um personagem para se identificar. Desde o início Grigori foi meu preferido.

Dan Lazarini 19/02/2022

Esse foi o que mais demorei pra terminar.
Nesse estamos acompanhando a terceira geração dos personagens apresentados no primeiro volume , porém esta geração achei mais difícil de me conectar e por isso a leitura pra mim foi mas arrastada.
Foi bom acompanhar e ver uma boa conclusão e um fio de esperança para alguns personagens que se tornaram queridos.
Mas acho que a primeira geração foi a que mais me apeguei e conseguir ter empatia é uma conexão que me vez me apegar mais

juliagarcia_ 16/07/2022

Uma leitura arrebatadora
Seguindo um ritmo de leitura alucinante e delicioso, Ken Follett não deixou nada a desejar em eternidade por um fio. O volume final da trilogia o século faz justiça e deixa o sentimento agridoce no leitor que termina a leitura ansiando por mais, mas compreende que -como tudo que é bom na vida- precisa ter um fim. E que fim! Follett não deixa pontas soltas e dá a todos os personagens da complexa trama finais coerentes.
Termino minha leitura com sentimentos muito conflitantes, ainda que todos positivos. Foi maravilhoso acompanhar os personagens e suas famílias por tantas gerações.
Ken consegue impor um ritmo em sua escrita que faz com que a leitura flua como um rio, ainda que todas as tramas políticas do romance sejam extremamente complexas.
Li as últimas páginas tomada por um sentimento de nostalgia e de esperança. O epílogo me pegou desprevenida -da melhor forma possível- e me deixou totalmente estarrecida.
Uma leitura definitivamente arrebatadora, daquelas que deixa o leitor de boca aberta ao final da leitura.
Uma das melhores leituras do ano, extremamente recomendado!

Priscila 25/07/2021

Eternidade por um fio!
Último livro da trilogia o século. Assuntos históricos que compõem a história das cinco famílias mais empolgantes que já vi.
A história é em torno da guerra fria. Como nos outros livros, uma aula de história e tanto.
Impossível não entrar na história e se emocionar com toda a luta para fugir do comunismo. Não tem como não se enfurecer com o tempo perdido da vida de tanta gente com o muro de Berlim. Como não ficar sem fôlego com a morte de John Kennedy, Martin Luther King, Bobby Kennedy.
Uma saga emocionante, com família que ficarão para sempre na memória!
Vale muito a pena a leitura.

Alex 08/08/2018

Excelente, emocionante
Bom, minha humilde opinião:
Primeiramente, temos que ter em mente que esses livros tem como FOCO PRINCIPAL a vida de diversos personagens, incluídos nas principais situações do mundo. O que frusta muita gente é que, como no primeiro livro a presença dos fatos históricos são mais aprofundados, neste os fatos não possuem tanto foco, mas a vida dos personagens sim. A gente fica esperando, mas acaba não tendo o foco, que fica mais centrado nos direitos civis dos EUA (juntando com a ascensão presidencial). Outra coisa que me fez sentir vazio é que os tempos passam muito depressa, às vezes passam-se 10 anos de um capítulo para o outro, o que nos faz pensar que muita coisa podia ter se passado ali. Talvez fosse melhor se fosse uma quadrilogia.
O livro em si é muito bem escrito, muitos detalhes, as histórias dos personagens são muito interessantes e emocionantes. Em vários momentos fiquei emocionado com os acontecimentos. A linguagem é muito fácil, e apesar de ter muitos personagens você acaba se acostumando.
Eu nunca muito ligado em história, mas essa trilogia me ajudou mais a entender como aconteceram as coisas no mundo e em alguns momentos me referi ao Youtube para ver imagens mais claras de alguns momentos que o livro cita. Um exemplo é a queda do muro de Berlim, quando tinha 16 anos, e me lembro claramente deste momento, das imagens, etc, mas não imaginava o significado de tudo isso, do drama das famílias, da separação e de tudo que as família passavam do lado comunista. Revi algumas cenas no youtube e me emocionei mais ainda.
Foi fantástico ler essa trilogia, realmente acho que o final deste livro deixou muito a desejar somente no sentido que as histórias de muitos personagens nem foi citada, merecia muito mais, mas o final do personagem em particular que ele deu foi perfeito.
Recomendo muito todos lerem !

Aline Oliveira 25/08/2021

Eternidade por um fio
Não acredito que terminei ???
Que amor por esse trilogia!
Apesar de achar que esse livro teve mais ficção do que a história em si (aproximou muito os personagens fictícios dos históricos e isso me confundiu em alguns momentos), mesmo assim deu pra extrair um bom aprendizado, que me despertou a curiosidade de ler e aprofundar sobre temas relacionados a esse período da Guerra Fria
São inúmeras as partes emocionantes mas o relato da queda do muro de Berlim me fez chorar, acho que pelo fato de tantas famílias terem ficado separadas.
Enfim, é um livro extenso com muitos assuntos de 1960 a 1990 então tem muita coisa importante abordada, e eu amei.

esmp 13/04/2022

Maior livro que li
Depois de 3 anos lendo essa série, pq os livros são tão grandes que li um por ano, finalmente cheguei ao fim.

Para quem gosta do contexto das Guerras Mundias esse livro é maravilhoso, para quem não gosta, também, pois a trama das famílias ao longo dos anos é muito bem trabalhada e explicada.

Estou satisfeitíssima com o desfecho, não poderia ter sido melhor!

Vivi 23/05/2019

E hoje me despeço da trilogia do Século que tão magistralmente foi escrita pelo maravilhoso rei KEN FOLLET ( que no caso é o unico que consegue nessa vida me prender a leituras recheadas de fatos históricos) com a trilogia toda foram 2.920 páginas que posso dizer que vivi intensamente mesmo intercalando outras leituras. Eu sofri lutos, tive insegurança, algumas vitórias e muitas outras emoções com essas varias gerações do primeiro intitulado Queda de Gigantes ( resenhas no meu ig).
Nesse ultimo acompanhamos o início do ano de 1961 e termino em 2008 onde a maior vitória depois de toda uma luta terem um presidente negro ( Obama).
Mas antes disso ouve dificeis lutas raciais, acompanhamos EUA / um pouco de Martin Luther King/ os irmãos Kennedy, alguns assassinatos políticos, a ascensão do Rock ( movimentos hippies) drogas, espionagem, Guerra no Vietnã, o comunismo ×capitalismo , Muro de Berlim e toda uma trajetória triste de uma familia que sofreu por não poderem estar juntos.
Muitos fatos históricos importantíssimos ali junto com a ficção para nós dar um leque de ângulos para maior compreensão e um final que nos deixa emocionados não só por grandes conquistas mas ( novamente) pela maestria que Follet fecha toda história. Foram personagens alguns sensíveis, outros fortes, uns reamente malvados e claro muitos bons que tiveram o devido desfecho.
Trilogia pra vida e coração.