Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

cecilia 14/01/2021

o último e mais demorado livro da trilogia, atrasei muito mas valeu a pena

Rafa 30/06/2020

E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R
Um pós guerra deveria ser a visão paradisíaca de uma liberdade avassaladora com os direitos humanos sendo a principal prioridade da sociedade universal, descubro aqui que o momento tenebroso ainda não havia passado. Os dois extremos - americano e soviético - são mostrados de forma ironicamente similar por Ken Follet. O ultra-conservadorismo de direita dos Estados Unidos e o Patriarcado retrógrado da União Soviética, mostram a truculência e o lado mais vil de duas ideologias que se engalfinham até os dias de hoje como pauta libertadora!
Queda de Gigantes se tornou o meu livro favorito da vida. Mas Eternidade por um Fio ao meu ver é o livro mais necessário do autor para ser lido!
Algumas passagens eu li com dor no coração, pois vi tanto do Brasil nessas duas potências. Eu fechava o livro a cada momento que eu constatava que HOJE temos as multicaracteristicas herdadas de nações nojentas, desumanas, corruptas, egoistas e socialmente desigual.
O Brasil é um remake vergonhoso de algumas situações tristes dos eventos americanos, como por exemplo: a eleição de um presidente desqualificado para suprimir os ideais das minorias! E para deixar as coisas mais parecidas, os crimes cometidos pelo Presidente Nixon (tentativa de controle criminoso do FBI, favorecimento de empresas que financiaram sua campanha, arquivamento de investigações de aliados, distorção criminosa de notícias para favorecimento próprio, e sua falta de expertise como Chefe de Estado) se parecem demais com um tal Charlatão que finge estar governando o Brasil de 2020.
Em contra partida temos uma similaridade com a Os Países Comunistas dos anos 80, com um PIB decaindo, numa situação em que os pobres estão mais pobres e os ricos mais privilegiados... Trazendo assim o estopim de ambos os pensamentos: inibindo a democracia com um conservadorismo criminoso, diminuindo pautas sociais e engrandecendo a desigualdade.
É um livro que me tirou fôlego várias vezes, por tocar em assuntos não tão distantes e traz todos esses acontecimentos para o presente! E me faz pensar o quanto nós somos desprovidos de conhecimentos históricos, pois prefiro acreditar que se tais acontecimentos estivessem frescos em nossa memória, lutaríamos para não deixarmos criminosos políticos refazerem essa história em versão tupiniquim.
E o fim não poderia ser outro... Eu tinha certeza de como seria a última cena do livro e ele se concretizou. Não me surpreendi mas fiquei emocionado, tinha certeza de que acabaria com um discurso do Barack Obama em sua posse, trazendo uma paz e de esperança, demonstrando que a luta por dias melhores não pode parar!
Sentirei saudades dessas personagens, ganharam o meu coração! Melhor trilogia que já li, sem dúvidas

Márcio 11/06/2020

Decepcionado
Os dois primeiros volumes foram excelentes, este último foi decepcionante...o autor tentou abarcar todos os fatos históricos pós segunda guerra até a queda do muro de Berlim...pecou nisso, tornando a história rasa e resumida, ao contrário dos dois primeiros que ficou na primeira e depois na segunda guerra... Confesso que pulei páginas para terminar logo...
CRIS LI 11/06/2020minha estante
Muito chato quando isso acontece. :/

Letícia 18/05/2020

Se eu tivesse que resumir essa trilogia em uma palavra seria liberdade.

O último livro no começo me irritou, não consegui me identificar tanto com os personagens, netos dos principais do primeiro livro, fiquei saudosa dos personagens que tanto me encantaram nos primeiros livros.

Até que tudo mudou. Chegou num momento do livro que tudo começou a ficar muito intenso e emocionante.

Intenso pelo fato de que os líderes dos governos não queriam mas foram forçados a ceder. Pela luta das pessoas por algo que hoje é tão simples, falar abertamente sua opinião, viajar, mas que ao mesmo tempo precisamos sempre ficar atentos porque o século passado nos ensina que direitos podem ser pulverizados, por interesses mesquinhos num piscar de olhos.

Como foi incrível a queda do muro e a reunião de uma família destroçada por ele. Foi muito incomodo e revolucionário ler sobre o amor livre e movimento hippie enquanto nos EUA negros não podiam frequentar alguns ambientes e quiça serem amados.

Vivi 23/05/2019

E hoje me despeço da trilogia do Século que tão magistralmente foi escrita pelo maravilhoso rei KEN FOLLET ( que no caso é o unico que consegue nessa vida me prender a leituras recheadas de fatos históricos) com a trilogia toda foram 2.920 páginas que posso dizer que vivi intensamente mesmo intercalando outras leituras. Eu sofri lutos, tive insegurança, algumas vitórias e muitas outras emoções com essas varias gerações do primeiro intitulado Queda de Gigantes ( resenhas no meu ig).
Nesse ultimo acompanhamos o início do ano de 1961 e termino em 2008 onde a maior vitória depois de toda uma luta terem um presidente negro ( Obama).
Mas antes disso ouve dificeis lutas raciais, acompanhamos EUA / um pouco de Martin Luther King/ os irmãos Kennedy, alguns assassinatos políticos, a ascensão do Rock ( movimentos hippies) drogas, espionagem, Guerra no Vietnã, o comunismo ×capitalismo , Muro de Berlim e toda uma trajetória triste de uma familia que sofreu por não poderem estar juntos.
Muitos fatos históricos importantíssimos ali junto com a ficção para nós dar um leque de ângulos para maior compreensão e um final que nos deixa emocionados não só por grandes conquistas mas ( novamente) pela maestria que Follet fecha toda história. Foram personagens alguns sensíveis, outros fortes, uns reamente malvados e claro muitos bons que tiveram o devido desfecho.
Trilogia pra vida e coração.

Alex 08/08/2018

Excelente, emocionante
Bom, minha humilde opinião:
Primeiramente, temos que ter em mente que esses livros tem como FOCO PRINCIPAL a vida de diversos personagens, incluídos nas principais situações do mundo. O que frusta muita gente é que, como no primeiro livro a presença dos fatos históricos são mais aprofundados, neste os fatos não possuem tanto foco, mas a vida dos personagens sim. A gente fica esperando, mas acaba não tendo o foco, que fica mais centrado nos direitos civis dos EUA (juntando com a ascensão presidencial). Outra coisa que me fez sentir vazio é que os tempos passam muito depressa, às vezes passam-se 10 anos de um capítulo para o outro, o que nos faz pensar que muita coisa podia ter se passado ali. Talvez fosse melhor se fosse uma quadrilogia.
O livro em si é muito bem escrito, muitos detalhes, as histórias dos personagens são muito interessantes e emocionantes. Em vários momentos fiquei emocionado com os acontecimentos. A linguagem é muito fácil, e apesar de ter muitos personagens você acaba se acostumando.
Eu nunca muito ligado em história, mas essa trilogia me ajudou mais a entender como aconteceram as coisas no mundo e em alguns momentos me referi ao Youtube para ver imagens mais claras de alguns momentos que o livro cita. Um exemplo é a queda do muro de Berlim, quando tinha 16 anos, e me lembro claramente deste momento, das imagens, etc, mas não imaginava o significado de tudo isso, do drama das famílias, da separação e de tudo que as família passavam do lado comunista. Revi algumas cenas no youtube e me emocionei mais ainda.
Foi fantástico ler essa trilogia, realmente acho que o final deste livro deixou muito a desejar somente no sentido que as histórias de muitos personagens nem foi citada, merecia muito mais, mas o final do personagem em particular que ele deu foi perfeito.
Recomendo muito todos lerem !

Silvio 19/05/2018

Essa trilogia, através da história de cinco famílias, mostra, ou pelo sugere, até onde o homem pode chegar na busca pelo poder, tudo o que o homem poder fazer - e faz - para conseguir e se manter no poder; não há limites para as atrocidades ou a perversidade, nem sentimento de culpa; a vida humana, a não ser subjugada, vale menos do que a vida de bactérias. O maior medo do ser humano é perder o poder.

Mostra também que, apesar dos pesares, de todos os reveses, muitas dificuldades podem ser superadas, como exemplo as famílias que conseguiram superar diversas.

Priscila 25/07/2021

Eternidade por um fio!
Último livro da trilogia o século. Assuntos históricos que compõem a história das cinco famílias mais empolgantes que já vi.
A história é em torno da guerra fria. Como nos outros livros, uma aula de história e tanto.
Impossível não entrar na história e se emocionar com toda a luta para fugir do comunismo. Não tem como não se enfurecer com o tempo perdido da vida de tanta gente com o muro de Berlim. Como não ficar sem fôlego com a morte de John Kennedy, Martin Luther King, Bobby Kennedy.
Uma saga emocionante, com família que ficarão para sempre na memória!
Vale muito a pena a leitura.

Bruhhcardozo 05/12/2021

Confesso que esperava mais.
É o mais parado dos três, embora aborde assuntos super importantes como o muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba, a luta pelos direitos civis, etc.

Não consegui em conectar com vários dos personagens (com algumas excessões), e a quantidade de traições nesse livro me incomodou um pouco.

Mas em geral, recomendo muito a trilogia.

esmp 13/04/2022

Maior livro que li
Depois de 3 anos lendo essa série, pq os livros são tão grandes que li um por ano, finalmente cheguei ao fim.

Para quem gosta do contexto das Guerras Mundias esse livro é maravilhoso, para quem não gosta, também, pois a trama das famílias ao longo dos anos é muito bem trabalhada e explicada.

Estou satisfeitíssima com o desfecho, não poderia ter sido melhor!

Patresio.Camilo 14/02/2023

O FIM DE UMA ERA, OU FOLLET VOLTARÁ A ESTE UNIVERSO?
No último episódio da saga, Follet começa novamente com a família de Maud, mais precisamente com sua neta Rebeca.
Novamente tendo como base a guerra, mais precisamente a guerra fria, Follet vai traçando personagens que tomam posições protagonistas dentro dos eventos da história.
Confesso que é um pouco triste ver os personagens do primeiro livro partirem, mas ao mesmo tempo, a forma como ele traça os personagens na guerra fria também torna a leitura bem mais fluída.
De longe, Dimka é o melhor personagem deste livro, sua visão ao mesmo tempo romântica é oposta por sua irmã gêmea.
De certa forma a família de Eth e Fitz se unem graças ao bom e velho rock in roll.
Particularmente não gostei da forma como foi tratada a crise de Cuba achei um pouco superficial.
Interessante também como Follet conseguiu humanizar os líderes da URSS.
Enfim, o livro deixa algumas pontas soltas, e algumas famílias simplesmente sumiram. Mas mesmo assim a leitura vale a pena.
Fico me perguntando se Follet voltará com estas famílias, agora todas juntas em alguma história no século XXI.

Giovanna.Perin 09/07/2021

Sou cadelinha de Ken follett. Adoro tudo que ele escreve e não podia ser diferente no último livro da melhor trilogia que já li. Gostei tanto, que sinto saudade de alguns personagens. Acho o desenvolvimento de todos eles bem real e bem aprofundado. Adoro a ideia de ver a mesma família passando por um século, de acompanhar os filhos e netos dando continuidade a uma determinada criação ou indo para um caminho completamente diferente do esperado. Muito amor por essa trilogia.

Mi Hummel 04/12/2014

A eternidade por um fio...E a leitura também.
Trilogia Século terminada.

Meu favorito ainda foi o segundo livro, no entanto, o autor deve ser aplaudido. É incrível você acompanhar o amadurecimento de uma personagem ao longo dos volumes. Tudo evolui. Da situação política ao crescimento de uma personagem. É insano pensar que em três livros você é apresentada à um incrível universo de personagens com a possibilidade assumir a pele de cada um deles. Eu me pegava pensando em como o autor conseguiu.

"Eternidade por um fim" traz novos conflitos e eu adorei poder ter encarado o fim do Muro de Berlim! Realmente, me senti lá...A luta pelos Direitos Civis dos negros que sacudiu a política norte americana, os embalos do rock´n´roll.... Tudo em um único volume.

O final...O final foi muito intuitivo. Vale ler.