Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Cintia295 28/03/2024

Ahhhh concluir essa trilogia que satisfação, maravilhosooooo, quentinho no coração mas triste ao mesmo tempo por acabar.
Sofri com as mortes de alguns personagens, parecia até que conheci, adorei conhecer vários outros, mas meu maior ranço desse livro foi o Hans cara você ganhou do Fitz que era meu ranço do livro 1 kkkkk.
Como é triste ver o que o muro fez com tantas famílias, que tristeza, sofrimento.

Aprendi mais de história e política nesses livros do que na escola( tá que não escola eu não curtia muito essas matérias, gostava de exatas).

Super recomendo a trilogia
Recomendo todos os livros do Ken Follett

Carlos531 19/03/2024

Espectador in loco dos fatos.
Hoje terminei um livro que demorei para começar a ler, pois não queria que acabasse. Li o último livro da trilogia O século, de Ken Follet. Os fatos históricos narrados pela vida de cinco famílias de diferentes países que passam por gerações desde 1908 a 2008. O livro III não dá trégua. Apenar de ser longo, pouco mais de 1000 páginas, é tesão o tempo todo. A guerra fria é palco dessa obra. Alguns fatos como: crise mísseis, segregação racial, eleições americanas, morte de Jhon Kennedy, Luther King, Bobby Kennedy, Espionagem americana, tensão na URSS para manter o comunismo, guerra do Vietnã, amor livre, ascensão dos músicos e artistas e o primeiro presidente negro americano. Que livro, meus caros. Estamos vivendo a guerra fria 2.0 atualmente. Senti falta de um personagem para se identificar. Desde o início Grigori foi meu preferido.

Madson 10/03/2024

Gênio da ficção histórica, aqui concluímos a trilogia O século. Ken Follet aborda acontecimentos relevantes desde o início da guerra fria até a queda do muro de Berlim, passando pela luta dos direitos civis nos Estados Unidos e a corrida presidencial americana. Conclusão excelente dessa trilogia maravilhosa para os fãs de história.

LucAlio.CAmara 05/02/2024

Ficção

Sobre o que achei:

??????
Finalizado

Esse livro é o vol 3 da trilogia - O século. Ele começa em 1960 e vai até 1989. Nesse período de tempo acontece muitos acontecimentos históricos No EUA e na política externa. Passa pela luta racial do EUA com o líder Martin Luther King junto com o presidente Kennedy e assim o assassinato de ambos. Fala sobre a crise de Cuba com o EUA e de muitas outras coisas e principalmente do muro de Berlim onde teve duas Alemanha, uma orinental que era comunista dominada pela União Soviética e a Alemanha Ocidental que era livre e capitalista.

Eu particularmente achei emocionante o muro de Berlim cai e Alemanha se unificar e os parentes conseguirem reverem suas famílias que eram separadas pelo muro. O interessante que a narrativa desses acontecimentos são bem desenvolvidos e elaborados com os fatos históricos escrito. Enfim, uma coisa que achei engraçado dos romances ocorridos ao longo da história, é que teve muita traição e ao mesmo tempo no seu devito tempo também teve as reconciliações. A escrita é muito profunda em relação a outros acontecimentos nesse período de tempo que não mencionei. Teve inclusive mais de 3 presidentes americanos e o epílogo é de 2008 com o Barack Obama como presidente. Eu levei 4 meses pra finalizar esse livro, mas valeu a pena. A escrita do Ken Follett é envolvente e muito informativa além de interessante.

RECOMENDO!

Duda.Nard 28/01/2024

Nada foi como imaginei
Embora eu tenha sim suposto diversas situações que se passaram nesse livro, a forma como o autor escreve essa história a torna muito melhor do que qualquer coisa que eu poderia ter imaginado.
Foram tantos acontecimentos que a última frase do livro não poderia ser outra além de: ?é uma história bem comprida?.
Algumas coisas me chatearam, como as pontas soltas sobre a vida de alguns personagens, e principalmente não ter visto um dos episódios históricos mais impactantes da história, que foi o acidente nuclear de Chernobyl. Não houve nem uma mísera menção.
Apesar disso, o livro não é menos interessante, pelo contrário, aborda tantos outros pontos interessantes que compensam a falta que esses episódios proporcionaram.
Ken Follett, como sempre, escreve um romance histórico tão bom que é difícil de ser superado por outro que trate desta mesma época. Extremamente emocionante e capaz de fazer meu coração perder o ritmo das batidas devido a tanta emoção e adrenalina, não consigo dizer outra coisa senão: leiam esta série. Não irão se arrepender.

Edu021 26/12/2023

Fim da Trilogia O Século
Não poderia finalizar melhor meu ano de leituras. Essa, com certeza, é uma das melhores trilogias que já li até hoje. Fiquei encantado (apesar de tanto sofrimento, da pobreza) com Queda de Gigantes (primeiro); maravilhado com Inverno do Mundo (segundo); e completamente extasiado com Eternidade por um fio (terceiro). Chorei em muitas partes, mas não há nada mais emocionante que a queda do Muro, que capítulo final! Tornou-se um dos meus escritores favoritos. Tudo na história é muito bem amarrado, muito bem contado. Tu fica querendo saber como as situações irão se desenrolar: quem vai conhecer quem e participar do quê. E, cara, dá sim pra aprender muito de História lendo essa trilogia. Pode até ser que não diretamente, mas ela podem te despertar o interesse em pesquisar, em se aprofundar mais. Parei, diversas e diversas vezes, pra consultar e aprendi bastante. Recomendadíssimo.

Maísa 03/12/2023

Uma trilogia inesquecível
O terceiro e último livro da trilogia traz muitos (mas muitos mesmo) eventos políticos e sociais. Acho que isso acabou ofuscando um pouco os dramas dos personagens, ficando mais difícil de se conectar com eles como acontece de forma tão natural nos outros volumes. Também gostaria de ter visto mais das gerações anteriores nesse último livro, alguns não são nem mencionados. Apesar disso, a trilogia como um todo foi verdadeira aula de história sobre o século XX, e foram alguns dos melhores livros que já li (o primeiro sendo o meu preferido de todos). Ken Follett é realmente brilhante ao colocar seus personagens no centro dos maiores eventos históricos de cada época. Recomendo demais a leitura!

Rosinha88 02/11/2023

Que livro incrível
O livro conta a história de diversas pessoas pelo mundo, as visões de acontecimentos importantes que ocorreram a partir da década de 60 a 1989. Gostei da forma como o autor constrói os personagens, de como eles iam se desenvolvendo conforme o momento que se passava, podendo ser sobre a guerra, música, drogas, família, política ou desentendimentos.
Acho que o livro focou um pouco demais em conflitos políticos e de manipulação dos EUA, e ficou devendo mais desenvolvimento de acontecimentos de outros países que também possuía personagens.
O desenvolvimento sobre a família e a separação por conta do Muro de Berlim com certeza é um melhores pontos de vista e de como a história foi contada. Super recomendo o livro.

Natália Holanda 13/09/2023

Livro bom que arremata bem a história dos 2 anteriores, mas que poderia ter explorado um pouco mais os personagens da 2ª geração e não ter criado tantos novos e pouco desenvolvidos.

lucianem 04/08/2023

Eternidade por Um Fio
No último livro da trilogia "O Século ", Ken Follet encerra a saga das cinco famílias protagonistas desta empolgante história, atravessando os acontecimentos da Guerra Fria, o nascimento da cultura pop, culminando com a queda do Muro de Berlim.

Adorei esse último volume, assim como os dois anteriores.
Como fã de romances históricos, fiquei muito impressionada com o modo brilhante como Follet consegue mesclar ficção com os maiores acontecimentos históricos deste século.

Paula 30/07/2023

Sou simplesmente aficionada pela escrita desse autor. Assim que terminei "Pilares da Terra" já engatei essa trilogia e foi a melhor coisa que fiz.

Francielle 16/07/2023

Será que terminou?
Acompanhar a história dessas 5 familias (americana, inglesa, galesa, russa e alemã) foi uma aventura de tirar o fôlego. O plot da Russia e da América era frustrante pois nada era resolvido era apenas migalhas dados aos negros e a russos, o primeiro por conta de um racismo ridículo que existe até hoje no eua, e o segundo por causa de velhos que não sabem nem onde estão mas não querem abrir mão do poder e insistem em um regime falido e opressor. Tanya era simplesmente a melhor personagem. A família Frank sofreu tanto na segunda guerra na mão dos nazistas só para sofrer mais agora no regime comunista, impressionante a força deles para continuar lutando pelo que acreditam. Acompanhar a banda de rock durante o movimento hippie e pela liberdade nos estados unidos foi sensacional, a música realmente é sempre mais do que apenas "som" ela é a fagulha da mudança. O alívio do muro cair é sem igual, nossa história como civilização realmente é tenebrosa.

Erick Macedo Pinto 12/06/2023

Um final decepcionante para a trilogia
Tags de recomendação: romance; romance histórico; guerra fria; guerra; ficção histórica;

Não terminou da forma como eu esperava, mantendo o nível dos livros anteriores da trilogia.
Me parece que a sequência não foi bem planejada, que a trama não foi bem dividida. Não sei se a ideia inicial sendo uma trilogia prejudicou isso ou se simplesmente, muita história foi deixada para ser contada nesse livro e muito foi condensado, perdendo o potencial.
Isso se deve principalmente ao saltos temporais frequentes e de muitos anos. Começamos a história no início dos anos 60 e terminamos quase chegando nos anos 90 (excluindo o epílogo).
Os personagens centrais, que no nos saltos temporais do final do livro 2 estavam nascendo e nos primeiros anos de infância, aqui começam as suas jornadas já na adolescência ou na fase jovem-adulto. Isso não seria um problema, se o desenvolvimento desses personagens fosse mais profundo e a gente tivesse um vislumbre maior de suas personalidades sendo construídas, seus gostos, motivações. Me pareceu tudo muito jogado muito rápido para encaixar com o momento histórico em que eles estavam inseridos e sempre com a necessidade de um deles estar presente ou vivenciando algum fato histórico relevante da época (com algumas soluções repetidas).
Sobre os saltos temporais, a obra vai até a metade (um tamanho considerável levando em consideração o tamanho do livro) nos anos 60, percorrendo pouco mais de 10 anos de história desde o seu início. E, quando chega em 2/3, 3/4 da história, os saltos acontecem mais rapidamente e com mais anos sendo passados. Isso acelera a história, mas deixa muita narrativa que poderia ser explorada (uma trama boa e que poderia render bem é rapidamente resolvida, com o leitor sabendo apenas como terminou, umas 10 páginas, no máximo, depois pois um salto temporal aconteceu na obra). Isso foi um pouco frustrante e decepcionante.
Outro aspecto da obra que me incomodou é o uso repetido do recurso do romance e sexo. Sempre, a todo instante, por todos os personagens que temos o ponto de vista. Era muito recorrente, e ficou chato, sempre ter recurso sendo usado nos personagens. E durante toda a obra. Parecia que não tinha o que explorar na história do personagem e aí aparecia um romance ou uma passagem onde invariavelmente tinha o personagem tendo relações sexuais com alguém.
Senti falta de explorarem melhor alguns temas que foram levemente citados e, novamente, a divisão da obra não pareceu favorecer isso.
Enfim, é um livro interessante, com uma boa história, que cumpre o seu papel de entreter. Não entra nos meus favoritos e não compromete o resultado geral da trilogia, que é boa.

Hevinho 25/05/2023

Livraço (nos dois sentidos...)
Hoje, termino o último livro da trilogia O Século. Realmente, gostei de todos os livros e esse último termina com chave de ouro. Se curte história real com um pouco de ficção, não tenha dúvidas. Ken Follet é top!

Valesca.Castelani 24/05/2023

Liberdade
Encerrando magnificamente a trilogia. Quanta perfeição. Foi bom conhecer o mundo, de vários ângulos. A luta por direitos e pela liberdade acompanhando as famílias tão queridas que parece que as conheci pessoalmente de tão apegada a elas que fiquei.
Livro incrível, final maravilhoso