A garota do espelho

A garota do espelho Thais Leonardo

Resenhas - A garota do espelho

alelelex 11/06/2022

meu fav sim
esse já faz muitoooo tempo que li, mas sempre é bom lembrar do quão bem me fez esse livro. eu tava passando por um momento muito difícil da bulimia e anorexia, estava em um estado preocupante, esse livro me ajudou muito a dar o primeiro passo para sair desse ciclo viciante de emagrecimento. esse livro me fez chorar em uma partes e no final me deu um enorme nó na garganta. eu amo esse livro mais que tudo, é o maioral na minha lista de favs sim!

Beatriz 08/01/2016

Uma história verdadeira sobre a bulimia.
A garota do espelho é o terceiro livro que leio sobre transtornos alimentares - e suas vitimas. Não foi o melhor de todos, confesso, mas pra uma história verdadeira, com personagens realistas e com uma intensidade tão grande, ele me tocou MUITO.
De maneira bem crua, a Thais - através da personagem que começa bem cedo com a bulimia, no intuito de emagrecer e parar de sofrer bullying - explora o começo da doença, os primeiros sintomas, os verdadeiros culpados, e a relação da família para com a personagem com transtorno alimentar. Não só! Ela aponta como o tratamento e até mesmo a possível cura não vem somente da força de vontade da vitima, a sociedade - num geral - também carrega sua parcela de culpa em sempre incentivar crianças, adolescentes, e mulheres a se encaixarem num determinado padrão. De nada, absolutamente nada serve todo um apoio multidisciplinar com o paciente, se as pessoas ao seu redor também não colaboram com sua recuperação.
Gostei bastante da maneira que ela desenvolveu a relação da avó da personagem com a vitima, em questão. Mostrou que, mesmo com todo amor, cuidado, e proteção, um individuo pode sim desencadear e até continuar (!) um transtorno alimentar. E também, mesmo que hajam consequências pelo sacrifício da magreza extrema, uma vitima não consegue retomar o controle e tomar ciência do próprio corpo e de como está estragando, não só sua vida, mas também a de vários outros no processo.
No geral, é um livro maravilhoso, pequeno, mas que deixa clara a mensagem. Serve de alarme, não só para as escolas, como também para familiares e meninas/os inseguros o quanto o espelho pode mentir e distorcer a real imagem de seus corpos.

Ah! Amei, de verdade, a ligação do bullying, do ballet, e dos traumas, com o desenvolvimento do transtorno alimentar. É uma linha tênue deles para o TA; e por isso, com livros como esse, a conscientização deveria ser redobrada.