Quem, eu?

Resenhas - Quem, eu?

1 | 2 | 3 | 4

Sergio 19/09/2014

Um amor verdadeiro
Tomei conhecimento de alguns detalhes da história de Nilva Aguzzoli e seu neto através de matérias exibidas nas grandes mídias nacionais, e logo que soube da existência de uma página no Facebook voltada exclusivamente para postagem de momentos de interação entre os dois, além, é claro, de servir como suporte para outras famílias que se encontravam com o mesmo problema - o Alzheimer -, logo tomei a iniciativa de procurar a fã page e curti-la, para ficar sempre informado do que andava acontecendo na vida deles (na questão do progresso da doença e em como eles estava lidando com a situação) e para rir das peripécias que os dois andavam aprontando juntos!

Aos poucos, vendo os vídeos e fotos com mais frequência, fiquei cada vez mais apaixonado pela história de vida da vó e dedicação com que Fernando cuidava dela. Ao saber que os momentos juntos não ficariam apenas nas redes sociais, mas que se eternizariam na forma de um livro, fiquei extremamente feliz e decidi que iria comprar meu exemplar - o que não foi preciso, já que a Editora Belas-Letras, parceira do nosso blog, nos enviou um volume físico dessa bela e emocionante obra!

Bem, o livro começa falando um pouco sobre a trajetória de Nilva Aguzzoli no decorrer dos anos, começando, é claro, no seu nascimento. Ficamos a par de algumas histórias relevantes de sua vida que servem para entendermos alguns dos diálogos entre ela e seu neto mais adiante. Sempre com bastante humor - até nas horas mais sofríveis -, o "amorzinho da vó" levanta diversos questionamentos interessantes, tais como a falta de compaixão com o próximo - que muitas vezes acontece dentro da própria família - e em como lidar com uma questão tão delicada: um idoso com problemas mentais, mais especificamente com a doença de Alzheimer.

Percebemos durante todo o enredo o amor incondicional que um sente pelo o outro. Durante toda a existência de Fernando, sua avó desempenhou um papel de segunda mãe para ele, sempre ativa em sua vida. Com o passar dos anos e a aparição dos sintomas da doença, ele decide então retribuir todo o cuidado, carinho e afeto que um dia a vó Nilva depositou nele. Largando então a universidade e os projetos de abertura de uma empresa, Fernando resolve se dedicar inteiramente aos cuidados que sua avó necessita, invertendo os papéis e agora passando a ser seu "pai".

Devo admitir que em muitos momentos tive que me segurar e tentar não deixar que os sentimentos falassem mais alto. Existem inúmeras passagens que, quando nos colocamos no lugar da família do autor, torna-se impossível não se emocionar. Saber que uma das pessoas que você mais ama no mundo em breve se esquecerá do seu nome, da sua fisionomia e de tudo aquilo que vocês passaram juntos é bem triste.

Porém, nas 240 páginas bem trabalhadas e escritas do exemplar, a única coisa que percebemos é amor e dedicação. Nem mesmo uma doença tão cruel pôde abalar uma relação tão sublime e verdadeira.

Indo além de uma história de uma avó e um neto, "Quem, Eu?" é um ensinamento sobre sentimentos verdadeiros e compaixão para com o próximo. Com muita certeza, um livro que levarei em minha memória por toda a minha vida e que me fez enxergar com outros olhos uma doença tão séria e que, infelizmente, não possui cura.

site: www.decaranasletras.blogspot.com
Blog_Avozs 02/08/2017minha estante
Tive o prazer de conhecer o Fernando e conversar com ele sobre todo o processo com a sua avó e sua vida hoje após a morte dela.
Uma das coisas que ele me disse e que nunca vou esquecer é que a vó dele não morreu, ela se tornou algo muito maior e ajuda milhares de famílias que passam pela mesma situação que o Fernando passou.

Lika.Tanaka 01/10/2021

Comprei o livro pois estou passando pelaesma situação. Mas acho q espera mais do livro. Ele até q é ok.

Renilde 27/04/2020

Papéis invertidos
Uma delícia de história, bem simples que nos faz refletir sobre o quanto estamos dispostos a nos doar por alguém que amamos .

Primarcolino 06/10/2014

QUEM, EU?
Eu simplesmente amei, totalmente me apaixonei pelo livro e pela vozinha do Fernando, dona Nilva.

O livro é dividido em três partes todas narradas por seu "neto lindinho" como era costumado a ser chamado pela avó. A primeira conta a história da Dona Nilva com algumas memórias que ela tinha enquanto ainda não tinha o Alzheimer, desde a sua infância, até chegar na adolescência. Quando nova, já precisou trabalhar e acabou conhecendo o primeiro grande amor de sua vida, pena que ele era casado, mesmo assim Dona Nilva cedeu aos encantos do jovem e teve Rose (mãe do Fernando). E passando um tempo vamos vendo o crescimento de Rose e chegamos ao Fernando.

Nesse momento, ele começa a contar as memórias pelo ponto de vista de um neto. Ele conta o quanto ela era uma avó amorosa e amiga, e como toda boa vó, fazia os desejos e vontades do seu neto queridinho e amadinho.

A impressão que tive é que ela era um AMOR de pessoa.

Quando Fernando tinha 16 anos, eles começaram a perceber algumas coisas diferentes na Dona Nilva, e foram observando que ela estava começando a fazer confusões com remédios, nomes, a contar as mesmas histórias, mas trocando o nome das pessoas ou objetos.

E assim vamos vendo a doença atingir estados mais avançados, vimos o Fernando tomar a decisão de se tornar o cuidador em tempo integral e confesso que me emocionei em algumas partes do livro, que quase não consegui ler.

A segunda parte do livro mostra muitas fotos da vovó, sempre com uma legenda interessante criada pelo Fernando.

A terceira, e não menos importante, mas SIM a mais engraçada, são alguns diálogos que ele lembra de ter tido em algum momento com sua avó, finei de rir.

O livro é muito bom, eu adorei, é um assunto diferente e totalmente baseado em fatos reais, o que me deixou admirada na força de vontade e bondade dessa família, acolhendo e cuidando sem reservas da vovó Nilva.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/08/resenha-quem-eu.html

Renato 28/07/2021

Saudades de quem não conheci
O Livro de Fernando Aguzzoli é um relato (auto)biográfico sobre a relação dele e de sua família a partir do diagnóstico da doença de Alzheimer em sua avó, Dona Nilva. O livro, que pode dar a impressão de pertencer ao gênero autoajuda, na verdade é um relato carregado de sentimentos e de humor. Um livro excelente, que faz com que nos tornemos meio netos dessa vó tão divertida e carinhosa.

gilson.r.santos 26/12/2020

Linda história de gratidão e amor
Linda história e trouxe muito aprendizado em relação a doença, coisas que nem imaginava e muitas reflexões

Homerix 29/10/2019

Tocante
Acabei de ler um livro sensacional. O da foto é o autor Fernando Aguzzoli e o quadro que ele segura tem a imagem de sua vó Nilva. Ela foi diagnosticada com Alzheimer em 2008. Em 2012 ele abandonou faculdade e trabalho só pra cuidar dela, uma parceria que terminou um ano depois quando ela se foi aos quase 80 anos. Ele retribuía a atenção que sua vó lhe dera quando criança.

Lindo!

Muito do que ele conta começamos a perceber aqui em casa.

O livro se chama 'Quem, eu?' ô nome perfeito.

Pra complementar o livro ele se preocupou em entrevistar especialistas para falar sobre técnicas e procedimentos pra tornar a vida do idoso mais agradável.

Aprendemos muito.

Muito legal ele colocou uns códigos de barra que dão acesso a pequenos videos dos dois. Muito fofo!!!

Mas recomendamos a todos, mesmo a quem esteja distante de passar por esta situação. Afinal é um relato de amor extremo. Um exemplo...

site: https://blogdohomerix.blogspot.com/2015/04/quem-eu.html

Manoela 01/07/2021

Quem, eu?
Uma graça de livro, retrato do amor entre um neto e uma avó. Passei por essa terrível doença com a minha avó e muitas vezes os relatos do livro eram exatamente o que vivemos na minha família. Não é fácil, mas o amor prevalece?. E me deu uma saudade da minha vovó?

Josiane.Castro 01/12/2021

Exemplo de amor
O amor de um
Neto pela avó com Alzheimer . Um livro bem humorado e leve , mas que nos mostra que o amor não tem preço .

Rodrigo 04/03/2020

Quem, Eu?
Um lindo livro de memórias e orientações palpáveis sobre o tema. Vemos como o amor cura tudo que toca e o humor deixa a vida leve e prazerosa. A dor existe, mas pode ser amenizada e vivida de forma grata.

Gabrielle 06/10/2014

Blog ABCD dos Livros
Muito mais do que simplesmente tratar de uma senhora com uma doença, Fernando Aguzzoli nos dá uma lição de vida.
O livro é dividido em 10 capítulos, e logo nos primeiros capítulos, Fernando descreve sobre a vida de dona Nilva, como cresceu e sofreu de amores, sobre sua família, condição de vida, tudo brevemente. Ela sempre fora uma mulher muito saudável!
Nos capítulos seguintes, Fernando nos mostra o choque ao descobrir que sua querida vozinha tinha uma doença chamada Alzheimer.
E desde então, largou tudo. Carreira profissional e curso na faculdade. O que queria era simplesmente estar mais presente na vida de dona Nilva, já que por ser o único neto, dona Nilva sempre o paparicou e o cuidou como ninguém. E ele sentiu que devia fazer o mesmo por ela.

"Sempre há uma forma de amenizar qualquer situação, basta abrirmos os olhos para as possibilidades" - Pág 58

Ele nos conta como foi virar de neto para pai, pois um portador de Alzheimer é como uma criança que ainda está descobrindo o mundo. Ele a vigiava 24h! Tinha babá eletrônica caso ela acordasse no meio da noite e fosse procurar um cachorro dentro da gaveta ou qualquer coisa que ela achasse que tinha.
Nos conta também como sofreu algumas pegadinhas com os amigos, que no começo não gostava muito, mas logo se acostumou e até ele próprio começou a fazer piadas.
Mas apesar de todas as dificuldades que a família sofre, como por exemplo dona Nilva as vezes se esquecia de que tinha um neto.
Essa doença é engraçada, pois a pessoa pode se esquecer do que fez em minutos atrás mas se lembrar do passado.
Dona Nilva vivia se lembrando de sua mãe e de seus entes queridos falecidos, no começo a família tentava convence-la de que todos haviam morrido, logo depois desistiram e entraram na "brincadeira" como: Depois te levamos para sua mãe, agora coma toda a comida.
Apesar de ser algo triste em saber que seu ente querido está perdendo a memória e a noção das coisas, Fernando Aguzzoli quis tentar amenizar a dor em seu coração. Ficou mais próximo de sua avó, faziam piadinhas que só eles entendiam, brincavam, se xingavam (na brincadeira), Fernando passou a fazer as unhas de dona Nilva, viajaram, comemoraram, choraram e tudo mais o que ele podia fazer por ela, ele fez!
Mesmo que as pessoas dissessem: "ela não se lembrará de nada". Mas ele sim. Para ele era importante fazer tudo aquilo para ela, assim como ela fez para ele quando era criança.
Fernando acaba o livro falando de sua morte e como foi horrível para ele, mas que ele está com toda a consciência limpa de que a amou e fez de tudo para ela.
No começo da página 91, mostra todas as fotos de Nilva com Fernando, quando ela era jovem, e lá encontramos diálogos entre os dois, nada de tristeza, só alegria.
E é isso o que ele quer nos passar, precisamos compartilhar a dor, fazer com que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas nesse mundo, e por que não fazer com que as coisas sejam melhores por mais ruim que esteja nossa situação?

O livro é lindo! Me fez chorar e rir confesso.
Não tenho familiares com Alzheimer, mas perdi meu avó recentemente e digo que é muito triste perder quem mais amamos. Mas tenho minha consciência limpa de que o amei muito e aproveitei os melhores momentos de minha vida com ele.
O livro é bem rápido o que não deixa a leitura cansativa. Ele diz que a ideia de escrever um livro, foi baseando-se nela, já que essa simpática senhora morria de amores por livros e seu preferido era Harry Potter. Nem preciso falar que morri de amor por ela.
Na resenha não estou dizendo que Fernando não sofreu com a perda ou no no seu dia a dia, ele sofreu muito. Mas quis fazer diferente e fez! Fez valer a pena cada segundo com ela.
Nós perdemos a noção do tempo, e tenho que lembrá-los de que a vida é curta e a única certeza dela é a morte. Não tenham vergonha de sua família, perca um final de semana com seus amigos e fique em casa com todos reunidos assistindo aquele filme chato que você não suporta, diga que vocês os ama, dê um abraço, um beijo, um cafuné, dê chocolates, aproveite cada dia como se fosse o último com sua família. Faça valer agora e quando for a hora deles partirem, apesar da dor, você estará com a alma leve sabendo que fez tudo para eles assim como eles fizeram por você!
PS: Não dê flores aos mortos, dê aos vivos. Garanto que fará uma grande diferença.

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/10/resenha-quem-eu-nacional.html

spacevampiire 20/01/2022

Poderia ter tido mais informações sobre o Alzheimer
Esperava mais pelo livro, porém me trouxe momentos de conforto e outros de tristeza. Por ver a situação que a senhora Nilva e sua família passaram e por identificar com o livro em certos momentos, com o que eu e a minha família estamos passando com a demência e Parkinson da minha avó.

De Cara Nas Letras 14/03/2015

Quem, Eu? - Fernando Aguzzoli

site: www.decaranasletras.blogspot.com

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/01/2016

Merece TODAS as agridoces lágrimas seguidas de GOSTOSAS gargalhadas.
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Em 2008, a família Aguzzoli se viu em situações confusas, a vó Nilva começava a demonstrar os primeiros sinais de que havia algo errado. O duro diagnóstico de Alzheimer foi um baque, fez com que a família se mobilizasse e passasse a cuidar da senhorinha integralmente. Fernando, o neto, foi aquele que resolveu que a querida vó Nilva merecia mais, por isso largou a empresa, a faculdade, tudo, para se dedicar à vó. Não era algo com que se podia lutar contra, afinal.

Em Quem, eu? temos um relato saudoso e delicado deste neto, Fernando. A abordagem dele é que faz toda a diferença – não se explora a emoção, tampouco a história de vida dessa família, como bem vi comentários por aí. Também não se faz graça da doença, ela é tomada como algo que invariavelmente estava ali com vovó Nilva, porém, nem por isso deveria ele se resignar em esperar perder a vó aos poucos.

Há passagens breves pela história da Vó Nilva, pelas lembranças da infância do neto, pela dura realidade que pega todos de surpresa. Fernando nos inteira sobre como foi essa transição, e, sabendo-se tão pouco sobre a doença, todo cuidado era significativo para manter a vó em segurança. Nesse aspecto, a decisão de Fernando e família foi além: se não há como tratar, por que não se centrar no agora e se deixar levar pelo que era essa nova faceta da vó? Isso não significava algo glorioso, mas com certeza era menos doloroso.

É inevitável contar um relato desses sem passar pelas partes tristes, mas uma coisa que Fernando fez (e bem) foi deixar claro que o amor estava acima de tudo. Temos os dias difíceis, complicados e doloridos, e também os divertidos, os corriqueiros, as aventuras, as travessuras. Entremeados aos textos há pequenas conversas, confidências e vídeos (para visualizar os vídeos, você tem que ter o aplicativo QR Code), sem falar de notas para dadas situações e explicações de profissionais ao final do livro, para nortear bem a todos de como funcionam alguns procedimentos de cuidados.

O livro é tão curtinho que a gente nem sente passar – o epílogo, inclusive, é na página 88 (de 192 págs), você ri, chora, ri, chora, ri e gargalha e ri e ri e ri e ri e gargalha mais, tudo numa mesma sentada. Os complementos do livro são fotos de memórias, as mencionadas notas dos profissionais e um compilado incrível que reúne os momentos mais inesquecíveis que essa senhorinha proporcionou.

Algumas pessoas conheceram a batalha diária da família Aguzzoli por conta de uma page no Facebook (Vovó Nilva) que compartilhava (e até hoje compartilha) conversas e fatos cotidianos, com vídeos, fotos, posts diversos – tenho até a impressão de ter visto (faz teeeeempo) algum dos vídeos por acaso. Pelo que Fernando conta, a page não somente foi um escape, ela ajudou e incentivou outras famílias a lidarem com familiares que precisavam de cuidados. Logo, Quem, eu?, o livro, representa mais uma forma de vó Nilva se multiplicar e permanecer viva.

Merece TODAS as agridoces lágrimas seguidas de GOSTOSAS gargalhadas. A saudade pode até apertar, mas... eles se divertiram.

CONHEÇAM A VÓ!

Recomendadííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííííssimo!