A Pequena Cozinha em Paris

A Pequena Cozinha em Paris Rachel Khoo

Resenhas - A Pequena Cozinha em Paris

Aline T.K.M. | @aline_tkm 19/10/2014

Muito mais que um livro de receitas!
Receitas francesas clássicas com uma abordagem simples e original; este é o subtítulo de A pequena cozinha em Paris. Ouso afirmar, pois, que o livro é muito mais que um mero apanhado de receitas.

Divididos por contexto, os pratos não se limitam à fórmula entrada + prato principal + sobremesa. Aqui encontramos desde a cozinha de todo dia até os piqueniques de verão (tão comuns entre os parisienses), passando, claro, pelos aperitivos (o apéro, tradição francesíssima cujas origens estão lá nos idos do século XIX). Cada um desses capítulos ou contextos começa com uma pequena introdução que o relaciona aos hábitos franceses e ao olhar de Rachel sobre o charmosíssimo país. Também as receitas, cada uma delas, contam com um pequeno parágrafo explicando do que se trata o prato em questão.

Que os franceses sabem apreciar a boa comida, e também o momento da refeição, não é segredo algum. Agora, é certo também que muita gente associa a cozinha francesa a preparações complicadas, repletas de detalhes. A pequena cozinha em Paris mostra que dá, sim, para se aventurar na culinária francesa e preparar pratos deliciosos de forma mais simples, graças à interpretação original da (lindinha!) Rachel Khoo. Ela ainda dá dicas de como substituir alguns ingredientes, caso eles não sejam facilmente encontrados receita fácil é bom; receita fácil e flexível é melhor ainda!

Ratatouille, gratin dauphinois, moules marinières (mexilhões com vinho branco, um dos meus pratos favoritos da vida!), millefeuille aux pommes. O charme não reside apenas nos nomes franceses com que os pratos nos são apresentados, mas também nas fotos, lindíssimas e com uma pegada mais rústica, aquela coisa bem madeira e toalha quadriculada. Encantador! E não é só isso: o livro é repleto de fotos da própria Rachel cozinhando, num piquenique entre amigos, ou ainda posando com uma Paris charmosa de pano de fundo.

Para completar, a autora ainda acrescenta alguns fundamentos bases da culinária francesa e uma listinha de endereços gourmet frequentados por ela em Paris (incluindo restaurante, boulangerie, loja de vinho e chocolate) e que não figuram entre as atrações turísticas da cidade. São aqueles pequenos lugares de bairro que a gente se sente sortuda de conhecer e não perde uma oportunidade de indicar a um amigo.

A pequena cozinha em Paris é aquele livro essencial para os que gostam de se meter entre panelas e fogão. E é também e especialmente recomendadíssimo para quem aprecia o "art de vivre" francês.

LEIA PORQUE...
Unindo cozinha francesa descomplicada e fotos encantadoras, o livro é perfeito para quem mora sozinho ou em casal: as receitas inspiram e quebram qualquer monotonia na cozinha!

DA EXPERIÊNCIA...
Adoro a comida e a cultura francesas. (Aliás, adoro comida, ponto. E adoro provar novos sabores.) A pequena cozinha em Paris foi um prato cheio, literalmente, e me deixou um tantinho nostálgica, com saudade do ano que morei na França.

FEZ PENSAR EM...
Parc des Buttes-Chaumont! Parque preferido da Rachel Khoo, este é também um dos lugares de que mais gostei nas minhas idas a Paris; na realidade, ele tem um significado literário especial para mim, pois aparece como cenário de um dos meus livros preferidos, do qual cansei de falar aqui no blog: A libélula dos seus oito anos. Para quem não lembra, há um tempo fiz um post no blog dedicado a esse parque.

site: http://livrolab.blogspot.com

Camila Faria 16/09/2015

Se você curte programas de culinária, já deve conhecer a Rachel Khoo, chef e escritora inglesa que passou uma temporada em Paris – estudando na Le Cordon Bleu e administrando um mini-restaurante (com capacidade para 2 pessoas) dentro do seu mini-apartamento. Dessa sua experiência na França nasceu o programa de televisão “A Pequena Cozinha em Paris“, exibido aqui no Brasil pelo canal GNT, e o livro de mesmo nome, editado pela Intrínseca.

A pegada da Rachel nesse livro é a mesma do programa de TV: desmistificar a culinária francesa, criando receitas fáceis e práticas, que funcionam no dia a dia ~ até de uma mini-cozinha. As técnicas e os sabores franceses estão super presentes, mas são apresentados de maneira mais simples, adaptadas para a rotina de quem não vive no mundo maravilhoso de ingredientes exóticos e frescos de Paris (insira um suspiro de sofrimento aqui).

Os clássicos franceses estão presentes, é claro: boeuf bourguignon, coq au vin, quiche lorraine, bouillabaisse… mas sempre com o toque criativo da Rachel (ela moderniza o coq au vin, por exemplo, tranformando-o numa versão churrasquinho, servido com molho de vinho tinto). Um ponto positivo do livro é que a Rachel está sempre indicando possíveis substituições nas receitas, e isso é ótimo para quando não encontramos ingredientes mais “difíceis” ou para transformar pratos em versões veganas e sem glúten.

Essa primeira parte do livro é dividido nas seções:

A cozinha de todo dia • Ma cuisine de tous les jours
receitas simples, servidas no almoço ou jantar do dia a dia

O lanche • Le goûter
petiscos doces ou salgados, servidos por volta das 4 da tarde

Piqueniques de verão • Pique-niques d’été
encontros sociais de verão cheios de comidinhas deliciosas

Aperitivos • Apéros
bebidas e petiscos servidos no começo da noite

Jantar com amigos e familiares • Diner avec les amis et la famille
refeições feitas em casa com pessoas queridas

Quem AMA o mundo maravilhoso da pâtisserie francesa não vai se decepcionar. A Rachel arrasa nas Gulodices doces (Gourmandises) e ensina alguma das técnicas-chave e dos fundamentos que são as bases da boa culinária francesa. Quem domina o Creme de Confeiteiro (crème pâtissière), por exemplo, já pode rechear bombas, tortas, bolos, sonhos, trifles… as possibilidades são infinitas!

Além das receitas, o livro é recheado de fotos lindas, tiradas pelo incrível David Loftus ~ e as ilustrações fofas foram feitas pela própria Rachel! Atualmente ela está com um novo programa na TV, chamado Rachel Khoo em Londres e lançou um novo livro em fevereiro desse ano, com 100 receitas de seu acervo pessoal. Mal posso esperar para chegar no Brasil! \o/

site: http://naomemandeflores.com/a-pequena-cozinha-em-paris/

Joyce (Porre de Leitura) 16/02/2018

#ResenhasPLL: A PEQUENA COZINHA EM PARIS - RACHEL KHOO
Chefe Britânica Rachel Khoo é uma jovem que decidiu mudar para frança, mesmo com pouco dinheiro e sem falar a língua, devido a sua paixão pela culinária. Alguns devem conhecê-la de seu programa exibido no Brasil pelo canal GNT: A Pequena Cozinha em Paris.
A jovem resolveu fazer um curso de pâtisserie pela renomada escola de culinária Le Cordon Bleu e acabou por administrar um pequeno restaurante em seu minusculo apartamento.
Esse acabou por tornar-se seu diferencial, pois ela mostra que é possível fazer receitas fáceis e desenroladas. Tudo em seu lar é apertado, seu fogão possui apenas duas bocas, e pois isso serve 2 pessoas por noite. Entretanáto, ela prova ser uma cozinheira minimalista e muito sofisticada.
É de conhecimento geral que os francesas sabem o que é uma comida boa, mas não é apenas isso, eles possuem seus próprios costumes, de forma leve e muito fofa A pequena Cozinha de Paris apresenta alguns deles por meio de receitas clássicas francesas. Divididas em seis partes, da seguinte maneira:
A cozinha de todo dia

Nessa parte a autora fala um pouco sobre os hábitos alimentares franceses e apresenta receitas mais simples que estão no dia a dia deles.
O lanche

Os franceses não costumam comer entre refeições, contudo o Le Goûter é uma parte essencial da vida deles.
Piqueniques de Verão

O piquenique é algo comum, os parisienses sempre são vistos ao ar livre em épocas como a primavera.
Aperitivos

Uma desculpa perfeita para relaxar é tomar um bom vinho e beliscar alguma comida.
Jantar com amigos e familiares

Os franceses têm apreço a comida e é uma hora muito importante a refeição, onde discute-se a qualidade de seus produtos, e prezam o ato de reunir amigos e familiares para comer e beber.
Gulodices Doces

Sem sombra de dúvida a culinária francesa está repleta de receitas de doces maravilhosos, nesse capítulo mostra-se algumas sobremesas fáceis e outras mais complexas.
A partir desse ponto o livro discorre a cerca de alguns fundamentos básicos da culinária francesa, ensinando algumas receitas de caldos, molhos e cremes.
Um ponto positivo para o livro de Rachel Khoo é que não se trata apenas de receitas, e sim um pouco de conhecimento sobre a cultura de alimentos na França.
A edição desse livro está linda, recheada de detalhes encantadores, repleto de fotos e imagens, não só das receitas mas também da Rachel. A capa esta maravilhosa, e a fonte utilizada dá um certo charme ao livro, pois fica parecendo um simples livros de receita de casa.
Em tempos de Masterchef e de vários programas de culinária como o próprio da autora, onde a audiência é muito alta, acredito que muitas pessoas se interessam um pouco mais sobre a gastronomia, principalmente a francesa que é tão rica e renomada pelo mundo todo, por esta razão indico para os leitores que gostem de cozinhar, bem como os que procuram conhecimentos da comida por Paris.

site: http://www.porredeleituraelivros.com/search?q=A+pequena+cozinha+em+Paris

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

De Dar Água Na Boca
Se você se interessa por cozinha, provavelmente deve conhecer a chef inglesa Rachel Khoo, estrela da série "Uma Pequena Cozinha em Paris", um sucesso internacional que já foi exibido, mas vez ou outra é reprisado pela GNT.

Em apenas seis episódios, ela ensina como fazer pratos tipicamente franceses com muita criatividade, pouco espaço e um fogão de apenas duas bocas. Em síntese, ela derruba o mito que é preciso ter uma cozinha ampla e super-equipada para cozinhar bem.

Pois agora, suas receitas, estão reunidas em livro numa edição caprichada com índice ativo e cujas fotos coloridas, mais de cem, são de dar água na boca.

O único problema é que alguns ingredientes, você não vai encontrar no supermercado mais próximo. Uma pequena parte depende de lojas especializadas, como a fava de baunilha e a lavanda seca, porém, a grande maioria é de fácil substituição, indicada no final da receita, por exemplo, caldo de vitela por caldo de carne.

Bom apetite!

Jujuba 26/05/2020

Receitas para se sentir em Paris...
Com pequenas histórias de cada prato e dicas preciosas sobre cada receita.
Como todo livro de receitas internacional, alguns ingredientes são difíceis de se encontrar no Brasil.