De Olhos Fechados

De Olhos Fechados Lavínia Rocha

Resenhas - De Olhos Fechados

pudimdojk 19/12/2022

esse livro me traz tanta nostalgia, tanta!! É um bom livro para crianças e adolescentes, é extremamente fofo e eu recomendo demais.
pudimdojk 19/12/2022minha estante
e eu já conheci a autora, ela é um amor :)

Lu 07/08/2014

Uma bela história de uma Adolescente cega!

Sou suspeita pra falar, li o livro três vezes e achei muito, muito interessante. A história nos prende, querendo saber o que vai acontecer. Tem suspense, história de amor.... Tiago, Ah o Tiago!!! que garoto mais lindo, como é bacana com Cecília... me facionou!!!
Achei muito interessante a protagonista ser cega, mostra-nos como é possível vivenciar e vencer os desafios da adolescência!

Mila F. @delivroemlivro_ 07/09/2014

Interessante!
No livro conhecemos Cecília (Ceci) que é cega, mas que “enxerga” com os outros sentidos, ela tem que conviver com as condolências de todos, além do mais a mãe de Ceci faleceu e deixou ela, a irmã (Luna) e o pai (Renato) sozinhos. Ceci leva uma vida normal mesmo com suas limitações, vai para a escola, sai com os amigos e no meio do enredo ela conhece, apaixona-se e engata namoro com Tiago, um aluno novo muito bonito.
De Olhos Fechados tem mistério e segredos que percorrem toda uma geração, há história de antepassados e uma vingança, muita coisa acontece no livro, coisas inexplicáveis que cabe a imaginação do leitor entender se há ou não algo mágico no sangue e na história de Ceci e sua família.
Gostei bastante do livro e acredito que a escritora, Lavínia Rocha, tem muito talento e de uma maneira simples ela abordou dentro de uma história bem criativa temas como: inclusão social, direitos iguais e relacionamentos familiares, amizade e romance.
Entretanto, o que mais me incomodou neste livro é os muitos e intermináveis diálogos, quase não há narração e descrição de nada, para ser mais sucinta, no princípio do livro temos narração, descrição e diálogos muito bem conduzidos, mas do meio para o fim há apenas diálogos e diálogos e mais diálogos.
Não estou dizendo que o livro se torna ruim, não, na verdade, os diálogos são bem esclarecedores e explicativos, mas me incomoda um pouco ter muitos diálogos porque, para mim, deixam de ser romances e passam a ser teatro/ peça, embora reconheça que os diálogos agilizam e dão dinâmica a leitura.
Em suma, De Olhos Fechado é uma leitura fácil, leve, divertida e muito rápida e possivelmente quem gosta de infantojuvenil irá curtir, além disso, tem um romance tão fofinho e tão inclusivo que nos deixa a suspirar. Fofura total.

Camila Márcia

site: www.delivroemlivro.com.br

Tais Cortez 27/11/2014

Uma graça!!!
Conheci a fofa da Lavinia na Bienal de BH e fiquei super intrigada com o fato da protagonista ser cega! Nunca li nenhum livro parecido e achei super original.

Comecei a ler e rapidinho terminei. É uma leitura leve, divertida, e o Tiago me conquistou!
Também achei interessante o amadurecimento da Ceci com relação a sua condição, e fiquei bem curiosa para descobrir o mistério que a envolvia!

Parabéns, Lavinia! Super recomendo :)

Simeia Silva 13/12/2014

Simples, diferente e bom :)
" Dizem os poemas sagrados que, após a queda, os olhos foram a primeira parte do corpo a ser envenenada. De órgãos de carinho transformaram-se em ferrões. Homens e mulheres descobriram o embaraço da diferença e se esconderam... O medo dos olhos dos outros é sentimento universal. Todos gostaríamos de olhos mansos... A diferença não é resolvida de forma triunfante, como na estória do Patinho Feio. O que muda não é a diferença.
São os olhos..."
Rubens Alves - Como Nasceu a Alegria

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Cecília, na maior parte do livro. Quando chega na página 198, depois que Cecília passa por um acontecimento assombroso que deixa todos receosos, chega a vez de Tiago narrar os acontecimentos do jeito dele até a página 237, que é quando Cecília acorda do coma e os dois narram juntos os últimos acontecimentos até o final.

Esse é o primeiro livro que leio da parceria com a Editora D'Plácido, e só posso dizer que amei a edição.

Quanto a escrita da autora, eu curto muito, bem rápida e gostosa, e já conhecia desde que li o primeiro livro dela que foi lançado pela Editora Livre Expressão, que é Um Amor em Barcelona . Super recomendo as duas leituras, e pra quem quiser conhecer mais sobre Belo Horizonte, é só ler o livro que irei resenhar hoje, é uma boa pedida e fala de alguns pontos turísticos formidáveis, dessa cidade linda, deste estado que amo tanto

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Aninha (@paraisoliterario) 22/12/2014

[RESENHA] De Olhos Fechados - Lavínia Rocha
De Olhos Fechados é a história de uma adolescente, que vive os mistérios que a adolescência nos trás, os mesmos questionamentos e interesses de sempre, então em que a história de Cecília é diferente das demais? É quando ela começa a receber uns papeis beges, com informações estranhas que tudo muda...

Cecília é uma adolescente de 15 anos, que perdeu a mãe e o avô de uma maneira misteriosa, uma dor nunca superada, ela segue a vida ao lado do pai e da irmã. Junto com a melhor amiga Bianca, Ceci (como é tratada pelos amigos e familiares) segue vivendo todas as surpresas que a adolescência apresenta, incluindo se apaixonar.

A diferença entre Ceci e as demais adolescentes, são os bilhetes que ela recebe misteriosamente, com diversas dicas e ameaças, sobre algo que ela não entende. Porém o que mais surpreende é a maneira como Cecilia vê as coisas... Cecília é cega, e este é o fato que a diferencia das demais adolescentes, não o fato de ser deficiente visual, o fato de que mesmo sem a visão, ela enxerga o mundo de uma maneira diferente, ela vê melhor do que aqueles a sua volta que se utilizam da visão para enxergar o mundo.

Quando Cecilia conhece Tiago, ela faz de tudo para não se envolver com ele, nos mostrando como às vezes a própria pessoa tem um preconceito com ela mesma, porém grande parte da história se dá por que ele a ajuda. É Tiago quem ajuda Ceci a decifrar e a seguir as misteriosas pistas, e é neste cenário que eles se envolvem mais ainda, e que nos é apresentada uma história de amor quem tem tudo para ser só mais uma entre adolescentes, mas que acaba por te fazer torcer para que nada de errado aconteça com o relacionamento deles.

A Lavínia nos faz envolver de uma maneira na história, que quando você se assusta já está quase acabando o livro (porque começa a ler desesperadamente para saber o que irá acontecer), porém a história é tão boa, que você acaba fazendo o possível para adiar o fim. Se fosse somente uma história de romance adolescente já seria um livro ótimo, é bem escrito e de uma maneira que te envolve sem que você perceba, mas o mistério que envolve os bilhetes beges e o futuro da cidade que é revelado através deles é muito mais instigante e é exatamente isto que faz o livro ser maravilhoso.

É uma história que contem mistério e romance, e diversas formas em que o amor é expresso (família, amigos, etc.) a única coisa que realmente lamentei, foi que o livro acabou muito rápido rs.

Instigante, animado, misterioso e com um toque de drama, são alguns dos aspectos que fazem você não querer largar este livros. E está é uma daquelas histórias que realmente valem a pena ler :D

site: http://www.paraisoliterario.com/

Mikki 06/01/2015

Nacional Sempre Surpreendendo
Acho que estamos na semana de livros onde há algum aspecto que nunca vi em outro livro que li. E olha que todos esses que me surpreenderam foram nacionais, não que o que eu tenha falado foi algum preconceito meu por parte de nacional, mas é que ainda se escuta muita gente que não lê ou não gosta de nacional por não terem narrativas interessantes ou serem mal escritos. Tolo é o que pensa desse jeito porque não paro de me surpreender com os autores brasileiros.

Livro De Olhos Fechados, de Livínia Rocha
Foto do Acervo Pessoal
Dessa vez o livro é de uma autora chamada Lavínia Rocha, e seu livro tem o titulo de De Olhos Fechados. O cenário da história é a sua cidade natal: Belo Horizonte. O titulo já desperta o autor para o ponto chave da história: a nossa protagonista é cega. Acho que nunca havia lido um livro onde o protagonista teria alguma deficiência, ainda mais a da visão, que é algo visto pela sociedade como algo muito ruim, porque a pessoa não imagina como é viver sem enxergar, se vendar a pessoa por um minutinho que seja, ela já fica perdida, sem direção e por achar que é impossível fazer qualquer coisa que uma pessoa que enxerga faria sem problemas, acaba que a sociedade nem sabe como agir quando tem alguém portador de tal deficiência. O engraçado da historia, digamos assim, é que o portador nem considera uma deficiência, e que muitas das vezes eles conseguem "enxergar" bem melhor que muitos com os olhos bons por ai. Eles conseguem superar a diferença e encara os problemas de um jeito bem maduro, sem fazer tempestade em copo d'água como a gente faz, se queixando quase sempre de coisinhas bobas (e olha que eu me considero rainha de reclamar de tudo).

Continuando sobre o livro, a narrativa começa como qualquer romance normal (e não sei porque, mas a leitura do livro me lembrou muito Mocassins & All Stars no início), mas depois o leitor é surpreendido envolto em um mistério secular que a nossa protagonista faz parte. E a aflição, os desafios, a superação a cada prova que esse mistério a faz passar te faz ser cada vez mais surpreendido pela independência, astucia e o dom que a Cecília tem. Não tem como não se envolver com a história e devorar esse livro até o fim desse mistério. E posso garantir: não vai faltar emoções.

Para quem gosta de um romance com umas pintadas de ação, aventura, história e mistério esse livro é uma pedida certa. E a autora nos prova que não é de idade que um autor precisa para um amadurecimento em escrita, pois Lavínia é uma garota jovem de apenas 17 anos (ou seja, é bem mais novinha que eu, ou nem tanto já que eu tenho 19) mas escreve deste de seus 13 anos de idade. E sua narrativa é bem fundamentada, envolvente e enxuta (bom para quem não gosta de muita lenga-lenga até os finalmente). O livro se propõe em dá uma ótima leitura, rápida e divertida, que te surpreende nos momentos de tensões. E só digo uma coisa: ainda quero ler mais obra dessa garota!

Mais resenhas no Um Sofá À Lareira, visitem!

site: http://umsofaalareira.blogspot.com.br/

Debb Cabral 16/02/2015

O Gato leu: De olhos fechados
Imagina a minha surpresa ao ler e descobrir que a autora, Lavínia Rocha é mais nova que a minha irmã caçula! E ela escreve com um primor!

Na história, cega desde o dia em que nasceu, Cecília é uma garota normal e vive a vida como qualquer outra adolescente. Independente e comunicativa, a jovem vem recebendo alguns papeis beges com mensagens em braile para ela, nada faz sentido, por isso ela decide ignorar.

Certo dia entra um garoto novo em sua turma. Tiago é um cara legal que cismou com Cecília e não larga do pé da menina. A amizade se fortalece e o coração começa a bater mais forte à medida em que eles vão se conhecendo melhor.

site: Leia mais: https://gatoqueflutua.wordpress.com/2014/12/29/o-gato-leu-de-olhos-fechados/

Catharina.Mattavel 25/02/2015

De Olhos Fechados - Lavinia Rocha
Cecília é uma jovem estudante que possui problemas de visão, ela é cega desde que nasceu. Mora com seu pai e sua irmã mais nova, perdeu a mãe quando era mais nova e sente muita falta dela, sua irmã principalmente e o pai das meninas está sempre dando o melhor para sustenta-las e protege-las.
Tiago, o novo aluno da escola, se torna amigo de Cecília mas gosta dela e então, Cecília se sente meio balançada por ele, porém, sua realidade não tem nada a ver com a dele e não quer se tornar um peso para ele, então passa a tentar se afastar do garoto.

Além de tudo isso, Cecília tem de lidar com alguns bilhetinhos que aparecem de repente em suas coisas, no seu caminho, o tempo todo e não sabe mais o que fazer, então, tenta ignorar, mas os bilhetes se tornam cada vez mais frequente e ela passa a ir atrás deles e então a história começa de verdade, a partir dai não posso contar muito mais.

Gostei muito do enredo que a autora criou, original e criativo, ela soube como deixar o livro bem curioso e emocionante, mas infelizmente, senti falta de mais detalhes na narrativa, pois a história criada aconteceu muito rápida e apesar de ser claramente explicada no livro, foi muito por cima, se a autora tivesse colocado um pouco mais de foco nisso, seria ainda melhor.
Mas claro que isso não afetou tanto o livro, pois gostei muito da leitura, ao mesmo tempo que é leve, consegue ser também inesperada.

Os personagens foram bem construídos e gostei de todos eles, inclusive de Cecília que é uma protagonista forte e apesar de seu problema, aprendeu a lidar bem, claro que ás vezes fica chateada e se sente limitada, mas não fica a história toda se lamentando pela situação, pelo contrário, tenta levar uma vida totalmente normal.

Gostei muito da capa e da Edição que a editora fez, ficou bem legal e espero ainda poder ler mais livros da autora, recomendo a leitura.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/resenha-de-olhos-fechados-lavinia-rocha.html

Vanessa Meiser 23/05/2015

Este livro se passa em Belorizonte, MG e, toda a trama remete à lugares e pontos turísticos da cidade, gosto bastante quando os autores tomam este cuidado com suas narrativas, dá uma perspectiva bem mais ampla da história que estamos lendo.
A capa do livro já serve como sinopse, mas eu como sou uma pessoa bem desligada e nem sempre leio as sinopses, me surpreendi quando me deparei com uma protagonista cega, mais um ponto positivo para a autora, gosto de enredos imprevisíveis e que fogem do lugar comum.
Cecília não é uma menina como outra qualquer, e não digo isto pelo fato óbvio dela ser cega, na verdade ela possui habilidades inerentes aos cegos que no caso dela são bem mais aguçadas do que o esperado, ou seja, ela sente o cheiro das cores, ouve sons que ninguém mais consegue ouvir e por aí vai... Na verdade ela se vira muito bem com sua deficiência, quase totalmente independente. Aliás, Cecília não gosta de depender de ninguém, quanto mais sozinha conseguir fazer tudo, melhor.
Sua melhor amiga é Bianca, uma menina super engraçada, carinhosa e querida que procura estar sempre por perto para o que Cecília precisar. Elas estudam juntas e vão e voltam da escola todos os dias no mesmo ônibus. Num dia em especial, enquanto estavam à caminho da escola, entrou no mesmo ônibus um garoto novo, lindo e que parecia estar muito interessado em Cecília, já que não tirava os olhos dela. A menina só pelo cheiro dele, podia ter certeza de que era bonito.
A surpresa veio quando já depois de estarem na sala de aula, este mesmo menino entrou pela porta e sentou-se ao seu lado, era um aluno novo, Tiago.
Mesmo depois de perceber que Cecília era cega, ele não mostrou-se arrependido das investidas que havia feito, pelo contrário, aproveitou o fato para se aproximar ainda mais da linda colega. Claro que Cecília não consegue ficar indiferente a ele e, mesmo com receio de que um relacionamento entre os dois pudesse não dar em nada e de que Tiago perceberia estar perdendo tempo com ela, ela aceita investir no namoro e não demora muito para os dois estarem juntos e apaixonados.
Tiago é um anjo na vida de Cecília e, graças a ele, ela terá forças para enfrentar uma grande aventura que se aproxima a cada dia que passa. Há algum tempo Cecília vem recebendo misteriosos bilhetes escritos em braile com frases assustadoras, a princípio ela não dá muita atenção, mas com a constante chegada destes bilhetes ela passa a desconfiar de que algo grande está para acontecer, só não ideia do quão grande é. Tiago será de enorme importância para solucionar este mistério.
Enfim, um livro juvenil com uma trama capaz de envolver leitores de qualquer idade. Um livro repleto de aventura, desafios e superação e claro, emoção!!
A narrativa é bem elaborada, cada personagem com sua parcela de importância, o enredo é todo casadinho e não existem pontas soltas. Um livro animado e de leitura ágil com boas doses de mistério. Eu sem dúvida gostei bastante e recomendo a leitura!!
OBS: Acredito que ainda iremos ouvir falar muito desta autora....

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Gaby 20/08/2015

Resenha De Olhos Fechados | Leio na Rede | Gaby Monteiro
O livro é narrado por Cecília, uma garota cega de 15 anos. Ceci recebe papéis beijes misteriosos com mensagens com informações soltas e algumas ameaças em braile e quando as lê uma imagem surge em sua mente. Ela decidiu que ignorar seria a melhor escolha e escondeu esses acontecimentos de seu pai, sua irmã Luna e sua melhor amiga Bianca.

Para complicar ainda mais sua vida, o garoto novo da escola, Tiago, não para de tentar se enturmar e Ceci não está a fim de que o menino se aproxime somente por pena ou obrigação de ser legal com a menina cega da sala. Mal sabia ela que não era esse o motivo da aproximação de Tiago.

A narrativa é leve e divertida, com muitos diálogos que são possíveis de serem desenvolvidos em uma conversa entre dois adolescentes na escola. Lavínia retratou perfeitamente as aflições e as conversas dos jovens na esfera escolar e me diverti bastante com o humor de Tiago e Cecília.

A forma como Lavínia colocou Cecília também é ótima, quebrando todos os preconceitos, Ceci nos mostra como é ser cega e retrata diversas cenas comuns no dia a dia dos cegos que as pessoas acabam reproduzindo, demonstrando o preconceito, as vezes até sem perceber. É interessante também a forma como Cecília trata a própria condição, ela é bastante independente e também cabeça dura, porém não se exclui do preconceito, vencendo, durante a história, barreiras que ela mesma não aceita que tem.

Para deixar tudo ainda mais interessante, Lavínia colocou uma pitada de suspense na história com os papéis beijes e as mensagens estranhas. Amei essa parte do enredo e fiquei extasiada com a forma com que Lavínia conseguiu unir a história da cidade de Belo Horizonte com alguns de seus pontos turísticos e a história da família Silva Ortiz.

Mais uma vez a equipe da editora parceira D’Plácido está de parabéns com o trabalho com a capa, que reúne diversos elementos extremamente relevantes para a história, e a diagramação interna que também está impecável. Este é o segundo livro da jovem escritora mineira e o primeiro que li da autora, já virei fã. Mal posso esperar para o próximo livro de Lavínia e posso dizer que Cecília, Tiago, Bianca e Luna já deixaram muitas saudades!

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2015/08/resenha-de-olhos-fechados.html

Consuelo 21/09/2015

Um mundo diferente!
Ver as coisas através dos olhos de outra pessoa não é fácil. Agora, imagine que você não tenha escolha? Pois, assim é a vida de Cecília, carinhosamente chamada de Ceci. Cega desde quando nasceu, passou por vários tratamentos e treinamentos com sua cão guia, a Dina. Aos poucos foi ganhando sua independência.E, como toda adolescente, Ceci tem sua grande amiga Bianca para ajudá-la a enfrentar esta fase da vida, e isto inclui sua primeira paixão.

Tiago é um rapaz muito comprometido, generoso e compreensivo. De acordo com Bianca, é lindo de aparência, e, de acordo com Ceci, tem um cheiro maravilhoso. O relacionamento entre os dois é bem romântico e intenso, pois é cheio de aventuras.

A parte das aventuras fica por conta de um mistério que no início de livro é mencionado levemente. Parece haver na narrativa um divisor de águas, mas nada que não se tenha conseguido conectar de forma coerente. Até a metada do livro ´pe história é focada na relação entre Ceci e Tiago assim como no autoconhecimento de Ceci; depois, na tentativa de resolver o mistério dos bilhetes em braile que tem recebido por quase um ano, Ceci e Tiago, embarcam em uma confusão atrás da outra sempre descobrindo algo surpreendente.

A diagramação do livro é ótima, a história é dinâmica e direta. Com muitos diálogos, nos prende mais ao ler. Os personagens são descritos de forma breve e simples, assim como locais onde se passam a história. A parte do mistério nos faz lembrar um pouco de Anjos e Demônios, Dan Brown, muito pela forma como é resolvido; o que nos deixa muito envolvido.

Bells 10/08/2016

Resenha: De Olhos Fechados
Bom, o livro nos apresenta Cecília, uma adolescente de 15 anos que nasceu cega e perdeu a mãe. É uma garota forte, que tenta mostrar a todos que ter deficiência visual não é sinônimo de fraqueza, e que apesar de todo o preconceito que sofre ainda vive em busca de sua independência.

Cecilia possui uma irmã, Luna. que sofre muito com a perca da mãe, apesar de não demostra isso o tempo todo. Ela é simpática, admira a irmã e esta disposta a ajuda-la em tudo o que for preciso, é uma grande amiga, um pouco ciumenta e às vezes um pouco fofoqueira rsrs e curiosa. Bianca, a melhor amiga de Cecilia, que sempre esta disposta a ajuda-la no que for preciso, é brincalhona, e o seu namorado, o Diego, que sempre presenteia Cecilia com livros. E o Renato, pai de Cecilia e Luna, que é um pai protetor, ciumento, que faz de tudo pelas suas filhas.

Sofrer preconceito das pessoas ao nosso redor é péssimo e é crime, mas quando o preconceito que sofremos parte de nós mesmo por não aceitarmos as nossas limitações é bem pior. E é assim que Cecilia começa a agir quando conhece o Tiago, ela tenta afasta-lo, apesar de seus sentimentos por ele, alegando que é cega e é melhor assim, pois ela não quer atrapalhar a vida dele. Porém, o Tiago vê na Cecilia mais que uma garota cega e não se importa com suas limitações, isso não muda que ele gosta dela e ele tenta conquista-la.

Gostei muito do livro por trazer uma tema como esse, e mostrar como precisamos de apoio e como as palavras tem poder. É muito importante nos aceitar como somos e nos amar com nossas limitações. A autora soube conduzi muito bem a estória. Usou uma linguagem simples, e muitos diálogos, em alguns momentos me confundi quanto a qual personagem estava falando, mas consegui compreender logo em seguida.

Outra coisa que gostei muito na obra é que a autora não trabalho apenas o romance. Cecilia recebia papeis bejes com algumas coisas escritas, tipo enigmas, as vezes ameaças diretas ou indiretas, porém ela não entendia aquilo e acabou achando melhor ignorar, até que coisas estranhas começam a acontecer relacionado com aquilo e ela sai em busca de descobrir o que aquilo significa e o que representa pra ela.

O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Cecilia, e mais no final passa a ser narrado sob a perspectiva do Tiago também. A diagramação ficou ótima, com a fonte em um tamanho razoável, as páginas são brancas, mas não me incomodou em nada. Também não me lembro de ter encontrado erros de gramatica.

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2016/08/resenha-de-olhos-fechados-lavinia-rocha.html

Maravilhosas Descobertas 14/08/2016

DE OLHOS FECHADOS, DE LAVÍNIA ROCHA
De olhos fechados vem para abrir os nossos olhos, ampliar nossa visão, nosso tato, nossa audição, entre outros sentidos que nem sabemos...

"Mas nós ainda estamos vivas, com o mundo à nossa espera, não podemos fechar as portas para a felicidade que quer entrar."

O livro conta a história de Cecília Silva Ortiz e de sua família. Cecília é uma menina com amigos fiéis, uma irmã ciumenta, um pai trabalhador e com um mistério familiar muito intrigante. E a nossa Ceci possui deficiência visual, mas isso é só um detalhe, pois isso não atrapalha em nada em sua vida, não mesmo! Nem mesmo para dar uns beijos no fofo do Tiago...hahahaha... e nem para possuir coragem para desbravar os mistérios da vida e de sua família.

O livro é narrado em forma de diálogos, oferecendo ao leitor uma inclusão total no mundo de Ceci. Assim as descrições físicas do ambiente e das pessoas são dadas através dos diálogos com os personagens secundários. E além de deixar a leitura dinâmica e bem rápida.

Quando você lê a sinopse você acha, por um minuto, que o livro se trata de uma Sick-lit, mas posso te confirmar nesse livro o foco não está no fato de Cecília ter nascido cega. E sim, a sua relação com seus amigos, namorado, família, mais especificamente com o passado e o futuro da família Silva Ortiz.

"É como um túnel escuro. Você só precisa achar a luz no final, mas, se ficar parada, permanecerá na escuridão "

Eu achei o livro incrível, porque eu me senti como se fosse a Ceci, me senti realmente cega, por causa do jeito como Lavínia escreveu a história. Além dela não ter focado só na deficiência da Ceci, e ter feito uma Sick-lit, ela explorou a vida de Cecília e como ela era importante para descobrir o mistério da família Silva Ortiz.

Então, fica aqui meus agradecimentos e de toda a equipe MD, a editora D'Plácido por ter publicado e nos enviado esse livro incrível, e a autora Lavínia Rocha por ter escrito esse livro, que se tornou uma das minhas Maravilhosas Descobertas.

PS: Eu quero o meu autógrafo!...hahaha

Um beijo e até a próxima resenha

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2016/08/de-olhos-fechados-de-lavinia-rocha.html