De Olhos Fechados

De Olhos Fechados Lavínia Rocha

Resenhas - De Olhos Fechados

PedroMPilati 22/03/2020

Mais do que os olhos podem ver
A Lavínia é uma das jovens autoras mais simpáticas que já conheci e, tendo seu livro em mãos, tudo o que eu esperava dele era algo leve, otimista e cheio das qualidades que a escritora transmite em seus posts nas redes sociais e também pessoalmente, no trato com leitores e colegas. Felizmente, eu não estava errado: a história de Cecília e Tiago é recheada de ternura, contada com sensibilidade em um sotaque mineiro irresistível. A ambientação, aliás, é um dos grandes destaques da trama: Belo Horizonte não serve apenas de cenário para as peripécias dos personagens, mas participa delas ativamente como uma das personagens centrais. Porém, o leitor não se deve deixar enganar pelo que encontra à primeira vista. A história que se inicia como um romance adolescente, narrada por meio de diálogos ágeis e ritmo envolvente, guarda um mistério que se torna cada vez mais intrigante à medida que avançamos a leitura, conduzindo o leitor por caminhos surpreendentes.

#DesafioSkoob2020

Aninha (@paraisoliterario) 22/12/2014

[RESENHA] De Olhos Fechados - Lavínia Rocha
De Olhos Fechados é a história de uma adolescente, que vive os mistérios que a adolescência nos trás, os mesmos questionamentos e interesses de sempre, então em que a história de Cecília é diferente das demais? É quando ela começa a receber uns papeis beges, com informações estranhas que tudo muda...

Cecília é uma adolescente de 15 anos, que perdeu a mãe e o avô de uma maneira misteriosa, uma dor nunca superada, ela segue a vida ao lado do pai e da irmã. Junto com a melhor amiga Bianca, Ceci (como é tratada pelos amigos e familiares) segue vivendo todas as surpresas que a adolescência apresenta, incluindo se apaixonar.

A diferença entre Ceci e as demais adolescentes, são os bilhetes que ela recebe misteriosamente, com diversas dicas e ameaças, sobre algo que ela não entende. Porém o que mais surpreende é a maneira como Cecilia vê as coisas... Cecília é cega, e este é o fato que a diferencia das demais adolescentes, não o fato de ser deficiente visual, o fato de que mesmo sem a visão, ela enxerga o mundo de uma maneira diferente, ela vê melhor do que aqueles a sua volta que se utilizam da visão para enxergar o mundo.

Quando Cecilia conhece Tiago, ela faz de tudo para não se envolver com ele, nos mostrando como às vezes a própria pessoa tem um preconceito com ela mesma, porém grande parte da história se dá por que ele a ajuda. É Tiago quem ajuda Ceci a decifrar e a seguir as misteriosas pistas, e é neste cenário que eles se envolvem mais ainda, e que nos é apresentada uma história de amor quem tem tudo para ser só mais uma entre adolescentes, mas que acaba por te fazer torcer para que nada de errado aconteça com o relacionamento deles.

A Lavínia nos faz envolver de uma maneira na história, que quando você se assusta já está quase acabando o livro (porque começa a ler desesperadamente para saber o que irá acontecer), porém a história é tão boa, que você acaba fazendo o possível para adiar o fim. Se fosse somente uma história de romance adolescente já seria um livro ótimo, é bem escrito e de uma maneira que te envolve sem que você perceba, mas o mistério que envolve os bilhetes beges e o futuro da cidade que é revelado através deles é muito mais instigante e é exatamente isto que faz o livro ser maravilhoso.

É uma história que contem mistério e romance, e diversas formas em que o amor é expresso (família, amigos, etc.) a única coisa que realmente lamentei, foi que o livro acabou muito rápido rs.

Instigante, animado, misterioso e com um toque de drama, são alguns dos aspectos que fazem você não querer largar este livros. E está é uma daquelas histórias que realmente valem a pena ler :D

site: http://www.paraisoliterario.com/

Chimontrufia 03/07/2019

De olhos fechados
Cecília,uma menina cega, se aventura no amor, com um menino de nome Tiago que a trata como se fosse o maior tesouro, logo o casal começa a desvendar os mistérios da família Silva Ortiz, a família da garota.

Helô 18/03/2020

Sensibilidade
Uma história linda, escrita com muita sensibilidade e amor em cada palavra.
Vale MUITO a pena ler....

Lu 07/08/2014

Uma bela história de uma Adolescente cega!

Sou suspeita pra falar, li o livro três vezes e achei muito, muito interessante. A história nos prende, querendo saber o que vai acontecer. Tem suspense, história de amor.... Tiago, Ah o Tiago!!! que garoto mais lindo, como é bacana com Cecília... me facionou!!!
Achei muito interessante a protagonista ser cega, mostra-nos como é possível vivenciar e vencer os desafios da adolescência!

Mila F. @delivroemlivro_ 07/09/2014

Interessante!
No livro conhecemos Cecília (Ceci) que é cega, mas que “enxerga” com os outros sentidos, ela tem que conviver com as condolências de todos, além do mais a mãe de Ceci faleceu e deixou ela, a irmã (Luna) e o pai (Renato) sozinhos. Ceci leva uma vida normal mesmo com suas limitações, vai para a escola, sai com os amigos e no meio do enredo ela conhece, apaixona-se e engata namoro com Tiago, um aluno novo muito bonito.
De Olhos Fechados tem mistério e segredos que percorrem toda uma geração, há história de antepassados e uma vingança, muita coisa acontece no livro, coisas inexplicáveis que cabe a imaginação do leitor entender se há ou não algo mágico no sangue e na história de Ceci e sua família.
Gostei bastante do livro e acredito que a escritora, Lavínia Rocha, tem muito talento e de uma maneira simples ela abordou dentro de uma história bem criativa temas como: inclusão social, direitos iguais e relacionamentos familiares, amizade e romance.
Entretanto, o que mais me incomodou neste livro é os muitos e intermináveis diálogos, quase não há narração e descrição de nada, para ser mais sucinta, no princípio do livro temos narração, descrição e diálogos muito bem conduzidos, mas do meio para o fim há apenas diálogos e diálogos e mais diálogos.
Não estou dizendo que o livro se torna ruim, não, na verdade, os diálogos são bem esclarecedores e explicativos, mas me incomoda um pouco ter muitos diálogos porque, para mim, deixam de ser romances e passam a ser teatro/ peça, embora reconheça que os diálogos agilizam e dão dinâmica a leitura.
Em suma, De Olhos Fechado é uma leitura fácil, leve, divertida e muito rápida e possivelmente quem gosta de infantojuvenil irá curtir, além disso, tem um romance tão fofinho e tão inclusivo que nos deixa a suspirar. Fofura total.

Camila Márcia

site: www.delivroemlivro.com.br

Tais Cortez 27/11/2014

Uma graça!!!
Conheci a fofa da Lavinia na Bienal de BH e fiquei super intrigada com o fato da protagonista ser cega! Nunca li nenhum livro parecido e achei super original.

Comecei a ler e rapidinho terminei. É uma leitura leve, divertida, e o Tiago me conquistou!
Também achei interessante o amadurecimento da Ceci com relação a sua condição, e fiquei bem curiosa para descobrir o mistério que a envolvia!

Parabéns, Lavinia! Super recomendo :)

Simeia Silva 13/12/2014

Simples, diferente e bom :)
" Dizem os poemas sagrados que, após a queda, os olhos foram a primeira parte do corpo a ser envenenada. De órgãos de carinho transformaram-se em ferrões. Homens e mulheres descobriram o embaraço da diferença e se esconderam... O medo dos olhos dos outros é sentimento universal. Todos gostaríamos de olhos mansos... A diferença não é resolvida de forma triunfante, como na estória do Patinho Feio. O que muda não é a diferença.
São os olhos..."
Rubens Alves - Como Nasceu a Alegria

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Cecília, na maior parte do livro. Quando chega na página 198, depois que Cecília passa por um acontecimento assombroso que deixa todos receosos, chega a vez de Tiago narrar os acontecimentos do jeito dele até a página 237, que é quando Cecília acorda do coma e os dois narram juntos os últimos acontecimentos até o final.

Esse é o primeiro livro que leio da parceria com a Editora D'Plácido, e só posso dizer que amei a edição.

Quanto a escrita da autora, eu curto muito, bem rápida e gostosa, e já conhecia desde que li o primeiro livro dela que foi lançado pela Editora Livre Expressão, que é Um Amor em Barcelona . Super recomendo as duas leituras, e pra quem quiser conhecer mais sobre Belo Horizonte, é só ler o livro que irei resenhar hoje, é uma boa pedida e fala de alguns pontos turísticos formidáveis, dessa cidade linda, deste estado que amo tanto

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Geovana 06/09/2020

Eu gostei muito
A leitura é bem fluida, porém em alguns momentos achei meio enjoativo. Mas a história e bem elaborada, e a escrita é ótima

Maravilhosas Descobertas 14/08/2016

DE OLHOS FECHADOS, DE LAVÍNIA ROCHA
De olhos fechados vem para abrir os nossos olhos, ampliar nossa visão, nosso tato, nossa audição, entre outros sentidos que nem sabemos...

"Mas nós ainda estamos vivas, com o mundo à nossa espera, não podemos fechar as portas para a felicidade que quer entrar."

O livro conta a história de Cecília Silva Ortiz e de sua família. Cecília é uma menina com amigos fiéis, uma irmã ciumenta, um pai trabalhador e com um mistério familiar muito intrigante. E a nossa Ceci possui deficiência visual, mas isso é só um detalhe, pois isso não atrapalha em nada em sua vida, não mesmo! Nem mesmo para dar uns beijos no fofo do Tiago...hahahaha... e nem para possuir coragem para desbravar os mistérios da vida e de sua família.

O livro é narrado em forma de diálogos, oferecendo ao leitor uma inclusão total no mundo de Ceci. Assim as descrições físicas do ambiente e das pessoas são dadas através dos diálogos com os personagens secundários. E além de deixar a leitura dinâmica e bem rápida.

Quando você lê a sinopse você acha, por um minuto, que o livro se trata de uma Sick-lit, mas posso te confirmar nesse livro o foco não está no fato de Cecília ter nascido cega. E sim, a sua relação com seus amigos, namorado, família, mais especificamente com o passado e o futuro da família Silva Ortiz.

"É como um túnel escuro. Você só precisa achar a luz no final, mas, se ficar parada, permanecerá na escuridão "

Eu achei o livro incrível, porque eu me senti como se fosse a Ceci, me senti realmente cega, por causa do jeito como Lavínia escreveu a história. Além dela não ter focado só na deficiência da Ceci, e ter feito uma Sick-lit, ela explorou a vida de Cecília e como ela era importante para descobrir o mistério da família Silva Ortiz.

Então, fica aqui meus agradecimentos e de toda a equipe MD, a editora D'Plácido por ter publicado e nos enviado esse livro incrível, e a autora Lavínia Rocha por ter escrito esse livro, que se tornou uma das minhas Maravilhosas Descobertas.

PS: Eu quero o meu autógrafo!...hahaha

Um beijo e até a próxima resenha

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2016/08/de-olhos-fechados-de-lavinia-rocha.html

Debb Cabral 16/02/2015

O Gato leu: De olhos fechados
Imagina a minha surpresa ao ler e descobrir que a autora, Lavínia Rocha é mais nova que a minha irmã caçula! E ela escreve com um primor!

Na história, cega desde o dia em que nasceu, Cecília é uma garota normal e vive a vida como qualquer outra adolescente. Independente e comunicativa, a jovem vem recebendo alguns papeis beges com mensagens em braile para ela, nada faz sentido, por isso ela decide ignorar.

Certo dia entra um garoto novo em sua turma. Tiago é um cara legal que cismou com Cecília e não larga do pé da menina. A amizade se fortalece e o coração começa a bater mais forte à medida em que eles vão se conhecendo melhor.

site: Leia mais: https://gatoqueflutua.wordpress.com/2014/12/29/o-gato-leu-de-olhos-fechados/

Lorrane Fortunato 07/12/2016

Resenha - De Olhos Fechados / Dreams & Books
"Uma vez aprendi que um pedido de desculpas não precisava vir em palavras; as vezes vinha em alguma atitude."

Eu já tinha conhecido e amado a escrita da autora ao ler Entre 3 Mundos. Por isso estava muito animada e receosa pra ler De Olhos Fechados. Tinha medo de não haver o mesmo encantamento do primeiro livro, de não gostar dele, de não me identificar com a história, etc. Sempre fico muito empolgada e temerosa ao ler um livro de um autor que amo.

Mas, quando meus olhos pousaram nas primeiras palavras de DOF todo o medo foi embora, pois, logo vi que amaria muito essa história! E foi exatamente isso que aconteceu. Novamente, Lavínia Rocha me faz amar um livro fantástico apesar de não curtir muito o gênero!

DOF ganhou o meu coração logo nas primeiras páginas, foi inevitável amar o livro, as personagens, o enredo... tudo! Logo no início me vi envolvida, amando, torcendo e lendo uma página atrás da outra sem conseguir parar.
A escrita da autora, mais uma vez me surpreendeu e me encantou. Lavínia é uma das provas de que talento não tem nada a ver com idade.

"Nós ainda estamos vivas, com o mundo à nossa espera, não podemos fechar as portas para a felicidade que quer entrar."

O único ponto negativo desse livro é em relação a revisão. Palavras ou termos que se repetem, palavras escrita erradas, por exemplo, são coisas que parecem bobas mas, fazem muita diferença para quem lê. Por isso, sempre é necessário uma revisão rigorosa da editora.

Falando na editora D'Plácido, ela fez um excelente trabalho na capa do livro, as cores fortes nas orelhas ficaram um charme e as páginas brancas não incomodaram.

Sem mais, recomendo muito a leitura de De Olhos Fechados! Ele é mais um daqueles livros nacionais que enchem nosso peito de orgulho da nossa literatura.

Se você está buscando um livro com aventura, fantasia e romance que, lhe fará dar muitos sorrisos, lhe dará lições preciosas e fará seu coração transbordar de amor, esse livro é pra você!

site: www.dreamsandbooks.com

Primarcolino 23/03/2017

Fantastic Books
Estou sem palavras para descrever esse livro, é uma mistura de romance com mistério.

A protagonista da obra é cega e prefere que usem esse termo ao falar dela e não deficiente visual, pois ela não se intimida com as dificuldades que a vida lhe impõem. Conduto, se intimida com a adolescência... Mas isso não podemos julgar, pois quem não passou ainda vai passar e perceber que não é muito fácil os dramas da época.

O livro conta a história de Cecília, uma garota adolescente que perdeu sua mãe a pouco tempo em uma situação muito estranha e que tenta continuar a sua vida no colégio e em casa. Na obra, conhecemos como é a rotina de uma pessoa cega e quais as dificuldades que ela tem, pois Cecília quer ser totalmente independente e percebemos como o mundo não está preparado para receber essas pessoas. No entanto, ela possui um dom muito especial: consegue sentir o cheiro das cores e das pessoas e sua audição também é muito aguçada.

Certo dia Cecília e Bianca (sua melhor amiga), estão no ônibus a caminho da escola e Bianca começa a falar de um menino que encontra-se dois bancos a sua frente, comentando o quanto ele é bonito e descrevendo ele para a Ceci. E para a sua surpresa ele é seu novo colega de classe e com o destino conspirando a seu favor a professora coloca ele como sua dupla na turma. E Tiago, um garoto lindo de acordo com seu cheiro, começa a puxar assunto e tentar interagir.

Após ele saber da condição de Ceci, os flertes continuam e eles começam a namorar, mesmo ela passando por um período de negação, pois acha injusto inserir Tiago no seu mundo, bem como enfrentam a desaprovação da mãe dele.

Achei eles são muito fofos juntos e se apoiam em todas as situações. Principalmente quando ele descobre que andam enviando bilhetes com ameaças para Ceci e indicando que ela deve ir a alguns lugares para desvendar um mistério que envolve toda a sua família, principalmente a morte de seu avô e mãe.

Assim começa a aventura, com eles decidindo desvendar esse mistério e indo atrás de pistas e correndo muitos riscos de vida...

Achei o livro fantástico, sem contar que é uma leitura super leve e rápida. Adoro o jeito da autora colocar as suas ideias no papel, pois viajamos na história e queremos muito descobrir o final da mesma, tanto que larguei tudo que estava fazendo para terminar o livro logo. Também assumo que comecei a prestar atenção nas coisas a minha volta e reparei o quanto deve ser difícil, ser uma cego no nosso mundo atual, pois no meu dia a dia o único lugar que vi que existe indicação em braile é no elevador de onde moro.

Por fim, informo que as páginas são brancas e as letras são de um tamanho bom para leitura. Espero que vocês gostem do livro tanto quanto eu.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/11/resenha-de-olhos-fechados-de-lavinia-rocha.html

Elida.Marinho 30/06/2017

Resenha: De olhos Fechados- Lavínia Rocha
Começo falando sobre a escrita da autora, que é incrivelmente maravilhosa, fazendo com que o leitor se envolva rapidamente na estória. A leitura desse livro para mim foi rápida, leve e divertida. Uma história muito linda e bem desenvolvida. Nunca tinha lido nenhum livro do qual a protagonista da estória apresentasse deficiência visual, e para mim foi maravilhosa a sensação. ⠀

De cara me apaixonei pela protagonista da estória a Cecilia, sério.. Ela trás inspiração!

Ela apresenta uma deficiência visual desde que nascera, no entanto, não se incomoda com esse problema, e está sempre tentando fazer tudo o que gosta e vai vivendo da melhor maneira possível. Ela age normalmente como qualquer outra adolescente, todos os dias vai à escola, adora ler *-* e sempre está em busca de livros em braile (adorei ela mais ainda, quando soube que ela amava ler haha) tem amigos, não posso deixar de falar da melhor amiga dela a Bianca, uma menina apaixonante e divertida, adorei a amizade das duas e dei boas risadas com elas. ⠀

Cecília estava feliz com as coisas que tinha na sua vida, era feliz por ter pessoas maravilhosas, que estavam sempre do seu lado e a tratavam normalmente como outra pessoa qualquer, isso para ela era maravilhoso. ⠀
Cecília vai passar por muitas descobertas e aventuras, quando Tiago um novato da escola entra na vida dela. ⠀

De inicio ela não sabe lidar com ele, e com um gênio muito forte custa a acreditar que Tiago se aproximara dela por simplesmente ter gostado da pessoa que ela era. Os dois começam uma amizade meio a contragosto de Cecília, mas logo vai se tornando em um laço mais forte, não demorando muito eles começam a namorar. ⠀
Sabe aquele casal maravilhoso? Eles dois juntos com certeza é a coisa mais fofa.

A estória não vai tratar somente da vida de Cecília, mas também vai tratar de um mistério que a ronda, e isso foi para mim um grande ponto positivo no livro. Um pouco de mistério.

Cecília começa a receber papéis escritos em braile com avisos e coisas que para ela não fazem nenhum sentido, então ela resolve ignorá-los. No entanto, chega um momento que não há mais como eles serem ignorados, e quando ela descobre a conexão dos papéis com o passado de sua família fica desesperada.. Infelizmente não posso falar mais do que isso, senão vira spoiler.

É um livro que eu recomendo muito! Com capítulos curtos que envolvem de maneira rápida o leitor, tem personagens maravilhosos, cada um deles com suas características que os tornam especiais. Simplesmente me apaixonei pela Cecília, ela é uma verdadeira inspiração, mesmo com suas limitações ela não deixa de fazer e buscar pelas coisas da qual gosta, é uma personagem forte, meiga, e que me cativou muito!