De Olhos Fechados

De Olhos Fechados Lavínia Rocha

Resenhas - De Olhos Fechados

PedroMPilati 22/03/2020

Mais do que os olhos podem ver
A Lavínia é uma das jovens autoras mais simpáticas que já conheci e, tendo seu livro em mãos, tudo o que eu esperava dele era algo leve, otimista e cheio das qualidades que a escritora transmite em seus posts nas redes sociais e também pessoalmente, no trato com leitores e colegas. Felizmente, eu não estava errado: a história de Cecília e Tiago é recheada de ternura, contada com sensibilidade em um sotaque mineiro irresistível. A ambientação, aliás, é um dos grandes destaques da trama: Belo Horizonte não serve apenas de cenário para as peripécias dos personagens, mas participa delas ativamente como uma das personagens centrais. Porém, o leitor não se deve deixar enganar pelo que encontra à primeira vista. A história que se inicia como um romance adolescente, narrada por meio de diálogos ágeis e ritmo envolvente, guarda um mistério que se torna cada vez mais intrigante à medida que avançamos a leitura, conduzindo o leitor por caminhos surpreendentes.

#DesafioSkoob2020

Beatriz.Antunes 07/01/2021

Ler essa história é entrar em um mundo diferente
Lendo essa história eu pude entrar no mundo da Cecília, uma garota cega que recebe bilhetes e acaba tendo o coração abalado por Tiago.
Mas não só percebemos os dramas adolescentes, podemos ver como a Cecília enfrenta os problemas que surgem na sua vida e os preconceitos que enfrenta. A Lavínia nos mostra tudo isso de uma forma leve e interessante, que nos prende na leitura e nos faz entrar em um lindo universo.
Recomendo muito essa história para quem gosta de romance e um pouco de mistério.

Larissa Lauane 11/06/2021

Belo Horizonte, mistério e história!
Em "De olhos fechados" acompanhamos Cecília, uma adolescente inteligente, leitora ávida e deficiente visual, que perdeu a mãe e vive com sua irmã e seu pai.

A protagonista tenta seguir com a sua vida, porém, nos últimos meses, Cecília encontrou vários bilhetes misteriosos entre as suas coisas. Bilhetes que a fizeram ter medo já que, por meio deles, ela consegue vislumbrar imagens, algo impossível já que nunca enxergou.

Com a chegada de um novo garoto no colégio as coisas começam a mudar para Cecília, que vai precisar enfrentar a verdade por trás dos bilhetes misteriosos!

? Como foi reler esse livro:

?Primeiramente a ambientação do livro me ganhou ainda mais do que quando li pela primeira vez por se passar em Belo Horizonte. BH foi a cidade em que nasci e, mesmo morando em outra cidade desde sempre, toda a minha vida sempre foi nessa capital maravilhosa.

?Acho que por causa da Pandemia e por não estar indo em BH frequentemente toda vez que a autora falava de um lugar eu já gostava! Além disso, acho muito legal quando vemos em um livro lugares que já conhecemos. A experiência fica muito mais bacana!

?Cecília é uma protagonista muito interessante e o jeitinho dela conquista os leitores, assim como Bianca, sua melhor amiga, Luna, sua irmã, e Thiago, um novato que chegou para ficar na vida da Ceci.

?É um livro juvenil, mas não deixa de ser uma boa leitura para qualquer idade. O mistério que o livro propõe não tem relação com histórias policiais ou suspenses, mas não deixa de ser ótimo de desvendar!

?Por último, adorei os momentos importantes que destacaram preconceito e aceitação. Só queria um pouquinho mais disso no livro para esses problemas serem mais aprofundados.

Melissa.Forneris 19/04/2022

Belo Horizonte, romance e mistério!
Esse livro é simplesmente PERFEITO, nele conta a história da Cecília que é deficiente visual. Gostei bastante do livro pois nunca tinha lido um livro com uma protagonista deficiente! Adorei a escrita da Lavínia Rocha e estou doida para ler outros livros dela??
Bom o que falar do romance da Cecília e do Tiago? Simplesmente muito fofos?
E o mistério que o livro causa e vc não consegue parar de ler até terminar!
O melhor é que se passa em Belo Horizonte. Amei as referências de lugares e tudo mais!
Simplesmente perfeito ??! Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!?

Helô 18/03/2020

Sensibilidade
Uma história linda, escrita com muita sensibilidade e amor em cada palavra.
Vale MUITO a pena ler....

Isah Bridgerton 17/04/2023

Fofo
Livro com um enredo fofo, um tipo de suspense e mistério que eu confesso que não botava muita expectativa e personagens cativantes e pra deixar ainda mais perfeito é nacional.

Mila F. @delivroemlivro_ 07/09/2014

Interessante!
No livro conhecemos Cecília (Ceci) que é cega, mas que “enxerga” com os outros sentidos, ela tem que conviver com as condolências de todos, além do mais a mãe de Ceci faleceu e deixou ela, a irmã (Luna) e o pai (Renato) sozinhos. Ceci leva uma vida normal mesmo com suas limitações, vai para a escola, sai com os amigos e no meio do enredo ela conhece, apaixona-se e engata namoro com Tiago, um aluno novo muito bonito.
De Olhos Fechados tem mistério e segredos que percorrem toda uma geração, há história de antepassados e uma vingança, muita coisa acontece no livro, coisas inexplicáveis que cabe a imaginação do leitor entender se há ou não algo mágico no sangue e na história de Ceci e sua família.
Gostei bastante do livro e acredito que a escritora, Lavínia Rocha, tem muito talento e de uma maneira simples ela abordou dentro de uma história bem criativa temas como: inclusão social, direitos iguais e relacionamentos familiares, amizade e romance.
Entretanto, o que mais me incomodou neste livro é os muitos e intermináveis diálogos, quase não há narração e descrição de nada, para ser mais sucinta, no princípio do livro temos narração, descrição e diálogos muito bem conduzidos, mas do meio para o fim há apenas diálogos e diálogos e mais diálogos.
Não estou dizendo que o livro se torna ruim, não, na verdade, os diálogos são bem esclarecedores e explicativos, mas me incomoda um pouco ter muitos diálogos porque, para mim, deixam de ser romances e passam a ser teatro/ peça, embora reconheça que os diálogos agilizam e dão dinâmica a leitura.
Em suma, De Olhos Fechado é uma leitura fácil, leve, divertida e muito rápida e possivelmente quem gosta de infantojuvenil irá curtir, além disso, tem um romance tão fofinho e tão inclusivo que nos deixa a suspirar. Fofura total.

Camila Márcia

site: www.delivroemlivro.com.br

M. Sousa 01/08/2022

Cecília é uma garota que nasceu cega, mas o termo Deficiente Visual nunca se encaixou muito a ela pois gosta de se sentir normal, como todas as outras pessoas. Ela é uma garota apaixonada por livros, tem um melhor amigo maravilhoso que sempre que é lançado um livro novo já compra para ela e que namora sua outra melhora amiga.
E também tem Thiago, um garoto novo na escola, muito gato (de acordo com sua amiga). Thiago é um garoto incrível que desde o início já começa a querer se aproximar de Cecília, porém acaba ocorrendo um equívoco logo no primeiro encontro de ambos, ele entrega uma cartinha para ela, porém até então ele não sabia que ela era cega.
A história se inicia com Cecília recebendo diversos papéis beges. durante anos, porém, ela sempre os deixa de lado, até algo começar a ficar muito estranho quando ela começa a ter visões relacionadas a esses papéis, o que é quase impossível já que nunca nem pode ver eles.
Uma história que não trata apenas de romance (por mais que o de Cecília e Thiago seja perfeito) como também de inclusão e mistério (da morte da mãe de Cecília e os tais papéis) tornando se uma história cativante, que faz qualquer um suspirar e querer se colocar na principal. pele da personagem

Aninha (@paraisoliterario) 22/12/2014

[RESENHA] De Olhos Fechados - Lavínia Rocha
De Olhos Fechados é a história de uma adolescente, que vive os mistérios que a adolescência nos trás, os mesmos questionamentos e interesses de sempre, então em que a história de Cecília é diferente das demais? É quando ela começa a receber uns papeis beges, com informações estranhas que tudo muda...

Cecília é uma adolescente de 15 anos, que perdeu a mãe e o avô de uma maneira misteriosa, uma dor nunca superada, ela segue a vida ao lado do pai e da irmã. Junto com a melhor amiga Bianca, Ceci (como é tratada pelos amigos e familiares) segue vivendo todas as surpresas que a adolescência apresenta, incluindo se apaixonar.

A diferença entre Ceci e as demais adolescentes, são os bilhetes que ela recebe misteriosamente, com diversas dicas e ameaças, sobre algo que ela não entende. Porém o que mais surpreende é a maneira como Cecilia vê as coisas... Cecília é cega, e este é o fato que a diferencia das demais adolescentes, não o fato de ser deficiente visual, o fato de que mesmo sem a visão, ela enxerga o mundo de uma maneira diferente, ela vê melhor do que aqueles a sua volta que se utilizam da visão para enxergar o mundo.

Quando Cecilia conhece Tiago, ela faz de tudo para não se envolver com ele, nos mostrando como às vezes a própria pessoa tem um preconceito com ela mesma, porém grande parte da história se dá por que ele a ajuda. É Tiago quem ajuda Ceci a decifrar e a seguir as misteriosas pistas, e é neste cenário que eles se envolvem mais ainda, e que nos é apresentada uma história de amor quem tem tudo para ser só mais uma entre adolescentes, mas que acaba por te fazer torcer para que nada de errado aconteça com o relacionamento deles.

A Lavínia nos faz envolver de uma maneira na história, que quando você se assusta já está quase acabando o livro (porque começa a ler desesperadamente para saber o que irá acontecer), porém a história é tão boa, que você acaba fazendo o possível para adiar o fim. Se fosse somente uma história de romance adolescente já seria um livro ótimo, é bem escrito e de uma maneira que te envolve sem que você perceba, mas o mistério que envolve os bilhetes beges e o futuro da cidade que é revelado através deles é muito mais instigante e é exatamente isto que faz o livro ser maravilhoso.

É uma história que contem mistério e romance, e diversas formas em que o amor é expresso (família, amigos, etc.) a única coisa que realmente lamentei, foi que o livro acabou muito rápido rs.

Instigante, animado, misterioso e com um toque de drama, são alguns dos aspectos que fazem você não querer largar este livros. E está é uma daquelas histórias que realmente valem a pena ler :D

site: http://www.paraisoliterario.com/

Maria 01/06/2022

Que livro perfeito.
Uau, a única coisa que conseguir dizer. Lavínia Rocha obrigado por essa obra, que te faz sentir um mix de emoções do início ao fim. Achei incrível a maneira sutil que o plot do mistério foi sendo incluído, adoro esse jeito de escrita. Tiago e Cecília estão definitivamente no meu coração. Uma obra nacional que merece mais visibilidade, e que definitivamente é uma das minhas obras favoritas agora.

Dani 02/06/2021

saudades?
foi um dos primeiros livros que li de verdade e eu ameii, conheci a autora desse livro que é muito atenciosa ??

ferngeov 06/09/2020

Eu gostei muito
A leitura é bem fluida, porém em alguns momentos achei meio enjoativo. Mas a história e bem elaborada, e a escrita é ótima

Carol 18/08/2021

Livro nacional de qualidade!
A história é narrada boa parte por Cecília, uma adolescente cega (ps: eu não estou falando aqui deficiente visual para seguir a mesma linha de raciocínio da protagonista!) e com uma vida normal, como de qualquer outra. Ela gosta de se sentir independente, mesmo sabendo que seu pai e sua irmã mais nova (assim como todo mundo ao redor!) possuem uma tendência de querer super protegê-la do mundo.

Um belo dia, entra um garoto novo no colégio, Tiago. Os dois começam uma forte amizade, com uma dose certa de romance. E isso faz com que a vida de Ceci, passe a ter um pouco de aventura, o que é libertador.

Paralelamente a esta história, a autora conseguiu encaixar muito bem uma pitada de suspense. Cecília vinha recebendo há um ano, bilhetes com mensagens, algumas vezes ameaçadoras, em braille. Mesmo decidindo ignorar por um tempo, teve uma hora que ela precisava descobrir o que tudo aquilo significava e assim, Ceci, sua família e seus amigos se veêm na maior aventura de suas vidas. Algo que pode mudar a história, principalmente de Belo Horizonte, sua terra natal.

No começo eu confesso que achei que esse suspense não iria conseguir se desenvolver muito, mas a Lavínia (autora mega fofa!) me surpreendeu e conseguiu dar vários toques fundamentais que fizeram o final ser incrível. Inclusive algumas partes são narradas pelo ponto de vista de outro personagem, o que torna a história dinâmica.

O livro me impressinou e eu preciso destacar a forma como o Tiago trata a Cecília. Que menino fofo! *-*

A capa do livro está linda também. O papel é branco e a fonte é boa! Um livro que com certeza você vai ler rápido, pois não dá para se desgrudar.

Lu 07/08/2014

Uma bela história de uma Adolescente cega!

Sou suspeita pra falar, li o livro três vezes e achei muito, muito interessante. A história nos prende, querendo saber o que vai acontecer. Tem suspense, história de amor.... Tiago, Ah o Tiago!!! que garoto mais lindo, como é bacana com Cecília... me facionou!!!
Achei muito interessante a protagonista ser cega, mostra-nos como é possível vivenciar e vencer os desafios da adolescência!

Simeia Silva 13/12/2014

Simples, diferente e bom :)
" Dizem os poemas sagrados que, após a queda, os olhos foram a primeira parte do corpo a ser envenenada. De órgãos de carinho transformaram-se em ferrões. Homens e mulheres descobriram o embaraço da diferença e se esconderam... O medo dos olhos dos outros é sentimento universal. Todos gostaríamos de olhos mansos... A diferença não é resolvida de forma triunfante, como na estória do Patinho Feio. O que muda não é a diferença.
São os olhos..."
Rubens Alves - Como Nasceu a Alegria

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Cecília, na maior parte do livro. Quando chega na página 198, depois que Cecília passa por um acontecimento assombroso que deixa todos receosos, chega a vez de Tiago narrar os acontecimentos do jeito dele até a página 237, que é quando Cecília acorda do coma e os dois narram juntos os últimos acontecimentos até o final.

Esse é o primeiro livro que leio da parceria com a Editora D'Plácido, e só posso dizer que amei a edição.

Quanto a escrita da autora, eu curto muito, bem rápida e gostosa, e já conhecia desde que li o primeiro livro dela que foi lançado pela Editora Livre Expressão, que é Um Amor em Barcelona . Super recomendo as duas leituras, e pra quem quiser conhecer mais sobre Belo Horizonte, é só ler o livro que irei resenhar hoje, é uma boa pedida e fala de alguns pontos turísticos formidáveis, dessa cidade linda, deste estado que amo tanto

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br