The Complete History of Middle-earth

The Complete History of Middle-earth J. R. R. Tolkien

Resenhas - The Complete History of Middle-Earth Boxed Set

Ollie 02/01/2016

Tolkien é simplesmente um gênio.
“Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as sombras se deitam.”

Há dois anos peguei o livro Senhor dos Anéis para ler pela primeira vez. Me arrastei por uma semana nos primeiros capítulos do livro e demorei mais de um mês para completar a leitura, entretanto gostei do livro muito mais do que poderia imaginar. Com o Desafio Literário que decide participar esse ano tive de escolher um livro do gênero fantasia e como pretendia ler a continuação do primeiro volume decide relê-lo.

Senhor dos Anéis foi publicado inicialmente como volume único sendo posteriormente dividido em três partes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Em A Sociedade do Anel temos a introdução de toda a grande obra de Tolkien. Bilbo Bolseiro está prestes a completar 111 anos e planeja uma grande festa para os moradores do Condado. Nessa festa ele some inesperadamente durante um discurso de adeus deixando todos os hobbits estupefatos. Frodo Bolseiro é seu sobrinho e é para ele que Bilbo deixa suas riquezas inclusive o Um Anel. Gandalf, um mago que costuma visitar a Vila dos Hobbits e um velho amigo de Bilbo alerta Frodo sobre os perigos de ser o portador do Um Anel. Seguindo seus conselhos Frodo decide deixar o Condado acompanhado de seu fiel companheiro, Sam Gamgi e de seus amigos Merry e Pippin para proteger os hobbits do perigo que se aproxima e tentar manter o Um Anel a salvo. Depois uma longa jornada e de vários perigos eles chegam a Valfenda onde vivem os elfos e lá se forma a Comitiva do Anel que tem como objetivo a destruição do Um Anel que Frodo carrega consigo.

Não vou me alongar na descrição porque creio que a maioria de vocês já conheçam a história e para aqueles que não conhecem certamente não vão querer que eu fique contando os detalhes. Preciso dizer para vocês: é fácil perceber o motivo de uma pessoa abandonar Senhor do Anéis mas garanto que só é possível saber o quanto vale a pena depois de virar a última página.

Tolkien narra a história com uma descrição extremamente detalhada e é basicamente o que torna a narrativa cansativa e ao mesmo tempo única. Por isso digo que é preciso ter paciência e tempo para prosseguir com a leitura. Os personagens são incrivelmente bem trabalhados, cada um com seus defeitos e suas qualidades que são apresentados durante a história. Toda a trama envolve diversas criaturas mitológicas como os elfos, orcs, trolls, anões além de muitos outros que conhecemos ao longo do livro o que torna tudo ainda mais fascinante.

Não é uma leitura simples, trata-se de um livro extraordinário que nos leva em uma grande jornada cheia de conflitos e perigos com uma pequena dose de humor além de levar a sério valores reais. Por mais que seja fantasia, Senhor dos Anéis tem muito a nos ensinar em suas páginas.

Para quem deseja ler a trilogia recomendo que leia primeiramente O Hobbit. É importante para entendimento da história, mesmo que não seja essencial. O Hobbit tem uma leitura mais tranquila e de fácil entendimento permitindo acostumar com a narrativa do autor.

Dessa vez consegui ler o livro em menos tempo que dá primeira vez e pude aproveitar a leitura da mesma maneira. É um livro indispensável para quem é fã de fantasia, complexo e incrivelmente fantástico. Tolkien é simplesmente um gênio.