Falso cupom

Falso cupom Leon Tolstói

Resenhas - Falso cupom

CAcera3 24/06/2023

Ciclo da maldade
Essa novela de Tolstói vai contar a história de um filho de um burguês que é convencido pelo amigo a repassar um cupom (espécie de cheque) falso. Na cabeça dos rapazes aquele ato nada tem de grande maldade, mas ao longo da narrativa vemos como um ato mau gera mais e mais mal. A escrita do autor é fluida e nos impacta a cada acontecimento. Com capítulos curtíssimos Tolstói nos mostra esse ciclo vicioso do mal, mas nos dá um fio de esperança ao nos mostrar que às vezes um gesto de bondade pode quebrar essa cadeia.

??Tenha pena de si mesmo. Você arruina outras almas, e ainda mais a sua??

Dani 10/07/2023

Ótima história
Achei complicado de acompanhar a história e a conexão de cada personagem pela quantidade de nomes e sobrenomes. Mas amei a história e toda discussão que pode ser tirada dela, o modo como cada personagem se conecta ao outro e representa tudo que o autor acreditava na época.
Ótimo conto da literatura russa!

C4nteiros 20/03/2024

Primeiro contato com Tolstói
Apesar de ser meu primeiro contato com a escrita do Tolstói, não é meu primeiro contato com a literatura russa.
Gostei bastante da história e da forma que foi se desenvolvida, gostei tbm como o autor amarrou todas as histórias pra criar esse fluxo de bola de neve e de ação e reação.
Apenas duas coisas me deixaram meio "paia" com o livro, o final e os nomes.
Os russos tem um apego bem grande aos nomes, por isso muitos deles tem os mesmos nomes ou usam expressões e formais para se identificarem, como os apelidos e a diminuição dos nomes, por exemplos. Mas acontece que o livro tem MUITOS personagens e se você não estiver atento começa a confundir as histórias deles.
E esse final de cunho religioso tbm não me pegou, mas entendi a mensagem.
Pretendo ler mais dele.